Livramento Hoje

Livramento Hoje



Água colorida: Técnico diz que cor é só um parâmetro estético

Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra   Sexta, 02.Fevereiro.2018 às 08h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O eng. Agostinho Henriques, da Embasa/Caetité, a quem foi franqueado, ontem, amplo espaço nas rádios locais, falando sem ser contestado, fez inusitada inclusão da estética nos parâmetros de análise da água. Ele e o colega Manoel Mateus vieram tentar “limpar” a imagem da empresa, diante das queixas generalizadas contra a qualidade da água consumida pela população, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Nas explicações, acabaram confirmando a vulnerabilidade do sistema de abastecimento, principalmente quando tentou explicar a variação de cor da água que sai das torneiras, fonte de muitas reclamações. Agostinho Henriques disse, por exemplo, que a qualidade da água não é afetada pela cor e pode ser usada normalmente, que se trata apenas de um parâmetro físico-químico e estético de análise do produto. O problema é antigo e cada vez mais intenso. Chegou a ser levado ao governador Rui Costa, por uma moradora do bairro Benito Gama, na visita que ele fez a Livramento, no último sábado. 
ADUTORA QUEBRADA - Primeiro, o engenheiro disse que a mudança de cor é causada pela baixa velocidade da água na tubulação. Depois, contradiz-se, admitindo que se trata de sujeira externa que entra na tubulação. Isso acontece quando a adutora se rompe, o que é comum em Livramento, absorvendo tudo que há em volta da parte quebrada, como terra, lama, objetos e, por óbvio, toda espécie de agentes contaminantes. A mudança de cor da água é uma prova de que não são feitos os expurgos nem a descontaminação exigidos nessas situações. Mesmo assim, o técnico da Embasa recomendou o uso tranquilo da água. Mas uma atenta ouvinte da Portal FM, de forma simples, discordou dele, por telefone: “Esse moço disse que a gente pode usar a água, mas a gente não pode não. A gente não pode nem lavar a roupa, que fica suja”. O engenheiro ousou dizer, ainda, que o sistema de abastecimento de água de Livramento não está obsoleto, que atende a 100% da cidade e entorno, que acompanha o crescimento urbano. Ignorou estudo da própria Agência Nacional de Água, de 2005, publicado por Atlas Nordeste, Abastecimento Urbano de Água, no qual recomenda a duplicação da adutora e ampliação da estação de tratamento. 
ESGOTO NA CACHOEIRA – Manoel Mateus disse que o lançamento dos efluentes, feito após a Cachoeira do Fraga, estava no projeto original do sistema de esgoto de Rio de Contas. Não é verdade, foi exigência, durante a obra, do então prefeito Márcio Farias. O técnico também negou haver defeito numa das elevatórias de dejetos, que obriga o extravasamento in natura periódico, no rio, que ocorre desde a inauguração e previsto bem antes pelo engenheiro Ricardo Stumph. Igualmente, procurou enrolar sobre o TAC, assinado em 2010, que a Embasa não cumpriu, tanto que foi notificada, em dezembro de 2017, pelo MP, e solicitou 60 dias de prazo para apresentar justificativas. Pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) a empresa está obrigada a responder por danos ambientais, implantar programa de reuso de efluentes e concluir pelo menos 50% das interligações à rede coletora. E também implementar o monitoramento regular da água bruta e a de consumo. Tudo isso deveria ter ocorrido até 2011. O engenheiro revelou que o reuso só é feito molhando plantas na área interna e restrita da estação. 
SURTO DE DIARREIA – Sobre o surto de diarreia e vômitos, em Livramento, disseram que a água foi examinada e não deu contaminação. E que está afastada a possibilidade de a causa ser a água da Embasa. A empresa fez a análise em seu próprio laboratório e existe a possibilidade de ela ter razão. Porém, a conclusão definitiva ainda depende de análises mais ampliadas, que estão sendo concluídas pela Secretaria Municipal de Saúde. O ponto chave será a identificação do agente patogênico causador dos vômitos e da diarreia, o que está sendo levantado através de exames laboratoriais nos pacientes, a cargo da Vigilância Sanitária do Município. A população, na verdade, está diante de vários riscos de contaminação pela água: das torneiras, com a água esteticamente colorida; dos carros-pipas; e da água que irriga as lavouras, bombeada dos rios poluídos.


Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

Naufrágio na Líbia deixa 90 migrantes desaparecidos

  Sexta, 02.Fevereiro.2018 às 08h00


Imagem ilustrativa (Reuters)

A Organização Internacional de Migrações (OIM), ligada a Organização das Nações Unidas (ONU), informou o naufrágio de um barco de migrantes ocorrido nesta sexta-feira (2) na costa da Líbia. Até o momento, segundo a Reuters, foram encontrados dez corpos e três sobreviventes, que estimaram a presença de 90 pessoas na embarcação, a maioria de nacionalidade paquistanesa - os demais estão desaparecidos. Nos últimos anos tem sido frequente a tentiva de migrantes paquistaneses chegarem à Itália por meio da Líbia.

Previdência Social perde cerca de 1,1 milhão de contribuintes, segundo IBGE

Por: Estadão Conteúdo   Quinta, 01.Fevereiro.2018 às 10h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

A redução no total de postos de trabalho com carteira assinada no País diminuiu o porcentual de ocupados que contribui para a Previdência Social. A fatia de contribuintes da Previdência na população ocupada caiu de uma média de 65,5% em 2016 para 64,1% em 2017, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quarta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população de ocupados que contribui para a Previdência brasileira passou de 59,210 milhões em 2016 para 58,114 milhões no ano passado, cerca de 1,1 milhão de pessoas a menos. “Houve aumento de empregos sem carteira, de trabalhadores por conta própria e de emprego doméstico. Por mais que seja uma forma de sobrevivência, essas pessoas não estão contribuindo para a Previdência. Não é bom para a pessoa, não é bom para o País, não é bom para ninguém”, ressaltou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. A redução da formalização do emprego e a maior insegurança sobre a renda familiar também reduzem o ímpeto de contribuição de quem trabalha na informalidade, acrescentou Azeredo. Segundo o pesquisador, há um processo em curso de recuperação do mercado de trabalho em 2017 em relação ao auge da crise, mas persistem alguns pontos negativos, entre eles o fechamento de vagas com carteira assinada no setor privado.“Na retrospectiva de 2016, o quadro era bem mais complicado. Você fecha o ano de 2017 no vermelho, mas com gravidade menor”, disse Azeredo.

Livramento: Chuva forte acompanhada com raios e trovões provoca estragos em Ruas e Bairros

  Quinta, 01.Fevereiro.2018 às 10h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Na tarde desta quarta-feira (31), por volta das 15:30 horas, começou a chover forte em Livramento de Nossa Senhora. A chuva que durou aproximadamente uma 1h20m, provocou alagamentos e estragos. Em alguns pontos a agua invadiu residências e comercio. Parte de uma casa foi derrubada pela força da agua na rua José Alto de Souza Meira, no centro da cidade, no momento uma senhora que estava na residência foi socorrida por vizinhos, uma ambulância do SAMU192 foi acionada e encaminhando a mesma que teve ferimentos leves para UPA24H. O mês de janeiro foi marcado por poucas chuvas e bastante calor, a expectativa é que no mês de fevereiro seja registrado cerca de 180mm, amenizando a longa estiagem que assola o semiárido baiano. De acordo com os institutos de meteorologia deve continuar chovendo pelo menos até a próxima sexta-feira (09) e as temperaturas nesse período pode variar entre 21 C e 31C. 


