Livramento Hoje

Livramento Hoje



Choppada Vip 360º: Novidade do carnaval 2019 em Rio de Contas

  Quinta, 31.Janeiro.2019 às 08h00


Foto: Divulgação

Carnaval é tempo de curtir e viver como se fosse a última vez. E para abrilhantar o seu carnaval de 2019, vem aí a Choppada Vip 360°, No Carnaval de Rio de Contas. Um evento totalmente dinâmico, com sistema All Inclusive e muita modernidade é seu All Inclusive DENTRO DO CIRCUITO DO CARNAVAL. Alimentação: Churrasco, Sushi e Acarajé. Open Bar: Cerveja, Vodka, Catuaba, Caipiroska, água e refrigerante. O evento acontecerá no dia 03 de março (DOM) em Rio de Contas - BA, e contará com uma produção de qualidade, para oferecer o que há de melhor para você. Aguarde breve mais novidades. Este evento carrega o nome do empresário Ney Trindade, que busca mais uma vez produzir o melhor que há no ramo de eventos. Anote na sua agenda dia 03 de março Choppada Vip 360°.

Mulher morre em acidente após colidir com caminhão na BR-101

  Quarta, 30.Janeiro.2019 às 11h00


Foto: Reprodução | Alta Pressão

Uma mulher foi a óbito, na manhã desta terça-feira (29), após acidente envolvendo um carro e um caminhão na BR-101, próximo de Alagoinhas. A colisão entre os veículos foi gerada, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por conta de uma ultrapassagem irregular. Ainda de acordo com informações cedidas pela PRF, a motorista do carro, Magna Costa da Silva, estava sozinha no momento do acidente. O choque entre os veículos destruiu a frente do automóvel da vítima. O motorista do caminhão, que não foi identificado até o momento, se dirigiu a delegacia de Alagoinhas, onde prestou esclarecimentos sobre o ocorrido e foi liberado.

Livramento: Carro colide na lateral de caminhão no Bairro Taquari

  Quarta, 30.Janeiro.2019 às 10h30


Foto: Reprodução | Blog Regional

Na tarde desta terça-feira (29) um acidente de trânsito envolvendo um caminhão Mercedes Benz Atron placa policial MXB 7796 licenciado em Itaberaba/BA e um carro de passeio Voyage placa policial EYL 2372 licenciado em Rio Claro/SP foi registrado na Avenida Ulisses Cambuí Lima, próximo à rodoviária no Bairro Taquari. Segundo informações apuradas pelo Blog Regional, não houve feridos. Policias da (46ª CIPM) estiveram no local e registraram a ocorrência.

Rui Costa pede audiência com ministro para tratar de barragens federais na Bahia

  Quarta, 30.Janeiro.2019 às 10h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Em meio ao luto dos baianos e brasileiros motivado pelo desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, o governador Rui Costa mais uma vez se solidarizou com o povo mineiro e anunciou que quer uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar das barragens federais localizadas no estado da Bahia. O pedido oficial já está em análise na Esplanada dos Ministérios, conforme antecipou o governador durante o Programa Papo Correria desta terça-feira (29). “Eu recebi centenas de mensagens nas redes sociais. Quero tranquilizar a todos, já que o Estado vem monitorando há muito tempo a situação das barragens na Bahia e, assim, vamos permanecer”, disse Rui Costa. Ele determinou inspeção especial na região de Ipiaú e Itagibá; já que muitos baianos desses municípios entraram em contato com esse alerta. O governador aproveitou para tranquilizar o povo baiano e assegurou estar atento. Desde o rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, na última sexta-feira (25), o governador de pronto disponibilizou as forças do Governo do Estado para dar apoio aos mineiros.

Desembargador Jatahy Júnior é eleito novo presidente do TRE-BA

  Quarta, 30.Janeiro.2019 às 09h30


Foto: Divulgação | TRE

A partir do próximo dia 28 de março, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) terá um novo presidente. Eleito de forma unânime nesta segunda-feira (28/1), o desembargador Jatahy Júnior será o sucessor do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e deverá assumir o comando da Corte Eleitoral baiana pelo biênio 2019-2021. A eleição foi realizada durante a sessão de julgamento desta segunda-feira (28/1). Após o anúncio, o desembargador Jatahy Júnior agradeceu aos seus pares pela confiança e garantiu dar continuidade ao trabalho do atual presidente da Corte, desembargador Rotondano. “Quero agradecer, primeiramente, a Deus, e logo depois, a vossa excelência, como presidente da nossa Corte e colega no TJ. Agradeço ainda a todos os demais juízes membros. Quero aqui também registrar que farei o possível, alcançando todos os meus limites, para honrar esses votos, dando seguimento a esta gestão, que colocou o TRE da Bahia em posição de destaque nacional”, disse. 

