Livramento Hoje

Livramento Hoje



Ônibus da Novo Horizonte se envolve em acidente na BR – 242

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 15h47


Foto: Reprodução | Blog Sigi Vilares

Na manhã de hoje (26), um ônibus da empresa Nova Horizonte se envolveu em acidente com uma carreta bitrem, na BR – 242, trecho que compreende a Serra da Pirajiba, próximo ao município de Muquém do São Francisco. De acordo informações obtidas pelo Livramento Hoje, a carreta colidiu contra o coletivo – que fazia a linha Ibotirama/Roda Velha - e ambos os veículos tombaram na via. Alguns passageiros do ônibus se feririam sem gravidade, foram socorridos e atendidos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), ainda no local. A rodovia ficou parcialmente interditada e o trânsito foi controlado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Corra para o ‘Liquida tudo Luma Modas’

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 15h21


Foto: Divulgação

Venha para a Luma Modas e não perca esta promoção: 50% de desconto em suas compras! Corra e venha conferir as novidades das Grifes: Ellus, Carmim e Tommy Hilfinger.. Mas fique atento, promoção válida por tempo limitado. Informações ligue (77) 3444-1613. Luma Modas - Avenida Presidente Vargas , em frente a Escola Dona Tina,  em Livramento de Nossa Senhora.

Caminhão carregado com sacas de feijão tombou na BA-152

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 14h49


Foto: Luciel Bananinha | Livramento Hoje

Um caminhão carregado com sacas de feijão, que pertence a empresa Alceu Veículos, tombou na BA-152, trecho entre os municípios de Livramento de Nossa e Paramirim, na manhã de hoje (26). De acordo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o veículo era conduzido por João Batista Araújo da Silva, conhecido popularmente ‘Batistinha’, o qual trafegava do município de Luís Eduardo Magalhães para Livramento. Ele perdeu o controle da direção, vindo a tombar em seguida.  Além do motorista, ocupava o veículo outra pessoa ainda não identificada. Ambos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal de Paramirim.


Foto: Luciel Bananinha | Livramento Hoje

Livramento: Reunião promovida pelo CMDS discutiu sobre o Fundo Garantia Safra

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 14h15


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Associações Comunitárias rurais se reuniram na última terça-feira (25), na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, para discutir sobre o Fundo ,Garantia Safra’, em evento promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, presidido por Hugolino Lima. O Garantia Safra (GS) foi criado pela Lei 10.420 de 10 de abril de 2002 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O benefício tem como objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico. Com o intuito de incentivar a adesão ao Programa, o Governo do Estado, está subsidiando, desde 2009, 50% dos valores que deverão ser aportados pelas Prefeituras e das contribuições dos agricultores. Durante a reunião, o presidente do CMDS ressaltou a importância da articulação e organização dos agricultores para o fortalecimento da agricultura familiar e adesão ao programa. Foi explicado ainda que as ações de implementação para a safra 2015/2016 já se iniciaram. A meta do Governo é firmar parcerias com 300 prefeituras e inscrever 342.000 famílias. Farão jus ao Benefício os agricultores familiares que, tendo aderido ao Fundo Garantia Safra, vierem a sofrer perda da safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico, comprovada na forma do regulamento específico. Participaram ainda da reunião os Técnicos da Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento – ASAMIL, Dilto Aguiar e Caio Tatamya e a técnica da Bahiater, Georgia Botelho.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Comandante da 46ª CIPM é homenageado pelo Dia do Soldado na Escola Lélis Piedade

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 10h53


Foto: Divulgação | Policia Militar

O comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), o Major Irlando Lino Magalhães visitou a escola Lélis Piedade, em Livramento de Nossa Senhora, nesta terça feira (25). Na instituição de ensino, o Major foi homenageado pelos alunos, direção e professores pela passagem do Dia do Soldado (25 de agosto). O comandante está a frente da 46ª CIPM há quase quatro meses e neste período vem sendo destaque em toda região de Livramento e cidades vizinhas onde, em parceria com diversos órgãos, vem realizando palestras de cunho social,  dentre outras atividades.