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Carga de whisky avaliada em R$ 85 mil é achada em galpão

Por: G1   Quinta, 01.Fevereiro.2018 às 09h30


Foto: Divulgação | SSP

Uma carga de whisky avaliada em R$ 85 mil foi achada dentro de um galpão na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as 771 caixas da bebida foram roubadas durante assalto a um caminhão. Segundo a SSP, três suspeitos foram presos. Tiago Tauan Santos, Rogério da Silva Oliveira e Railan de Jesus Rezende integram uma quadrilha que agia na região do município de Planaltino, distante 320 quilômetros de Salvador. A SSP informou que o caminhão roubado foi interceptado na BR-324 com ajuda do rastreador. Tiago Tauan Santos, que dirigia o veículo, iria entregar parte da carga roubada. Após a prisão, ele indicou o local utilizado para armazenar o restante dos whiskys e outras duas pessoas foram presas. Na delegacia, o trio negou ter efetuado o roubo, mas foi reconhecido pelo casal dono do caminhão e vítimas do assalto. Os investigadores descobriram que Rogério já tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma (flagrado com uma pistola), na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

Ipirá: Homem acusa negligência em caso de grávida morta em hospital municipal

Por: Francis Juliano   Quinta, 01.Fevereiro.2018 às 09h00


Foto: Reprodução | Google Maps

A morte de uma mulher durante trabalho de parto no hospital municipal de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, chamou à atenção de moradores locais. O óbito ocorreu no final da tarde da última segunda-feira (29). Jacira Costa dos Anjos Néri deu entrada na unidade de saúde para realizar o parto, mas não sobreviveu. Segundo o marido da gestante, Joecélio da Cruz Néri, o procedimento foi feito sem cuidados básicos, como a existência de esterilização. A criança sobreviveu. “Como é que um hospital que se diz realizar cirurgias, não tem um parelho de esterilização de materiais”, diz Joecélio Néri em mensagem de WhatsApp viralizada. Ainda segundo relato do marido da vítima, ele teve de se deslocar até o distrito do Bravo, na cidade de Serra Preta, para buscar material de esterilização como teria sido pedido pelo hospital. “Fizeram esse parto quando cheguei minha esposa já estava morta. O bebê tava [sic] jogado em uma cama todo descoberto, tremendo, chorando [...] isso é forma de tratar pacientes e seres humanos?”, questiona. Procurado pelo Bahia Notícias, o hospital, através da coordenadora de enfermagem, Silvana Matos, negou as acusações. Segundo ela, o óbito ocorreu “devido a complicações no momento da cirurgia” pelo fato de a paciente ser hipertensa. Marques também disse que profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram ao local para auxiliar no procedimento, mas a gestante não resistiu. “Foi tentado a reanimação, a equipe médica fez todo o possível, mas infelizmente não conseguiu. Não faltou nada da parte do hospital”, declarou. Outra gestante, também do povoado do São Roque, segue internada nesta quinta-feira (1°) com uma infecção urinária. 

Medicina de Livramento perde o Doutor Ulysses!

Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra   Quarta, 31.Janeiro.2018 às 11h30


Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

Foi sepultado na manhã do dia 30 de janeiro, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o médico Ulysses Celestino da Silva, 79 anos, que faleceu na noite do dia 29/01, vítima de câncer. Ele tinha acabado de voltar de Salvador, já com um quadro irreversível. Dr. Ulysses era natural de Livramento, filho de Joaquim Celestino da Silva Neto (Joaquim Neto) e D. Rita Gonçalves do Nascimento Silva. Era casado com D. Lucidalva Caires da Silva, com quem faria bodas de ouro em junho deste ano. Deixa os filhos Luciana (médica), casada com Guilherme; Ulysses Filho (médico), casado com Melise; e Murilo (odontólogo), casado com Jaqueline. Além dos netos Amanda, Mariana, Ana Júlia, Catarina e Henrique. Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia, turma de 1968, e sempre teve como base profissional a sua querida Livramento. Militou na política, desde o antigo MDB de Ulisses Guimarães. Nunca exerceu cargo eletivo. Sua única tentativa foi em 1982, como candidato a prefeito do nosso município, mas não logrou êxito. Foi diretor do Hospital Distrital de Livramento, que era estadual, nos governos de Roberto Santos e Valdir Pires.  Era um homem enfático e de convicções firmes. Sua morte consternou não apenas a família, mas a sociedade em geral. Chegou a militar na medicina quando ainda não havia as facilidades da tecnologia de hoje, mas costumava ser preciso e certeiro nos seus diagnósticos. Minha mãe, por exemplo, foi uma das testemunhas nesse sentido. Até aos 80 anos, ela lembrava e ria, admirada, da precisão dele, num simples exame clínico (1976), ao dizer que ela tinha “pedra na vesícula” e ia ter de “cair no canivete”, como se costumava se referir a uma cirurgia. Era torcedor fanático do Vasco da Gama, pelo qual jogou, em Livramento. Chamava a atenção pela semelhança física, e um pouco na habilidade, com o Rei Pelé, do Santos. Inclusive, a camisa cruzmaltina foi posta sobre seu caixão.


Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões nesta quarta-feira (31)

  Quarta, 31.Janeiro.2018 às 11h00


Foto: Reprodução

O prêmio principal da Mega-Sena poderá pagar R$ 30 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 2.009, que será sorteado na quarta-feira (31). Aplicado na poupança o prêmio renderia cerca de R$ 128 mil por mês, o suficiente para comprar quatro carros populares ou bancar a viagem de um casal em um cruzeiro de luxo que dá a volta ao mundo. Nenhuma aposta acertou os seis números do concurso 2.008 realizado no Caminhão da Sorte, em Concórdia (SC), no último sábado (27). As dezenas sorteadas foram 22, 27, 33, 42, 58 e 59. Mesmo sem aposta contemplada com o prêmio principal, na segunda faixa, com cinco acertos, 49 apostas receberam o prêmio de R$ 51.384,62 cada. Outras 4.215 apostas acertaram quatro números e levaram R$ 853,36 cada. O sorteio do concurso 2.009 da modalidade será realizado às 20h (horário de Brasília). Com informações do site da Caixa Econômica Federal.

Globo compra direitos de exibição de Chaves e Chapolin na TV por assinatura

  Quarta, 31.Janeiro.2018 às 10h30


Foto: Reprodução

A Globosat fechou uma parceria com a rede mexicana Televisa e vai exibir Chavese Chapolin na programação do Multishow, um de seus canais. A notícia foi divulgada pelo Fórum Chaves, maior fonte de informações sobre as séries e apurada pelo UOL. A Globo comprou 273 episódios de Chaves e 250 de Chapolin. Além desses, uma grande quantidade de episódios inéditos será dublada — são 117 de Chaves e 127 de Chapolin. Guilherme Zattar, diretor-geral do Multishow, disse que a empresa ainda não decidiu se vão redublar os episódios antigos. As duas séries continuarão sendo exibidas na TV aberta pelo SBT, onde são transmitidas desde 1984.

Tragédia: Mãe e filhos morrem após carro bater em árvore e partir ao meio

  Quarta, 31.Janeiro.2018 às 10h00


Foto: Reprodução | Blog do Braga

Um acidente que ocorreu na tarde desta terça-feira (30), na BR-020, entre os municípios de São Desidério e São Domingos, no oeste da Bahia, deixou uma mulher e duas crianças mortas. A mulher tinha 28 anos e as crianças, que eram filhas da vítima, tinham 7 e 11 anos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barreiras, o veículo estaria em excesso de velocidade e o carro acabou saindo da pista e batendo em uma árvore. Quem dirigia o veículo era um homem, de 52 anos, que é marido da mulher e pai das crianças. O motorista sobreviveu ao acidente e está internado em um hospital de Goiás, com quadro de saúde estável. Não há informações sobre a identidade das vítimas.


Foto: Reprodução | Blog do Braga

Livramento: Dois Homens são presos com caminhões clonados e com restrições no distrito de Iguatemi

  Quarta, 31.Janeiro.2018 às 09h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

No fim da tarde desta terça feira (30), a Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora recebeu através do Whatsapp disque denuncia a informação que no Distrito de Iguatemi, haveria dois caminhões com suspeita de roubo. Uma equipe designada pelo Delegado Antônio Claudio se deslocou ao referido Distrito, a fim de averiguar a denuncia. No local indicado pela denuncia, dois caminhões foram apreendidos, os veículos eram clonados, adulterados e com registro de furto ou roubo. Dois homens foram presos e encaminhados a Delegacia os mesmo responderão pelos crimes de receptação e adulteração de dados identificador de veículo. Já os veículos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Brumado - DPT para serem periciados.

