Livramento Hoje

Livramento Hoje



Livramento: Fiéis de todo o município se reuniram para os festejos Bom Jesus do Bairro Taquari

  Sexta, 07.Agosto.2015 às 10h46


Foto: Livramento Hoje

Em homenagem a Bom Jesus do Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, uma missa campal  foi celebrada em louvor ao padroeiro. A programação que precede o evento inclui atividades que tiveram início no final do mês de julho, com culminância nesta quinta-feira (06) onde fiéis de todo o município se reuniram  para participar da missa, e logo após um bingo beneficente na sequência procissão até à Catedral de Nossa Senhora do Livramento, onde aconteceu a primeira novena em homengem a padroeira. 
 

Livramento : Legislativo volta a atividade nesta sexta

  Sexta, 07.Agosto.2015 às 10h28


Foto: Divulgação

De volta do recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora reinicia na tarde de hoje (07), os trabalhos legislativos. A expectativa é que os trabalhos em prol da comunidade continuem  e que um grande número de indicações e requerimento beneficiem o município e tragam qualidade de vida para a população.  
 

Porto Sul recebe sinal verde do Ibama para início das obras

  Sexta, 07.Agosto.2015 às 10h11


Foto: Divulgação

A comitiva de deputados da Bahia, sob a liderança da presidente da Comissão da Ferrovia Oeste Leste (Fiol ) e do Porto Sul da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, recebeu a confirmação da presidente do Ibama, Marilene de Oliveira, sobre a completa liberação das obras do Porto Sul. A notícia foi anunciada nesta quinta-feira (06/08), durante audiência no órgão, em Brasília. De acordo com a presidente do Ibama, não existem pendências junto ao órgão ambiental para emissão da Autorização de Supressão Vegetal (SUV). O parecer favorável já está pronto para ser assinado a qualquer momento. No entanto, aguarda-se somente o Decreto de Utilidade Pública (DUP) Federal da área, que deverá ser emitido tecnicamente pelo Ministério de Portos para posterior assinatura pela ministra do Meio Ambiente e pela presidente Dilma Rousseff. Presente na audiência, a Secretaria da Casa Civil da Bahia assegurou que o Governo do Estado já tomou todas as medidas necessárias para a liberação da DUP junto ao Ministério dos Portos. A deputada Ivana Bastos comemorou a notícia. “Acredito que estamos encerrando um longo ciclo de luta em favor da implantação do Porto Sul. Não abriremos mão deste projeto tão essencial para nossa Bahia”, declarou. Estiveram presentes os deputados federais, Bebeto, Daniel Almeida, Davidson Magalhães, os deputados estaduais Ivana Bastos, Zé Raimundo, Fabíola Mansur, Fátima Nunes, Ângela Souza e Bira Coroa, além de Eracy Lafuente, representando o secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Bruno Dauster, e Ailton Fonseca, representando a Bahia Mineração (Bamin).

 

Bahia: Após 86 dias de paralisação, Universidades encerram greve; aulas devem ser retomadas na segunda (10)

  Sexta, 07.Agosto.2015 às 10h07


Foto: Brumado Agora

Após 86 dias de paralisação, em assembleia realizada na quinta-feira (06), os professores  da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram encerrar a greve, após a assinatura de um acordo entre os representantes das secretarias da Educação. Dentre outros benefícios, no acordo, o Governo da Bahia se comprometeu a enviar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa revogando a Lei 7176/97 que, segundo os professores, interfere na autonomia da gestão universitária. Os professores pediam a extinção dessa lei há cerca de 18 anos. As aulas devem ser retomadas na segunda-feira (10).

 

Livramento: Todos Juntos contra a corrupção

  Quarta, 05.Agosto.2015 às 18h54


Cidadão diga não à corrupção. Participe desse grande movimento nacional encabeçado pelo Ministério Público Federal. Pontos de coleta de assinaturas: Gruta Bom Jesus do Taquari (somente no dia 06 de agosto), APLB Sindicato e ADIB (Distrito de Irrigação). Lembre-se: para exercer a sua cidadania leve o seu título de eleitor e o CPF.

 

“MOVIMENTO “CORRUPÇÃO NÃO”

APOIO: Pastoral Jovem, APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia e ADIB – Associação do Distrito de Irrigação do Brumado.

