Livramento Hoje

Livramento Hoje



Prevista para janeiro, CNH com chip é adiada para o fim de 2022

Por: Folhapress   Terça, 11.Dezembro.2018 às 12h00


Foto: Divulgação

A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) teve sua implementação adiada. Em formato de cartão de plástico e com microchip, a adoção do documento estava prevista para a partir de 1º de janeiro. Agora, a previsão é que os órgãos e entidades de trânsito estejam adaptados para a emissão do novo formato até 31 de dezembro de 2022, segundo resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os motoristas que tiverem o documento ainda dentro da validade em papel não precisarão fazer a troca, que ocorrerá no momento de renovação. O valor das emissões será definido pelos Detrans dos estados e do Distrito Federal. De acordo com o órgão, a atualização reduzirá as chances de fraude e terá integração com outros países. O cartão se assemelha a um cartão de crédito convencional, com chip que possibilita a inserção de dados dos condutores e amplia as formas de utilização do documento. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que fará o controle do acesso aos dados gravados no chip, não há risco de leitura de dados sigilosos do condutor. Entre as alternativas para uso do novo documento estão o pagamento de pedágio e transporte público, o controle de acesso a prédios e universidades e a identificação biométrica que poderá usar as digitais contidas no chip para validação de identidade em bancos e serviços públicos, por exemplo.

Livramento: ONG de Proteção animal 'APA' cria calendário que conta histórias de animais resgatados

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 11h30


Foto: Divulgação

A APA, Associação de Proteção Animal de Livramento, criou um calendário que conta histórias de alguns dos animais que foram acolhidos e resgatados  para aproximar as ações da ONG da nossa sociedade. A APA já existe em nossa cidade há 03 anos. Tem como objetivo combater os maus tratos e acolher os animais abandonados na cidade. Ela funciona atualmente em locais emprestados e através de trabalhos de pessoas voluntárias que se dividem em escalas e grupos de trabalho. Apesar de muitas atividades e solicitações pela nossa sociedade, ainda funciona sem sua sede própria, o que dificulta muito a efetividade de suas ações. Com a sede própria poderá ter abrigos planejados para os animais acolhidos além de reduzir a necessidade das escalas de trabalho, pois concentrará todos seus animais em um único local, já que hoje está separada em 3 bairros da cidade, além dos lares temporários com animais que necessitam de cuidados intensivos. A partir dessa situação-problema para a ong foi criado o projeto Calendário Animal, no qual a cada mês há um relato sobre um animal que foi resgatado dos maus-tratos e do abandono. Esse projeto foi feito para sensibilizar as pessoas sobre o amor aos animais e arrecadar fundos para a construção de sua sede própria. Entre as histórias do calendário confeccionado pela APA há sobre uma cadela paraplégica, um gatinho que foi esfaqueado e até uma filhote canina que foi abandonada com poucos dias em frente a uma clínica da cidade. Alguns foram adotados e, hoje, enchem a vida dos donos de muito amor, outros ainda se encontram disponíveis para adoção.

Foto: Divulgação

Dom Basílio: Rio Brumado recebe grande volume de água

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 11h00


Foto: Reprodução | 105FM

O Rio Brumado, que passa na cidade de Dom Basílio, recebeu grande volume de água, devido às chuvas que caíram na região nos últimos dias. De acordo com informações da Rádio105 FM, a última cheia registrada no rio foi em 16 de março de 2018, que secou 07 dias depois, devido ao uso exacerbado para irrigação por alguns produtores da região. A cheia foi registrada na manhã desta segunda-feira (10). 

Policiais civis paralisam atividades nesta terça (11); Em protesto à reforma administrativa

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 10h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Em protesto à reforma administrativa, policiais civis paralisarão as atividades na tarde desta terça-feira, 11, para acompanhar a votação. Os servidores da segurança pública baiana irão às ruas com faixas, cartazes e apitos, em direção à Assembleia Legislativa (Alba), a partir das 13h, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Estará em votação o aumento da alíquota previdenciária de 12% para 14%, a extinção dos 590 cargos das Coordenações de plantão da Polícia Civil e a diminuição do custeio que o estado tem com o Planserv de 4% para 2%. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, afirmou que a reforma vai impactar diretamente na vida dos servidores públicos que já estão há três anos sem reajuste. Como exemplo, Lopes menciona a dificuldade de atendimento do Planserv após a implementação do sistema de cotas. "Se o Planserv já estava precário, o servidor já tinha dificuldades em agendar os exames e os procedimentos cirúrgicos, devido às cotas que foram estabelecidas. Com essa diminuição do investimento no Planserv, o servidor vai para padecer. É necessária a participação de todos nós porque vamos sofrer um grande prejuízo", frisa o dirigente sindical.

Livramentense é encontrado morto em Caetité; vítima sofria de depressão

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 10h00


Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

Um homem identificado como Edmundo Júlio da Silva de 49 anos natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora foi encontrado morto nesta segunda-feira (10), no município de Caetité. Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, via polícia militar, Edmundo Júlio da Silva estava desaparecido desde o último sábado (08). Seu corpo foi localizado por populares na Avenida Ernesto Geisel Sobrinho, no Bairro Santo Antônio, em Caetité. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado para realizar o levantamento cadavérico. O corpo de Edmundo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A família relatou que a vítima sofria de depressão. Os familiares que moram na comunidade Sítio Novo, zona rural de Livramento ficaram totalmente abalados com a morte de Edmundo, que deixa dois filhos. O sepultamento acontece nessa terça-feira (11) na cidade de Caetité.

