Livramento Hoje

Livramento Hoje



Câmara aprova ressarcir motorista multado por falta de extintor de incêndio

  Quinta, 01.Outubro.2015 às 20h04


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (1º) projeto que determina a anistia e o ressarcimento dos motoristas que pagaram multas a partir de 1º de janeiro de 2015 por não possuir extintor de incêndio nos veículos. Para virar lei – a proposta apresentada depois de o Conselho Nacional de Trânsito decidir que o uso do extintor não será mais item obrigatório – ainda precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Desde a publicação da decisão do Contran, em 17 de setembro, a falta do equipamento nos veículos deixou de ser considerada infração. Os deputados, então, avaliaram que as multas aplicadas esse ano a quem não possuía o equipamento no carro não foram “justas” e aprovaram o projeto para garantir o ressarcimento aos motoristas punidos pelos departamentos estaduais de trânsito. Com o início do prazo para o uso obrigatório do extintor ABC, aumentou a fiscalização e vários motoristas foram multados por não portar o novo equipamento. O Contran justificou o fim da exigência de extintor com o argumento de que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio. Além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas. Do G1.

Bell Marques e mais quatro super atrações agitam o Maracubom Indoor em Livramento

  Quinta, 01.Outubro.2015 às 19h39


Foto: Divulgação

O Maracubom Indoor que acontece a 10 anos na cidade de Livramento de Nossa Senhora é considerada uma das mais importantes e tradicionais festas da região sudoeste da Bahia. Neste ano na sua décima primeira edição, o evento será realizado entre os dias 25 e 26 de dezembro, no Clube Tio Dedé e promete ficar na história já que traz pela primeira vez na cidade o canto Bell Marques, um dos maiores nomes do axé da Bahia. O tradicional evento que e conhecido pela sua mega estrutura promete neste ano ser recorde de publico. Além de Bell os foliões vão curtir shows com Trio da Huanna, Top da Galáxia, Papazzoni e a banda Djuamba - no dia 26, no Mega Trio Gêmeos, que marcará presença na avenida. Segundo a organizadora do evento a promoter, Janete Meira, tanto Bell como as outras atrações foram as mais pedidas pelo público, que escolheram por votação feita nas redes sociais.

Secretário de Educação em reunião na Escola Dom Pedro II destaca que falta da família nas escolas é uma ameaça ao futuro do ensino

  Quinta, 01.Outubro.2015 às 19h28


Foto: Divulgação

O Secretário de Educação, Sebastião Fernandes de Oliveira (Tiãozinho Professor), continuando a série de visitas que vem fazendo às escolas municipais de Livramento de Nossa Senhora, reuniu-se, no final da tarde de segunda-feira (28), com a direção, corpo administrativo e professores do Grupo Escolar D. Pedro II, no bairro Taquari, para falar sobre a situação do ensino no país, e especificamente sobre Livramento, buscando refletir acerca dos problemas causadores de tal situação, que é realmente preocupante. De forma bastante reflexiva e bem-humorada o secretário fez uma retrospectiva da trajetória educacional nos últimos 20/30 anos, colocando-se no papel de educador nesse período, comparando as condições oferecidas no passado e na atualidade. Em sua fala, conclamou aos presentes para o seguinte questionamento: “Se os recursos tecnológicos estão presentes, os professores muito mais capacitados, merenda, transporte etc., por que o ensino na contemporaneidade está cada vez mais deficitário, em estado caótico, muitas vezes, chegando ao ponto de provocar desestímulo?”. 

Neste aspecto, ele prevê momentos sombrios para a educação e o ensino para a formação de futuros cidadãos e cidadãs. “Do jeito como as coisas andam não dá mais para ser professor, dada tamanha a indisciplina e a violência dentro das escolas”, alerta. E em consonância com todos os educandos ressalta que o problema maior é que falta a família no ambiente da escola, criticando que o acompanhamento familiar, que no passado acontecia de modo  contundente, hoje, praticamente já não existe mais. Falou também sobre a necessidade do trabalho em equipe, unidos em um único propósito para uma educação de qualidade. Segundo Professor Tiãozinho, a secretaria de Educação se coloca como parceira de todos os profissionais da educação e reitera a intenção de realizar um trabalho ético e justo, onde a única política presente será a política educacional. Reafirmou, ainda, que a prioridade da secretaria em sua gestão é para o “bom profissional”, aquele comprometido com uma educação de qualidade.  Colocou-se à disposição para receber sugestões e críticas construtivas, dizendo que este é o modo mais democrático e eficiente para a construção de um trabalho que venha produzir bons frutos para a sociedade. Ao concluir a primeira parte da reunião, recebeu por parte de alguns professores questionamentos, sugestões e por fim solicitação de material didático, necessários para a melhoria e o bom andamento dos trabalhos. Aproveitou para prestar alguns esclarecimentos e deixou o compromisso de empenhar todos os seus esforços para atender as solicitações recebidas. Para encerrar sua fala salientou a importância dos três pilares na educação: “Escola, família e sociedade,” formando assim cidadãos conscientes.  

