Livramento Hoje

Livramento Hoje



Saiba quem são os candidatos a presidente nas eleições 2018

  Segunda, 06.Agosto.2018 às 09h00


Foto: Reprodução

Com a convenção do PPL, que lançou no domingo (5) João Goulart Filho como candidato à Presidência da República, 13 candidatos foram escolhidos pelas legendas para concorrer ao cargo de presidente da República. Segundo a legislação eleitoral, as chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações têm de ser oficializadas até hoje, segunda-feira (6).
Veja quem são os candidatos a presidente: 
Álvaro Dias (Podemos) 
O senador Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos para ser candidato à Presidência da República. A candidatura do parlamentar pelo Paraná foi oficializada em Curitiba, durante convenção nacional do partido. Na primeira fala como candidato, Álvaro Dias anunciou que, se eleito, vai convidar o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça, e repetiu a promessa de “refundar a República”.
Ele vai compor chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, cujo partido, o PSC, havia decidido lançar candidatura própria à Presidência, mas desistiu em favor de uma aliança com o Podemos. Além do PSC, fazem parte da coligação até agora os partidos PTC e PRP. 
Cabo Daciolo (Patriota)
A convenção nacional do Patriota oficializou a candidatura do deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo. O evento ocorreu no município de Barrinha, no interior de São Paulo. O candidato foi escolhido por unanimidade. A candidata a vice escolhida foi Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido. Ela é pedagoga com 23 anos de experiência e atua na rede pública de ensino do Distrito Federal. Daciolo defende mais investimentos em educação e segurança por considerar áreas essenciais para o crescimento do país. Em discurso durante a convenção, Daciolo se posicionou contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero.  
Ciro Gomes (PDT)
O PDT confirmou no dia 20 de julho a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido. O partido ainda não definiu o candidato a vice-presidente. Esta é a terceira vez que Ciro Gomes será candidato à Presidência da República: em 1998 e 2002, ele concorreu pelo PPS. Natural de Pindamonhangaba (SP), construiu sua carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990. Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994), por indicação do PSDB, seu partido na época. Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do ex-presidente Lula. Tem 60 anos e quatro filhos. 
Geraldo Alckmin (PSDB)
Em convenção nacional realizada na capital federal, o PSDB confirmou a candidatura do presidente do partido e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República nas eleições de outubro. Dos 290 votantes, 288 aprovaram a candidatura de Alckmin. Houve um voto contra e uma abstenção. A senadora Ana Amélia (PP-RS) é a vice na chapa. No primeiro discurso como candidato, Alckmin disse que quer ser presidente para unir o país e recuperar a "dignidade roubada" dos brasileiros. Ele defendeu a reforma política, a diminuição do tamanho do Estado e a simplificação tributária para destravar a economia. 
Guilherme Boulos (PSOL)
O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores SemTeto (MTST), Guilherme Boulos, foi lançado no dia 21 de julho como candidato à Presidência da República pelo PSOL, na convenção nacional em São Paulo. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente. Boulos destacou que irá defender temas que pertencem aos princípios do partido, como o direito ao aborto e à desmilitarização da polícia.  
Henrique Meirelles (MDB)
O MDB confirmou no dia 2 de agosto o nome do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles como candidato à Presidência da República. Hoje, o partido informou que Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, será o vice na chapa. Henrique Meirelles destacou como prioridades investimentos em infraestrutura, para diminuir as distâncias no país, além de saúde e segurança pública. O presidenciável também prometeu reforçar o Bolsa Família. Para gerar empregos, Meirelles disse que pretende resgatar a política econômica, atrair investimentos e fazer as reformas para que o país cresça 4% ao ano.  
