Livramento Hoje

Livramento Hoje



Em reunião histórica secretário de Educação dialoga com diretoras, professoras e trabalhadores em creches

  Quinta, 24.Setembro.2015 às 14h26


Foto: Divulgação

Do Ascom.

O secretário de Educação e Cultura de Livramento de Nossa Senhora, Tiãozinho Professor (Sebastião Fernandes de Oliveira), continua sua luta pela melhoria da educação do município ao desenvolver ações moralizadoras, de fiscalização, e promoção continuada de encontros para avalorização do ensino desde a educação infantil à educação básica, priorizando o aluno como principal personagem para a formação escolar na rede pública municipal. Nesta quarta-feira, 23, na Creche Escola São Gaspar Bertoni, Bairro Taquari,às 16h, o secretário promoveu a primeira de uma série de reuniões com todas as diretoras e professoras das creches locais, sendo estaa primeira vez que isto ocorre na história deste município. O objetivo é conhecer in loco a realidade das práticas educativas nas creches com crianças de 2 a 6 anos residentes tanto na sede do município como em áreas rurais, trabalho realizado pela coordenadora pedagógica Wanda Meira e supervisionado pela coordenadora geral das creches municipais, Maria Cacilda Meira Cardoso (Lia de Beto). Professor Tiãozinho explicou que a educação infantil é um dos principais alicerces para a iniciação das crianças, sua influência e desenvolvimento no ambiente da escola, e para ingresso no ensino básico até a formação acadêmica. Superar essa fase exige do professor e demais trabalhadores em educação a compreensão do universo das crianças, o seu ambiente familiar, a fase da chamada Síndrome do Imperador, a etapa do processo de aprendizado, do conhecimento e da curiosidade, tudo isto resultando em desafiosque devem ser enfrentados e vencidos, apesar de toda uma complexidade que impõe ao professor e funcionários de creches uma responsabilidade quase incomum e que às vezes chega a ser desestimuladora, conforme queixas desses profissionais.

Paramirim: FAINOR pode ter filial no município em 2016

  Quinta, 24.Setembro.2015 às 12h52


Foto: Reprodução | Jornal O Eco

A instalação da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR -, em Paramirim, a qual  ofertará cursos de graduação e pós-graduação, é uma realidade muito próxima que beneficiará toda região.  No último dia 18 de setembro, aconteceu na Câmara de Vereadores em Paramirim, a 1ª reunião técnica para se discutir a viabilização de ações  da unidade de ensino.  O evento contou com as presenças do Professor/doutor Edgard Larry Andrade Soares - Diretor Geral da FAINOR - ; o  Presidente  da instituição , professor Raymundo Vianna, autoridades, profissionais da educação e  representantes da assessoria Jurídica. Segundo o  Jornal O Eco, a expectativa é que a partir de janeiro de 2016 a unidade esteja em funcionamento “beneficiando milhares de jovens e adultos, que dentro em breve, não mais necessitarão sair daqui para irem residir nos grandes centros em busca da graduação superior de qualidade”.
 

Livramento: 'Cidão Aracatu' rebate informações de irmão de vereador e diz que ele foi a vítima de agressão

  Quinta, 24.Setembro.2015 às 12h33


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O vereador de Livramento de Nossa Senhora, Aparecido Lima ''Cidão Aracatu'', registrou na delegacia de Brumado uma suposta agressão, que teria como autor o motorista Arnaldo da Silva, irmão do vereador situacionista Joaquim da Silva "Kinka. Segundo o edil, ele flagrou um ônibus alugado pelo referido município - através da Paca Transportes -, em Brumado, quando deveria estar em Livramento prestando serviços. ‘Cidão Aracatu’ informou que já havia denunciado a utilização irregular do transporte na Tribuna Livre do legislativo e para ter ainda mais provas da irregularidade decidiu fotografar o veículo na Capital do Minério. Ao tentar realizar a ação, segundo o vereador, foi inicialmente agredido verbalmente por Arnaldo e depois empurrado, para que não tirasse as fotos. (Clique aqui e veja ocorrência).

Livramento: Irmão de vereador acusa vereador 'Cidão Aracatu' de agressão

  Quinta, 24.Setembro.2015 às 12h07


Foto: Reprodução | Whatsapp

Arnaldo da Silva, irmão do vereador situacionista Joaquim da Silva "Kinka" afirma que o vereador Aparecido Lima da Silva o 'Cidão Aracatu' do PSD teria o agredido. Segundo ele, o fato aconteceu na última quarta-feira (23), quando iniciava o trabalho de transporte de passageiros – linha Livramento / Brumado, foi surpreendido pelo vereador que o fotografava, bem como o seu veículo, e, descontrolado, o agrediu. Ainda segundo informações de Arnaldo não se sabe o motivo e nem por que teria sido agredido pelo vereador. Um boletim de ocorrência contra o edil será registrado.   

