Livramento Hoje

Livramento Hoje



Livramento: Devido aos festejos da Padroeira, feira livre acontece na sexta (14)

  Quinta, 13.Agosto.2015 às 11h56


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Em virtude dos festejos da Padroeira da Paróquia de Livramento de Nossa Senhora, que acontecem no próximo sábado (15), mesmo dia em que acontece a Feira Livre do município, a Administração Municipal informa aos livramentenses que a feira será antecipada para a sexta-feira (14).

Eleções 2016: Médico Valdirando Silva confirma que é “pré-candidato a prefeito de Livramento”

  Quinta, 13.Agosto.2015 às 09h21


Foto: Reprodução | Facebook

O médico Valdirando Silva lança-se pré-candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora para as eleições de 2016. Embora ainda não tenha divulgado de qual partido fará parte, o médico anunciou sua disposição em disputar o poder municipal, em carta publicada na edição de julho do jornal Folha Regional, intitulada  ‘Por que quero ser prefeito’.  No texto, o postulante a gestor municipal  diz que pretende trabalhar em prol da coletividade, atendendo as reivindicações e tratando o município “ com a importância que merece”.  “ Tenho a convicção que só com um governo acessível à população uma cidade tem as reivindicações atendidas da melhor forma, seja na educação, Saúde, assistência social ou no saneamento básico. Sou natural de Livramento, amo essa cidade e acho que ela precisa ser tratada com a importância que merece, levando em consideração o seu passado histórico. Pretendo adentrar na política para servir a coletividade (...)”, escreveu.  Na mensagem , o médico conta ainda sua trajetória de vida e o quanto tem  contribuído  com sua profissão para a melhoria na qualidade de vida da população livramentense. Ressaltou a sua vontade de concorrer ao cargo de prefeito , citando saber das dificuldades e desafio que tem pela frente. “ Minha vida sempre foi permeada por desafios, mas nunca desisti de nenhum deles. Ser prefeito será mais uma missão a qual estou disposto a seguir. Sou um homem de fé, acredito em Deus, nas pessoas e na força do trabalho e Tenho a convicção que, se Deus colocou agora, diante de mim, esta oportunidade, é para eu abraçá-la. Quero aproveitar o momento e informar a população livramentense, da cidade e zona rural, que me encontro a disposição para o que precisarem. E se for da vontade do povo que nas próximas eleições me consagrarem como seu representante, a saúde, bem como a educação, saneamento, dentre as outras áreas, viverão uma transformação como jamais vista em outras gestões. Esse é o meu desejo e lutarei para concretizá-lo”, finalizou.

Aplicativo gratuito do Detran-BA amplia assistência aos condutores

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 20h00


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na tarde de terça-feira (11), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou o Detran-BA Mobile em evento realizado na Sala de Reunião da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A proposta do aplicativo - disponível para dispositivos Android e iOS - é levar mais conteúdo e ampliar os serviços do Detran aos usuários. “As pessoas vão economizar dinheiro e tempo. O deslocamento ao posto do Detran, às vezes, é complicado. Com o aplicativo a gente começa a esvaziar esses postos. A internet permite isso. O aplicativo é uma forma de garantir mais benefícios ao cidadão”, afirmou o governador Rui Costa. Por meio do aplicativo, o cidadão poderá ser alertado sobre os prazos de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consultar os pontos da CNH, saber da situação do licenciamento anual de seu veículo (valores, parcelas, pagamentos, entre outros ítens), ser informado sobre eventuais multas e consultar todo o seu histórico. Quem baixar o Detran-BA Mobile também vai poder acompanhar resultados de exames e se preparar para os exames a partir de simulados. O APP também lembra as datas importantes para o condutor, como renovação de seguros, revisões planejadas, vencimento do extintor, próxima troca de óleo, e checagem de pneus e bateria. Na oportunidade, o Detran também apresentou novidades para o portal do órgão. A partir de agora, o website passa a oferecer a segunda via da habilitação e do documento do veículo.

