Livramento Hoje

Livramento Hoje



Livramento: PCdoB realiza Conferência Municipal e lança pré-candidaturas

  Segunda, 05.Outubro.2015 às 11h53


Foto: Divulgação

O PCdoB, em Livramento de Nossa Senhora, realizou a Conferência Municipal do partido na  Câmara de Vereadores, no último domingo (04). Na ocasião, estiveram presentes Beto da Consol, vereador Marilho Matias, vereador Jorge Lessa , Deputado Jean Fabrício, Elias Dourado -  Diretor da Sudeste e Professor da Uesb -, presidentes de partidos locais, maçonaria, Aplb, Asamil,  CEFORC e lideranças da região.  Foi discutida a atuação partidária do PCdo B nas próximas eleições, com lançamento de candidatura própria. Foram anunciadas, ainda,  pré- candidaturas a vereador de Danilo Moreira, Marciel Araújo, professor Zemar, Zifa psicólogo e Erasmo da Manga, este,  como pré-candidato a prefeito de Livramento.


Foto: Divulgação

Livramento: Foram eleitos os novos Conselheiros Tutelares do município

  Segunda, 05.Outubro.2015 às 11h39


Foto: Divulgação

Em votação realizada na Escola Rômulo Galvão, em Livramento de Nossa Senhora, no último domingo (04), elegeu-se os novos Conselheiros Tutelares do município. São eles: José Tadeu Brito Santos 1.335 votos, Vanessa Mendes Mesquita 1.085 votos, Vilson Silva Santos 928 votos, Erica Shirley Oliveira dos Santos 880 votos e Maria José Lima Amorim 641 votos, que assumem a função a partir do dia 10 de janeiro de 2016. Todo o pleito foi acompanhado pelo promotor de justiça substituto  Millen Castro M de Moura.

Prefeitura de Livramento segue realizando extenso cronograma de obras

  Segunda, 05.Outubro.2015 às 10h15


Foto: Divulgação

Do Ascom.

O Governo Municipal de Livramento sob o comando do Prefeito Dr. Paulo Azevedo já soma em dois anos um volume de obras que supera a maioria das gestões administrativas ao longo dos 93 anos de fundação do município de Livramento. E isto é fato, pois, basta relacionar cada uma delas e pode se comprovar esta realidade. Em 2013 quando assumiu, o prefeito municipal promoveu uma ampla organização na administração, realizando de imediato a contratação emergencial de uma empresa coletora para retirar das ruas dezenas de toneladas de lixo acumulado. No setor de infraestrutura a Prefeitura segue realizando obras importantes para acelerar o crescimento e a modernização urbana, com a abertura de uma nova via de acesso ao bairro Estocada com a pavimentação asfáltica em andamento, uma reivindicação de há muito desejada pelos seus moradores.

Campeonato Rural: Monte Oliveira, Várzea D’ Água, Monteiro e Sítio Novo abrem vantagem no primeiro duelo das Oitavas de Finais

  Segunda, 05.Outubro.2015 às 08h57


Foto: Divulgação

Aconteceu neste domingo (04) os primeiros jogos de ida pelas oitavas de finais do Campeonato Rural de Livramento. Com uma das melhores campanhas da primeira fase o vice-líder do Rural a Barrinha perdeu sua invencibilidade diante da equipe de Várzea D’ Água, que jogando com o apoio de sua torcida venceu por 1 a 0 e abriu uma  vantagem  para o jogo de volta. Outra equipe que também,  perdeu a invencibilidade foi o  Nado de Cima. A equipe de Monte Oliveira venceu a partida por 1 a 0. Com esses resultados os mandantes conseguiram tirar a vantagem dos favoritos Barrinha e Nado de Cima. Assim, Várzea D’Água e Monte Oliveira jogarão pelo empate nos jogos de volta dia 18 de outubro. Já nos dois jogos da tarde a emoção continuou a mil por hora e os mais de dois mil espectadores lotaram as arenas de Sítio Novo e Tabuleiro. A derrota na tarde deste domingo da equipe de Itanagé pelo placar de 3 a 0 para o Sítio Novo obriga ao visitante devolver o placar no jogo de volta com uma diferença de quatro gols pra poder continuar sonhado com o caneco do Rural. Quem também viveu uma situação delicada, foi a equipe do Tabuleiro que jogando em casa  e mesmo fazendo uma boa apresentação, perdeu o clássico local para o Monteiro pelo placar de 2 a 0 e terá agora uma difícil missão no jogo de volta. O time visitante soube aproveitar as oportunidades e se defendeu com sucesso, garantindo  o placar até o apito final. Resultados: MONTE OLIVEIRA 1 X 0 NADO DE CIMA; VÁRZEA D’ ÁGUA 1 X 0 BARRINHA; TABULEIRO 0 X 2 MONTEIRO e SÍTIO NOVO 3 X 0 ITANAGÉ. No próximo domingo (11) teremos os outros quatro jogos com os seguintes confrontos: às 08h 45min. TELHA X LAGOA COMPRIDA e JACARÉ X NADO DE BAIXO e às 15h 45min. PINTOS X PIÇARRÃO e fechando o último confronto dos jogos de ida pelas oitavas de finais o clássico dos campeões: MATINHA X LOURENÇO. Você Torcedor amigo é nosso convidado especial para acompanhar mais essa emoção pelo Campeonato Rural.