Livramento: Instituto de meteorologia aponta 150 mm de chuva para inicio de fevereiro

  Quarta, 31.Janeiro.2018 às 09h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Segundo o site Seagri-BA, o inicio de fevereiro será de chuva na cidade de Livramento de Nossa senhora. O mês de janeiro foi marcado por altas temperaturas em muito calor, chegando a registrar temperaturas acima de 30ºC, durante todo tempo. Segundo o site SEAGRI, os livramentenses terão chuva no finalzinho do mês de janeiro e início do mês de Fevereiro, podendo chover até 180mm, chegando a chover 34mm em um só dia, o agricultor já se anima com notícia.


Foto: Reprodução

Padeiro é suspeito de colocar lâmina em pão por não receber salário

Por: Maíra Lima | Ba-noar   Terça, 30.Janeiro.2018 às 11h30


Foto: Divulgação

Um padeiro do município de Teixeira de Freitas, no sul do estado, é suspeito de ter colocado uma lâmina de aço dentro de um pão, como forma de se vingar do dono do estabelecimento onde trabalha. A motivação do ato seria o fato de não ter recebido o valor integral do salário. De acordo com a Polícia Civil que investiga a situação, o caso aconteceu na sexta-feira (26) e foi registrado no sábado (27). O dono da padaria, que não teve identidade divulgada, prestou queixa depois de receber a reclamação da cliente que comprou o pão com a lâmina. Ela encontrou o objeto cortante quando preparava um pão para o filho. Além disso, o empresário informou ainda que o funcionário teria alterado a receita do pão, acrescentando uma quantidade de sal a mais que o normal. O padeiro foi intimado pela polícia e deve prestar depoimento na quarta-feira, 31. A cliente também deve ser ouvida, para relatar o acontecido.

Temer reafirma no programa do Ratinho que, sem reforma, Previdência vai quebrar

Por: Agência Brasil   Terça, 30.Janeiro.2018 às 11h00


Foto: SBT

O presidente Michel Temer voltou a afirmar nessa segunda-feira (30), no programa do Ratinho, que sem a reforma, a Previdência vai quebrar. Ele respondeu a perguntas do apresentador e a outras gravadas na rua, por cidadãos comuns. Temer havia conversado também sobre a reforma da Previdência no programa Silvio Santos, exibido no domingo (28). “A previdência quebra. Você veja o caso da Grécia e de Portugal. Há pouquíssimo tempo, foi preciso fazer [nesses países] uma reforma da Previdência e cortar pensões de aposentados e vencimentos de servidores públicos porque tardaram muito a fazer a reforma”, disse Temer. “Nós estamos pensando em impedir uma reforma muito mais radical. Porque se não fizermos agora, daqui a dois, três anos no máximo, teremos uma reforma radical que vai prejudicar os aposentados”, completou. O presidente gravou sua participação no Programa do Ratinho no dia 18 de janeiro. A conversa foi exibida na noite de ontem (29) pelo SBT. Questionado pelo apresentador sobre as empresas com dívidas com a Previdência, Temer disse que a Advocacia-Geral da União (AGU) está acionando judicialmente todas as empresas.

Criança de 8 anos morre após subir em vaso sanitário e o mesmo quebrar

  Terça, 30.Janeiro.2018 às 10h30


Foto: Reprodução

Um menino de oito anos acabou morrendo após se acidentar em um vaso sanitário na cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, nesta segunda-feira (29). Segundo informações o garoto tentava ligar o chuveiro, quando o vaso se partiu e provocou diversos cortes em Davi Emerson Silva Corrêa, a criança foi socorrida para o hospital do município, mas não resistiu ao ferimento e acabou morrendo. Segundo o portal Canaã, a falta de médico vascular no SUS, contribuiu para a morte do menino, a maioria dos cortes aconteceram nas penas, um deles na artéria femoral, sendo o mais grave. Uma aeronave do para fazer a transferência para Marabá chegou a ser disponibilizada, mas a hemorragia não permitiu a chegada no município vizinho, o óbito foi constatado por volta de 13h.