Livramento Hoje

Livramento Hoje



BA-148: Homem morre após cair de motocicleta em Lagoa Funda

  Segunda, 17.Agosto.2015 às 16h10


Foto: Livramento Hoje

Um acidente foi registrado na manhã de hoje (17), na BA-148, na Comunidade de Lagoa Funda, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, um homem identificado por Landulfo Meira de Souza, de 63 anos trafegava em uma motocicleta, mas ao passar por uma lombada desequilibrou e caiu. Ele não resistiu aos ferimentos e antes mesmo da chegada do Samu 192 veio a óbito. As polícias Rodoviária e Técnica estiveram no local do acidente para realizarem os procedimentos necessários.  O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado. 

Bandidos atiram contra ônibus de empresa de Turismo brumadense; ocupantes eram de Livramento

  Segunda, 17.Agosto.2015 às 16h06


Foto: Reprodução | Whatsapp

Um ônibus da empresa brumadense TPC Turismos foi alvejado por bandidos na noite de segunda-feira (17). Segundo informações, o coletivo transportava moradores de Livramento de Nossa Senhora e região para o estado de Pernambuco, mas foi abordado por assaltantes armados durante a viagem. Os criminosos se posicionaram no meio da rodovia e exigiram que o motorista parasse atirando contra o ônibus, mas não contavam que passageiros armados revidassem de dentro do ônibus e acabaram fugindo. Não há informações sobre quem eram os passageiros que portavam as armas. Apenas o para-brisas do veículo ficou danificado, não houve feridos.  

Dom Basílio: servidores realizaram manifesto nesta segunda feira pelas ruas do município

  Segunda, 17.Agosto.2015 às 13h34


Foto: Divulgação | SINDSERVDB

O SINDSERVDB realizou na manhã desta segunda-feira (17) pelas ruas de Dom Basílio um manifesto pacífico, com grande presença de servidores públicos. Trata-se do primeiro momento do movimento grevista da categoria, instrumento que objetiva buscar negociações efetivas de forma a atingir um consenso que seja bom para o município e para os seus servidores. No ponto alto do movimento os servidores se concentraram em frente à prefeitura de forma que suas reivindicações fossem ouvidas. Reunidos na Praça São João vários pronunciamentos foram feitos de forma a esclarecer a sociedade os fundamentos e objetivos da greve. Foi salientado que a classe de servidores está em busca do entendimento de forma que as paralisações não penalizem a população por muito tempo. Uma das propostas que surgiu do movimento foi o de criação de uma comissão Tripartite (SINDSERVDB, Poder Executivo e Poder Legislativo) para a discussão das reivindicações, bem como convocação de uma audiência pública para ampliação do debate de forma clara e transparente para chegar ao consenso. Nesta quarta-feira (19) os servidores estrão reunidos em assembleia para avaliação e definição de rumos do movimento

Livramento não aderiu a protesto nacional contra a corrupção; PT e governo Dilma Rousseff

  Segunda, 17.Agosto.2015 às 11h02


Foto: Reprodução

Nesse domingo (16), manifestantes em diferentes cidades do Brasil saíram em passeata para protestar contra a corrupção, o governo Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores. Em Brumado, a causa não atraiu muitos manifestantes e poucas pessoas foram vistas nas ruas. Em Vitória da Conquista, um grande número de pessoas foi às ruas ostentando faixas e cartazes com frases de protesto. Em outras cidades da Bahia, inclusive na capital, foi expressiva a expressão popular, Em Livramento de Nossa Senhora, não houve movimentação.

Veiculo capotou na estrada de Itanagé; vítimas não se feriram gravemente

  Segunda, 17.Agosto.2015 às 10h41


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Um veículo Gol capotou na BA-152, estrada de Itanagé, trecho que liga os municípios de Livramento e Paramirim. O acidente aconteceu na noite de domingo (16) e, segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o automóvel era ocupado por duas pessoas. As vítimas foram socorridas e encaminhadas por uma Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) a uma unidade de saúde.  Informações preliminares indicam que os acidentados são moradores do Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. Não há informações sobre a causa do acidente.