Rui Costa determina suspensão da vistoria veicular periódica para licenciamento de automóveis

  Segunda, 05.Outubro.2015 às 08h23


Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O governador Rui Costa determinou a suspensão imediata da obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, conforme estabelece a Portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A revogação do procedimento tem validade a partir desta segunda-feira (5).  Rui também determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elabore parecer sobre a matéria com o objetivo de fundamentar a decisão final do Governo do Estado sobre a questão. Antes de embarcar para a primeira viagem oficial à Europa, na tarde deste domingo (4), Rui explicou que levou em consideração os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para aplicar a medida. “Desta maneira, vamos garantir também a desoneração do cidadão", acrescentou o governador. Ele explicou que a vistoria no modelo atual estará suspensa até parecer da PGE. Continuará obrigatória a realização de vistoria veicular para transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, norma definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aplicada em todos os estados brasileiros. De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Mauricio Bacelar, “além da suspender a vistoria que estava sendo realizada nos automóveis com mais de cinco anos desde janeiro deste ano, nós vamos consultar formalmente o Denatran para que o órgão federal emita parecer sobre a Portaria, mesmo ciente de que é competência do Detran estadual estabelecer as condições de licenciamento”. Publicada em dezembro de 2012, a Portaria 2045/2012 tornou obrigatória a vistoria para o licenciamento anual para automóveis com mais de 10 anos, a partir de janeiro de 2014; com mais de cinco anos, a partir de janeiro de 2015; e com mais de 1 ano, a partir de 1º de janeiro de 2016.

Dom Basílio: Dr. Alfredo Matias disse que não houve dolo e vai recorrer

  Sábado, 03.Outubro.2015 às 16h33


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O ex-prefeito de Dom Basílio (BA), Dr. Alfredo Machado Matias, disse que vai recorrer da decisão proferida pelo juiz da Segunda Vara da Justiça Federal, Subseção Judiciária  de Vitória da Conquista, em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (Processo no 5775-47.2013.4.01.3307). A ação, em que ele foi condenado a ressarcir o erário em R$12 mil, baseou-se em relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que registrou indícios de irregularidades licitatórias consideradas pelo MPF como caracterizadoras de improbidade administrativa. Mas o ex-prefeito acha que recebeu “tratamento muito rigoroso, acima da relevância dos fatos”. Segundo o MPF, teria havido simulação em um processo licitatório; cobrança de valor excessivo para fornecimento de edital em outro, todos na modalidade “carta convite”, para aquisição de medicamentos; e omissão de documentos relativos ao controle de remédios da Assistência Farmacêutica Básica. A sentença judicial explicitou que a responsabilidade do então prefeito, na condição de gestor municipal, seria por ter homologado as licitações com tais indícios de irregularidades, que teria causado um prejuízo ao erário de R$12 mil, determinando o ressarcimento por parte do ex-prefeito. Mas o juiz ponderou que não cabia a pena cumulativa de perda da função pública e muito menos a suspensão dos direitos políticos, o que pode ser entendido como um reconhecimento da Justiça quanto à baixa gravidade dos fatos elencados na mencionada ação civil pública. Alfredo Matias disse que respeita a decisão da Justiça, como é dever de todo cidadão, mas vai exercer o direito ao recurso, acima de tudo para melhor demonstrar que não houve ilegalidades e nem dolo da minha parte em relação aos fotos apontados, de pouca relevância, como ficou evidente no próprio processo”Acrescenta que “o acionamento da CGU, para a fiscalização, teve o empenho de conhecido e suspeito adversário político, buscando uma condenação judicial, não por amor ao município, mas para me tornar inelegível e tentar se livrar de mim em futuras disputas eleitorais, mas não conseguiu”. Informações Mandacaru da Serra.

