Livramento Hoje

Livramento Hoje



Tanque Novo: Criminosos explodem agências do Banco do Brasil e Bradesco

  Sexta, 12.Fevereiro.2021 às 11h08


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Na madrugada desta sexta-feira (12), nas primeiras horas da madrugada, criminosos fortemente armados invadiram as agências do Banco do Brasil e Bradesco da cidade de Tanque Novo. Segundo informações apuradas pelo Livramento Hoje via Polícia Militar, os invasores utilizaram quatro veículos na ação. Ainda não se sabe a quantia e o que foi levado pelo bando. A população assustada, somente nas primeiras horas da manhã pôde ter noção do ocorrido e iniciar levantamentos para identificar a dimensão dos estragos deixados nas agências bancárias. No entanto, segundo a polícia, aparentemente nada foi levado das agências. Guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 94ª CIPM, da Rondesp e da Cipe Sudoeste estão fazendo diligências na tentativa de localizar os criminosos.

Corregedoria da PM abre processo disciplinar contra "policial cantor"

  Sexta, 12.Fevereiro.2021 às 10h00


Foto: Reprodução | Whatsapp

A Corregedoria da Polícia Militar da Bahia abriu um processo disciplinar contra o soldado Wellington Ferreira, lotado na 40ª CIPM do Nordeste de Amaralina. No meio artítico, ele é conhecido como Amado Cigano e tem um CD gravado. O policial ficou famoso após viralizar nas redes sociais em um vídeo cantando em um bar. O BNews teve acesso ao documento. A ação argumenta que o servidor estava em horário de serviço, fardado e não utilizava máscara de proteção, contrariando as orientações sanitárias da pandemia. Procurado pela reportagem, Wellington Ferreira afirmou que não tem autonomia para comentar o caso e que aguarda os desdobramentos da apuração. "As atitudes serão apuradas e que no final seja feita a vontade de Deus", limitou-se. O episódio ocorreu na noite do dia 29 de janeiro, na região de Itapuã. Os PMs pararam no bar para comprar água, quando um fã reconheceu o soldado, que nas horas vagas costuma cantar, e pediu para ele executar o trecho de uma música. Ele atendeu ao pedido sob apoio dos colegas. O vídeo viralizou e o fato não foi bem aceito pelos membros de patente alta corporação. 

Brumado: Pai e Filho são presos acusados de falso testemunho

  Sexta, 12.Fevereiro.2021 às 09h00


Foto: Reprodução | Agora Sudoeste

Após atendimento a solicitação do representante do Ministério Público, pai e filho foram presos nesta tarde da última quinta-feira (11), no Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, na cidade de Brumado. Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, pela polícia, a lavratura de auto de prisão em flagrante foi em face de provável cometimento de falso testemunho em processo criminal cuja a pena de 4 anos de reclusão. A fiança para cada um dos presos foi arbitrada em 10 salários mínimos. O falso testemunho foi de um crime de homicídio que ocorreu em 2012 no Bairro Baraúnas, contra a vida de Alessandro Santos de Andrade, conhecido como Zorro. Os dois foram apresentados na sede da 20ªCOORPIN onde o Delegado Plantonista Cleber Trindade lavrou o flagrante. O Ministério Público ainda requisitou a instauração do inquérito policial em relação a mais três testemunhas qualificadas para apuração de provável cometimento de falso testemunho em processo criminal.

Polícia abre inquérito e pede imagens para averiguar intolerância religiosa no BBB