Livramento: Vereadores homenagearam aluna de São Timóteo

  Quinta, 01.Outubro.2015 às 19h21


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

De iniciativa do vereador José Araújo, a Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora prestou homenagem em uma de suas sessões ordinárias à aluna Fernanda Amorim Almeida, do 8º ano da Unidade Escolar Barão de São Timóteo. A justa homenagem foi pelo bom desempenho da aluna sãotimotense na segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, onde a aluna supracitada ficou entre os melhores do estado da Bahia.
 

Livramento: Acontece dia 01 de novembro evento que celebra o Dia Nacional da Juventude

  Quinta, 01.Outubro.2015 às 16h37


Foto: Divulgação

No dia 01 de novembro, acontece em Livramento de Nossa Senhora, com inicio Catedral, às 8h, evento para celebrar o DNJ (Dia Nacional da Juventude). O momento será de reflexão sobre o tema “Juventude Construindo uma nova Sociedade” e reunirá jovens das paróquias de Nossa Senhora do Livramento; Bom Jesus do Taquarí; São João Batista de Dom Basílio, Santíssimo Sacramento de Rio de Contas e comunidades. Procure as secretarias paroquiais para realizar sua inscrição. Participe deste grande encontro.

Brumado: Médicos que atendem no Hospital Municipal divulgam nota após suspensão dos atendimentos

  Quinta, 01.Outubro.2015 às 10h16


Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Os médicos prestadores de serviços no sistema público de saúde da cidade de Brumado vem a público informar a suspensão dos atendimentos no Hospital Municipal de Brumado, a partir desta quinta-feira (01), assegurando atendimento aos casos de extrema urgência, onde haja risco de morte ou sequela irreversível. Tal postura da classe médica se sustenta no encerramento do contrato vigente no dia 20/09/2015 e no esgotamento do diálogo com os gestores de saúde da cidade de Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias e o secretário municipal de saúde Cláudio Feres. A recente suspensão dos serviços na Policlínica Manoel Fernandes dos Santos, bem como a suspensão das cirurgias eletivas, medidas estas tomadas de forma abrupta e unilateral, sem que os prestadores fossem previamente informados, o que causa grandes prejuízos à população que fica desassistida dos serviços médicos especializados. Informamos que o Ministério Público Estadual já tem ciência da suspensão dos serviços, inclusive já tendo notificado o prefeito e o secretário de saúde mediante resposta negativa dos mesmos na normalização do atendimento médico especializado na cidade, entrou com um pedido de liminar junto ao Juiz de Direito a fim de que não haja desassistência à população brumadense.  Assinam esta nota os médicos do Hospital Municipal de Brumado e Policlínica Manoel Fernandes dos Santos.

Iramaia: Quadrilha invade município e explode agência do BB

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 17h56


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na madrugada desta quarta-feira (30), bandidos fortemente armados invadiram o município de Iramaia, na Chapada Diamantina, e explodiram a agência do Banco do Brasil. A quadrilha inicialmente interrompeu os principais pontos de energia elétrica da cidade e, em seguida, cabos da rede de telefonia. Segundo informações, o forte barulho da explosão pôde ser ouvido em grande parte da cidade. A população ficou em estado de pânico. Os bandidos subtraíram um valor ainda não divulgado e fugiram por acessos a zona rural, abandonando os veículos utilizados durante o crime momentos depois. Por conta do crime, policiais de municípios vizinhos, como Maracás e Jequié, estão em operação na região em busca dos criminosos. Ninguém foi preso até a manhã desta quarta-feira. A agência já havia sido assaltada em janeiro deste ano.

 

                      Fotos: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Definido os confrontos das Oitavas de Finais do Campeonato Rural de Livramento

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 17h48


Foto: Divulgação

Aconteceu na manhã desta quarta feira (30) o sorteio das oitavas de finais do Campeonato Rural 2015 de Livramento de Nossa Senhora, no auditório da Câmara Municipal com a presença do Presidente da LDL, o Senhor José Cotinguiba, do Vice Presidente o Senhor  Ronnie Von Castro, presidentes dos Clubes, autoridades e convidados. Os 16 clubes iniciarão a luta em busca do caneco de campeão do Rural 2015 a partir do próximo final de semana. Nos dias 04 e 11 acontecerão os jogos de ida e nos dias 18 e 25 teremos os jogos de volta, onde conheceremos as oito melhores equipes da competição. A partir de agora o coração do Torcedor vai bater mais forte porque cada jogo será uma decisão.Venham prestigiar e torcer pelo seu time. A Liga Desportiva Livramentense agradece aos 32 clubes participantes do Campeonato e parabeniza  as 16 equipes classificadas  para as oitavas de finais.
 