Foto: Divulgação | Policia Militar

Votação para eleição de Conselheiros Tutelares acontece em 04 de outubro

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 10h22


Acontece em Livramento de Nossa Senhora, no dia 04 de outubro deste ano, a eleição para compor o quadro de Conselheiros Tutelares do município. Trinta pessoas se inscreveram para o cargo, mas apenas 11 obtiveram nota máxima na prova de conhecimento específico no processo seletivo, desta forma, concorrem: Erica Shirley Oliveira dos Santos, Jose Tadeu Brito Silva, Luzia Novais Rocha, Vanessa Mendes Mesquita, Maria do Carmo Silva Santos, João dos Santos Santana, Maria José Lima Amorim, Vilson Silva Santos, Antônio Ivaldo Neves Silva, Blaise Aguiar Varela Leite Mesquita e Sebastiana Dias Souza. A eleição será realizada na Escola Rômulo Galvão, das 08 às 17 h, e os eleitores deverão portar titulo de eleitor e documento com foto para participar da votação.

Câmara Federal debate nesta quarta a situação da Estrada Real na Chapada Diamantina

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 10h01


Uma audiência pública na Câmara Federal, programada para esta quarta-feira (26), debaterá junto à Comissão de Turismo a atual situação da Estrada Real da Bahia e discutirá seu processo de revitalização para incremento do turismo na região da Chapada Diamantina e a repercussão na economia do estado. A audiência decorre da aprovação de requerimento do deputado José Rocha, quando o vice-presidente de Relações Institucionais da ABAV, Pedro Galvão, fará a exposição do tema. Como se sabe, em Minas Gerais a inserção da Estrada Real, como fator do desenvolvimento do turismo histórico, cultural e natural, promoveu um substancial avanço socioeconômico em dezenas de municípios, o que pode acontecer também na Bahia, com a implantação do projeto que ainda se encontra em fase embrionária. Deputados, autoridades federais, o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, além de representantes da iniciativa privada, foram convidados pela Comissão de Turismo da Câmara Federal, que tem na sua presidência o deputado Alex Manente, do PPS de São Paulo. Com informações da coluna Raio Laser, da Tribuna da Bahia.

Com camisas escritas “Agora é Huca” grupo riocontese aquece corrida para as eleições 2016

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 09h51


Foto: Reprodução | Facebook

No último sábado (22), um grupo de pessoas se manifestou pelas ruas de Rio de Contas a favor da candidatura de Hudson Luz Pita, o ‘Huca’, ao executivo municipal. Trajando camisas com os dizeres “Agora é Huca”, alguns eleitores transitaram pela cidade ostentando orgulhosos sua preferência para as eleições de 2016. Essas informações foram publicadas pelo site Rc e Você. Pita trabalha atualmente no Cartório do município e presidiu, por dois mandatos, o legislativo local. Situacionista, Huca pode ser o nome favorito do atual prefeito, Márcio Farias (PSD), a sucessão no cargo.

Livramento: Seis cadeiras de rodas são entregues pela secretaria municipal de saúde

  Quarta, 26.Agosto.2015 às 09h24


Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta terça-feira (25) seis cadeiras de rodas adquiridas junto ao Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred). Os equipamentos foram entregues pela secretária de saúde do município Gicelle Castro e pela assistente social Simone Ramos à pessoas portadoras de necessidades especiais, com objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social das pessoas com deficiência.

Aracatu: Prefeito é suspeito de improbidade administrativa

  Terça, 25.Agosto.2015 às 19h58


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia, gastou R$1.686.148,92 , o que corresponde a aproximadamente, a 18% do total gasto pela prefeitura com pessoal no exercício de 2013, na contratação de mão de obra por tempo determinado sem a realização do indispensável Processo Seletivo Simplificado. Por conta disso, na sessão de hoje (25.08) do Tribunal de Contas dos Municípios, foi punido com uma multa no valor de R$5 mil e será denunciado ao Ministério Público Estadual, que irá apurar o eventual cometimento de crime de improbidade administrativa. Para justificar as contratações ilegais, o prefeito, em sua defesa, disse que, em função da necessidade de contratação de pessoal, buscou amparo numa lei municipal editada desde 2011, que autoriza o chefe do Poder Executivo a contratar sem o processo seletivo. Acrescentou que “o gestor tem que se valer dos instrumentos que estão à sua disposição para gerir e governar”, e que agiu conforme a legislação municipal vigente (embora flagrantemente inconstitucional) em favor das necessidades dos munícipes. Além da multa e da denúncia ao MPE, os conselheiros do TCM determinaram ao prefeito a adoção, no prazo de 90 dias, de medidas legislativas necessárias à edição de nova lei municipal acerca da contratação de pessoal por tempo determinado, em sintonia com a Constituição Federal, após o qual findarão as contratações em curso, para que, já sob o amparo de um novo ordenamento jurídico sobre a matéria, a administração possa efetuar nova seleção de servidores a fim de atender ao excepcional interesse público. Cabe recurso.