Por: FolhaPress   Sexta, 12.Fevereiro.2021 às 08h30


Foto: Reprodução

A Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) instaurou inquérito para investigar caso de intolerância religiosa no BBB 21. O deputado estadual Átila Nunes (MDB-RJ) abriu uma denúncia contra Nego Di, Projota, Lumena e Karol Conká ao Ministério Público do Rio de Janeiro, afirmando que os quatro confinados haviam praticado o crime. De acordo com a Polícia Civil, imagens do programa serão solicitadas para análise. O quarteto teria zombado de uma entidade religiosa de matriz africana e atrelado cunho sexual a ela em uma conversa com o ex-BBB Lucas Penteado. "Não me restou outra opção do que encaminhar uma denúncia ao Ministério Público dos participantes do BBB Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena por vilipêndio religioso, crime caracterizado no Código Penal. E pedir à DECRADI [Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância] para requisitar as gravações", escreveu o político em suas redes sociais nesta quinta-feira (11). "As referências extremamente ofensivas acompanhadas de chacotas dos quatro participantes a uma entidade das religiões de matrizes africanas estimulam o preconceito e os ataques à Umbanda e ao Candomblé. Dificilmente eles se refeririam dessa forma a Nossa Senhora ou à Biblia", completou na publicação. Em uma outra publicação o deputado descreve a cena em que o ato acontece: "'Eu xangôzei', disse o humorista (Nego Di), arrancado gargalhadas dos colegas. 'Cheguei a xangôzar no quarto, véi', completou. Depois, foi a vez de Karol Conká fazer o deboche. 'Você falando é muito engraçado'", começou. "'Eu chamei Xangô, véi', disse a rapper, imitando os trejeitos de Lumena. Apesar de estarem ridicularizando uma religião de matriz africana, Lumena caiu na gargalhada e ainda lembrou uma conversa que teve com Lucas. 'Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando', disse a baiana", finalizou o deputado. Nesta terça-feira o deputado Anderson Moraes (PSL-RJ) apresentou uma notícia-crime contra a participante do BBB 21 Lumena, também na Decradi, a acusando de praticar "racismo contra pessoas brancas". A Delegacia confirmou a presença do deputado.

Livramento e mais 5 cidades têm decretos de emergência reconhecidos devido à estiagem

  Sexta, 12.Fevereiro.2021 às 08h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Livramento e mais cinco municípios tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo estado nesta sexta-feira (12),em decorrencia ao periodo de estiagem. São eles: Livramento de Nossa Senhora, Paratinga, Boquira, Ibipitanga, Belo Campo, Lajedo do Tabocal. Em todos eles, a condição vale por 180 dias, contados a partir da data do primeiro decreto, feito pela prefeitura correspondente. Segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec), a estiagem ocorre quando um município passa um período [de abril a julho] sem chuvas. Na seca, a situação fica mais agravada. A cidade passa dois [de abril a julho e de novembro a fevereiro] períodos sem precipitações. Na cidade de Boquira, a prefeitura local declarou que “a escassez de chuva, muitas vezes excessivamente prolongada, em todo o território municipal, tem causado nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão dos danos humanos provocados pela falta de água para a população da zona rural, além disso, a falta das chuvas provocam também a morte de animais (Criações) e perda das plantações de subsistência que causam substanciais danos à população”, diz trecho do decreto de 7 de janeiro. Com a condição de emergência, o município deve receber ações de apoio, como o serviço de carro-pipa.

Bahia: Homem é preso após destruir imagens de igreja católica

  Sexta, 12.Fevereiro.2021 às 07h00


Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi preso após destruir imagens no altar de uma igreja, no centro da cidade de Antônio Gonçalves, no norte da Bahia, na quinta-feira (11). O suspeito, que não teve identidade revelada, entrou na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus com um machado e quebrou seis imagens. O padre e quatro pessoas estavam na igreja, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia, esse mesmo homem já havia tentado, durante a madrugada do mesmo dia, destruir uma outra imagem que fica na praça em frente à igreja, mas foi impedido pelo padre. O suspeito foi levado para a delegacia, e nesta sexta-feira (12) ainda não há detalhes se ele ainda está detido. (G1)

Livramento: Mãe pede ajuda para pagar tratamento do filho de 13 anos

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 18h00


Foto: Divulgação

A dona de casa Fernanda Silva de Paula, de 29 anos, pede ajuda para conseguir pagar o tratamento para o filho, Kauã da Silva, de 13 anos, que está com a visão comprometida. Moradora da Rua M, no Bairro Benito Gama em Livramento de Nossa Senhora, ela conta que o filho apresentou problemas na visão quando ainda tinha 6 anos de vida. Segundo Fernanda informou ao Livramento Manchete, o filho precisa ser submetido a duas cirurgias de Ceratocone, mais conhecido como implante de Anel de Ferrara. Os procedimentos das cirurgias ficam em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais). Segundo o médico que cuida do adolescente, a doença provoca perda de visão. Fernanda diz que buscou por atendimento no SUS – Sistema Único de Saúde, mas não conseguiu. Segundo ela, não é disponível este tipo de tratamento pelo complexo de sistema de saúde pública. Fernanda Silva de Paula faz este apelo aos livramentenses, e você pode contribuir depositando qualquer quantia na conta poupança da mesma, da Caixa Econômica. Agência: 1054 Conta: 000 852 027 905 – 6.

