Livramento Hoje

Livramento Hoje



Dom Basílio: Continua a campanha de vacinação contra a gripe

  Quinta, 14.Maio.2015 às 10h02


Foto: Divulgação

Começou em Dom Basílio, a Campanha de Imunização Contra a Gripe, tendo como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” e reforça o conceito de proteção. Devem ser imunizados trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de 06 meses a menores de 05 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional penitenciário. No ultimo sábado dia 09 de Maio, foi o dia de Mobilização Nacional, “Dia D”, onde todas Unidades Básicas do Município abriram para vacinação Contra a Gripe. A vacinação é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da diversidade antigênica e genômica a cada ano. A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracteriza pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico.

 Prevenção contra a gripe

Além da vacina, é importante que as mãos sejam sempre lavadas e evitar ambientes fechados.

Sintomas da Gripe

Febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dorMUSCULAR  e nas articulações, são sintomas comuns da gripe. Se houver falta de ar e febre por mais de três dias são sinais de agravamento dos sintomas. Em caso de gripe procure um médico, pois a gripe pode ser fatal.

Reações da vacina contra a gripe

Podem ocorrer dor no local da aplicação da vacina, vermelhidão e enrijecimento mas costumam passar em 48h.

Contraindicação da vacina contra a gripe 

Não devem tomar a vacina pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados. Em caso de dúvida, procure seu médico.

A expectativa da Secretaria de Saúde do Município de Dom Basílio é de vacinar 2.945 pessoas, o equivalente a 80% dos pacientes do grupo de risco. Procure uma Unidade de Saúde, portando o seu cartão de vacinação para se vacinar. Para garantir a proteção antes do início do inverno, é fundamental realizar a imunização no período da campanha, que termina dia 22.

Livramento: Após 33 anos, 'Chiquinho do PT’ se desfilia do partido

  Quarta, 13.Maio.2015 às 22h25


Foto: Reprodução

Após 33 anos de militância, Francisco Aguiar Rocha , o conhecido como ‘Chiquinho do PT’, desfiliou-se do  Partido dos Trabalhadores. Ele deu entrada no pedido de desfiliação do Diretório do PT em Livramento de Nossa Senhora em 16 de março deste ano e diz na carta de despedida que escreveu “fui até o fim um petista à moda antiga, sem submeter-me às novas imposições que estamos vendo agora”. O riocontense se despede do partido e, através da carta, descreve suas decepções e mágoas com o partido. Clique aqui e leia a “Carta de Despedida do PT”, de Chiquinho

 

Livramento: "Cura Lemos" é eleito presidente do conselho municipal de saúde

  Quarta, 13.Maio.2015 às 22h18


Foto: Reprodução | Facebook

Aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, na terça-feira (12), a eleição para escolha do novo presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O CMS é um  órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros. Tem como características: Criado por Lei Municipal; Deve possuir Regimento Interno; Deve dispor de recursos organizacionais, humanos, logísticos de informações e financeiros; Deve aprovar o Plano Municipal de Saúde e Relatório de Gestão; Deve conhecer as necessidades da comunidade, do município, a fim de garantir a resolubilidade das ações;  As decisões dos conselheiros são tomadas através de deliberações que devem ter a homologação do chefe do Poder Executivo; entre outras.  Realizados os procedimentos de praxe, o enfermeiro Jurandi Colombo Lemos Filho - Cura Lemos, foi eleito pela maioria dos votos, para presidir o CMS durante o biênio 2015/2016.

Livramento: SAC Móvel começará atender nesta quinta feira dia (14)

  Quarta, 13.Maio.2015 às 19h42


Foto: Divulgação

Nesta quinta (14) e sexta feira (15) de maio, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Itinerante estará atendendo no município de Livramento de Nossa Senhora, na Praça Zezinho Tanajura, centro da cidade. Oferecendo os serviços essenciais da rede - emissão carteira de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, recadastramento de inativos, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Os atendimentos serão realizados das 8h às 18h, onde estarão disponíveis 250 senhas (diárias) para a emissão do documento de identidade. 