Livramento: Wesley Safadão comandará o 'Forró do Maracubom 2016'

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 19h40


Foto: Divulgação

Livramento e região aguardam com ansiedade a festa que irá marcar o calendário festivo: Forró Maracubom 2016. A festa é mais uma com a marca da promoter Janete Meira - considerada uma das melhores da Bahia - a qual divulgou na noite desta sexta feira (02) uma das atrações já confirmada: Wesley Safadão, o maior forrozeiro da atualidade . A data do evento ainda é mantida a sete chaves,mais deve ser divulgada mas já é grande a expectativa dos livramentenses para o show do 'Safadão'. O Livramento Hoje manteve contato com Janete Meira, a fim de saber mais detalhes sobre o evento, mas a promoter se limitou a dizer que, neste momento, o foco é o ‘Maracubom Indoor’ , que está com as vendas a todo vapor e nessa edição traz grandes nomes da música baiana , como Bell Marques.

Salários de Dilma e de Temer também terão corte de 10%

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 19h18


Apesar de a presidente Dilma Rousseff ter anunciado somente a redução do salário dos ministros em 10%, como gesto para ajudar no ajuste fiscal, o seu próprio salário e do vice-presidente da República, Michel Temer, também sofrerão o mesmo corte de 10%. Com isso, o vencimento da presidente, que é de R$ 30.934,70, passará para R$ 27.841,23. O vice-presidente e os ministros recebem a mesma remuneração da presidente da República e também terão seus salários reduzidos na mesma proporção. Na reforma divulgada na manhã desta sexta-feira, 2, Dilma anunciou a diminuição de 39 para 31 ministérios. Com os salários de ministros, presidente e vice, o governo gastava um total de R$ 1.268.322,70, e agora gastará R$ 918.760,55, uma economia de cerca de R$ 350 mil por mês, ou cerca de R$ 4,5 milhões em um ano, levando em conta o corte das 8 pastas e uma soma incluindo o 13º salário dessas autoridades. Os novos ministros tomarão posse em uma cerimônia coletiva na próxima terça-feira, dia 6, às 10 horas. Depois, haverá a transmissão de cargo deles em seus respectivos ministérios. Na segunda-feira, a presidente Dilma estará fora do País, em viagem oficial à Colômbia. Com informações do Estadão Conteúdo.

Brumado: Homem é morto próximo à barragem do Rio do Antônio

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 18h42


Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na tarde de sexta-feira (02), a Polícia Militar iniciou uma perseguição a quatro indivíduos acusados da prática de vários assaltos na zona rural de Brumado e região. Segundo a polícia, houve troca de tiros, mas os suspeitos evadiram-se pelo matagal. Contudo, durante buscas a fim de localizá-los os policiais encontraram o corpo de Mateus Bispo dos Santos, conhecido como 'Pereu', de 19 anos, em uma estrada vicinal à margem da barragem do Rio do Antônio, próximo ao anel viário de BR-030, o qual apresentava uma perfuração de arma de fogo. Um exame de balística identificará se o projétil que matou o jovem partiu de uma arma da polícia, ou se os próprios comparsas o mataram. A Polícia Técnica esteve no local e o corpo foi encaminhado  ao Instituto Médico Legal (IML).

 

Lagoa Real: Após nova análise, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) confirma contaminação de água por urânio

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 17h55


Foto: Reprodução

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão do governo da Bahia responsável pela gestão de águas no Estado, confirmou a presença de alto teor de urânio em um poço da zona rural de Lagoa Real, no sudoeste do Estado. O órgão analisou a amostra de água de uma cisterna aberta em fevereiro de 2013 pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), em uma propriedade privada, a cerca de 20 km de distância do local onde ocorre exploração de urânio, no município vizinho de Caetité. Os resultados colhidos pelo Inema confirmaram os altos índices de contaminação que foram apontados em dois testes anteriores, realizados neste mesmo poço pela estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pela exploração de urânio na região. O volume de metal encontrado na inspeção do Inema é quatro vezes superior ao limite estabelecido pelos órgãos de saúde para consumo humano.

