Livramento Hoje

Livramento Hoje



Homem invade paróquia e destrói imagem de Nossa Senhora de Fátima no Sul da Bahia

  Domingo, 16.Maio.2021 às 09h30


Foto: Reprodução

Um caso de intolerância religiosa foi registrado na madrugada da última quinta-feira (13), na cidade de Guaratinga, na região Sul da Bahia. Um homem invadiu uma capela na Paróquia de São Sebastião e quebrou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. A santa é cultuada todo dia 13 de maio pelos católicos. Segegundo divulgou o portal G1, uma câmera do circuito interno do templo registrou o ato. O homem pulou o muro da paróquia, entra na capela, tirou a imagem da santa do altar, e quebrou a imagem no chão. Ainda não há informações sobre o responsável pelo ato. Ainda segundo o portal, o caso foi registrado na delegacia da cidade. Policiais estiveram no local para perícia.

WhatsApp do Liveamento Hoje: (77) 98101-4470.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato.
Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!

Datafolha: 49% apoiam impeachment de Bolsonaro, e 46% se dizem contrários

  Domingo, 16.Maio.2021 às 09h00


Foto: Reprodução | G1

Uma pesquisa do Datafolha divulgada no último sábado (15) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" informa que 49% dos brasileiros apoiam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e 46% se dizem contrários. O Datafolha ouviu 2.071 pessoas na terça (11) e quarta-feira (12) de forma presencial. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os percentuais representam um empate técnico entre os que apoiam e os que são contrários ao impeachment de Bolsonaro. Pela primeira vez, entretanto, a fatia dos que apoiam o impeachment é maior que a dos contrários. Em resumo:
Sim, deveria sofrer impeachment: 49% (eram 46% em março)
Não deveria sofrer impeachment: 46% (eram 50% em março)
Não sabem: 4%

Vigilância Sanitária e PM interrompem festa clandestina com mais de 100 pessoas em Guanambi

  Domingo, 16.Maio.2021 às 08h30


Foto: WhatsApp | Livramento Hoje

Equipe de fiscais da Vigilância Sanitária de Guanambi, juntamente com a Polícia Militar interromperam uma festa clandestina na cidade, na noite da última sexta-feira (14). A ação se deu após recebimento de denúncia anônima. Durante a ronda noturna, os fiscais sanitários foram até o local, onde constataram a festa com aglomeração de pessoas. Os responsáveis pela festa clandestina foram autuados e o local Interditado, por infração sanitária preventiva em descumprimento ao Decreto Municipal que proíbe a realização de eventos festivos durante a pandemia. De acordo com o Decreto Municipal nº 280 de 10/05/2021, dispõe sobre adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 e manteve a suspensão de eventos e atividades, independentemente do número de participantes, que envolvam aglomeração de pessoas. O município tem 100% de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.

Segundo homicídio em menos de 24 horas é registrado em Livramento de Nossa Senhora

  Domingo, 16.Maio.2021 às 08h00


Foto: WhatsApp | Livramento Hoje

Um segundo homicídio foi registrado em Livramento de Nossa Senhora na noite deste sábado (15). Cleiton Santana Moura (Kekeu), foi morto a tiros no Bairro Benito Gama. Este é o terceiro assassinato na cidade em 2021. O crime aconteceu na Rua N das casinhas populares. Segundo Polícia Miliar, uma guarnição foi acionada via Central de Operações para atender ocorrência na qual uma pessoa teria sido atingida por disparos de arma de fogo. Após o deslocamento, foi confirmada a informação e identificada a vítima, que já se encontrava sem sinais vitais. Este crime aconteceu menos de 24horas, após Gilcimar Oliveira Souza, de 37 anos ser executado a tiros na comunidade da Telha, em Livramento de Nossa Senhora. Ainda não há informações se a execução deste sábado tem alguma relação com o assassinato anterior. O corpo de Cleiton Santana Moura (Kekeu), foi levado para o Instituto Médico Legal da Brumado.

Neymar é acusado de planejar assalto armado a ativista, diz site

  Sábado, 15.Maio.2021 às 11h00


Foto: Reprodução

O brasileiro Neymar está sendo acusado de planejar um assalto armado. A acusação acontece por parte do suplente de deputado estadual, Agripino Magalhães. O ativista dos direitos LGBTQI+ entrou com processo no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o jogador do PSG e da Seleção Brasileira depois de denunciar supostas práticas de homofobia por parte de Neymar. A informação é do site IG. Davi de Paiva Costa Tangerina, advogado do jogador, também é citado na ação, acusado de fazer ameaças de morte a Agripino. O ativista requer que Neymar seja condenado e pede também uma indenização por danos morais no valor de R$ 1 milhão. Agripino Magalhães diz ainda no processo que recebe ameaças de morte constantes e que chegou a ter o celular furtado a mando do advogado e do jogador do time francês. O ativista diz ainda que não consegue mais arrumar emprego em decorrência das ameaças que vem recebendo. O jogador não se pronunciou sobre o assunto.