Livramento: Esgoto prejudica moradores da Rua Durval Mandu, no Bairro Taquari

  Segunda, 17.Agosto.2015 às 10h08


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Em contato com o Livramento Hoje, moradores da Rua Durval Mandu, no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, informaram que um esgoto estourado na via tem causado vários transtornos a comunidade local. Segundo relataram, embora tenham improvisado barreiras para conter a água suja acumulada, a ação não tem mais surtido efeito  e água tem escorrido para as portas das casas. A nossa redação entrou em contato com o secretário municipal de governo, Webster Meira, o qual informou que mandará uma equipe ao local para realizar o conserto da tubulação.


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Campeonato Rural fica eletrizante a cada jogo

  Segunda, 17.Agosto.2015 às 09h01


Foto: Divulgação

O Piçarrão voltou a somar três pontos importantes fora de casa contra a forte equipe do Campo Alegre após vencer por 1 a 0. A Matinha atual campeão do Ruralzão abriu o placar, logo no início da partida contra o Tabuleiro, mas cedeu o empate ainda na primeira etapa, ficando no 1 a 1. Quem deixou sua torcida frustrada foi a equipe da Rocinha que perdeu mais uma, dessa vez para o Lourenço pelo placar de 2 a 1. Com essa vitória, OLourenço chega aos 12 pontos na tabela, ocupando a primeira posição geral e com cem por cento de aproveitamento. Apesar do importante empate por 1 a 1 conquistado fora de casa, contra a equipe de Iguatemi, a equipe do Monteiro, um dos favoritos ao título, não teve um resultado satisfatório. Já nos jogos da tarde os aproximadamente 3.000 torcedores que compareceu a Arena Itanagé saiu contente, pois viram um belíssimo espetáculo futebolístico e a equipe local venceu Lagoa Comprida pelo placar de 3 a 0 com uma atuação perfeita do meia Zafãn que ainda, assinalou um gol de placa. No jogo das viradas quem se deu bem foi a equipe da Barrinha ao derrotar o time de Covas 04 pelo placar de 3 a 2 jogando fora de seus domínios. A Várzea D’ Água conquistou um ponto importante rumo a classificação após ficar no 1 a 1 com a equipe de Malhada Grande.

Jiboia de dois metros é vista na zona rural de Livramento

  Domingo, 16.Agosto.2015 às 14h14


Foto: Beto Motos | Livramento Hoje

Os moradores da Comunidade de Jiboia, localizada próximo ao Distrito de Mucambo, passaram por um susto na manhã desse domingo (16). Em contato com o Livramento Hoje, os populares informaram que uma Jiboia - de aproximadamente dois metros -  foi vista circulando em um terreno. "Nunca tinha visto uma cobra deste tamanho", declarou um morador a nossa reportagem. Devido a grande movimentação de pessoas, o animal fugiu mata adentro.

Movimentos planejam protestos em todo o país neste domingo

  Domingo, 16.Agosto.2015 às 08h21


Com a popularidade da presidente Dilma Rousseff em baixa e as crises econômica, política e ética cada vez mais acirradas, movimentos de oposição ao governo da petista saem às ruas neste domingo (16) em protestos programados para todo o país e também no exterior. O Movimento Brasil Livre espera manifestações em, pelo menos, 144 localidades, já o Vem Pra Rua lista 257 cidades em seu site, sendo 19 fora do Brasil. Além do 'fora Dilma', outro mote dos principais movimentos de rua contrários à atual gestão federal, que inclui também o Revoltados Online, é "não vamos pagar a conta do PT".Ao contrário dos protestos anteriores, quando o principal partido de oposição tentou manter uma certa neutralidade, neste domingo, o PSDB e seus principais aliados, como o DEM, PPS e Solidariedade, convocaram as pessoas para irem às ruas. O candidato derrotado do PSDB em 2014, Aécio Neves, sinalizou na sexta-feira (14) em Maceió, onde participa do lançamento da campanha nacional de filiação do seu partido, que vai participar das manifestações, mas não disse onde.