Motor de avião com destino a Vitória da Conquista para de funcionar após decolagem

  Terça, 12.Maio.2015 às 22h09


Foto: Reprodução | Blog do Anderson

O motor do avião ATR 72 parou de funcionar logo após a decolagem. O voo 2234 saía de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Vitória da Conquista. Leitores do Blog do Anderson informaram que passageiros se sentiram mal e, após o pouso, o avião permaneceu com inclinação para o lado esquerdo. A companhia aérea Passaredo, responsável pelo translado, informou em nota ao blog que os procedimentos operacionais requeridos foram realizados pela tripulação e a aeronave retornou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os 61 passageiros e 4 tripulantes desembarcaram às 12h40, dez minutos depois da decolagem do avião, e foram reacomodados em outros voos.

Parecer com mudanças no sistema eleitoral já pode ser votado pela Câmara

  Terça, 12.Maio.2015 às 21h46


Foto: J.R. Neto/ PTB

O deputado federal (PTB-BA), Benito Gama, membro titular da Comissão Especial de Reforma Política informou que foi entregue, nesta terça-feira (12), o parecer à proposta de reforma política. No parecer, as mudanças no sistema eleitoral incluem: o fim da reeleição, voto distrital (sistema majoritário em que a circunscrição é a própria unidade de federação), mandato de cinco anos a começar a partir de 2023, suplência de senador para o candidato mais votado, financiamento misto de campanha (neste caso as empresas que possuem contrato com Governo não vão poder doar) e mandato de dois anos para prefeito com direito à reeleição. O deputado federal, Benito Gama atuou em todo o processo de articulação para inclusão destas medidas no parecer. Segundo ele, o relatório, de autoria do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), poderá ser votado já na próxima sexta-feira (15).

Dom Basílio: Prefeitura entrega posto de saúde Santa Luzia totalmente reformado

  Terça, 12.Maio.2015 às 21h39


Foto: Divulgação

Dando continuidade à política de estruturação da Atenção Básica Municipal, a Prefeitura Municipal de Dom Basílio entregou a população, mais uma Unidade de Saúde totalmente reformada. O Posto de Saúde Santa Luzia (Policlínica) foi totalmente reformado, proporcionando maior conforto aos pacientes e aos profissionais, garantindo uma melhor assistência a população dombasiliense. A reforma foi uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal. Atualmente, o Posto de Saúde Santa Luzia disponibiliza atendimento Médico em Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pequenas cirurgias, Ortopedia, Consultas Pré-Anestésicas, e conta também com Serviços de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem Obstétrica e com o Programa de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa).

Bahia: Universidades estaduais entram em greve, por tempo indeterminado, nesta quarta (13)

  Terça, 12.Maio.2015 às 21h30


Foto: Brumado Agora

Após assembleia realizada no dia 07 de maio, professores das quatro universidades estaduais da Bahia - Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) - iniciarão uma greve nesta quarta-feira (13). A paralisação acontece por tempo indeterminado e será iniciada às 7h, com ato público e fechamento dos portões das unidades de ensino. As reivindicações da categoria incluem a crise orçamentária das instituições, déficit no quadro de vagas, insuficiência de materiais didáticos e equipamentos nos laboratórios, falta de política eficaz de permanência estudantil, atrasos em bolsas de auxílio à pesquisa, entre outros.

Livramento: Morre o ex vereador Amâncio Lima Aguiar, o Aguiar da rua do Areião

  Segunda, 11.Maio.2015 às 19h47


Foto: Reprodução

Faleceu no final da tarde desta segunda-feira (11) no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, o ex-vereador e ex-presidente do PMDB, em Livramento de Nossa Senhora, Amancio Lima Aguiar, o 'Aguiar da Rua do Areião'. Segundo informacões obtidas pelo Livramento Hoje,  Aguiar teria sofrido um AVC (acidente vascular cerebrale desde então seu estado de saúde foi se agravando. Aguiar foi eleito a vereador por dois mandatos, de 1988 a 1992 e de 1996 a 2000, e  foi um dos vereadores que elaboraram a Lei Orgânica do município, que foi promulgada em  abril de 1990. Ainda não há informações sobre o local do velório, tampouco o horário do sepultamento, que deve ocorrer nesta terça- feira (12).