 

 

Trecho que liga Bairro Polivalente e Bairro Estocada está em obras

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 19h00


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Prefeitura municipal de Livramento, através da empresa vencedora de licitação das obras de pavimentação asfáltica, empréstimo junto ao DESENBAHIA, iniciou na tarde do ultimo dia (11), os preparos para canalização com manilhas. As obras tem por finalidade preparar o local que da acesso o Bairro Polivalente ao Bairro Estocada para realização de obras de pavimentação asfáltica, uma reivindicação  desde que foi aberta a nova via de circulação de veículos e pedestres. 

Hoje acontece inauguração do Bar e Restaurante Dois Irmãos no Bairro Ósorio

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 18h43


Acontece nesta quarta feira (12), a inauguração do Bar e Restaurante Dois Irmãos anexo ao Posto Pai e Filho no Bairro Osorio. Som para você e sua família curtir a noite toda e mais cerveja gelada e deliciosos pratos. Para essa noite especial, o prato da casa será o Sarapatel. E nos finais de semana som ao vivo. A inauguração acontece a partir das 19 horas.

Campanha nacional de vacinação contra a pólio começa neste sábado (15)

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 18h00


Foto: Reprodução

Para combater a doença, o Ministério da Saúde convoca mais uma vez as crianças para a vacinação contra a poliomielite. A partir do próximo sábado (15), o dia D de mobilização, até 31 de agosto, o Ministério da Saúde pretende imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.As doses atrasadas serão aplicadas e agendadasde acordo com a situação de cada criança. Para isso, pais ou responsáveis devem  levar o cartão de vacinação aos postos de saúde.A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada. POLIOMIELITE - O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia.

Vitória da Conquista: Menina de 12 anos é morta; polícia investiga o caso

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 17h00


Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, uma menina de 12 anos de idade foi morta quando trafegava por uma via. O homicídio ocorreu na noite de terça-feira (11), no Bairro Pedrinhas, e, até o momento, o caso não foi elucidado. Segundo informações, a garota chegou a ser socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito ainda no local do crime.  O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Delegacia de homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior investiga o caso. 

GOVERNO vai mudar PLANSERV e deputado teme votação a toque de caixa

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 15h01


Foto: Reprodução

O deputado Luciano Ribeiro, líder do DEM na Assembleia Legislativa, advertiu a Casa Legisaltiva sobre o projeto de lei que será enviado pelo Poder Executivo propondo mudanças substanciais no Planserv e no Funprev. O parlamentar comentou na tribuna nesta terça-feira, 11, que um projeto dessa magnitude não pode chegar em regime de urgência para ser votado (e aprovado) em toque de caixa. Trata-se de mudanças muito abrangentes e que vão penalizar os servidores do estado, confidenciou destacando que "esse tema precisa ser muito bem analisado e discutido". Para o líder do PT na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto, o governo pretende fazer ajustes no Planserv diante da crise financeira que o país atravessa e destacou que o Planserv "é o melhor plano de previdência de servidores do país" e o objetivo do governo é melhorá-lo mais ainda. Rosemberg destacou ainda que o Planserve atende a netos de servidores com até 35 anos de idade, "o que não acontece no meu plano da Petrobras e vou até pedir para participar do Planserv para proteger neus netos", afiançou em plenário. A previsão é de que o PL chegue a Casa no final de semana e a proposta basica será ampliar o atendimento e modificar a tabela de contribuição dos usuários do Planserv. Uma das principais alterações no plano - que não sofre reajuste desde 2011 - é em relação ao teto de contribuição dos servidores que, atualmente, é de R$ 10.250,00. Isto significa que, quem recebe salário acima deste valor, não tem acréscimos na mensalidade. Por isso, o novo projeto aumenta este teto para R$ 22.250,00. A medida atinge 12% dos servidores, cujo plano sofrerá reajuste de mais de 10%. Outros 32% dos beneficiários terão a mensalidade reajustada em até 10%. Já a maioria dos usuários (56%), que está na faixa salarial de até R$ 3.750,00, não terá reajuste. "São mudanças necessárias para garantirmos a saúde financeira do plano, mantermos o que já foi conquistado e ampliarmos a assistência, principalmente no interior do estado", explicou em nota a coordenadora-geral do Planserv, Cristina Cardoso.

