Livramento Hoje

Livramento Hoje



Baile de Carnaval Infantil animará a criançada de Livramento

  Sexta, 05.Fevereiro.2016 às 09h05


A criançada terá lugar garantido no Clube de Campo Caiçara, em Livramento de Nossa Senhora, durante o Carnaval. Nas tardes dos dias 07 e 09 de fevereiro, conforme anunciado por Cici Meira, será promovido baile de máscaras e fantasias, e shows com bandas que animarão o público infantil com os sucessos da atualidade, axé, frevo e as tradicionais marchinhas. Crianças, pais ou responsáveis, poderão se divertir com momentos de muita integração e segurança.
 

Rio de Contas: Secretário de Turismo fala do Carnaval, proibições e permissões durante a festa

  Quinta, 04.Fevereiro.2016 às 11h27


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Em entrevista ao Livramento Hoje, na noite de quarta-feira (03), o secretário de Turismo e presidente da Comissão Organizadora do Carnaval do município de Rio de Contas, João Carlos Chaves Souto falou sobre a abertura da festa momesca. Para Souto “a abertura foi muito bonita, participativa. Um prenúncio que o Carnaval vai ser de muito sucesso em Rio de Contas. A praça está muito bonita, bem decorada e com toda a estrutura já montada para realizar um belíssimo Carnaval”, ressaltou. O secretário acredita que o diferencial do Carnaval do município é o que atrai um grande número de turistas, que buscam tranquilidade e alegria, tudo dentro das normas e conforme as leis determinam. “ Rio de Contas sediará  uma das melhores festas do interior da Bahia, é um Carnaval diferenciado, cheio de atrativos. Não são as bandas que são as grandes atrações,  Rio de contas é um verdadeiro atrativo, para onde vem muita gente bonita curtir com muita paz, alegria. Esperamos e contamos com a colaboração de todos. Aqui em  Rio de Contas não é tudo proibido: não é proibido ter som automotivo ou nas casas no Carnaval de Rio de Conta, é proibido o exagero no volume dos sons. A  policia vai permitir que  o carro de som funcione, mas dentro do limite e horário permitido. Então será um Carnaval  muito bom, mas todos têm que participar, respeitando a lei e  direito do outro para que tudo funcione normalmente. Convoco a todos, venham para o Carnaval de Rio de Contas, estamos aqui de braços abertos aguardando”, asseverou.
 

Carnaval de Rio de Contas tem início com muita festa

  Quinta, 04.Fevereiro.2016 às 11h14


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Teve início na quarta-feira (03), o tradicional Carnaval do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Na ocasião, o Prefeito Márcio Farias entregou ao Rei Momo as chaves da cidade, tornando-o simbolicamente o responsável pela festa momesca. O evento teve início às 21 h, com cortejo pelas ruas da cidade,  animado pela Banda Panela de Barro. Em seguida, houve a apresentação do grupo de  dança Lanne Dance e show musical com Betão e banda e ainda  Afro Samba. A festa segue com programação diversificada nos próximos dias, na Praça Esaú Pinto: A dominadora, Djuamba, Banda Semlimite, Novo Kit, Tops do Baile, Fann Estourado, Pegada de Africano, Maderada do Arrocha, Renan Moreira, Neide Vital, Afro Samba, Rapazoni, Afro Samba e Banda Batukerê - Sopro: Amigos do Rosalino, Grupo Panela de Barro e Recordação.


Ricardinho é o pré-candidato a prefeitura de Livramento pela oposição

  Quinta, 04.Fevereiro.2016 às 10h56


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A assessoria do grupo que faz oposição ao atual governo em  Livramento de Nossa Senhora confirmou que os integrantes deste definiram o nome de José Ricardo Assunção Ribeiro, o “Ricardinho”, como o pré-candidato ao executivo municipal nas eleições deste ano. Ricardinho terá o apoio do ex-prefeito do município Carlos Roberto Souto Batista, o “Carlão". Embora tem surgido as propostas de composição política entre Carlão e Emerson Leal,  o consenso do grupo prevaleceu e novos rumos foram concretizados na política livramentense. A pré-candidatura de Ricardinho deve ser oficializada em breve.

Dom Basílio: Veículos colidem em ponte onde foram realizados reparos na última semana

  Quinta, 04.Fevereiro.2016 às 10h17


Foto: Reprodução | Whatsapp

Uma acidente envolvendo um caminhão auto guincho e um caminhão baú foi registrado na ponte localizada sobre o  Riacho Gameleira, nas proximidades do Povoado de Caiçara da Barra, no município de Dom Basílio, na tarde de ontem (03). De acordo com informações obtidas pelo Livramento Hoje, os veículos trafegavam no mesmo sentido, quando o caminhão baú freou bruscamente devido a uma falha na pista e condutor do guincho - que transportava um trator - não conseguiu parar a tempo e colidiu contra o fundo. Não houve feridos, apenas avarias em ambos os veículos.