ASAMIL e Agricultores familiares participam da II FEMAC / IV EXPOAGRO em Macaúbas

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 17h41


Foto: Divulgação

Entre os dias 24 e 27 de setembro, a equipe do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER da ASAMIL, esteve presente em Macaúbas onde aconteceu a II Feira Empresarial de Macaúbas – FEMAC em conjunto com a IV ExpoAgro da Agricultura Familiar do Vale do Paramirim. A abertura do evento no dia 24 foi conduzida pelo Presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaúbas - ACIMAC, Aloisio Rebonato e a mesa contou com as presença do Sr. Claudio Bastos da FETAG, de Wilson Dias, diretor da CAR, do Prefeito de Macaúbas José João Pereira e de outras autoridades da região. Ao longo da feira aconteceram apresentações culturais, exposição de animais, cavalgada e comercialização de artesanato e produtos advindos da agricultura familiar; na oportunidade a ASAMIL apoiou um stand de exposição composto por agricultores familiares dos municípios de Ibipitanga, Érico Cardoso e Rio do Pires. A visitação aos stands da agricultura familiar foi bastante expressiva ao longo de todos os dias do evento, os cerca de 20 beneficiários da ATER Agroecológica que participaram puderam vender seus produtos livres de agrotóxicos diretamente ao consumidor, incrementando a renda dos agricultores e levando produtos de qualidade para a mesa das famílias. Na sexta e no sábado (25 e 26) houve um ciclo de palestras gratuitas que tiveram como tema o Programa do Crédito Fundiário do MDA, a produção intensiva de leite a pasto, políticas públicas territoriais na Bahia, conferência de Mulheres da Bacia do Paramirim, Apicultura como alternativa de renda, palma forrageira, Cadastro Ambiental Rural – CEFIR, Assédio Moral no trabalho e prevenção a DSTs. A ASAMIL agradece à organização do evento, aos visitantes e aos beneficiários/agricultores familiares por fazerem da II FEMAC e IV ExpoAgro um sucesso.

Deputado Nelson Leal Lamentou morte da Prefeita de Camacã

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 09h14


Foto: Reprodução

A morte da prefeita da Camacã, Maria Ângela da Silva Cardoso Castro, no último dia 18 de setembro, vítima de infarto fulminante, causou consternação na Assembleia Legislativa. O deputado Nelson Leal (PSL) apresentou moção de pesar lamentando a perda. “Com coração consternado, me solidarizo com a família enlutada neste momento de dor, pela perda significativa, rogando a Deus que lhes dê resignação e conforto necessários, para seguir adiante”, afirmou.  Maria Ângela, que era filha de Wanderlino Cardoso dos Santos e Valdelice Alves da Silva, nasceu em 14 de setembro de 1955, na cidade de Camacã. Iniciou sua trajetória política no município no ano de 2001 a 2004, quando exerceu o cargo de secretária do Bem Estar Social. “Face ao brilhante trabalho desenvolvido frente daquela Secretaria, foi lançado seu nome a prefeita, não logrando êxito por uma pequena diferença de votos”, lembrou Nelson Leal. Já em outubro de 2008, Ângela foi eleita com uma frente esmagadora (3.197 votos), uma façanha histórica nunca vista no município. E, em consequência, se reelegeu confortavelmente. “Sua meta de governo sempre foi pautada na Assistência Social, considerando suas raízes, por ter sido de família humilde, moradora da zona rural, que conhecia o sofrimento dos menos favorecidos. Governou o município com simplicidade e seriedade que visaram ampliar a qualidade de vida oferecida à população, associando melhorias em infraestrutura, saúde, assistência social e educação, dentre outras prioridades”, completou o deputado. 

Petrobras aumenta gasolina em 6% e diesel em 4%; reajuste vale a partir de hoje

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 08h59


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Os preços de venda dos combustíveis nas refinarias foram reajustados pela Petrobras. O anúncio foi feito na noite dessa desta terça-feira (29) e os reajustes são de 6% na gasolina e 4% no óleo diesel. Os aumentos já valem a partir desta quarta-feira (30) e são em valores médios no Brasil. Em nota, a estatal afirmou, “os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”. Após alta do dólar nos últimos dias, a decisão ocorre também por conta de problemas nos caixas da empresa. A recomposição de preços é uma estratégia para recuperar a situação financeira e permitir que possa manter os investimentos previstos. Ainda não se sabe de quanto será o repasse ao consumidor nos postos.