Tudo Diferente: ‘Manhãs de Sol do Passa Quatro’ tem início com homenagem as Mães

  Segunda, 11.Maio.2015 às 17h06


Foto: Markos Onofre | Livramento Hoje

No último domingo (10) – Dia das Mães – tiveram início às ‘Manhãs de Sol do Passa Quatro’, em Livramento de Nossa Senhora. A festa é tradicionalmente conhecida em toda região e, este ano, tem como slogan "A tradição Continua". A festa segue até o dia 13 de junho - Dia de Santo Antônio - com música ao vivo e gente bonita. No domingo (10), a festa teve inicio às 11h e seguiu até o final da noite, com apresentações da Banda Estrela de Prata, Banda Compasso do Forró, com muito arrasta - pé, e o forrozeiro Zé de Chico, com o autêntico forró e seresta. No próximo domingo, a festa será animada pelas Bandas Coladinho A2 e Lando Ramos. A festa é organizada por Lu de Dema, H3F arquitetura e urbanismo, Biel Produções e comunidade do Passa Quatro. (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS)

Livramento: Caminhão Pipa fica com uma das rodas suspensa após acidente

  Segunda, 11.Maio.2015 às 16h54


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na tarde do último domingo (10), um caminhão pipa acabou ficando com as rodas presas após afundar na lateral da estrada que dá acesso ao Passa Quatro, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o condutor do veículo, Hugo Domingues Porto conduzia o caminhão sentido ao centro de Livramento, mas o veículo acabou caindo no local e uma das rodas ficou suspensa. Como os festejos do Passa Quatro são de grande movimento, para não bloquear a via durante a retirada do caminhão, o mesmo foi removido do local na manhã desta segunda feira (11). Não houve feridos.


Vereador Kinka quer que Licença-maternidade de 6 meses seja também concedida a servidores públicos municipais

  Segunda, 11.Maio.2015 às 16h40


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O vereador Joaquim da Silva (Kinka) encaminhou indicação à mesa diretora pedindo ao poder executivo "conceder licença à gestante, servidora pública municipal de Livramento de Nossa Senhora, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 180 (cento e oitenta) dias”. Ele baseia-se na Lei Federal nº 11.770, de 09 de setembro de 2008, que prorroga o período de licença maternidade por mais 60 dias, perfazendo assim um total de 180 dias de benefício, como se depreende do artigo 1º, in verbis: "Art. 1º É instituído o Programa Empresa Cidadã, destinado a prorrogar por 60 (sessenta) dias a duração da licença-maternidade prevista no inciso XVIII do caput do art. 7º da Constituição Federal." A referida lei permite que a licença maternidade seja prorrogada para seis meses nas empresas privadas que, em caráter facultativo, aderirem ao Programa Empresa Cidadã em troca de benefício fiscal. Kinka quer que esse programa seja instituído também no âmbito do serviço público em Livramento, uma vez que é a administração pública, direta, indireta e fundacional, autorizada a institui-lo, o que garante prorrogação da licença-maternidade para suas servidoras. Além disso, o programa também já funciona na Bahia com a decisão da Assembléia Legislativa da Bahia aprovar, por unanimidade, o Projeto de Lei de nº 19.085/2011 (em 10/05/2011) ampliando a licença maternidade de servidoras públicas estaduais de 120 para 180 dias (seis meses). Em justificativa encaminhada à casa legislativa o vereador diz que a referida prática já vinha sendo adotada, mesmo sem regulamentação estadual ou municipal, vez que o Tribunal de Justiça (TJBa) já havia consolidado entendimento de considerar obrigatória a concessão da licença maternidade estendida por 180 dias na esfera do setor Público. Joaquim da Silva ressalva que em Livramento de Nossa Senhora falta a regulamentação para que as servidoras públicas consigam também o beneficio. Neste caso, sugere que deverá existir regulamentação legislativa, mediante Projeto de Lei de Iniciativa do Poder Executivo. “Os servidores públicos municipais podem ganhar mais tempo para ficar com seus filhos recém-nascidos ou adotados. Trata-se de um projeto de lei importante para nossos servidores públicos e eu estou confiante que o prefeito atenda ao nosso pedido”, conclui