Livramento: Seis motos foram apreendidas com escapamentos adulterados

Por: Livramento Manchete   Quarta, 30.Janeiro.2019 às 09h00


Foto: Reprodução | Livramento Manchete

A Polícia Militar apreendeu na sede de Livramento de Nossa Senhora, seis motocicletas com escapamentos adulterados e alguma delas sem placa de identificação. A apreensão dos veículos foi para coibir o abuso de motociclistas que usam canos de suas motos adulterados para turbinar e provocar barulho ensurdecedor. Segundo informações da Polícia, o fato ocorreu entre os dias 27 e 28 de janeiro, durante os festejos de São Gonçalo da Canabrava, onde os baderneiros estavam perturbando a paz dos moradores cujo som produzido é muito alto. As motos foram levadas para o pátio do Comando da 46ª CIPM na Avenida Dr. Edilson Pontes. Os proprietários só poderão retirar o bem após trocar o escapamento adulterado, e ser verificada a documentação do veiculo pela a autoridade policial.

Livramento: SEMED informa alteração no calendário letivo e aulas rede municipal de ensino terão início no dia 11 de março

  Quarta, 30.Janeiro.2019 às 08h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

A SEMED - Secretaria de Educação de Livramento de Nossa Senhora, informou na tarde desta terça-feira (29), que as aulas da rede municipal de ensino terão início no dia (11) de março após o carnaval. O ano letivo da rede municipal foi adiado para poder oferecer maior estrutura para alunos e professores. “A Secretaria Municipal de Educação informa que houve mudança no calendário escolar municipal e as aulas iniciarão no dia 11 de março 2019”. Diz o comunicado.

Livramento: Após denuncias homem é detido após ser flagrado dirigindo alcoolizado

  Quarta, 30.Janeiro.2019 às 08h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Na tarde desta terça-feira (29), a Central de Rádio Patrulha da 46ª CIPM recebeu uma ligação informando que tinha um Homem conduzindo um Siena ELX, cor preta, PP. LVY 7580- Pedras de Maria da cruz -MG, em visível estado de embriaguez alcoólica, na Avenida Ulisses Cambuí Lima, em Livramento de Nossa Senhora. De imediato uma guarnição fez a abordagem e ficou constatado que este não possuía CNH e não estava com os documentos do veículo. Devido ao estado de embriaguez alcoólica do indivíduo, o homem foi inicialmente conduzido a UPA e depois encaminhado à delegacia local, foi lavrado o flagrante.

São Gonçalo da Canabrava: Devoção e fé uma das mais antigas e importantes tradições católicas da Bahia

Por: Ascom | Ceforc   Segunda, 28.Janeiro.2019 às 10h01


Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (28), a Comunidade de Cana Brava, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, celebra São Gonçalo do Amarante, uma das mais antigas e importantes tradições católicas da Bahia. A mais de 300 anos, a festa em louvor ao Santo português, reúne romeiros fervorosos que com fé e devoção sobem até a comunidade para rezar, pedir e agradecer as graças alcançadas. Porém a história de São Gonçalo nos remete ao século XII, em 1.187, ano de seu nascimento em Arriconha, pequena vila no norte de Portugal. Nascido na família dos Pereiras, de linhagem nobre, iniciou seus estudos como Sarcedote, vindo a ser posteriormente ordenado e nomeado pároco da freguesia de São Paio de Vizela. Não satisfeito peregrinou até a Terra Santa. Aprendeu a tocar Guitarra ainda jovem, o qual o ajudou a se aproximar de pecadores, principalmente de prostitutas, além de ajudar aos pobres e doentes. Gonçalo faleceu no ano de 1.259, em Amarante, Portugal, onde permaneceu por muito tempo exercendo seu Sacerdócio. Tendo sua beatificação promulgada em 16 de setembro de 1561, pelo então Papa Pio IV. Anos mais tarde, Clemente XI determinou 28 de janeiro como seu dia, o tornando conhecido e venerado mundialmente. Em Livramento, um vaqueiro teria encontrado sua imagem de madeira (há mais de 300 anos), onde se ergueu igreja com sua invocação.