Portaria do Inep não inclui aplicação do Enem em 2021

  Sábado, 15.Maio.2021 às 10h00


Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma portaria com as metas globais para este ano, mas não incluiu a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento aponta as atividades para o ciclo de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, cita o “planejamento e preparação técnica” para a prova nacional, mas não fala em aplicação. Apesar de excluir o Enem, o Inep acrescentou entre as metas a realização de outras provas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em nota ao G1, o Inep afirmou que trabalha junto ao Ministério da Educação “para realizar o Enem em 2021. O edital referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi inclusive publicado. O sistema será aberto para solicitações de isenção na próxima semana, em 17 de maio”. O edital citado pelo instituto não estipula data da abertura das inscrições ou realização da prova.

Sudoeste: Idoso de 70 anos é preso suspeito de estuprar quatro netas

  Sábado, 15.Maio.2021 às 09h00


Foto: Reprodução

Um idoso de 70 anos foi preso suspeito de estuprar quatro netas na manhã de sexta-feira (14), na cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. As investigações começaram há três anos. Segundo o delegado Hélder Andrade dos Santos, titular da cidade, os estupros começaram quando as netas tinham 6 anos e se estenderam até a adolescência. Segundo a polícia, o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi preso dentro de um ônibus, quando saía da cidade. Ele foi levado para a delegacia e depois, transferido para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O idoso responde por estupro de vulnerável. A pena para o crime pode ir de 8 a 15 anos e depende da sentença do juiz, que vai analisar a reincidência.

Cátia Raulino tem liberdade provisória concedida pela Justiça

  Sábado, 15.Maio.2021 às 08h30


Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu nesta sexta-feira (14) pela liberdade provisória da suposta jurista Cátia Raulino, investigada pelos crimes estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica. Raulino terá que usar tornozeleira eletrônica. A juíza Virgínia Silveira Wanderley dos Santos Vieira, da 2ª Vara Criminal Especializada, determinou ainda que a suposta jurista deve obedecer recolhimento noturno de 19h às 6h. Cátia também não pode se ausentar da Comarca onde reside ou se afastar por mais de 100 metros de sua casa até começar a usar a tornozeleira. "Se deixar de cumprir os termos das condições aqui impostas, sem motivo justo, poderá ser revogado o benefício da liberdade provisória", escreveu a juíza. Cátia Raulino foi presa no final de março no estado de Santa Catarina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Justiça depois de um inquérito da 9ª Delegacia Territorial da Boca do Rio, em Salvador. Desde agosto do ano passado, após denúncia do Metro1, Cátia é acusada de falsificar diplomas de graduação, mestrado e doutorado. Ela chegou a ser diretora do curso de Direito da UniRuy, sem diploma, e ainda atuou por cerca de um ano no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Homem é morto a tiros em povoado de Telha em Livramento

  Sábado, 15.Maio.2021 às 08h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Um homem foi morto a tiros na noite de sexta-feira (14), no povoado de Telha em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a Polícia Militar, relatou ao Livramento Hoje que, por volta das 19h, uma guarnição da PM, foi acionada pelo SAMU 192 que solicitou apoio para atender ocorrência de vítima de disparos de arma de fogo. Foi realizado deslocamento junto a ambulância até o Povoado de Telha, onde populares informaram que a vítima já havia sido socorrida por familiares, sendo levada a UPA 24h em Livramento. A médica plantonista daquela Casa de Saúde relatou que Gilcimar Oliveira Sousa, 37 anos, já chegou ao local sem a presença de sinais vitais e com perfurações de aproximadamente 12 disparos de calibres não identificados. A Delegacia Territorial local foi informada sobre o ocorrido para acionamento do DPT e demais medidas cabíveis. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas e serão investigadas pela delegacia de Livramento de Nossa Senhora.

Uma pessoa morre e duas ficam feridas após explosão em empresa de gás na RMS

  Sexta, 14.Maio.2021 às 14h00


Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros

Uma explosão em uma empresa de gás de cozinha, em Mataripe, no município de São Francisco do Conde (BA), deixou uma pessoa morta e outras duas gravemente feridas nesta sexta-feira (14). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da Bahia. A explosão aconteceu às 9 horas da manhã, no setor de requalificação dos botijões, onde são feitas as trocas de válvulas do material. As vítimas, provavelmente, eram funcionários da empresa. Os nomes ainda não foram divulgados. De acordo com os bombeiros, o incêndio já foi controlado, mas ainda há vazamento de gás e as equipes estão realizando o controle da situação. As duas vítimas em estado graves foram levadas por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital de Madre de Deus.