Foto: Reprodução | Whatsapp

Após ação de criminosos, comunidade de Caraguataí ficou sem internet

  Quinta, 04.Fevereiro.2016 às 09h44


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A comunidade de Caraguataí em Jussiape ficou sem internet na quarta-feira (03), das 8 às 14 horas após vândalos roubarem duas baterias e cabos do sistema de internet da Maxxnet, localizado em Alto do Rosário, em Dom Basílio. A comunidade ficou sem internet por seis horas.

Torcidas e jogadores das equipes Morrinhos e Tingui brigaram durante jogo

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 20h57


Foto: Reprodução

As torcidas e jogadores das equipes  Morrinhos e Tingui se confrontaram no no último domingo (31), no Estádio Dr. Edilson Pontes, em Livramento de Nossa Senhora, nos momentos finais da partida. Segundo informações,  um jogador do time do Morrinhos sofreu uma falta considerada violenta pelos presentes e teve início a confusão. Um dos atletas chegou a ser conduzido ao Hospital  com graves lesões devido a briga.

Após fim de recesso Câmara de Vereadores de Livramento inicia período legislativo 2016

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 20h31


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Do Ascom

A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora iniciou na tarde de terça-feira (02) o novo período do legislativo para o ano de 2016 após fim do recesso parlamentar. Os trabalhos foram abertos com a execução oficial do Hino Nacional e em seguida foi feita a apresentação tradicional da Mensagem do Prefeito que foi lida pelo Secretário de Governo Webster Meira, que também ocupa o cargo de coordenador do setor de Transportes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Este ano a presidência da Mesa Diretora quebrou o protocolo regimentar para propor a realização de uma sessão menos solene já que não havia pautas de projetos para apresentação e discussão de matérias. Assim, o presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Lessa convidou para também fazer parte da mesa algumas autoridades presentes, a exemplo dos secretários municipais Sebastião Fernandes Oliveira (Tiãozinho Professor) da Educação; Norberto Asevedo do Esportes, Turismo e Lazer, Fábio Silva, Controlador Geral do Município; e o Major Irlando Lino Magalhães, Comandante da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora que, inclusive também foi convidado para fazer uso da palavra. Após a leitura de mensagem do poder executivo e fala das autoridades o presidente fraqueou o uso da palavra para os membros da Casa, cada um deles saudando aos colegas e os presentes no plenário. Paulo Lessa encerrou a sessão informando que se sente muito satisfeito em ver que a Câmara Municipal de Vereadores se fortalece cada vez mais e resgata a imagem e a credibilidade do Poder Legislativo que em função de fortes críticas e acusações de apatia parlamentar, agravadas com o desgaste do atual cenário da política em nível nacional, já atua em perfeita harmonia com a população e setores das organizações civis, os demais poderes constituídos e as entidades governamentais.

A realização do “Carnaval Social” de Livramento não foi informada à Polícia Civil em tempo hábil

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 18h58


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O Delegado Regional da 20ª COORPIN, Dr. Leonardo Rabelo relatou hoje à imprensa da região que a realização da festa denominada de “Carnaval Social” em Livramento foi informada à Polícia Civil intempestivamente. “Nós fazemos um planejamento minucioso de todos os eventos a serem realizados nos 21 (vinte e um) municípios da nossa circunscrição, sendo que a referida festa nunca constou da planilha de eventos festivos enviada anualmente à Administração Superior da Polícia Civil.” O gestor regional da Polícia Civil reconhece que o efetivo de policiais da Delegacia de Polícia de Livramento de Nossa Senhora necessitaria de um incremento de Investigadores, Escrivães, bem como de Auxiliares Administrativos, mas disse que a situação logo se normalizará, tendo em vista que novos profissionais, egressos da ACADEPOL, serão nomeados pelo Governador e engrossarão as fileiras da Polícia Civil. Disse também que não concorda com a “liberação” de conduzidos pela Polícia Militar, fato noticiado pelo Comandante da 46ª CIPM em alguns blogs da região, tendo em vista que a legislação pátria é clara no sentido de que toda ocorrência policial deve ser submetida à apreciação de um Delegado de Polícia, o qual então deverá deliberar sobre as providencias a serem tomadas e decidir sobre a necessidade ou não de restrição da liberdade do indivíduo apresentado. “É importante esclarecer que o policial que libera indevidamente um autor de crime pode responder criminalmente e administrativamente, tendo em vista que não há qualquer ato normativo autorizador de tal conduta em nosso ordenamento jurídico.” Outrossim, consta do Art. 308 do Código de Processo Penalque não havendo autoridade (Delegado de Polícia) no lugar em que se tiver efetuado a prisão, o preso será logo apresentado à do lugar mais próximo. Ressaltou o Coordenador Regional que o Delegado de Polícia Edson Souza, lotado na Delegacia de Livramento, encontrava-se de plantão em Brumado, na sede da Coordenadoria de Polícia Civil, no dia da referida festa, o qual poderia atender às ocorrências que porventura acontecessem em quaisquer dos 21 (vinte e um) Municípios integrantes da COORPIN. Por fim, salienta que a Delegacia da Polícia Civil de Livramento, cidade que beira a quantidade de 50.000 habitantes, registrou no mês de janeiro do corrente ano o numero de 100 (cem) ocorrências policiais, sendo que a Polícia Militar apresentou no mesmo período 05 (cinco) ocorrências delituosas (versando sobre crimes) e 02 duas não delituosas (acidentes de trânsito).