Caminhões se envolvem em acidente na Serra dos Brindes, na BR-030

  Quinta, 24.Setembro.2015 às 10h50


Foto: Reprodução | Caetité Noticias

Um caminhão carregado com maracujá capotou na Serra dos Brindes, trecho da BR-030 que liga os municípios de Caetité a Guanambi. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (24)  e segundo informações do Caetité Notícias, o motorista do caminhão teria perdido o controle do direção na perigosa curva e capotou. Momentos após, outro caminhão que vinha no sentido oposto não conseguiu frear e acabou colidindo no veículo que já estava tombado. As vítimas do acidente foram socorridas pelo SAMU 192 e conduzidas para o Hospital Regional de Guanambi.

Madeira legalizada e de qualidade é na Eucaliptos Livramento

  Quinta, 24.Setembro.2015 às 10h17


Conheça a Eucaliptos Livramento. Trabalhamos com madeira de eucalipto tratada para cerca comum e elétrica, currais, irrigação, estufas, postes de energia, estacas para galpões e construção civil com até 12 metros de comprimento. Produtos legalizados adquiridos em reflorestamento e madeira com 15 anos de garantia. Faça-nos uma visita: Bairro Taquari, saída para Brumado, em frente ao posto são Cristóvão. Telefones: (77) 9152 - 1152 / 9849-9704.

Helicóptero usado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar cai em Maceió

  Quarta, 23.Setembro.2015 às 14h49


Foto: Carolina Sanches/G1

Um helicóptero usado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar caiu no bairro da Santa Lúcia, parte alta de Maceió. De acordo com as informações oficiais repassadas pela PM, a aeronave explodiu ao cair no solo. Quatro pessoas que estavam a bordo morreram. As vítimas foram identificadas como capitão Assunção e os soldados Diogo Melo e De Moura, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e major Milton Carnaúba, do Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu próximo ao Aeroclube de Maceió. Ainda segundo informações da PM, a aeronave caiu sobre um veículo que estava estacionado na rua, mas não feriu ninguém no solo. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e encaminhou diversas viaturas de resgate e de combate a incêndio. "Tinham dois pilotos experientes [a bordo], dois tripulantes, todos militares. Estamos muito surpresos com o que aconteceu, mas vamos aguardar as investigações para determinar o que verdadeiramente aconteceu", afirmou o governador ao ressaltar que o Estado vai prestar total apoio às famílias das vítimas. O coronel André, do setor de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, afirmou que a aeronave, Falcão 02, estava em perfeitas condições e não tinha histórico de mau funcionamento. "Decolou do aeroporto e foi simplesmente fazer um patrulhamento. Dizer o que realmente aconteceu é muito preliminar", avaliou. Ainda de acordo com o coronel, a aeronave era de 1992, mas estava em perfeitas condições. "O que importa são as condições da aeronave e as substituições das peças". Ele disse também que a perícia do acidente ficará a cargo da Aeronáutica. A prefeitura de Maceió decretou luto oficial de três dias e designou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, para ajudar nas demandas do governo acerca das investigações do acidente. Também por causa do acidente, a Polícia Militar cancelou a programação referente ao 14º aniversário da Radiopatrulha, o programa Vem Ver a Banda Tocar, nas apresentações da próxima sexta-feira, 25, no Corredor Vera Arruda e no domingo, 27, na orla da Ponta Verde, além da participação da banda de música nos eventos externos até o dia 27. Do G1.

Livramento: Ordem Demolay realiza semana do trânsito

  Quarta, 23.Setembro.2015 às 07h29


Foto: Divulgação

O capítulo Livramentense da Ordem DeMolay, como uma instituição filantrópica que preza pelo bem estar geral da população, está realizando, dos dias 21 a 27 de setembro desse mês, a Semana do Trânsito. O evento consiste em uma série de atividades que ocorreram essa semana. O foco principal da semana do trânsito é o uso do celular no trânsito, meio este, que é o principal causador de acidentes em nossa cidade. Se realizará no dia 25 (Sexta), uma Palestra na câmara de vereadores, as 19:00h, e no domingo uma caminhada que sairá da Praça Pedro Mandu (praça do hospital), até a Praça da Igreja, onde será servido um café da manhã.
 