 

PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR: “10 MEDIDAS CONTRA CORRUPÇÃO”

Dispõe sobre propostas legislativas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As medidas estão consolidadas em 20 anteprojetos de lei e buscam, entre outros resultados, evitar a ocorrência de corrupção (via prestação de contas, treinamentos e testes morais de servidores, ações de marketing/conscientização e proteção a quem denuncia a corrupção), criminalizar o enriquecimento ilícito, aumentar penas da corrupção e tornar hedionda aquela de altos valores, agilizar o processo penal e o processo civil de crimes e atos de improbidade, fechar brechas da lei por onde criminosos escapam (via reforma dos sistemas de prescrição e nulidades), criminalizar caixa dois e lavagem eleitorais, permitir punição objetiva de partidos políticos por corrupção em condutas futuras, viabilizar a prisão para evitar que o dinheiro desviado desapareça, agilizar o rastreamento do dinheiro desviado e fechar brechas da lei por onde o dinheiro desviado escapa(via ação de extinção de domínio e confisco alargado). A íntegra das medidas e suas justificativas também podem ser encontradas no site:www.10medidas.mpf.mp.br.

Livramentense recebe perna mecânica; benefício foi conseguido pela Secretaria de Saúde, através Cepred

  Quarta, 05.Agosto.2015 às 18h41


Foto: Divulgação

Genivaldo Moreira dos Santos, morador do Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora,  recebeu um aparelho ortopédico  - perna mecânica - da Secretaria de Saúde do município. O aparelho foi solicitado junto ao Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred) e, além disso, a prefeitura disponibilizou passagens através do TFD (Tratamento Fora do Domicilio) para que Genivaldo possa viajar neste domingo (09) a Salvador  para realizar a primeira manutenção.  Você sabia que o Governo disponibiliza às pessoas com deficiência tratamento de reabilitação e aparelhos auditivos e ortopédicos de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS)? Isso é uma das competências do Ministério da Saúde, através de Secretaria de Saúde de cada estado ou município, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Em cada estado ou município, uma rede de serviços foi criada especificamente para atender às necessidades das pessoas com deficiência visual, física, mental e auditiva, além daquelas com autismo e ostomia. Entre os aparelhos concedidos gratuitamente estão aparelhos auditivos a pacientes que sofrem de doenças que afetam a audição, bolsas de colostomia, urostomia e demais acessórios para recolhimento de material biológico (fezes e urina). Outro serviço disponibilizado às pessoas com deficiência é o fornecimento de peças e aparelhos para correção, complementação ou substituição de membros ou órgãos do corpo (órteses e próteses), como pernas mecânicas, como no caso de Genivaldo, ou ainda  botas, palmilhas, muletas, coletes e cadeiras de rodas. O atendimento, nesses casos, é feito nos centros de reabilitação física, com o intermédio da Secretaria de Saúde estadual ou municipal de onde o usuário resida. Para solicitar órteses, próteses, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção através do SUS é muito simples: Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Havendo indicação, ele vai prescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário. Anexe à prescrição dada pelo médico cópia dos seguintes documentos: CPF e RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), Comprovante de Residência com CEP, Informe pelo menos um número de telefone para contato. Entregue toda a documentação na Secretaria de Saúde do seu município. O atendimento tem início pelo chamado Grupo de Orientação (GO), composto por profissionais da área social e/ou funcional que informam e orientam acerca do funcionamento da unidade. Tem como objetivo, avaliar os vários aspectos das demandas apresentadas e agendar a primeira consulta de acordo com os serviços existentes na unidade.

Agência do Banco do Brasil de Livramento de Nossa Senhora terá novo gerente

  Quarta, 05.Agosto.2015 às 18h08


Gerente Noelma Badaró com clientes e amigos (Foto: Nilson Dantas | Livramento Hoje)

A Gerente do Banco do Brasil de Livramento de Nossa Senhora, Noelma Badaró se despediu dos clientes e amigos, na tarde desta quarta feira (05). Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, Noelma deixará o município para realizar seus trabalhos em outra localidade seguindo as diretrizes do próprio Banco e em respeito às atribuições do seu cargo, a Gerente agradeceu aos clientes e amigos pela acolhida na cidade e expressa seu carinho pela comunidade local. Noelma estava à frente da agência Livramentense há 18 meses e segundo informações deverá assumir agência do Banco do Brasil de Caetité. Nos próximos dias José Dilmar que atualmente  gerência o Banco do Brasil da cidade de Rio de Contas, deverá assumir o cargo.