Tragédia em Brumadinho tem 58 mortos confirmados e 305 desaparecidos

  Segunda, 28.Janeiro.2019 às 09h30


Foto: Reprodução | Reuters

Há ainda 305 pessoas ainda desaparecidas, enquanto 192 foram resgatadas com vida até o sábado (26). Há vítimas hospitalizadas e desabrigadas. "Não sabemos a quantidade de corpos ainda, mas os trabalhos estão sendo feitos. Por conta desse fato, vamos estender as buscas neste domingo", afirmou o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais. A Polícia Civil de Minas informou que 19 mortos já foram identificados; veja a lista com os nomes das vítimas. O presidente da Vale, Fabio Schvarstman, disse estar "consternado" com o rompimento da barragem da mineradora e afirmou que não conhece as causas da tragédia nem sua dimensão exata. Um gabinete de crise da tragédia em Brumadinho foi estruturado na Faculdade Asa, que fica a pouco mais de seis quilômetros do local do acidente. Em entrevista a uma rádio de Brumadinho, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o rompimento da barragem da cidade poderia ser evitado.

Governo dificulta repasse do INSS a entidades de aposentados

  Segunda, 28.Janeiro.2019 às 09h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O governo Bolsonaro proibiu o repasse do INSS a entidades que representam os aposentados. A espécie de “imposto sindical” cobrado de alguns segurados da Previdência Social é um dos canais de fraudes identificados pelo governo. Foi inserido na medida provisória editada para combater irregularidades, um dispositivo que exigirá a autorização anual do aposentado para que o desconto seja feito. Há grande ocorrência de aposentados assinarem a autorização para o desconto da mensalidade para essas entidades, na hora em que se aposentam, sem perceber ou nem sabem que estão efetuando esse pagamento. Uma vez autorizado, o repasse é feito de forma permanente até que haja o pedido de cancelamento. O controle é dificultado porque os aposentados não recebem contracheque, que fica disponível apenas online. Na reunião do CNPS, Conselho Nacional de Previdência Social de setembro de 2018, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal foi notificado dois meses depois sobre denúncias de irregularidades envolvendo associações de aposentados. Representantes da Cobap, Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos afirmaram que havia associações fantasmas se valendo do mecanismo para recolherem dinheiro dos aposentados. O desconto pode chegar a 2% do benefício.

Rio de Contas e Paramirim estão na lista das 10 barragens com risco na Bahia segundo agência

  Segunda, 28.Janeiro.2019 às 08h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) no final do ano passado apontou 45 barragens em todo Brasil com algum nível de preocupação. Destas, cinco estão em Minas Gerais e dez na Bahia - maior número em todo o país. Na lista, no entanto, não consta a barragem Mina do Feijão, em Brumadinho (Minas), que se rompeu na sexta-feira (25). O número de barragens vulneráveis no país subiu, em um ano, de 25 para 45. A Bahia é seguida por Alagoas (6) e Minas Gerais (5).O balanço da ANA foi o segundo produzido após o desastre ambiental de Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, sob responsabilidade da mineradora Samarco, em novembro de 2015. “A maioria (das 45 barragens) se deve a problemas de baixo nível de conservação da barragem, mas existem outros motivos como insuficiência do vertedor e falta de comprovação documental da estabilidade da barragem”, diz um trecho do relatório. Na Bahia, as estruturas com risco são: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2, em Camaçari, Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá). No estado, há 426 barragens registradas junto à ANA e, destas, 335 são fiscalizadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ligado ao governo do estado. Mas, para fazer esse trabalho, o órgão conta com uma equipe de apenas seis fiscalizadores. Dados do Relatório de Segurança de Barragens de 2017, publicado no ano passado, apontam que a Agência Nacional de Mineração (ANM) é responsável pela fiscalização de 790 barragens de rejeito espalhadas pelo país. O trabalho de fiscalização, porém, limitou-se a apenas 211 vistorias ocorridas em 2017, o que equivale a 27% dessas instalações. O Brasil possuía, até dezembro de 2017, 24.092 barragens cadastradas pelos órgãos fiscalizadores, englobando todo tipo de barragem. Desse total, apenas 13.997 (ou 58%) estão regularizadas. As informações são do Correio da Bahia.