Bancários de Conquista e região entrarão em greve na próxima terça (06)

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 08h41


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na noite de ontem (29), os bancários que compõem a base de Vitória da Conquista e região estiveram reunidos em assembleia para avaliar contraproposta oferecida pelos bancos. A categoria recusou, por unanimidade, e deliberou pela deflagração da greve por tempo indeterminado a partir do dia 06 de outubro. A Campanha Nacional dos Bancários teve início no dia 11 de agosto com a entrega da minuta à Fenaban. Após quatro rodadas de negociação, os representantes dos bancos se negaram a assumir compromisso com a manutenção dos empregos e não propuseram melhorias para a saúde dos trabalhadores, condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades. No último dia 25, os bancos apresentaram a pior proposta de reajuste da remuneração dos últimos anos: 5,5% em todas as verbas, sendo que a categoria reivindica 16%. O valor oferecido pelos bancos nem mesmo repõe a inflação, que acumulou 9,88% até o início de setembro. Na segunda-feira (5), a categoria se reúne mais uma vez em assembleia para organização da greve ou deliberar sobre uma nova proposta, caso seja apresentada.

Corpo é achado em estação de esgoto da Embasa de Vitória da Conquista

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 08h25


(Foto: Site Blitz Conquista)

Um corpo em estado de decomposição foi encontrado na manhã de terça-feira (29), em uma das instalações da estação de tratamento de esgoto da Embasa, em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia. Em nota, a Embasa confirmou o fato e afirmou que o corpo foi encontrado na grade de contenção de resíduos sólidos da estação elevatória de esgoto 7, após percorrer um trecho da rede coletora de esgoto da cidade. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios passadas ao G1, o corpo é de um homem e foi encontado por volta das 9h30, por funcionários da empresa. Os bombeiros foram chamados para fazer a retirada do corpo e a polícia esteve presente para o levantamento cadavérico. Por causa do avançado estado de decomposição, o corpo, que foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), ainda não foi identificado. A Polícia Civil está investigando o caso.

Dilma veta financiamento empresarial de campanhas eleitorais

  Quarta, 30.Setembro.2015 às 08h19


Foto: Reprodução

A presidenta Dilma sancionou com vetos a lei da minirreforma eleitoral. A nova legislação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta terça-feira (29). Dentre os vetos, está o inciso que permite a doação de empresas para campanhas eleitorais de candidatos, repassadas por meio de partidos políticos ou comitês financeiros das coligações. Também foi vetado o dispositivo que determinava a impressão dos votos dos eleitores pela urna eletrônica. Dilma Rousseff decidiu vetar o financiamento empresarial de campanhas devido à decisão do Supremo Tribunal Federal do último dia 17 de setembro. Nas justificativas dos vetos, a presidenta alega que ouviu o Ministério da Justiça e a Advocacia-Geral da União, segundo os quais esse tipo de contribuições financeiras confrontariam a "a igualdade política e os princípios republicano e democrático". De acordo com mensagem presidencial encaminhada ao Congresso, com as razões do veto, o Tribunal Superior Eleitoral estimou em R$ 1,8 bilhão os custos com o registro impresso dos votos dos eleitores. Por conta desses "altos custos" da implementação da medida, o dois artigos sobre o tema foram vetados pela presidenta. O projeto de lei 5735/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no início do mês. Com a decisão de Dilma, os parlamentares devem se reunir em sessão solene do Congresso Nacional para analisar os vetos, podendo derrubá-los ou não.

Prefeita de Porto Seguro é acionada por contratar Aviões do Forró por R$ 300 mil

  Terça, 29.Setembro.2015 às 19h34


Só a banda Aviões do Forró embolsou R$ 300 mil para se apresentar no município.

Em meio à crise, valores contratados pela Prefeitura de Porto Seguro para contratações das bandas para o período junino deixaram parte da população do município insatisfeita. Para o São João Elétrico, no total, foram gastos mais de R$ 3 milhões. Só a banda Aviões do Forró embolsou R$ 300 mil para se apresentar no município. Uma Ação Popular foi instaurada na Vara de Fazenda Pública da Comarca de Porto Seguro pedindo o bloqueio dos bens da prefeita Claudia Oliveira (PSD) e o consequente ressarcimento dos cofres públicos. A Ação Popular está foi aberta em nome de Marcos Roberto Santos de Souza por ”violação dos princípios administrativos”.