Jair Bolsonaro (PSL)
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), 63 anos, foi confirmado no dia 22 de julho como o candidato à Presidência da República nas eleições deste ano pelo PSL. A chapa ainda não tem vice. Na convenção, Bolsonaro adiantou que, se eleito, quer excluir o ministério das Cidades e fundir pastas como Fazenda e Planejamento, assim como Agricultura e Meio Ambiente. O candidato prometeu ainda privatizar estatais.  
João Amoêdo (Partido Novo)
João Dionisio Amoêdo foi oficializado candidato à Presidência da República pelo Partido Novo durante convenção na capital paulista. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato à vice-presidente. Entre as principais propostas de Amoêdo estão equilibrar as contas públicas, acabar com privilégios de determinadas categorias profissionais, melhorar a educação básica e atuar fortemente na segurança. O presidenciável também é favorável à revisão do Estatuto do Desarmamento. João Amoêdo disse que quer levar renovação à política e mudar o Brasil. O presidenciável defendeu a privatização de empresas estatais. 
João Goulart Filho (PPL)
O PPL lançou hoje (5) João Goulart Filho como candidato à Presidência da República. Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela ditadura militar. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo. 
O candidato a vice é Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília. Algumas propostas do candidato são a redução drástica dos juros da dívida pública para dar condições ao Estado de investir no desenvolvimento social, o resgate da soberania, o controle das remessas de lucros das empresas estrangeiras e a revisão do conceito de segurança nacional. 
José Maria Eymael (DC)
O partido Democracia Cristã (DC) confirmou no dia 28 de julho, durante convenção na capital paulista, a candidatura de José Maria Eymael à Presidência da República, nas eleições de outubro, e do pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa como vice-presidente.
Na área econômica, as diretrizes gerais de governo do DC incluem política macroeconômica orientada para diminuição do custo do crédito ao setor produtivo, apoio e incentivo ao turismo e a valorização do agronegócio com ações de governo específicas, que ainda não foram divulgadas, e apoio aos pequenos e médios produtores rurais. 
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A convenção nacional do PT escolheu, por aclamação, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para ser o candidato à Presidência da República. Não foi definido quem será o vice-presidente na chapa de Lula. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá. O ator Sérgio Mamberti leu uma carta escrita por Lula, onde ele afirmou que "querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas". 
Marina Silva (Rede)
A primeira convenção nacional da Rede Sustentabilidade confirmou, por aclamação, o nome Marina Silva como candidata da sigla à Presidência da República. O candidato à vice na chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro. 
A presidenciável prometeu uma campanha limpa, sem notícias falsas e sem destruir biografias. Se comprometeu com as reformas da Previdência, tributária e política, que acabe com a reeleição e incentive candidaturas independentes. Se eleita, Marina também disse que pretende fazer uma revisão dos “pontos draconianos” da reforma trabalhista que, segundo ela, seriam feitas a partir de um diálogo com o Congresso.
Vera Lúcia (PSTU)
Em convenção nacional, o PSTU oficializou no dia 20 de julho a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República e de Hertz Dias como vice na chapa. A escolha foi feita por aclamação pelos filiados ao partido presentes na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na zona leste da capital paulista.
De acordo com Vera Lúcia, o plano de governo prevê reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e um plano de obras públicas para atender as necessidades da classe trabalhadora. 
O PSTU decidiu que não fará nenhuma coligação para a disputa presidencial, nem alianças nas eleições estaduais. Com informações da Agência Brasil.