TCU veta uso de precatório do FUNDEF para pagar profissionais do magistério; Assunto foi tema nas discussões da Câmara em Livramento

Por: Alan Rich | RP5170-BA   Sexta, 14.Maio.2021 às 11h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Foi publicado no último dia 05 de maio de 2021 acórdão do Tribunal de Contas da União – TCU, determinando que prefeitos e governadores se abstenham de pagar professores ou quaisquer outros profissionais da educação com recursos do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Com a decisão cautelar deferida em Representação formulada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE/MA) e Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC/MA), gestores municipais e estaduais não podem, até julgamento do mérito, realizar pagamentos de rateios, abonos indenizatórios, passivos trabalhistas ou previdenciários e remunerações ordinárias dos profissionais da categoria. O assunto tem dominado as discussões nas últimas sessões da Câmara Municipal de Livramento. Vereadores da bancada de oposição tem insistido na tese que o executivo municipal tem que usar o dinheiro para pagar os professores, mas sem apresentarem qualquer embasamento legal para tanto. Os vereadores da bancada de situação, por outro lado, têm apresentado as justificativas legais que impedem a utilização dessa verba para tal fim. Alertam que o pleito dos professores é mais que justo, mas que, infelizmente, não há base jurídica que sustente essa pretensão. O prefeito Ricardinho Ribeiro, por sua vez, assegura que o executivo municipal tem utilizado a verba oriunda do precatório do Fundef pautado sempre pela orientação dos órgãos de controle como MPF, MPE, TCU e TCM para não incorrer em qualquer irregularidade que enseje a responsabilização dos agentes públicos. Para ver a íntegra da decisão do TCU acesse aqui.

10.873 pessoas receberam a 1ª da dose da vacina contra Covid-19 em Livramento

  Sexta, 14.Maio.2021 às 10h00


Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora imunizou, até a última quinta-feira (13), 10.873 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Até esta data foram vacinados: 6.622 idosos, 971 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo a rede particular), 1.000 comorbidades, 24 transplantados, 296 deficientes permanentes, 25 pessoas que fazem hemodiálise, 19 policiais, 246 gestantes, 484 profissionais da educação com mais de 40 anos, 37 profissionais de transporte rodoviário e 1.149 quilombolas.

Brumado: Polícia Militar recupera motocicleta roubada na zona rural

  Sexta, 14.Maio.2021 às 09h00


Foto: WhatsApp | Livramento Hoje

Na última quarta-feira (12), por volta das 10h20min, uma guarnição PETO realizava patrulhamento pelas proximidades da Fazenda Jacaré, zona rural do município de Brumado e encontrou dentro de um matagal, uma motocicleta abandonada. Ao se aproximar, os militares perceberam que o veículo estava sem a placa de identificação e com alguns equipamentos acessórios danificados. Após proceder com a verificação via sistema de Mobilidade Policial (MPO) , constatou-se que se tratava da motocicleta Honda CG 125 Fan, que fora furtada neste mês de maio, no Bairro São Félix. Nessas circunstâncias, a guarnição conduziu o veículo até a Delegacia Territorial de Brumado para que o fato fosse registrado e as medidas cabíveis sejam adotadas.

Senado aprova projeto que reduz tarifa de luz por cinco anos

  Sexta, 14.Maio.2021 às 08h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Senadores aprovaram nesta quinta-feira (13), em votação simbólica, um projeto de lei que reduz as tarifas de energia elétrica pelos próximos cinco anos. O texto, de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), autoriza a União a criar e manter a Conta de Redução Social Temporária de Tarifa (CRSTT) para devolver cerca de R$ 50 bilhões pagos a mais pelos consumidores. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. O PL propõe que os tributos indevidamente recolhidos pelas distribuidoras de energia no passado sejam devolvidos ao consumidor em forma de redução na tarifa. Esse recolhimento de recursos será possível graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa decisão, o STF entendeu que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado às distribuidoras de energia elétrica, e repassado aos consumidores, não deve compor a base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS). Segundo o relator da matéria, Zequinha Marinho (PSC-PA), acordos de ressarcimento desses valores com o Estado e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vêm sendo discutidos. “A Aneel já anunciou que, em decorrência dessa decisão, estão em jogo cerca de R$ 50,1 bilhões, considerando todo o país, que poderiam proporcionar descontos médios da ordem de 3% no valor de faturas emitidas”, afirmou Marinho em seu parecer.

Pai e filho morrem de Covid-19 com 15 dia de diferença em Barra da Estiva

  Sexta, 14.Maio.2021 às 07h00


Foto: WhatsApp | Livramento Hoje

Pai e filho ,morreram com 15 dia de diferença ,em Barra da Estiva, na região da Chapada Diamantina, em decorrência do coronavírus. Amadeu Carvalho de Oliveira, 57 anos, o popular “Baixinho” morreu na última quarta-feira (12), quinze dias após ,ter perdido um dos seus filhos também devido ao vírus. Segundo apurou o Livramento Hoje, outros familiares também contraíram o vírus, mas conseguiram se recuperar. O sofrimento da família causou grande comoção na comunidade. Baixinho era querido por todos, exemplo de homem trabalhador e cidadão honesto. Baixinho foi a 13ª vítima da Covid-19 no município. Desde o início da pandemia Barra da Estiva registrou 1.626 diagnósticos confirmados de Covid-19, com 13 mortes.