Vitória da Conquista: Suspeito de aplicar golpes em mais de 100 mulheres é preso

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 17h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Um homem com vários mandados em aberto por crime de estelionato foi capturado em ônibus na BR-116, em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (11). Ele é suspeito de aplicar golpes em mais de 100 mulheres e os crimes, que também incluem roubo a carros, foram praticados em diversos estados do país. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia fiscalização em um ônibus interestadual, pedindo a documentação dos passageiros, e o indivíduo em questão apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, onde constava o nome de outra pessoa. O passageiro acabou confessando que comprou o documento por R$ 600, em São Paulo, e bastou uma consulta com seu nome verdadeiro no banco de dados da Polícia para que descobrissem que se tratava de um foragido da Justiça. Ele acabou sendo conduzido à Delegacia de Vitória da Conquista por conta das acusações de estelionato, crime que se trata de obter vantagem ilícita no prejuízo alheio, induzindo alguém ao erro por meio fraudulento. Ainda não há mais informações sobre como se deram os golpes praticados pelo suspeito.

Prefeitura de Livramento tem contas aprovadas com ressalvas pelo TCM ; prefeito foi multado em R$6 mil

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 15h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas da prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, da responsabilidade do prefeitos José Ricardo Ribeiro. As contas são referentes ao exercício de 2019. A decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (11/02), e realizada por meio eletrônico. No município de Livramento de Nossa Senhora, o conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, opinou pela rejeição das contas em razão da extrapolação do limite para gastos com pessoal. No seu entendimento – e do conselheiro Fernando Vita –, sem a aplicação da Instrução nº 003, do TCM, a despesa com pessoal teria alcançado 61% da Receita Corrente Líquida do município, superior, portanto, ao limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, os demais conselheiros acompanharam o voto divergente apresentado pelo conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna pela aprovação com ressalvas, vez que com a aplicação da instrução o percentual foi de 52,37% da RCL, cumprindo, assim, a determinação da LRF. O relatório técnico registrou, como ressalvas, a reincidente baixa cobrança da dívida ativa; omissão na cobrança de multa (R$9.823,54) e ressarcimento (R$879,02) imputados a agentes políticos do município; ausência de ato de designação de agente responsável pela fiscalização da execução de contratos; contratação de show artístico sem comprovação do vínculo de exclusividade; e falhas na inserção de dados no sistema SIGA. Por estas irregularidades o prefeito foi multado em R$6 mil. Os índices constitucionais também foram respeitados, representando em educação (25,60%), saúde (20,76%) e no pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb (80,99%). Segundo o TCM a decisão cabe recurso.

Livramento: Polícia Civil alerta sobre golpes na Internet

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 12h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

É cada vez mais frequente o registro de ocorrências (B.O.) na Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora envolvendo golpes na internet, nos aplicativos de celular e no sistema bancário. Em entrevista ao Portal Livramento o Delegado Titular, Dr. Antônio Cláudio Pereira Oliveira, alertou para golpes frequentes como clonagem de whatsapp e outras redes sociais, clonagem do aparelho celuar, clonagem do cartão de crédito, salientando que na maioria dos casos a própria vítima é quem fornece a senha e cartões para os golpistas. Outro alerta da Polícia Civil se refere a casos de recebimento de telefonemas pedindo dados pessoais para, por exemplo, realizar empréstimos consignados fraudulentos, ligações informando que a pessoa ganhou algum prêmio, como por exemplo um carro, mas na oportunidade, solicita depósitos bancários em favor dos golpistas. Dr. Cláudio orienta a população a acessar sites confiáveis, pois muitas pessoas são vítimas de sites desconhecidos onde os golpistas solicitam seus dados pessoais para usar em diversas fraudes. A Polícia alerta também para recebimentos de emails falsos, onde são usados indevidamente o nome de órgãos do Governo, como Receita Federal, INSS, Banco Central, etc, cujo objetivo é roubar dados do computador ou celular. Por fim, o Delegado pede para que a população fique alerta com essas fraudes, recomendando não fornecer senhas de cartões e de aplicativos a terceiros, evitando, assim ser vítima de inúmeros crimes cibernéticos. (Informações Portal Livramento)

Casal cai em blitz e mulher descobre que namorado usava nome falso há 12 anos para esconder crime

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 11h30


Foto : Divulgação / PRF

Uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-381, em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terminou com um homem preso e pôs fim a uma farsa de 12 anos. O caso aconteceu ontem (10). A informação é do G1. Segundo o boletim de ocorrência, o homem, de 38 anos, viajava com a mulher e tinha partido de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, em direção a Itanhaém, no litoral de São Paulo. Durante a abordagem, o motorista apresentou um documento falso. Foi quando os policiais e a mulher descobriram que ele usava os dados do sobrinho para se esconder da polícia desde 2009. Segundo a PRF, o homem fugiu do presídio de Janaúba, onde cumpria pena por latrocínio. Nestes 12 anos, ele se passou pelo sobrinho, que tem idade parecida. Ao se mudar para o estado de São Paulo, ele conheceu a namorada, com quem vive há três anos. Segundo os policiais, a mulher ficou em estado de choque ao saber que o homem tinha um nome diferente e estava foragido. Ela disse nunca ter desconfiado, já que os parentes sempre o chamavam pelo apelido. O homem foi levado para a sede da Polícia Federal e deve responder também por uso de documentos falsos.