ASAMIL participa do lançamento do Plano Safra 2015/2016

  Domingo, 16.Agosto.2015 às 08h01


Foto: Divulgação | ASAMIL

Na manhã da última quinta feira (13), os coordenadores da ASAMIL Ederlan Amaral, Dilto Aguiar e Caio Tatamiya, juntamente com o Comunicador Popular Bruno Dowbor, acompanharam o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 que aconteceu em Salvador, no salão de eventos do Hotel Othon Palace. Com a presença do Governador Rui Costa, do Ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias e outras autoridades e lideranças, foi anunciado um investimento total 28,9 Bilhões de reais, sendo 1,4 Bilhão para o Estado da Bahia, visando aumentar a oferta de crédito rural e assistência técnica, para fortalecer as cadeias produtivas da agricultora familiar, visando o desenvolvimento rural sustentável. Também estiveram presentes ao evento o superintendente do Banco do Nordeste Jorge Antonio Bagdêve de Oliveira e do Banco do Brasil, que serão os agentes financeiros responsáveis por operacionalizar o crédito aos projetos desenvolvidos. Durante o evento foram lançados 03 editais da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR através do Programa “Bahia Produtiva”, que visam garantir a segurança alimentar e nutricional e a diversificação das fontes de renda da população rural de todos os 27 territórios de identidade do estado, dando sustentação às cadeias produtivas de leite, mel e a projetos socioambientais, beneficiando agricultores familiares, comunidades de fundos e fechos de pasto, empreendedores da economia solidária, povos indígenas, comunidades quilombolas e famílias assentadas de reforma agrária. Na oportunidade, foi assinada também a adesão da Bahia ao Programa Garantia Safra, que garante cobertura de até 80% da produção do agricultor em caso de perda de safra por estiagem ou excesso de chuvas. 


Foto: Divulgação | ASAMIL

Comandante da 46ª CIPM participa dos festejos em louvor a Nossa Senhora do Livramento

  Sábado, 15.Agosto.2015 às 12h23


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), Major Irlando Lino Magalhães de Oliveira participa na manhã de hoje (15), pela primeira vez dos festejos em louvor a Nossa Senhora do Livramento. O Major está acompanhado de sua esposa; do Secretário Municipal de governo, Webster Meira; da Secretária de Assistência Social, Maria Dina Aguiar; e amigos. Em um rápido diálogo com Livramento Hoje, o Major disse estar admirado com tamanha estrutura do evento. " É a primeira vez que estou participando, ainda não tinha noção do tamanho da estrutura da celebração para abrigar tantos fiéis", relatou. A Polícia Militar mantém um efetivo na Praça Dom Hélio Paschoal, em frente ao Conselho Tutelar,  garantindo a segurança do evento.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Bazar de artesanatos está sendo realizado na Praça Dom Hélio Pascoal

  Sábado, 15.Agosto.2015 às 12h03


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Durante as atividades em homenagem a Padroeira de Livramento de Nossa Senhora, está sendo realizado neste sábado (15), na Praça Dom Hélio Pascoal, um bazar onde estão sendo comercializados diferentes tipos de objetos artesanais como: pano de pratos, bonecas de pano, bonecas bordadas e pintadas, jogos de cozinha, flores em E.V.A, garrafas decorativas, dentre outros. Os artesanatos foram confeccionados pelos grupos de convivência socioeducativo do CRAS Estocada e Benito Gama, atividades estas promovidas  pela Secretaria de Assistência Social,  com  o apoio da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora .

Livramento de Nossa Senhora celebra o dia da padroeira do municipio

  Sábado, 15.Agosto.2015 às 11h34


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Em homenagem a Padroeira de Livramento de Nossa Senhora, aconteceu no município, na manhã de hoje (15), missa campal em louvor com o tema "A santíssima Trindade na vidas dos cristãos" e  lema " Deus, o pai em diálogo com seu povo".  A celebração é realizada na Praça Dom Hélio Paschoal em frente a catedral e reúne desde as primeiras horas da manhã centenas de fiéis, de Livramento e regiões circunvizinhas. A missa que este ano completa 300 anos de tradição é celebrada pelo bispo Dom Armando Bucciol.  Logo mais às 18h acontece a procissão com a imagem da Santa Padroeira percorrendo as principais ruas do município, com destino ao Bairro Tomba. Em seguida, haverá um show com o padre Renato Aguiar, na Praça Dom Hélio Pascoal. 

Governo propõe dividir parte do lucro do FGTS com trabalhadores

  Sexta, 14.Agosto.2015 às 19h10


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O governo vai apresentar ao Congresso uma proposta para mudar a forma de remuneração da conta dos trabalhadores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com a iniciativa, tenta evitar a aprovação de um projeto apadrinhado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que corrige o FGTS pelo índice da caderneta de poupança e, na prática, dobra a remuneração do Fundo para os depósitos feitos a partir de janeiro de 2016. Cunha afirmou que colocará esse projeto para votação na semana que vem.A proposta do governo para barrar o avanço do projeto de Cunha é fazer com que parte do lucro obtido pelo Fundo de Garantia seja distribuído entre os trabalhadores, com cada um recebendo um valor proporcional ao seu saldo. Hoje, o lucro é reaplicado no próprio Fundo. Só no ano passado, o ganho chegou a R$ 13 bilhões.O receio do governo é DE que a proposta do presidente da Câmara esvazie os cofres do FGTS, principal fonte de recursos para os financiamentos nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura. Hoje, o rendimento do FGTS é de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). O projeto apadrinhado por Cunha prevê remuneração de 6,17% ao ano mais TR para os depósitos feitos a partir do ano que vem. Pela proposta do governo, a remuneração da conta dos trabalhadores melhoraria, mas não tanto como prevê o projeto apadrinhado por Cunha, e haveria um limite para esse aumento de despesas do FGTS. Um exercício mostra que, se a proposta do governo já estivesse em vigor, a remuneração média das contas do Fundo de Garantia nos últimos três anos teria sido de 5,8%.

Por falta de pagamento, obras da Fiol no lote 5 são paralisadas

  Sexta, 14.Agosto.2015 às 18h43


Foto: Reprodução | Eloí Correa

As obras de um trecho de cerca de 160 km da construção da Ferrovia Oeste-Leste foram paralisadas. As construtoras alegam falta de pagamento do governo e informaram que vão demitir todos os 500 trabalhadores da construção. Segundo a Folha de S. Paulo, a informação foi repassada ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB). De acordo com o parlamentar, as construtoras responsáveis pelo lote 5 das obras, o consórcio Trial-Pavotec, comunicaram aos empregados que não recebem pagamentos há três meses e, por isso, estão interrompendo a construção. O trecho liga as cidades de Caetité a Bom Jesus da Lapa. A Ferrovia Oeste-Leste terá 1,5 mil km, ligando Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). Um primeiro trecho de pouco mais de mil quilômetros até Barreiras (BA) está em construção desde 2010, quando foi chamada de “Joia do PAC”, e tinha previsão para estar pronto em 2012. As obras atrasaram e a nova previsão é que no fim de 2015 os primeiros trechos fiquem concluídos. Por meio de nota enviada ao jornal, a Valec informou que “diante do atual cenário fiscal, o Governo Federal determinou contenção dos gastos públicos (incluindo corte no orçamento do Ministério dos Transportes, que passou para suas vinculadas – Valec, DNIT, ANTT e EPL), o que representou redução no ritmo das obras” e que está averiguando o que ocorreu com a sede da empresa em Guanambi.