Livramento: Ação conjunta das Polícias Civil e Militar apreende casal com mandado de prisão em aberto

  Segunda, 28.Janeiro.2019 às 08h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de Livramento de Nossa Senhora, através do Serviço de Investigação e das Guarnições da PM, prendeu na manhã deste sábado (26), no bairro Benito Gama, um casal com mandado de prisão em aberto. O casal identificado sendo Mateus dos Santos Costa E Cleirdes Nascimento Lisboa, foi conduzido e apresentados ao Delegado Plantonista da Delegacia de Livramento. Foi apresentado também  o filho do casal, o menor A.L.L.C ao  Conselho tutelar para direcionar a criança ao abrigo, assim como,  oficiou - se o juiz plantonista, conforme o Boletim de Ocorrência que foi registrado. 

MP recomenda medidas de controle sonoro para Livramento, Rio de Contas, Jussiape e Dom Basílio

  Sexta, 25.Janeiro.2019 às 09h49


Foto: Reprodução

Para prevenir e reprimir a poluição sonora em zonas residenciais e em vias públicas o Ministério Público estadual expediu nesta quinta-feira, dia 24, uma recomendação aos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape e Rio de Constas, com o objetivo de garantir a paz, tranquilidade e sossego à população local. No documento, elaborado pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, é recomendado aos proprietários e condutores de veículos que se abstenham de utilizar quaisquer equipamentos (principalmente aparelhagem sonora conhecida popularmente como “paredão”) que produzam som externo, independente do volume, que perturbe o sossego público nas vias abertas à circulação. Já aos proprietários de instrumentos sonoros, alto falantes ou amplificadores de som, de estabelecimentos comerciais e entidades recreativas, é recomendado que evitem a utilização dos aparelhos a partir das 22h, em áreas habitadas, urbanas ou rurais, salvo se houver isolamento acústico, respeitando os limites previstos em legislação. Além disso, que se abstenham de utilizar os referidos equipamentos antes das 8h e a partir de zero hora em qualquer dia da semana, em qualquer volume, a não ser em casos de áreas permitidas pelas autoridades competentes. Ainda aos proprietários de estabelecimentos comerciais, o promotor recomenda que impeçam o uso de sons automotivos em suas dependências, afixando aviso informativo com a proibição e que acionem a polícia quando necessário. Foi expedido também aos comandantes da Polícia Militar dos municípios que adotem medidas administrativas que combatam o abuso do uso de instrumentos sonoros com a promoção de campanhas educativas, realização de blitz, aferição do volume com decibelímetro ou acionamento do Departamento de Polícia Técnica para perícia e encaminhamento dos envolvidos à Delegacia de Polícia para apuração. Aos prefeitos dos municípios foi recomendado que estabeleçam cooperação com as autoridades policiais e que se abstenham de conceder alvarás de funcionamento, para utilização de aparelho sonoro e sanitário aos estabelecimentos comerciais que não atendam as legislações municipais, estaduais e federais pertinentes e que não possuam os adequados sistemas de proteção acústica ou planos de segurança e de emergência exigidos por lei. O documento ainda é direcionado à Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) para que orientem as empresas sobre os limites da propaganda volante e aos partidos políticos para orientarem os seus filiados sobre os limites de propaganda eleitoral. E aos vereadores dos quatro municípios é colocado que editem projeto de lei fixando a disciplina da utilização do som e os limites de horários em bares, restaurantes, shows, eventos recreativos, entre outras atividades, conforme hábitos da população e zoneamento urbano.

Brasil enfrentará Bolívia, Venezuela e Peru na 1ª fase da Copa América

  Sexta, 25.Janeiro.2019 às 09h30


Foto: Reprodução

A seleção brasileira vai enfrentar Bolívia, Venezuela e Peru na fase de grupos da 46ª Copa América. O sorteio foi realizado nesta noite (24) no Rio de Janeiro.  Ao todo, 12 seleções disputam a Copa América. Elas foram divididas em três grupos com quatro participantes. Além das seleções da América do Sul, Japão e Catar participam como convidados da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), entidade responsável pela competição. A competição acontece no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho deste ano. Como país-sede, o Brasil figura no grupo A. Como país-sede, o Brasil figura no grupo A. O grupo B reúne Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar. Já o Grupo C terá Uruguai, Equador, Japão e Chile.