Polícia Militar apreende 96 bananas de dinamites em Jequié

  Terça, 25.Agosto.2015 às 16h02


Foto: Divulgação | Polícia MilitaR

olicias militares do 19° BPM/ Jequié apreenderam 96 bananas de dinamite durante operações de Combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), na Rua Ulisses Coelho Lima, Bairro do Km 4, nesta segunda-feira (24). Durante a operação, os militares flagraram algumas pessoas em atitude suspeita em frente a uma casa em construção. Os suspeitos fugiram e o material que foi encontrado escondido dentro da casa foi apresentado a Delegacia.

Município de Dom Basílio deve realizar Concurso público até o final do ano

  Terça, 25.Agosto.2015 às 15h46


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Até fim do ano, deve ser realizado no município de Dom Basílio Concurso Público para provimento de cargos de todos os níveis de escolaridade. A Prefeitura visa realizar concurso público e processo seletivo simplificado e abriu também processo de licitação para contratação de empresa especializada, divulgado através do Diário Oficial da União desta terça-feira (25).  Devem ser ofertados cargos efetivos e temporários para profissionais com formação em nível fundamental, médio/técnico e superior. As propostas serão recebidas a partir do dia 09 de outubro na sua sede, local onde se encontra disponível o edital com mais detalhes e informações sobre o processo licitatório.

Integrantes das Chiquititas se apresentam em Brumado

  Terça, 25.Agosto.2015 às 15h33


A Vivi (Lívia Inhudes) e o Binho (Gui Vieira) das Chiquititas estarão em Brumado no dia 28 de agosto para fazer a alegria da criançada. O show acontece às 19h, na quadra da ENSF com abertura de Chiquinha e Chicão e sua turma. Adquira o ingresso para este grande show e garanta a alegria do seu filho: Ingresso individual: R$30; Casadinha: R$50; alunos da ENSF: R$20; Casadinha (alunos da ENSF) R$ 40. Pontos de vendas: ótica Denize Milhazes, Bela Vista, Mega Shake e ENSF.

Chapada Diamantina é novo polo de vinhos de qualidade, aponta Embrapa

  Terça, 25.Agosto.2015 às 14h29


Manu Dias/Governo da Bahia

Porta de entrada da Chapada Diamantina, a cidade baiana de Morro do Chapéu atrai geólogos com cânions e grutas do período pré-cambriano. Agora, o município de 36 mil habitantes se prepara para expandir o cultivo de uvas e tornar-se a nova fronteira para produção de vinhos no Nordeste. Enquanto especialistas exaltam o potencial da região, o mercado é menos otimista e aponta a oferta reduzida de água como problema. O plantio de uvas começou em 2010 a partir de uma parceria entre produtores, prefeitura, governo estadual e a União das Cooperativas da Região de Champanhe, na França, num investimento inicial de R$ 350 mil. Foram colhidas três safras, numa área experimental de 1,5 hectare (pouco mais de uma quadra). Os resultados entusiasmaram enólogos e produtores, que já plantam para fins comerciais. "Podemos prever que os vinhos da chapada estarão entre os grandes vinhos do Brasil e do mundo", afirma Giuliano Pereira, pesquisador da Embrapa Semiárido e especialista em uvas. As condições climáticas e de altitude são ideais para uvas de boa qualidade. No semiárido baiano, a região fica 1.200 m acima do mar e recebe duas vezes mais chuva que Petrolina e Juazeiro, principal polo vinícola do NE. A temperatura média anual é 19°C, semelhante à da região de Bordeaux, com amplitude térmica diária de de 6°C a 32°C. A primeira colheita comercial deve ocorrer em dois anos. Na fazenda Progresso, uma das maiores da região, estão sendo plantados 14 hectares. Falta ainda atrair vinícolas. A chapada deve focar vinícolas de pequeno e médio porte para produzir vinhos de qualidade, afirma o idealizador do projeto, Jairo Vaz. A ideia não é concorrer com o vale do São Francisco, que produz 7 milhões de garrafas por ano, mas complementar a produção de lá. 

 

Rio de Contas: Foi realizado Curso de Prevenção e Combate a Incêndios

  Terça, 25.Agosto.2015 às 14h14


Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Rio de Contas, através da Secretaria de Meio Ambiente do município, em parceria com a SUDEC – Superintendência da Defesa Civil da Bahia - e o Corpo de Bombeiros, promoveu de 21 a 23 de agosto o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios. As atividades foram acompanhadas pelo Capitão Murilo, Paulo Sérgio (SUDEC),Tenente Wirley  e pela  Associação de Brigadistas de Rio de Contas. Ao fim do curso, todos os alunos receberam um certificado.