Devido às altas temperaturas, Dono instala ar-condicionado na casa da cadela no Tocantins

  Quarta, 23.Setembro.2015 às 07h21


Foto: Guaraí Notícias

As altas temperaturas do município de Guaraí, no Tocantins, que chegam até a 40ºC, fizeram o dono de uma cadela pastora alemã presenteá-la com um ‘mimo’ bastante útil. O proprietário do animal de estimação - a pastora alemã Hana, de um ano e um mês -, o autônomo Wyomar Ramos de Araújo, de 39 anos, trabalha com a instalação e manutenção de ar-condicionado. Devido ao calor, ele instalou um ar-condicionado na casinha de Hana, para evitar que sofresse os efeitos do calor, já que nos dias de alta temperatura o animal ficava inquieto. A sugestão foi da filha Wyomara, de 11 anos.

Livramento: CEFORC discute Tecnologia Social de acesso a água na comunidade de Lagoa da Pedra

  Quarta, 23.Setembro.2015 às 07h10


Foto: Ascom/CEFORC

O Centro de Formação e Organização Comunitária - CEFORC participou no último sábado, 19 de setembro, de uma reunião na comunidade de Lagoa da Pedra, Distrito de Iguatemi, Livramento de Nossa Senhora, Bahia, para discutir acerca do acesso à água para o consumo humano, através do Programa Cisternas, que visa à concessão de Cisternas que têm a capacidade de armazenar 16.000 mil litros de água da chuva. A Comunidade de Lagoa da Pedra está sofrendo com a escassez de água, principalmente, de qualidade, pois, a ofertada é do Sistema de Abastecimento da Associação do Desenvolvimento Comunitário de Lagoa Nova, que atende, ainda, as comunidades de: Lagoa Nova, Santa Cruz, Itapicuru dos Dourados, Gado Bravo, Lagoa Comprida, Papagaio e Charco. Na ocasião, o presidente do CEFORC, Hugolino Lima, ouviu a reivindicação da população dessa comunidade e, informou que irá encaminhar a solicitação da comunidade de Lagoa da Pedra para os órgãos responsáveis dos governos: Federal e, também, as entidades do terceiro setor, como a ASAMIL, que está construindo essas cisternas no município de Livramento. Salientamos que o município de Livramento de Nossa Senhora está para ser universalizado com a Construção das Cisternas, que são financiadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Justiça bloqueia R$ 5 milhões em bens de Nilo Coelho

  Quarta, 23.Setembro.2015 às 07h00


Foto: Reprodução | Blog do Anderson

A Justiça Federal bloqueou cerca de R$ 5 milhões em bens do ex-governador e ex-prefeito da cidade de Guanambi, Nilo Coelho, de acordo com informações do Ministério Público Federal, divulgadas na terça-feira (22). Uma empresa e mais 11 pessoas tiveram bens bloqueados. Eles respondem a ações de improbidade administrativa movidas pela Procuradoria. Segundo o MPF, entre os envolvidos, estão o atual secretário municipal de Infraestrutura, Geovane Mercês Alves, além de integrantes da comissão de licitação e também particulares. Com base em informações do MPF, o objetivo da ação é garantir o "eventual ressarcimento dos cofres públicos e pagamento de multas em razão de atos de improbidade administrativa" em Guanambi, durante a administração de Nilo Coelho, referentes a licitações para locação de caminhões, construção de casas populares e reforma de um colégio. À TV Sudoeste, ele disse que não foi notificado pela Justiça Federal sobre o bloqueio dos bens. No entanto, informou que sabe da ação movida pelo MPF e que tinha entrado com uma ação cautelar para impedir a ação. O ex-governador disse que cumpriu com rigor o dever como prefeito e que zelou pelo dinheiro público. A assessoria de comunicação do secretário municipal Geovane Mercês Alves ficou de se posicionar por meio de nota. 