Livramentense morre em acidente na BR-101 entre Teixeira de Freitas e Itamaraju

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 18h33


Foto: Reprodução

A livramentense Maria das Dores Silva Bonfim, de 83 anos, que atualmente residia no município de Itamaraju, morreu em um grave acidente automobilístico na tarde de terça-feira (02), na BR 101, trecho entre Teixeira de Freitas e Itamaraju. Ainda não há informações sobre a causa do acidente, apenas que mais quatro pessoas que se envolveram foram encaminhadas pelo Samu 192 , em estado grave, a unidades de saúde. O corpo da senhora que foi encaminhado ainda com vida ao Hospital, foi conduzido ao IML de Teixeira de Freitas, onde foi necropsiado.

Jovem de 18 anos morre em motel após ter primeira relação sexual

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 18h20


Jovem teria sofrido arritmia cardíaca, ou seja, havia morrido de causas naturais. Foto: Reprodução

Do O Dia

A polícia do Paraná investiga a morte de uma jovem após ela passar mal dentro de um motel, em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina, no Paraná, na madrugada de terça-feira (2). A mulher morreu após ter uma crise convulsiva. Segundo a Polícia Civil, Bianca Monteiro, de 18 anos, estava com o namorado, um homem de 34 anos, quando passou mal. A jovem chegou a ser atendida pelo Samu, mas não resistiu. Segundo as primeiras informações, a Bianca morreu logo após ter a sua primeira relação sexual. O casal estava comemorando que a jovem havia feito a prova da segunda fase do vestibular em pedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no domingo. Depois da morte da mulher, seu companheiro foi encaminhado para a delegacia de Cambé, onde prestou depoimento. Ele foi liberado após uma análise de legistas que afirmaram que Bianca Monteiro havia sofrido uma arritmia cardíaca, ou seja, havia morrido de causas naturais.

O Carnaval de Rio de Contas terá atuação severa da 46ª CIPM na proibição de som abusivo automotivo e residencial

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 17h59


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Nesses dois últimos meses, o Major PM Irlando Oliveira, Comandante da 46ª CIPM, participou de várias reuniões no município de Rio de Contas, por ocasião do planejamento do Carnaval/2016. Nesses encontros, foi debatido Segurança Pública com aquela comunidade, como forma de reparar alguns erros sucedidos nos períodos momescos pretéritos, os quais geraram muitos dissabores à população residente, a qual não está acostumada com o bulício tão característico dos grandes eventos. Nas citadas reuniões, houve uma marcante participação do movimento social local denominado "Reinventando o Carnaval de Rio de Contas", aliado, obviamente, aos organizadores do evento, representados, na sua grande maioria, por vários servidores públicos municipais. A pauta mais discutida foi, sem dúvida alguma, o som abusivo automotivo e residencial. E o que é pior: promovidos, na maioria das vezes, pelos turistas! Os foliões que vêm das várias localidades! Talvez, até, por desconhecerem os hábitos e costumes das pessoas dessa cidade bem peculiar. Diferentemente dos anos anteriores, a PM disponibilizará uma Unidade Móvel de Base Comunitária de Segurança, a qual amplia a visibilidade policial, considerando o fato de ela ser estabelecida em um grande veículo, podendo, desta forma, estar atuando em vários locais da cidade, contando, também, com três potentes câmeras de videomonitoramento. Além disso, haverá o emprego de cerca de 65 (sessenta e cinco) PMs/dia, distribuídos nos três turnos. O Comandante assegurou aos  riocontenses que irá colocar a sua tropa para coibir tais abusos, conduzindo os contraventores/criminosos à Delegacia de Polícia, com base na legislação vigente:

Lei de Contravenções Penais - Decreto-lei n° 3.688, de 3 de outubro de 1941:
Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
...
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
...
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997:
...
Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Lei de Crimes Ambientais - Lei n.° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998:
...
Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. Vale dizer, com base no art. 228, do CTB, a Resolução 204 do CONTRAN, datada de 20/10/2006, estabelece os limites de emissão de som e as condições para seu uso em veículos automotores. Vejamos parte dela: Art. 1º. A utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som só será permitida, nas vias terrestres abertas à circulação, em nível de pressão sonora não superior a 80 decibéis – dB(A), medido a 7 m (sete metros) de distância do veículo. Desta forma, a 46ª CIPM emprestará o seu contributo como forma de termos um Carnaval tranquilo, ordeiro e com muita paz e alegria.

Energia eólica também será produzida em Rio de Contas

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 16h37


Foto: Manu Dias/SECOM

Do Correio 24 Horas

A Enel Green Power, que trabalha com geração de energia a partir de fontes renováveis, anunciou o investimento de R$ 440 milhões para construção dos parques eólicos Cristalândia I e II, que juntos terão capacidade instalada de 90 MW – suficiente para iluminar uma cidade com 85 mil habitantes. As usinas serão instaladas em Brumado, Dom Basílio e Rio de Contas. O diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Enel e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico - SDE, Jorge Hereda, assinaram um protocolo de intenções que garante a isenção de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) sobre o valor dos equipamentos que serão implantados nas usinas. Além disso, o documento prevê a participação da companhia italiana nos projetos estaduais Primeiro Estágio e Primeiro Emprego. “Serão gerados 500 empregos diretos durante a construção dos parques eólicos e   10 vagas  quando as usinas começarem a operar, além de 400 empregos indiretos”, afirmou o secretário Jorge Hereda. Durante a assinatura, o diretor da Enel, Marcio Trannin, destacou a vocação do estado na produção de energia a partir dos ventos. A Enel Green Power ganhou no Leilão de Fontes Alternativas, realizado no ano passado, o direito ao fornecimento de energia, por 20 anos, que será produzida através dos dois parques eólicos, com previsão de funcionamento para 2018. Na Bahia, a empresa já conta com 18 usinas eólicas, entre projetos em funcionamento e em fase de construção, com investimentos da ordem de R$ 3 bilhões. Em todo o estado, existem 185 projetos comercializados nos leilões realizados pela Aneel, dos quais 46 estão em operação. “O principal gargalo para a geração de energia eólica está na implantação das linhas de transmissão. O governador levou a questão para o Ministério de Minas e Energia, que a está tratando como prioridade”, disse Hereda. Também foi assinado, ontem, o protocolo de intenções com a Engepack, que vai ampliar a fábrica em Simões Filho, com investimento de R$ 100 milhões. Produtora de embalagens PET, a empresa, que já é líder no mercado de refrigerantes, quer agora investir no setor de laticínios e cervejas. Com a ampliação, a empresa deve gerar mais 66 vagas.
 

Dom Basílio: Ponte localizada sobre o riacho Gameleira apresentou problemas; trecho foi bloqueado e rapidamente recuperado pela Prefeitura

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 16h21


Foto: Divulgação

Um grande buraco se abriu na ponte localizada sobre o riacho Gameleira, nas proximidades do Povoado de Caiçara da Barra, no município de Dom Basílio. A cratera foi formada em decorrência das fortes chuvas ocorridas na região durante a última quinta-feira (28) e, devido ao problema, foi necessária a interdição do trecho, situado na BA- 148.  A prefeitura de Dom Basílio realizou o serviço de recuperação da via bloqueada, liberando o tráfego local em menos de 24 horas.

Seabra: Agência do Banco do Brasil é assaltada

  Quarta, 03.Fevereiro.2016 às 10h32


Foto: Reprodução | Whatsapp

A agência do Banco do Brasil, do município de Seabra, foi assaltada por volta das 1h10 desta quarta-feira (03). Segundo a polícia, cerca de 15 homens chegaram a localidade a bordo de 4 veículos e agiram atacando a unidade. Populares ouviram várias explosões e tiros deflagrados de forma desordenada. A Polícia encontrou próximo as agências cartuchos deflagrados de munições de fuzis calibre 7.62 e 5,56mm.  Guarnições da CIPE Semi Arido e Polícia Militar realizam buscas na região a fim de localizar a quadrilha.