TCM pune Ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 11h00


Foto: Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgaram parcialmente procedente a denúncia formulada contra o ex-prefeito de Caculé, José Luciano Santos Ribeiro (DEM), por conta da aplicação, em desvio de finalidade, de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), no exercício de 2012. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$ 1 mil e determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 653,10, com recursos pessoais. O TCM informou, também, que o ex-gestor municipal utilizou indevidamente R$1.306,20 dos recursos oriundos do FUNDEB para pagamento de duas servidoras que não exerciam funções voltadas à Educação, caracterizando desvio de finalidade. Cabe recurso da decisão.

Correios informa funcionamento na Bahia durante o Carnaval

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 10h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Informamos o funcionamento dos Correios durante o Carnaval na Bahia:  No dia 12/2 (sexta-feira), todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas na Bahia. Segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17/2), haverá atendimento regular nas agências e também ocorrerá a entrega de objetos postais. A consulta de manifestações e o rastreamento de objetos estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana. 

PF deflagra operação contra fraudes em licitações em prefeituras do Sudoeste da Bahia

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 10h00


Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 11, uma operação denominada Backstage, contra fraudes em licitações e desvios de verbas públicas sob o comando do ex-prefeito Fernando Laranjeira de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste baiano. Ao todo, são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em Palmas de Monte Alto e nos municípios de Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Pindaí e Sebastião Laranjeiras. Com cerca de 70 policiais federais participando do cumprimento dos mandados judiciais, a operação começou a investigar o caso em meados de 2019, baseada na notícia de supostas irregularidades em tomadas de preços feitas pela prefeitura de Palmas de Monte Alto, com indicações de favorecimento de uma determinada empresa. De acordo com a Polícia Federal, os processos se referem à construção de Unidades Básicas de Saúde, quadras esportivas e uma praça. Após a análise dos editais das licitações mencionadas se apurou que a prefeitura de Palmas de Monte Alto celebrou com a empresa vencedora (a única participante dos certames) contratos que totalizam R$ 3.153.924,29, custeados com recursos federais oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). As licitações, ainda conforme as investigações, eram direcionadas pelos então gestores municipais e/ou seus emissários e as tratativas sobre as fraudes eram realizadas com os empresários beneficiados em reuniões prévias e secretas. As licitações eram então preparadas por um dos investigados de nome não figurado nos documentos, atuando de maneira escamoteada. Foi descoberto também, nas licitações,  que emissário do então gestor municipal atuou com o objetivo de instruir as testemunhas e/ou investigados que eram intimados a prestar depoimento na PF. 

CIPRv/BRUMADO inicia campanha de prevenção a acidentes com animais na pista

  Quinta, 11.Fevereiro.2021 às 09h30


Foto: Divulgação

Na manhã da última Terça-feira (09/02), foi realizada uma ''Parada Geral'' no Auditório do Colégio Modelo de Vitória da Conquista. A Major PM Leila, Comandante da Unidade iniciou a parada desejando boas vindas a todos e em seguida apresentou aos policiais militares e a imprensa, o Projeto "PISTA NÃO É PASTO" . Uma campanha de prevenção de acidentes com animais na pista chamados "semoventes" por meio da utilização de colares refletivos nos animais. Este projeto é pioneiro no Batalhão de Polícia Rodoviária, foi aplicado com êxito no Município de Juazeiro e será implementado na Companhia. O objetivo é reduzir o número de acidentes com vítimas, além de conscientizar o proprietário do animal quanto aos riscos de mantê-los soltos às margens das rodovias. Após a apresentação da Produtividade pelo Aspirante Of PM Igor Figueiredo, a comandante homenageou os Policiais Militares Padrão do Ano de 2020. Na ocasião também foram apresentados à tropa os principais objetivos do atual comando para 2021, além de temas relevantes à atividade policial e desempenho das missões diárias. A primeira Parada Geral de 2021 da CIPRv/BRUMADO foi encerrada após um momento de oração. Todos os critérios de distanciamento social foram obedecidos em virtude da COVID 19.