Livramento promove Conferência Municipal de Assistência Social

  Quarta, 05.Agosto.2015 às 15h05


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Aconteceu em Livramento de Nossa Senhora, nesta quarta-feira (05), das  07h30 as 15h, a VI Conferência Municipal de Assistência Social,  no centro administrativo Josias Lessa, no Bairro taquari. Com a presença de várias autoridades do município, a VI Conferência Municipal de Assistência Social "Consolidar o SUS de vez  rumo a 2026"  tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados(as) para X Conferência Estadual de Assistência Social. A programação  inclui momento cultural, com o grupo de adolescentes do CRAS Estocada, palestra com assistente social Daniela santos Alves, debates, formação grupos de trabalhos, apresentação das propostas, eleição das propostas e eleição dos delegados. A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que prove os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Jaguaquara: Quadrilha explode caixa eletrônico

  Quarta, 05.Agosto.2015 às 09h00


Foto: Blog do Marcos Frahm

Homens armados atacaram um posto do Bradesco em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriça, na madrugada desta quarta-feira (5). A ação teria ocorrido por volta das 2h30, no distrito de Stela Dubois, distante dez quilômetros da sede do município. Segundo informações preliminares da Delegacia Territorial, cerca de dez bandidos, fortemente armados, explodiram um caixa do Bradesco. Não houve feridos na ação. O Blog do Marcos Frahm informou que populares contaram ter ouvidos a detonação dos explosivos, além de tiros. A suspeita é que na fuga a quadrilha pode ter tomado a BR-116. Outra hipótese é que os criminosos podem ter usado a BR-420, ou a BA-250, que liga o entroncamento de Jaguaquara a Itiruçu. Até o momento nenhum suspeito foi preso nem foi informado se houve alguma quantia levada. 

  Quarta, 05.Agosto.2015 às 08h56


Livramento: Vereador Joaquim da Silva 'Kinka' comemora inicio das obras no bairro Benito Gama

  Terça, 04.Agosto.2015 às 18h02


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O vereador Joaquim da silva, o 'Kinka’, esteve nesta terça – feira (04),  no Bairro Benito Gama , em Livramento de Nossa Senhora, acompanhando o inicio dos trabalhos da empresa responsável pela pavimentação asfáltica de ruas daquela localidade. Segundo vereador, o bairro precisava de uma infraestrutura melhor “já que é um bairro esquecido por gestões anteriores. Mesmo assim ainda é muito pouco,  obras e mais obras virão para beneficiar não só o Benito Gama, mas  também  outras localidades”, disse o edil em entrevista ao Livramento Hoje. As ruas beneficiadas serão a F1, H,  J1, O, S1 e rua I e as obras terão custo de R$ 904.862,41. No último dia  16 de julho, o prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP) assinou  um contrato com a DesenBahia - Agência de Fomento do Estado da Bahia - para liberação de um financiamento no valor de R$ 5 milhões. O valor será destinado à execução de projetos de infraestrutura urbana no município, como exemplo, a complementação de obras de pavimentação asfáltica, calçamento e drenagem de ruas na sede, bairros e interior do município.