Livramento: Homens são detidos portando arma da Polícia de São Paulo

  Segunda, 11.Maio.2015 às 13h58


Foto: Divulgação

No último sábado (09), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) do município de Livramento de Nossa Senhora prendeu Edenilson Afonso de Souza e Marcos Paulo Conceição, que portavam um revólver calibre 38, com seis munições intactas. Segundo a polícia, os referidos foram abordados e detidos próximo a rodoviária – onde estariam agindo de maneira suspeita - e a arma em questão seria de propriedade da Polícia Civil de São Paulo. Os indivíduos estavam ainda com uma motocicleta de cor azul, com placa de Rio de Contas, veículo que também foi apreendido e encaminhado à delegacia local. Eles poderão responder por porte ilegal de arma de fogo.

Piçarrão é o time campeão da Copa Livramento

  Segunda, 11.Maio.2015 às 13h03


Foto: Divulgação LDL

O Nado de Cima e o Piçarrão chegaram à Final invictos  e donos  das melhores campanhas da Copa Livramento, o que foi digno de um grande espetáculo do Futebol visto por centenas de torcedores que compareceram ao Estádio Dr. Edilson Pontes na noite deste sábado (09) de maio, na cidade de Livramento.  A Liga Desportiva parabeniza as dezesseis equipes participantes e em especial congratula as equipes do Nado de Cima e do Piçarrão pelo grande trabalho e pelo futebol apresentado durante a competição e por terem chegado a grande Final. A final foi de deixar o torcedor de pé, pois o equilíbrio também aconteceu neste último jogo do campeonato. Oportunidades para ambas as equipes, bolas na trave e algumas chances desperdiçadas pelos atacantes. O placar da final saiu do zero aos oito minutos da segunda etapa com Edson marcando para o Nado e aos 33 minutos Gil com um belo chute de fora da área empata o jogo para o Piçarrão. Esse placar persistiu até o apito final do árbitro.  E assim, o Campeão da primeira Copa Livramento foi conhecido pelas cobranças de pênaltis. Melhor para a equipe do Piçarrão que venceu  pelo placar de 3 a 1 e levantou o caneco da Copinha. A Copa Livramento teve como Artilheiro  Zé Boreta da equipe do Nado  com 8 gols. Apesar dos críticos acharem que Geovane foi o melhor goleiro, André arqueiro do Piçarrão ficou com o troféu  pois, tomou apenas 3 gols em todo o campeonato, além é claro de ter defendido três cobranças na grande final. A  LDL esclarece ao torcedor que ao escolher um atleta para fazer a entrega de um prêmio adota o critério da cautela e o retrospecto individual apresentado por  cada um em toda competição. A LDL agradece a Secretaria de Esportes, ao site Livramento Esportes,  aos amigos do Esporte:  Hugolino Lima e ao Vereador Kinka, a Pax Nacional, a Policia Militar, a todos os Árbitros e a todos que contribuíram e acreditaram em nosso trabalho. Agradecemos com  seriedade e humildade, a você Torcedor, que foi, é e sempre será o maior responsável pelo sucesso do esporte em nossa querida Livramento.

Campeão: PIÇARRÃO    

Vice: NADO DE CIMA

3º Colocado:  LAGOA COMPRIDA

4 Colocado: MONTEIRO

Artilheiro: ZÉ BORETA ( Nado )

Goleiro: ANDRÉ ( Piçarrão )

Resultados:

Disputa do 3º Lugar

MONTEIRO  1 X 2 LAGOA  COMPRIDA

Grande Final

NADO DE CIMA   1 X 1  PIÇARRÃO    Nos pênaltis o Piçarrão venceu por 3 a 1. 

DIA DA MÃES - HOMENAGEM ESPECIAL DO SITE LIVRAMENTO HOJE

  Domingo, 10.Maio.2015 às 11h45


Foto: Reprodução

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar. Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir, amar, amar, amar... Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.