46ª CIPM reforça segurança na região dos municípios de Rio de Contas, Marcolino Moura e Jussiape

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 15h50


Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite dessa quinta-feira (01), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO/ 46ª CIPM) e policiais dos municípios de Jussiape e Rio de Contas intensificaram o policiamento na região de Rio de Contas, Marcolino Moura e Jussiape, a fim de garantir a preservação da ordem pública. A suspeita era que havia indivíduos armados na região. Por isso, não deixe de fornecer a polícia informações sobre qualquer movimentação estranha. Denuncie 190 / 3444-5358.

Agricultores familiares baianos têm até o dia 5 para se inscrever no Garantia-Safra

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 15h02


Os agricultores familiares baianos têm até o dia 5 de outubro para realizar inscrição do Garantia-Safra 2015/2016, safra de Verão. Os interessados em aderir ao programa devem procurar um dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), já instalados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), as secretarias de Agricultura do seu município ou Sindicato de Trabalhadores Rurais para validar sua inscrição, informando a área que pretendem plantar. Até o mês de setembro, a Bahia cadastrou mais de 203 mil agricultores, número maior que o do ano passado. Mas a meta é atingir 300 mil beneficiados. O Garantia-Safra é um seguro social com o objetivo de garantir condições de sobrevivência a agricultores familiares que tiverem perda de, no mínimo, 50% da lavoura (feijão, milho, arroz, mandioca e algodão), nos municípios atingidos por seca ou excesso de chuva. Para participar do programa o agricultor familiar precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, ter efetuado sua adesão antes do plantio da safra e a área mínima plantada deve ser de 0,6 hectare e a máxima de cinco hectares. O programa é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com estados e municípios. Na Bahia, para fortalecer o programa, o Governo do Estado está subsidiando 50% das contribuições, tanto do agricultor, como do município, na Safra Verão 2015/2016.
 

Sociedade Musical Maestro Lindembergue Cardoso convida a todos para prestigiar alvorada em comemoração ao aniversário de Livramento

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 14h53


Foto: Divulgação

A Sociedade Musical Maestro Lindembergue Cardoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convidam a todos, para prestigiaralvoradaem comemoração ao aniversário de 94 anos de emancipação do município de Livramento de Nossa Senhora, a realizar-se no dia 06 de outubro (terça-feira). A programação terá inicio às 07h da manhã na Praça Coronel Zezinho Tanajura, próximo ao Posto Por do Sol, onde os integrantes da entidade seguirão em caminhada até a sede da instituição, localizada na Avenida Leônidas Cardoso, onde às 08hprestigiaremos o Hino Nacional Brasileiro entoado pela Filarmônica Maestro Lindembergue Cardoso. Contamos com a valorosa presença de todos!

Decretada situação de emergência em 51 municípios com áreas atingidas por incêndios florestais; Livramento está incluso

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 14h30


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (1º), decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entra em vigor, nesta sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio. Para o decreto foram levadas em conta situações como “fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais”. A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, “colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida”, como assinala o decreto. Outros aspectos considerados foram a ocorrência de focos de incêndio, com efeitos de grandes proporções e de recuperação onerosa, e as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Lista dos municípios 

Abaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mansidão, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner e Xique-Xique. 

Érico Cardoso e mais 13 municipios são beneficiados com pagamento do Fundo Nacional de Saúde

  Sexta, 02.Outubro.2015 às 14h18


Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde liberou na noite desta quinta-feira (1º) o pagamento de recursos do Fundo Nacional de Saúde para 14 cidades baianas. A Representação do Governo da Bahia em Brasília alerta os municípios para a checagem direta no portal do Fundo. São beneficiados os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Érico Cardoso, Guanambi, Jacobina, Jussari, Maracás, Porto Seguro, Santa Teresinha, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Tremedal, Tucano e Valente. O montante de R$ 6,7 milhões é para que os entes federativos baianos realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde, bem como investimentos na rede de serviços e na cobertura assistencial e hospitalar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).