Vídeo mostra ação de bandidos na lotérica de Ibitira; um foi morto pela PM

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 14h20


Foto: Reprodução

Imagens do circuito de segurança da lotérica registraram a chegada dos bandidos até a ação da PM. Um deles  chegou a disparar contra os policiais, os quais revidaram e mataram um dos atiradores, identificado como Valdicio de Souza. O outro indivíduo se rendeu deitando no chão do estabelecimento. Entenda o Caso: Na manhã de segunda-feira (10), dois indivíduos tentavam assaltar uma casa lotérica em Ibitira, distrito de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Com a chegada da polícia, a dupla reagiu, houve revide e um dos criminosos foi alvejado e morreu. O bandido morto, Valdicio de Souza, vulgo Pelé, havia fugido da cadeia de  Brumado no último dia 20 de julho, com a ajuda de outros três detentos, danificando as vigas da carceragem com a utilização de um macaco hidráulico. O segundo participante na tentativa de assalto em Ibitira, de prenome Maurício, já está detido na cadeia de Brumado.

Secretaria de educação parabenizou estudantes pelo seu dia

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 10h28


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagema todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades. Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.Vale lembrar queao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes –UNE, em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e toda sua equipe: Coordenadores, Técnico-Pedagógicos, administração, diretores, vice-diretores, professores, e trabalhadores escolares de serviços gerais parabeniza todos os estudantes pelo seu dia que foi comemorado ontem (11).

Entidades Civis de Livramento articulam a participação na Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 10h00


Foto: Ascom/CEFORC

Na manhã da última segunda-feira, 10 de agosto, foi realizada no espaço de eventos da Associação dos Amigos de Livramento – AAL, em Livramento de Nossa Senhora, região do Sertão Produtivo da Bahia, a reunião para discutir a participação na Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema: “Comida de verdade no campo e na cidade”. Essa reunião foi organizada por entidades do Terceiro Setor do município de Livramento de Nossa Senhora, coordenada pela Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento (ASAMIL), Centro de Formação e Organização Comunitária (CEFORC) e Associação Diocesana de Promoção Social (ADIPS). A reunião debateu políticas publicas para garantir a segurança alimentar e nutricional no município, com foco na agricultura familiar. Na ocasião foram eleitos delegados e suplentes, para participarem da 5ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional prevista para acontecer nos dias 12 e 13 de agosto em Caetité, que, também, elegerá participantes para a Conferência Estadual, nos dias 27 e 28 desse mês, em Salvador, Bahia.


Foto: Ascom/CEFORC

Dom Basílio: Comoção e dor marca despedida de homem que morreu de infarto em Livramento

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 09h00


Foto: Tiago Soares | Livramento Hoje

Em clima de muita comoção e em meio ao sentimento de dor e saudade, uma grande multidão se despediu, na tarde na última terça feira (11), do Dombasiliense João Oliveira da Silva, de 37 anos, que morreu vítima de infarto fulminante, após passar mal na Praça João Marques de Oliveira em Livramento de Nossa Senhora, na tarde de segunda feira (10). O corpo foi velado em sua residência na comunidade de Lagoa da Escola, zona rural de Dom Basílio. De lá foi encaminhado para igreja de São Judas Tadeu na comunidade de Passagem onde aconteceu a celebração de corpo presente e em seguida o sepultamento no cemitério de São João Batista. João de Moreno como era conhecido, estava acompanhado da esposa e voltava do INSS quando começou a sentir uma forte dor no peito. Populares que presenciaram a cena acionaram o SAMU que chegou o local e por cerca de 40 minutos os profissionais tentaram reanimar a vitima mais não obtiveram sucesso o mesmo foi encaminhado ao hospital onde uma equipe medica foi mobilizada no atendimento. João Oliveira não resistiu e acabou vindo a óbito.