Bahia: Ações integradas da polícia reduzem assaltos a banco no semiárido baiano

  Terça, 04.Agosto.2015 às 17h47


Foto: Ascom PM

As ações integradas do policiamento preventivo, desenvolvidas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido) e outras unidades da segurança pública, resultaram no fim das ocorrências de assaltos a agências bancárias e arrombamentos a terminais de autoatendimento, em toda a área de cobertura, nos últimos três meses e meio. Até o momento também não houve registro de roubo a carro forte. Com a missão de apoiar o policiamento ordinário em 74 municípios, a companhia implementou algumas ações, no início de setembro de 2014, que contribuíram para o resultado alcançado. As medidas otimizam o policiamento especializado nos eixos da Chapada Diamantina e Microrregião de Irecê. O trabalho da Cipe envolve também as Unidades Operacionais da região, além de intervenções pontuais dos órgãos de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Como resultado das ações, no primeiro semestre de 2015, a PM informa que ocorreram 11 registros contra 26 em 2014. Quanto ao número de arrombamentos a terminais de autoatendimento, a redução ficou em 50%.  Ainda segundo a Polícia Militar, em relação à modalidade de assalto a banco, conhecido como ‘novo cangaço’, houve diminuição de 75%. Com relação às ocorrências envolvendo extorsão, mediante sequestro de gerente ou familiar, aconteceu um registro, no ultimo dia 30 de julho, que se limitou a uma tentativa, pela rápida mobilização do aparato policial para inviabilizar a consumação do delito. A produtividade da Cipe aumentou, principalmente, nas apreensões ocorridas no primeiro semestre de 2015. As prisões em flagrante aumentaram 10% em relação ao total de 2014. Da mesma forma, foram recuperados 155 veículos, o que já supera em 18% o número total do ano passado. Em 2015, a polícia apreendeu 91 armas de fogo e 50 máquinas caça-níqueis, erradicou 106 mil pés de maconha e apreendeu 22 quilos da droga pronta para o consumo. Grandes operações têm sido desenvolvidas na região do semiárido, a exemplo da ‘Varredura’, realizada pela SSP, que já está na 10ª edição e prioriza períodos do mês e localidades para a ação policial. O Comando de Policiamento Especializado (CPE) também desenvolve importantes ações nesse sentido, a exemplo da operação ‘Hermes’ e da Operação de Combate a Crimes Contra Instituições Financeiras. De forma complementar, a Cipe desenvolve operações como a ‘Ronda Rural’, ‘Ações Diurnas e Noturnas’ e ‘Intensificação’. Os resultados se devem à maior integração com as Unidades Operacionais apoiadas, coordenadorias de Polícia Civil e órgãos de inteligência da SSP.

Autoescola 'ostenta' carros avaliados em R$ 200 mil para atrair alunos

  Terça, 04.Agosto.2015 às 17h21


Foto: Divulgação

Uma rede de autoescolas apostou em uma tática diferente para atrair novos alunos e tentar "driblar" a atual crise econômica. A empresa de formação de condutores, que possui uma filial em Santos, no litoral de São Paulo, tem usado veículos como o Camaro e o Audi A6, avaliados em mais de R$ 200 mil, para ações de marketing e promoção da marca. A ideia de usar carros luxuosos surgiu após um período de crise da empresa e com o sucesso da música “Camaro Amarelo”, da dupla Munhoz e Mariano. Em entrevista ao G1, a gestora de Recursos Humanos da autoescola Javarotti, Lilian Pena Forte, explicou a iniciativa. “Teve a onda da música 'Camaro Amarelo' e como estávamos em uma crise, com ausência de alunos, resolvemos investir nisso. Já tivemos Ferrari, Porsche e, agora, surgiu a ideia de comprarmos um Audi A6”, comenta. O Camaro é itinerante e percorre diversas cidades do Estado de São Paulo fazendo propaganda da autoescola. O carro fez sucesso em Santos, onde permaneceu por 12 dias. “O automóvel chama a atenção e dá a impressão que alguém está tendo aulas com ele. Recebemos diversas ligações de alunos perguntando se podem fazer o curso com o Camaro”, diz. Especializada no curso de formação de condutores para pessoas com deficiência, a autoescola estuda realizar uma promoção para que os alunos dirijam os veículos de luxo após terem a Carteira Nacional de Habilitação em mãos. “A gente tem a ideia de fazer uma promoção. Depois que o aluno receber a CNH, terá uma aula no Camaro”, conclui.


Foto: Divulgação

Livramento: Prefeito visita início das obras no Bairro Benito Gama

  Terça, 04.Agosto.2015 às 16h51


Foto: Divulgação

No último dia (16) julho, a Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, através do prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP), assinou um contrato com a DesenBahia - Agência de Fomento do Estado da Bahia - para liberação de um financiamento no valor de R$ 5 milhões. O valor será destinado à execução de projetos de infraestrutura urbana no município, como exemplo, a complementação de obras de pavimentação asfáltica, calçamento e drenagem de ruas na sede, bairros e interior do município. Já na tarde desta terça feira (04), o prefeito esteve, na companhia do Secretario de obras e infraestrutura do municipio Jorge Tanajura Requião, Secretario Municipal de Governo Webster Nobral Meira Lima, Vereador Joaquim da Silva ‘Kinka’ e de lideranças locais, acompanhando o inicio dos trabalhos da empresa responsável pela pavimentação asfáltica de ruas daquela localidade.  Serão  beneficiadas  as ruas serão a F1, H,  J1, O, S1 e rua I e as obras terão custo de R$ 904.862,41, fruto do contrato assinado entre o prefeito  e o DesenBahia.


Foto: Divulgação