Caculé: Após ter filhote atropelado cachorra busca lugar para enterra-lo; vídeo viraliza na internet

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 09h30


Foto: Reprodução | Informe Cidade

Uma cena gravada por um morador da cidade de Caculé, sudoeste da Bahia, na manhã da última sexta-feira (07), viralizou na intente após ser compartilhada em sua página no Facebook. O vídeo mostra a reação de uma cachorra após ter tido o seu filhote morto por atropelamento. Carregando-o pela boca a cachorra anda por algumas ruas do Bairro São Cristóvão, próximo à ETA – Estação de Tratamento de Água da Embasa, até achar um terreno onde enterra o filhote. As imagens mostram uma cena certamente normal, que poderia ter passado despercebida, mas em uma semana onde toda mídia brasileira divulgou um ato de violência, que levou à morte um cachorro em Osasco/SP, o morador também se sensibilizou, registrando uma sena que demonstra amor entre mãe e filho.

Criança de 6 anos morre afogada após cair em tanque de peixes em Luiz Eduardo Magalhães

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 09h00


Foto: Reprodução | Sigi Vilares

Um menino de 6 anos morreu afogado após cair em um tanque de peixes no conjunto de chácaras Bom Recreio, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Informações do blog do Sigi Vilares apontam que Vitor Vieira participava de uma confraternização com familiares quando teria se afastado do grupo, na tarde de domingo, dia 09. Cerca de meia hora após a família procurar por ele, a sandália de Vitor foi vista e a criança foi encontrada dentro do tanque. O menino foi retirado, socorrido e levado para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estava ma avenida JK, no centro da cidade.

Benito Gama é alvo de operação da Polícia Federal

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 08h30


Foto: Reprodução

O deputado federal Benito Gama (PTB), candidato derrotado à reeleição, é alvo da Operação Ross, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (11). A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) e os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Agripino Maia (DEM-RN) também são investigados. Segundo informações da Globo News, há mandados de busca e apreensão apenas contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andréa Neves, sua irmã, e o deputado federal Paulinho da Força (SD-SP). Agentes da PF tiveram em imóveis ligados a eles no Rio de Janeiro e em São Paulo. Não há ordem de prisão. A medida foi autorizada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, instância onde ocorre a investigação sobre políticos com prerrogativa de foro. A operação é um desdobramento das delações de Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS.  Ainda de acordo com a Globo News, há a suspeita de compra de apoio de partidos por Aécio. Somente o Solidariedade, de Paulinho da Força, teria recebido R$ 15 milhões, em um esquema de caixa dois que envolve empresários.

Rio de Contas: Dupla armada assalta casa lotérica

  Terça, 11.Dezembro.2018 às 08h00


Foto: Reprodução | Nova Rio de Contas FM

Por volta das 14h:30, desta segunda-feira (10), uma Casa Lotérica, situada no centro da cidade de Rio de Contas foi assaltada. Conforme informações passadas ao site Livramento Hoje, dois homens chegaram ao local abordo de uma motocicleta CG Titan 150, de cor azul e sem placa de identificação, eles estavam trajando roupas escuras e portavam armas de fogo. anuciaram o assalto e conseguiram roubar o dinheiro do caixa, mas o valor levado não foi informado. O circuito de segurança da casa Lotérica registrou toda ação. Os bandidos fugiram tomando destino ignorado. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência, em diligência realizaram rondas pela cidade, mas nenhum suspeito foi localizado.

Livramento: Acidente é registrado na 'Curva da Horta' na BA-152 no último sábado (08)

  Segunda, 10.Dezembro.2018 às 10h30


Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite do último sábado (08), um acidente de trânsito foi registrado na BA-152 trecho que liga Livramento de Nossa Senhora a Paramirim, nas proximidades da (Curva da Horta). Segundo informações da 46ª CIPM ao site Livramento Hoje, um veículo Sprinter de cor branca, placa policial BSV-9558, licenciada em Vitória da Conquista, conduzida por Jackson Andrade Freitas, colidiu com um Fiat Uno de cor verde, placa policial JMD -0785, licenciado em Paramirim, conduzido por um homem identificado como Manoel José de Albuquerque. As vitimas que estavam em ambos veículos, sofreram ferimentos leves e foram socorridas pela equipe do SAMU192 e encaminhadas para UPA24 e posteriormente liberadas. A via ficou obstruída, sendo necessária a permanência de uma guarnição da 46ª CIPM para salvaguardar o local de novos acidentes. Conforme orientação, os veículos envolvidos no sinistro foram encaminhados para o posto da PRE – Polícia Rodoviária Estadual de Brumado.

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Rio de Contas: Nível da barragem Luis Vieira chega ultrapassa 21 milhões de M³ e Recarga chega a quase 7 milhões

Por: Informações Portal Livramento   Segunda, 10.Dezembro.2018 às 10h00


Foto: Macio Vítor | Leitor - Livramento Hoje

Após as chuvas registradas no início de dezembro na região, o volume de água da Barragem Luis Vieira em Rio de Contas hoje (10), é de 21.262.840m³, que equivale a 21,47% de sua capacidade. A recarga do reservatório, esse mês, soma 6.662.560 milhões de m³.

Brumado: Dupla é presa após roubar dinheiro de vítima próximo ao Hospital Municipal

  Segunda, 10.Dezembro.2018 às 09h30


Foto: Divulgação | Polícia Militar

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, foi acionada para averiguar um roubo ocorrido nas proximidades do Hospital Municipal em Brumado na última sexta-feira (07), onde dois jovens subtraíram certa quantia em dinheiro da vítima. Segundo o solicitante, os meliantes estavam em uma motocicleta de cor roxa e utilizavam capacetes de cor preta e rosa. Com base nas informações, foram encontrados dois adolescentes suspeitos em uma motocicleta com as mesmas características informadas. Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados R$ 58 e 01 “trouxinha” de substância semelhante à maconha. Os suspeitos e material apreendido foram conduzidos à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior.