Livramento Hoje

Livramento Hoje



EDUCAÇÃO: CEFORC reuniu Coordenadores e alfabetizadores para discutir a 8ª Etapa do TOPA

  Sexta, 15.Maio.2015 às 20h48


Foto: Ascom/CEFORC.

O CEFORC realizou no último sábado (09), em Livramento, Bahia, um Encontro com Coordenadores e Alfabetizadores da 8ª Etapa do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA). O Topa é um Programa de fortalecimento da alfabetização enquanto política pública de acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de frequentar a escola. Esse Programa é executado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com municípios e entidades do terceiro setor (associações, sindicatos e ONGs).  O presidente do CEFORC, Hugolino Lima, ressaltou a importância desse Programa para o fortalecimento socioeducacional e, que, a Alfabetização não termina com o avanço da idade.  O CEFORC aderiu a 8ª Etapa do Programa para alfabetizar alunos nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Jussiape. Confira o total de alunos inscritos no TOPA por esta entidade são:  Livramento de Nossa Senhora 230, Dom Basílio 150, Jussiape 50, Total 430.


Foto: Ascom/CEFORC.

Livramento: Motociclistas começam a chegar para 10° Aniversário do Moto Clube Livramento Moto Estrad

  Sexta, 15.Maio.2015 às 20h29


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Motociclistas de varias cidades e estados começaram a chegar a Livramento de Nossa Senhora na tarde desta sexta-feira (15), para participar do 10º Aniversario do moto clube “Livramento Moto Estrada”. O evento motociclistico vai acontecer neste sábado (16) no Parque de Vaquejada Tio Dedé. Os amigos estão sendo recepcionados na Praça Coronel Zezinho Tanajura pelo presidente do moto clube Ulisses Cambuí Lima Filho, vice-presidente Dilermando Dutra Araújo e demais integrantes. Para essa edição a expectativa é que mais de 60 moto clubes de várias cidades e estados venham para Livramento para participar dessa grande comemoração. Apesar de ser uma festa voltada aos amantes de motos, os livramentenses que quiserem marcar presença podem adquirir o Kit (Blusa, Caneca e Pulseira) com direito a churrasco e cerveja. Kits limitados.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Luto: Jovem dombasiliense morre em MG vítima de acidente

  Sexta, 15.Maio.2015 às 15h07


Foto: Reprodução

O jovem dombasiliense Diogo Ramos, de 21 anos, veio a óbito na madrugada desta sexta-feira (15), vítima de acidente em uma estrada próximo a cidade de Oliveira, em Minas Gerais. De acordo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o jovem morava em São Paulo - onde trabalhava - mas esta semana teria pedido demissão para voltar a sua cidade natal. Desta feita, conseguiu uma carona de caminhão, na madrugada de hoje. Contudo, o veículo que era conduzido por um homem de prenome Pedro acabou colidindo contra a traseira de outro caminhão. Com o impacto, o jovem acabou morrendo e o motorista teve fratura no braço e algumas escoriações, mas passa bem. O corpo do jovem, que é natural da Comunidade de Passagem, será velado na comunidade e o sepultamento acontecerá no cemitério São João Batista, em Dom Basílio, neste sábado (16).


Foto: Reprodução

Livramento: Moto colide contra lateral de automóvel no centro da cidade

  Sexta, 15.Maio.2015 às 14h43


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na tarde de quinta-feira (14), uma moto Honda Bros vermelha acabou colidindo contra a lateral de um veículo Astra, quando este saia da Rua Hugolino da Silva Lima sentido a Avenida Leônidas Cardoso, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o motociclista trafegava em alta velocidade e ao avistar o automóvel não conseguiu parar a tempo. Devido o impacto, o motociclista caiu da moto e teve pequenos arranhões.  A Polícia Militar foi acionada, no entanto, os condutores resolveram a situação através do diálogo.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

1° Encontro de fusca e carros antigos de Livramento

  Sexta, 15.Maio.2015 às 14h28


Foto: Divulgação

O Fusca Clube Livramento estará realizando nos dias 30 e 31 de maio o primeiro encontro de fuscas e carros antigos, neste encontro os organizadores diz buscar valorização da cultura regional e promover a integração entre os proprietários e apaixonados pelos antigos que ainda hoje atraem muita gente. O encontro acontecerá na Praça Cel. Zezinho Tanajura a partir das 18horas com exposição dos fuscas e carros de varia cidades da região. Serão dois dias pra marcar o inicio de muitos eventos do Fusca Clube Livramento

Livramento: Laboratório central é arrombado; moto é furtada do local

  Sexta, 15.Maio.2015 às 13h37


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na madrugada desta sexta-feira (15), o laboratório central da secretaria de saúde de Livramento de Nossa Senhora foi arrombado. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, ainda não há dados concretos sobre a quantidade de pessoas que podem ter participado da ação. Sabe-se somente que os criminosos adentraram o local após arrombarem um portão lateral que dá acesso a  garagem e tentaram sem sucesso arrombar uma porta que fica aos fundos do laboratório. Uma moto pertencente a unidade foi furtada. A polícia técnica foi acionada para realizar os procedimentos necessários. As imagens de câmeras de segurança instaladas próximas ao local ajudarão a Policia Civil nas investigações.

3ª Conferência da Criança e do Adolescente foi realizada em Livramento

  Sexta, 15.Maio.2015 às 13h22


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Livramento de Nossa Senhora foi sede, na quinta-feira (14), da 3ª Conferência da Criança e do Adolescente. Com o tema ‘Fortalecendo os Conselhos dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente’ o evento foi promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e realizado no auditório do Centro Pastoral de Livramento, a fim de formular propostas e reunir ações para que a gestão municipal possa elaborar e executar a política de atendimento à criança e ao adolescente, elaborar propostas para a efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente e  eleger os delegados que irão apresentar as propostas do município na Conferencia Estadual. Durante  a conferência, foram realizados debates e mesas redondas referentes ao tema.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

46ª CIPM inicia Projeto de Ações Preventivas e Educativas no interior das escolas e comunidades

  Sexta, 15.Maio.2015 às 13h06


Foto: Reprodução | Portal Livramento

Com o objetivo de alertar crianças e adolescente quanto uso indevido de drogas, propor ações antibullying e realização ações educativas no combate a violência, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar  iniciou o  Projeto de Ações Preventivas e Educativas no interior das escolas e comunidades. As atividades serão desenvolvidas na área de atuação da Unidade - que compõe 11 municípios – visando assim uma maior aproximação da comunidade. O Colégio Municipal David Mendes Pereira, no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, por exemplo, recebeu a visita, na tarde desta quinta-feira (14), do comandante da 46ª CIPM  - Major PM Irlando Lino Magalhães Oliveira -  o qual palestrou para cerca de  200 alunos discorrendo sobre temas que vão desde a violência na escola à comunidade, fatores que influenciam a violência, uso de drogas e suas consequências e ações preventivas no combate a violência


Foto: Reprodução | Portal Livramento

Projeto de lei da deputada Ivana Bastos pretende conceder cirurgias gratuitas a mulheres vítimas de violência

  Quinta, 14.Maio.2015 às 20h38


Foto: Livramento Hoje

Um projeto de lei da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), publicado nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial do Estado, pretende autorizar o Poder Executivo Estadual a realizar cirurgias plásticas reparadoras de sequelas gratuitamente em mulheres vítimas de violência sexual, no trabalho, familiar ou doméstica. De acordo com a justificativa, uma mulher é espancada no Brasil a cada 15 segundos. Na Bahia, foram registradas, em 2007, mais de 9 mil ocorrências policiais na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e já é o segundo estado com maior número de denúncias. Caso aprovada, a lei beneficiará mulheres com "casos de violência configurada por constrangimento registrado em boletim de ocorrência e laudo do exame de corpo de delito do Instituto Médico Legal que constatou a violência sofrida", além de laudo que determine a reparação por meio de cirurgia plástica. As despesas dos procedimentos serão de responsabilidade da Secretaria Estadual da Bahia (Sesab).

Informativo Dr. Marcolino Souza Aguiar: Você sabe o que é Hemorroidas?

  Quinta, 14.Maio.2015 às 19h35


Foto: Reprodução | Revista Entrevip

Hemorroidas são almofadas de tecido vascular localizadas no canal anal. Estes coxins vasculares estão presentes desde o nascimento, sendo normais. Acredita-se que a função das hemorroidas seja de amortecer o canal anal durante a defecação diminuindo o impacto da passagem das fezes. A dilatação com aumento e deslocamento para baixo das hemorroidas passa a dar os sintomas e assim geram a doença hemorroidária, que são como varizes no ânus. Ou seja, todos nós temos os vasos hemorroidários o aumento deles é que se considera como doença hemorroidária, é uma doença benigna que não evoluiu para neoplasia (câncer). Prolapso e sangramento são os sintomas mais comuns relatados por paciente com doença hemorroidária com piora progressiva com o decorrer dos anos. Outros sintomas comuns são dor, coceira, sensação de peso e ardência anal. A doença hemorroidária é dividida em interna e externa, de acordo com a localização no ânus. A hemorroida interna ainda é dividida em graus que orientam o tratamento. São eles:

- Grau I: dilatação vascular sem prolapso;

- Grau II: dilatação vascular com saída do mesmo que retorna espontaneamente;

- Grau III: dilatação vascular com saída do mesmo retornando apenas com ajuda;

- Grau IV: dilatação vascular com saída do mesmo não retornando mais.

O tratamento é baseado na intensidade dos sintomas e tamanho do mamilo hemorroidário. Normalmente mamilos hemorroidários de I e II grau são tratados com pomadas, supositórios e outras medidas tópicas, mamilos hemorroidários de III e IV grau necessitam de, além dessas medidas, algum tratamento mais invasivo, dentre eles a cirurgia. É extremamente importante excluir uma condição mais séria como causa dos sintomas, principalmente o sangramento

Homem é flagrado mantendo relações sexuais com o escapamento de um carro

  Quinta, 14.Maio.2015 às 15h35


Foto: Reprodução

Um homem foi flagrado mantendo relações sexuais com um carro em concessionária da cidade em Jaru, em Rondônia. Segundo informações publicadas pelo blog Focoelho, populares afirmam não ser esta a primeira vez que ele é visto fazendo sexo com o escapamento de um veículo. O vídeo publicado há quatro dias no canal do site “A Notícias Mais” do Youtube, tem quase 240 mil visualizações. O site ainda revelou que o homem  já ficou conhecido no município como “Tarado do carro” e teria preferência por carros populares, principalmente: Celta e Uno. 
 

É neste final de semana o 10° Aniversário do Moto Clube Livramento Moto Estrada

  Quinta, 14.Maio.2015 às 11h39


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Neste final de semana (15 e 16 de maio), acontece no Parque de Vaquejada Tio Dedé, em Livramento de Nossa Senhora, uma programação especial em comemoração ao 10° Aniversário do Moto Clube Livramento Moto Estrada. No espaço estão sendo realizados os últimos detalhes para a festa, toda a estrutura está em fase final de conclusão. No dia 15/05, será realizada a recepção dos motociclistas, com a degustação de caldos e animação com som mecânico, a partir das 17h, na Praça Zezinho Tanajura. No dia 16/05, recepção aos motociclistas, na mesma praça, e, a partir das 19h, passeio pelas ruas da cidade, rumo ao Parque de Vaquejada Tio Dedé, onde haverá animação com as Excalibur e Politrauma de Vitória da Conquista, e ainda apresentação do DJ Chocolate. Em entrevista ao Livramento Hoje, o presidente do moto clube, Ulisses Cambuí Lima Filho declarou que “a expectativa é que  mais de 60 moto clubes de várias cidades e estado venham para Livramento para participar dessa grande comemoração. Nesta quinta – feira (14) já está a prevista chegada de integrantes de moto clubes de São Paulo e Rio Verde (GO)”, disse. Adquira já o seu Kit (Blusa, Caneca e Pulseira) com direito a churrasco e cerveja. Kits limitados.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Livramento: Populares se mobilizam para realizarem serviços no SAC Itinerante

  Quinta, 14.Maio.2015 às 11h32


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Nesta quinta (14) e sexta - feira (15), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Itinerante estará atendendo no município de Livramento de Nossa Senhora, na Praça Zezinho Tanajura, centro da cidade. É grande o movimento de populares, inclusive, segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, desde ontem a noite muitas pessoas já estavam na fila, enfrentando garoa e frio, para não perderem o lugar e ter o atendimento garantindo no dia de hoje.  O SAC oferece os serviços essenciais da rede - emissão carteira de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, recadastramento de inativos, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Os atendimentos serão realizados das 8h às 18h e  estarão disponíveis 250 senhas (diárias) para a emissão do documento de identidade

Dom Basílio: Continua a campanha de vacinação contra a gripe

  Quinta, 14.Maio.2015 às 10h02


Foto: Divulgação

Começou em Dom Basílio, a Campanha de Imunização Contra a Gripe, tendo como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” e reforça o conceito de proteção. Devem ser imunizados trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de 06 meses a menores de 05 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional penitenciário. No ultimo sábado dia 09 de Maio, foi o dia de Mobilização Nacional, “Dia D”, onde todas Unidades Básicas do Município abriram para vacinação Contra a Gripe. A vacinação é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da diversidade antigênica e genômica a cada ano. A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracteriza pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico.

 Prevenção contra a gripe

Além da vacina, é importante que as mãos sejam sempre lavadas e evitar ambientes fechados.

Sintomas da Gripe

Febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dorMUSCULAR  e nas articulações, são sintomas comuns da gripe. Se houver falta de ar e febre por mais de três dias são sinais de agravamento dos sintomas. Em caso de gripe procure um médico, pois a gripe pode ser fatal.

Reações da vacina contra a gripe

Podem ocorrer dor no local da aplicação da vacina, vermelhidão e enrijecimento mas costumam passar em 48h.

Contraindicação da vacina contra a gripe 

Não devem tomar a vacina pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados. Em caso de dúvida, procure seu médico.

A expectativa da Secretaria de Saúde do Município de Dom Basílio é de vacinar 2.945 pessoas, o equivalente a 80% dos pacientes do grupo de risco. Procure uma Unidade de Saúde, portando o seu cartão de vacinação para se vacinar. Para garantir a proteção antes do início do inverno, é fundamental realizar a imunização no período da campanha, que termina dia 22.

Livramento: Após 33 anos, 'Chiquinho do PT’ se desfilia do partido

  Quarta, 13.Maio.2015 às 22h25


Foto: Reprodução

Após 33 anos de militância, Francisco Aguiar Rocha , o conhecido como ‘Chiquinho do PT’, desfiliou-se do  Partido dos Trabalhadores. Ele deu entrada no pedido de desfiliação do Diretório do PT em Livramento de Nossa Senhora em 16 de março deste ano e diz na carta de despedida que escreveu “fui até o fim um petista à moda antiga, sem submeter-me às novas imposições que estamos vendo agora”. O riocontense se despede do partido e, através da carta, descreve suas decepções e mágoas com o partido. Clique aqui e leia a “Carta de Despedida do PT”, de Chiquinho