Concluída votação da PEC que vincula subsídio de advogado da AGU ao do STF

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 08h00


A Câmara dos Deputados concluiu, na noite desta terça feira (11), ao apreciar um destaque que pretendia alterar o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) 443/09, que vincula os subsídios de advogados da União, procuradores e de outras carreiras como delegados da Polícia Federal e da Civil à remuneração de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a apreciação do dispositivo que pretendia incluir as carreiras do fisco como beneficiárias da medida, os deputados concluíram a votação da PEC em primeiro turno. O destaque, que havia sido apresentado pelo PPS, propunha que os auditores da Receita e fiscais do Trabalho fossem incluídos na PEC. No entanto, não houve número suficiente de votos para aprovar o dispositivo. Foram 269 votos a favor, 185 contra e 18 abstenções. Eram necessários, no mínimo, 308 votos a favor para a aprovação do destaque.  Após a divulgação do resultado, houve uma manifestação em plenário de apoio por parte dos advogados da União e protestos dos auditores que gritavam: “A Receita vai parar”, em represália ao resultado da votação. Durante todo o dia, centenas de auditores da Receita e do Trabalho permaneceram nas dependências da Câmara pedindo apoio dos deputados para a aprovação do destaque, que os incluiriaentre os beneficiários da medida. A PEC, que teve seu texto principal aprovado na semana passada, vincula o subsídio do advogado-geral da União e de outras carreiras em 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal STF). Ao concluir a votação do destaque, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou o envio da PEC à comissão especial para a redação final do primeiro turno. O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), comemorou o resultado da votação e afirmou que a base governista está se organizando.  “Foi um resultado positivo e atende as expectativas do governo. Penso que a Câmara está refazendo aquilo que foi feito na semana passada”. Antes da votação, Eduardo Cunha disse considerar normal as reivindicações dos servidores por melhores salários e afirmou que é preciso ter responsabilidade na hora das decisões. “Todos podem vir e pedir o que quiserem. Temos que ver é o produto final que vai ficar e não vamos permitir um produto final que seja irresponsável”. O presidente da Câmara disse ainda que não colocará a proposta para votar em segundo turno, enquanto não votar a PEC 172, do pacto federativo.

Brasil reduziu em 15% emissão de gases do efeito estufa

  Quarta, 12.Agosto.2015 às 07h00


Foto: Reprodução

As emissões brutas de gases do efeito estufa (GEE) no Brasil, entre 1990 e 2013, diminuíram de 1,83 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente (GtCO2e) para 1,59 bilhões de toneladas, o que representa uma queda de 15%. No mesmo período, as emissões globais cresceram mais de 35% alcançando cerca de 52 bilhões de toneladas. Os dados foram divulgados hoje pelo Observatório do Clima (OC), rede que reúne 37 entidades da sociedade civil para discutir as mudanças climáticas no Brasil. Segundo os dados levantados pelo Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa, plataforma de acesso aberto criada pelo OC, o setor de energia teve um incremento de 103% nas emissões do GEE no período de 1990 e 2013, seguido de processos industriais, com 93%, e resíduos, com 68%, e do setor agropecuário que teve alta de 46%. O setor de mudanças do uso da terra teve queda de 56% nas emissões.

Escola Polivalente de Livramento realiza V Gincana Cultural

  Terça, 11.Agosto.2015 às 21h19


Foto: Livramento Hoje

Teve inicio na manhã desta terça feira (11), e segue até a próxima quinta feira (13), a V Gincana Cultural da Escola Polivalente de Livramento. As atividades tiveram inicio no dia do Estudante, onde alunos foram divididos em equipe para realizar diversas provas. O objetivo da gincana é valorizar atitudes éticas nas quais o “Participar” se torna ato primordial em detrimento ao vencer, estimular o desenvolvimento de atitudes cooperativas e solidárias, propiciar o desenvolvimento da organização para o trabalho coletivo e da responsabilidade pela produção grupal, o estreitamento das relações entre aluno e aluno e também aluno e professor, favorecer momentos de convivência agradáveis, possibilitar maior contato entre os estudantes da escola independente da série que estuda e o desenvolvimento da capacidade de participar da vida social da comunidade escolar. Na tarde desta terça feira (11), aconteceu à pesagem dos alimentos arrecadados com a gincana que já chegam a uma tonelada.