VIVO INAUGURA REVENDA NESTE SÁBADO - A ÚNICA CREDENCIADA VIVO EM LIVRAMENTO/BA

  Terça, 22.Setembro.2015 às 22h31


Foto: Divulgação

A Operadora Vivo, com seu novo projeto de Revenda Padronizada em todo Brasil, inaugura neste sábado, 26 de Setembro, em Livramento, na Avenida Presidente Vargas, nº 174, ao lado da Luma Modas. A Revenda Exclusiva para seus Clientes, todo atendimento de produtos e serviços, alavancados pela marca de telefonia mais valorizada do mercado: VIVO. Em Livramento, somente esta Revenda está autorizada a prestar serviços pela operadora Vivo, Garanta Produtos e serviços, com garantia 100%  VIVO no credenciado autorizado.
Tel de Contato: 
77 3444-1613
77 9968-1945
 

Livramento e mais 108 municípios baianos iniciarão cadastramento biométrico de eleitores a partir deste mês

  Terça, 22.Setembro.2015 às 09h26


Foto: Reprodução

De acordo com a Resolução Administrativa nº 9/2015 do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, até o final deste mês de setembro, outros 109 municípios baianos iniciarão a implementação da sistemática de coletas de dados biométricos – impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada – de seus eleitores, mediante atendimento ordinário do eleitorado, ou seja, à medida que estes procurarem o atendimento da Justiça Eleitoral para realizar algum serviço, serão recadastrados biometricamente. A Justiça Eleitoral baiana já recadastrou biometricamente cerca de 600 mil eleitores. Em 2009 a cidade de Pojuca foi o projeto-piloto e no biênio de 2013 e 2014, outros 29 municípios fizeram a revisão biométrica, alavancando os números no Estado. As cidades de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista iniciaram o procedimento ordinário no final do ano passado, buscando beneficiar mais de 2,5 milhões de eleitores, somadas as três localidades. Alagoinhas, Jaguaquara, Itagibá, São Francisco e outras 9 cidades já estão em processo de revisão do eleitorado com biometria. O Diretor-Geral do TRE-BA, André Beserra, que preside a Comissão de Biometria, destaca que “na medida em que confere mais segurança no momento do voto, a biometria é um processo trabalhoso e meticuloso”. Segundo o gestor, há também a dependência de kits biométricos enviados pelo TSE para realizar o procedimento; além disso, todos devem ser testados e enviados para os cartórios do Estado. No processo de cadastramento biométrico dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, para otimizar as ações, solicita apoio às administrações locais no que se refere a cessão de pessoal e, sempre que necessário, de locais para a realização dos trabalhos, como aconteceu nos municípios de Aramari e Araçás, integrantes da 163ª ZE, com sede em Alagoinhas, no mês de agosto. “Sem esse auxílio, certamente, o nosso trabalho seria ainda mais difícil”, conclui o Diretor do órgão. Nesta etapa, a medida atenderá 55 Zonas Eleitorais, passando por cidades como Jequié, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, Valença, Porto Seguro, Cruz das Almas, Serrinha e Camaçari. (Confira a Lista completa).

Livramento: A bordo de uma moto, mulher faz ultrapassagem e colide frontalmente contra outra motocicleta

  Terça, 22.Setembro.2015 às 09h06


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na manhã de hoje (22), duas motos colidiram na Avenida Leônidas Cardoso, em frente a 46ª CIPM, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações obtidas pelo Livramento Hoje, uma mulher trafegava em uma moto Honda Bros – sentido o centro da cidade – mas ao fazer uma ultrapassagem colidiu frontalmente contra uma motocicleta do mesmo modelo  que seguia para o Bairro Taquari e era conduzida por um homem. Com o impacto da colisão, a mulher acabou caindo da motocicleta e teve ferimentos leves. Ela foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e foi encaminhada ao Hospital Municipal. A Polícia Militar controlou o trânsito no local e registrou a ocorrência.

Maracás: Caminhão com carga de madeira ilegal bate em barranco e motorista morre

  Terça, 22.Setembro.2015 às 08h11


Foto: Vandinho Maracás

Um homem de 50 anos morreu após perder o controle do veículo que conduzia na Rodovia BA-026, trecho da localidade de Pé de Serra, há 25 Km da cidade de Maracás. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual – PRE, Pelotão de Jequié, o acidente aconteceu por volta das 11h desta segunda-feira (21), quando Geraldo Eustáquio Ferreira da Silva perdeu o controle do caminhão-baú modelo Volkswagen 24-250, de placa HIA-5589, de Ewbank da Câmara-MG que saiu da pista e colidiu num barranco as margens da estrada. Geraldo, que era morador de Minas, ficou preso as ferragens retorcidas e não resistiu aos ferimentos, indo a óbito no local do acidente. O veículo transportava uma carga de madeira nativa que a polícia acredita ser de origem ilegal. No baú, além do madeiramento, o caminhão ainda levava arroz. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para os procedimentos normais. As causas do desastre serão apuradas pela polícia judiciária de Maracás. Blog Marcos Frahm.