Livramento Hoje

Livramento Hoje



Registros de comunidades quilombolas de Rio de Contas compõem e-book de Álvaro Villela

  Terça, 13.Abril.2021 às 10h00


Foto: Divulgação

O dia a dia das comunidades quilombolas Barra do Brumado e Bananal, ambas localizadas no município de Rio de Contas, acompanhado pelo fotógrafo Álvaro Vilella, resultou em 43 fotos, registradas por meio do projeto "Faces - e-book". O lançamento, em formato virtual, será nesta quinta-feira (15), às 19h, mediado pela professora, curadora e mestra em Artes Visuais, Lanussi Pasquali. A transmissão será através do canal no Youtube . Ao longo de dois anos, o profissional conta que captou imagens "fortes, comprometidas e repletas de dignidade” de rostos e do cotidiano daquela população. “São pessoas que, em raras oportunidades, viram seus rostos retratados. Penso que é uma forma de construção, resgate e manutenção da memória, história e identidade dos moradores dessas comunidades, na medida em que transforma a percepção delas sobre si mesmo e sobre o mundo que os cerca”, comenta Álvaro Villela, que acumula 30 anos de carreira e tem dois livros publicados.
Sobre o Faces -  E-book – De acordo com seus organizadores, o projeto contribui para quebrar o paradigma da invisibilidade que a cultura colonial impôs às comunidades quilombolas, ao tempo em que oferece uma outra perspectiva de olhar e entendimento em relação às comunidades remanescentes de quilombos. A iniciativa tem como proponente Jackson Moreira Liberato de Mattos e produção da Pau Viola Produções. O lançamento conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, governo federal.

Comentários


Os comentários dos participantes responsabilizam apenas os seus autores, não podendo ao Livramento Hoje de algum modo ser atribuída responsabilidade pelo conteúdo daqueles.