Guanambi: MEC autoriza implantação de curso de medicina

  Sábado, 04.Agosto.2018 às 11h00


Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (03), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 541, que autoriza o curso de Medicina na cidade de Guanambi, onde será ministrado pela Faculdades Integradas Padrão – FIP. No total, serão 60 vagas totais anuais e prazo mínimo para integralização de 6 anos. Na mesma publicação, através da Portaria nº 744, o Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva assinou o credenciamento da FIP Guanambi, em cumprimento a decisão judicial. O Secretário de Saúde de Guanambi, André Moitinho, disse em uma rede social que a autorização é um importante passo para melhoria da saúde em toda região, bem como para atendimento de uma imensa carência de profissionais na área. A expectativa é de que o vestibular seja divulgado na próxima semana.

Malhada de Pedras: Estudante malhapedrense portador de câncer raro no olho precisa de cirurgia urgente

Por: 97 News   Sábado, 04.Agosto.2018 às 10h30


Foto: Divulgação

O estudante Bruno Alves, de 23 anos, morador da comunidade Barra da Cerquinha, zona rural de Malhada de Pedras, foi diagnosticado como portador de um tumor raro e agressivo, localizado no olho esquerdo. Desde que descobriu o tumor, até os dias atuais, Bruno vem buscando tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas em nenhum momento Bruno perdeu a fé e a esperança em se curar, em obter o pleno reestabelecimento de sua saúde e, assim, vencer o câncer. Diante deste quadro grave, Bruno precisa realizar um procedimento cirúrgico, que consiste em "pré" e "pós" cirúrgico. Bruno recebeu esta notícia com profundo sofrimento, e está na corrida contra o tempo. Trata-se de um procedimento cirúrgico complexo e será realizado em Salvador, por ter uma referência na realização de cirurgias dessa magnitude. Bruno terá que se deslocar várias vezes por mês para realizar as sessões paliativas, visando que as taxas tumorais parem de subir. Diante de toda esta situação delicada, e na corrida contra o tempo, Bruno conta com o apoio de diversos amigos de toda região, de familiares e celebridades do futebol baiano que postam vídeos de apoio e pedem doações para esta campanha solidária. Em síntese, Bruno precisa arrecadar fundos e, assim, realizar esta cirurgia. Este valor se faz necessário para suprir despesas com a hospedagem, medicações, alimentação etc. 

Rui Costa defende chapão e fortalece aliados

  Sábado, 04.Agosto.2018 às 10h02


Foto: Reprodução

Depois de uma semana bastante tensa entre os partidos aliados da base do governador Rui Costa, com intensas discussões sobre a formação da coligação e chapas para deputados estaduais e federais, prevaleceu o posicionamento do governador. Pré-candidato à reeleição, Rui mostrou-se a todo tempo aberto ao diálogo, sempre com o objetivo de buscar o melhor caminho para os aliados. Nesse sentido, Rui defendeu o chapão único para deputado estadual. Na opinião do governador, “o importante é que os partidos mostraram amadurecimento e amplo poder de diálogo”. Segundo ele, essa última semana de debates e discussões “foi importante para fortalecer ainda mais o grupo que vai disputar as eleições em outubro”. Neste sábado (4), às 9h, no Parque de Exposições de Salvador, a Convenção Geral dos partidos da base de Rui oficializa a candidatura do governador à reeleição.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 30 mi neste sábado

  Sábado, 04.Agosto.2018 às 09h30


Foto: Reprodução

O concurso 2.065 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 30 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio acontecerá às 20h (horário de Brasília) deste sábado (4) na cidade de Catalão (GO). Segundo a Caixa Econômica Federal, se investir na poupança, o ganhador receberá mensalmente R$ 111 mil em rendimentos.

Baiana que morreu ao esperar 7 anos por cirurgia implorou pela vida ao poder público

  Sábado, 04.Agosto.2018 às 09h00


Foto: Reprodução | TV São Francisco

A dona de casa Josilene dos Santos, de Juazeiro, que morreu após passar sete anos esperando por uma cirurgia cardíaca, concedeu uma entrevista na semana passada implorando por uma providência do poder público. “É uma mãe de família desesperada, vendo a hora deixar os filhos abandonados. É muito triste você saber que tem sete filhos, está morrendo e não tem ajudar de ninguém. É muito sofrimento, já não aguento mais”, disse à TV São Francisco. Na oportunidade, o que se viu foi o frequente jogo de empurra entre município e Governo do Estado. A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que aguardava a liberação de vagas em um hospital de referencia em Salvador, para poder encaminhar a paciente para realizar a cirurgia. Já a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) declarou que a responsabilidade era da cidade. Dona Josilene descobriu há sete anos uma doença no coração e desde então esperava por uma cirurgia. Depois de tantos anos esperando, ela retornou à Sesau cobrar a cirurgia e recebeu a resposta de que ainda estavam esperando por vaga.

Jovem é expulsa de shopping porque 'homens não conseguiam se controlar' com short dela

  Sábado, 04.Agosto.2018 às 08h00


Foto: reprodução/Facebook

Uma jovem denunciou que teria sido expulsa do Shoppes at Bel Air, no Alabama, nos Estados Unidos, por causa do tamanho do short que ela estava usando. No Facebook, Gabrielle Gibson, de 19 anos, contou que os seguranças fizeram com que ela se retirasse do estabelecimento por estar usando uma roupa “inapropriada”. De acordo com ela, os funcionários teriam dito que “os homens não estavam conseguindo se controlar”.Em entrevista ao Mirror, Gabrielle disse ter se sentido humilhada com a situação. “Para ser honesta, aquilo me humilhou. Só estava tentando ter um dia agradável e passear pelo shopping”, disse. A jovem ainda contou ter ouvido que, por ter “coxas grossas” não poderia usar aquele tipo de vestimenta. Ela ainda disse que o segurança que a abordou disse que “estava olhando para a minha bunda e isso era um problema”. “Disse que aquilo não me incomodava e que devia não incomodá-lo, mas então ameaçaram chamar a polícia”, contou ela. A administração do shopping não se pronunciou.
Confira roupa da jovem:

Foto: reprodução/Facebook

'Quero dizer a Rui Costa que escolhi um homem que vai derrotar ele', diz ACM Neto

  Sábado, 04.Agosto.2018 às 07h00


Foto: Reprodução | Assessoria |Jutahy Magalhães

Durante a convenção do Democratas nesta sexta-feira (3), na qual o partido oficializou a candidatura do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, ao governo do Estado, o prefeito de Salvador e Presidente Nacional da sigla, ACM Neto, disparou duras críticas contra o atual governador Rui Costa. Neto disse que Rui “tinha medo” de ele ser candidato a governador neste ano. “O atual governador da Bahia passou quatro anos me pirraçando, alimentando picuinhas. Ele tinha receio que eu fosse candidato. Mas quero dizer a Rui Costa que escolhi um homem que vai derrotar ele, esse homem é Ze Ronaldo. O governador tem dor de cotovelo, inveja do sucesso do ex-prefeito de Feira”, afirmou o líder democrata. Neto fez questão de ressaltar se apoio a candidatura de Zé Ronaldo. “Meu compromisso com a candidatura de Zé Ronaldo é um compromisso de vida”, completou.

Homem que fingia devolver dinheiro a clientes é detido depositando envelope vazio em banco

  Sexta, 03.Agosto.2018 às 10h00


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Um homem suspeito de estelionato foi preso em flagrante, na tarde de quarta-feira (01), no município de Ipiaú, sul da Bahia. Segundo informações da polícia, Amauri de Jesus Santos, usava o nome da empresa fictícia AJ Produções e Eventos e prometia preparações de festas. As vítimas, então, realizavam os pagamentos, logo em seguida, ele informava que não iria conseguir entregar o evento e fingia devolver o dinheiro. No momento em que foi preso, o suspeito estava indo fazer um depósito com um envelope vazio na conta de uma das vítimas. De acordo com o delegado Rodrigo Fernando, o homem está sendo investigado por quatro golpes que teriam sido realizados da mesma forma na cidade. O suspeito já havia sido preso em outra ocasião, na cidade de Itabuna, também sul da Bahia. Neste município, Amauri possui 14 ocorrências registradas por diversos golpes. No momento, ele está detido na delegacia de Ipiaú aguardando decisão judicial.

Rede SAC em Brumado terá funcionamento alterado na segunda (06)

Por: Agora Sudoeste   Sexta, 03.Agosto.2018 às 09h30


Foto: Reprodução | Wilker Porto | Agora Sudoeste

Até a próxima terça-feira (07), feriados municipais alteram o funcionamento das unidades da Rede SAC nos municípios de Brumado, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Inhambupe. Bom Jesus da Lapa, onde se comemora a Romaria do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Lapa, é a cidade com maior alteração no atendimento do Ponto SAC: a unidade local estará fechada entre esta quinta (02) e a próxima terça (07), retomando o funcionamento habitual na quarta-feira (08). Também no dia 02 estarão fechadas as unidades de Barreiras, que retoma o atendimento já na sexta (03) e de Luís Eduardo Magalhães, cujo funcionamento volta ao normal na segunda-feira (06). Inhambupe e Brumado, por sua vez, não estarão funcionando na segunda (06). Em ambas as unidades, o atendimento retorna normalmente na terça-feira (07).

Livramento: Prefeito decreta luto oficial por morte do médico cubano

  Sexta, 03.Agosto.2018 às 09h00


Foto: Composição | Alan Rich | Livramento Hoje

O prefeito de Livramento Ricardinho Ribeiro decretou luto oficial de três dias pela morte do médico cubano Yanier Samon de Hombre, de 32 anos. O decreto Nº 208/2018, de 02 de agosto de 2018, Decreta Luto Oficial por três dias no município de Livramento de Nossa Senhora, e dá outras providências.” Pelo falecimento do honroso Sr. Yanier Samon de Hombre, que era Servidor Público Municipal, ocupante do Cargo de Médico, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, em Livramento de Nossa Senhora, ocorrido nesta data; CONSIDERANDO que esta Municipalidade deverá prestar suas homenagens ao Sr. Yanier Samon de Hombre, pela relevância dos inúmeros e inestimáveis serviços prestados, e o legado de contribuições deixadas à comunidade Livramentense, como homem público;
D E C R E T A:
Artigo 1º - Fica, por este Ato Administrativo, decretado, com profundo pesar, luto oficial por três dias, em virtude do falecimento do Sr. Yanier Samon de Hombre, era Servidor Público Municipal, ocupante do Cargo de Médico, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, em Livramento de Nossa Senhora.
Artigo 2° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário. Livramento de Nossa Senhora, Gabinete do Prefeito, 02 de Agosto de 2018

Inscrições para o processo seletivo do IFBA - Campos Brumado é prorrogado

  Sexta, 03.Agosto.2018 às 08h30


Foto: Reprodução

O prazo para solicitação de isenção parcial da taxa de inscrição do processo seletivo do IFBA 2019 foi prorrogado. Os alunos que cursaram do 5º ao 9º ano em escola pública e pretendem fazer o Ensino Médio Técnico no IFBA Campus e os alunos que já concluíram ou são concluintes do ensino médio em escola pública  que pretendem fazer os cursos técnicos na modalidade Subsequente têm até o dia 09 de Agosto para realizar suas inscrições pagando a taxa de apenas R$3,50. Após a solicitação da isenção no ato da inscrição, é necessário que o aluno vá até o IFBA com : Original e xerox do RG e uma declaração ou o histórico escolar que comprove os requisitos para isenção, O IFBA Campus Brumado oferta 120 vagas de Ensino Médio Técnico distribuídas entre os cursos de Edificações e Informática e 120 vagas para os cursos técnicos na modalidade Subsequente distribuídas entre os cursos de Mineração e Edificações. As provas estão previstas para 21 de outubro com questões de Português, Matemática, História e Geografia, para os candidatos aos cursos de Ensino Médio. Para os candidatos aos cursos técnicos na modalidade subsequente, a prova constará questões de Português, Matemática e Atualidades. Este ano, não haverá prova de redação. As inscrições são feitas exclusivamente através do site selecao.ifba.edu.br e vão até o dia 16 de Agosto. Os interessados com dificuldade de acesso à internet podem ir até o IFBA  fazer sua inscrição.

Foto: Divulgação

Conquista: Jovem que matou namorada de 13 anos é condenado a 16 anos de prisão

Por: Ba.ba   Sexta, 03.Agosto.2018 às 08h00


Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Carlos Henrique Silva Almeida, de 20 anos, foi condenado nesta quinta-feira (2), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a 16 anos e oito meses de prisão por matar com um tiro na testa, em fevereiro do ano passado, a namorada de 13 anos, que estava grávida. Segundo o Ministério Público (MP), o réu, que já está preso de forma cautelar há mais de um ano, cumprirá o restante da pena em regime inicialmente fechado. O MP informou ainda que o promotor sustentou no Tribunal do Júri que o acusado, na época com 19 anos, foi armado para a casa da namorada Maricélia Santos Oliveira, onde começaram a discutir por conta da gravidez, que Carlos Henrique não aceitava. Durante a discussão entre o casal, o rapaz teria tido a “clara intenção de matar”, quando disparou um tiro na testa da vítima. O condenado ainda pode recorrer da decisão.

Morre médico Cubano do Mais Médicos que atuava em Livramento

  Sexta, 03.Agosto.2018 às 07h00


Foto: Reprodução

O médico cubano Yanier Samón de Hombre, de 32 anos, morreu no final da manhã desta quinta-feira (02) em Livramento de Nossa Senhora. Yanier queixava dores abdominais, ele teria dado entrada a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Livramento na última quarta-feira (25), da semana passada, onde recebeu atendimento medico. O médico chegou a ficar internado no hospital municipal Ulysses Celestino, com suspeita inicial de inflamação no pâncreas, mas durante a transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Brumado o médico não resistiu e veio a óbito. O corpo de Yanier será translado para La Habana em Cuba de onde o profissional era natural. Em Livramento ele atuava pelo programa Mais Médicos, do governo federal na Unidade Básica de Saúde – UBS, da comunidade de São Timóteo.

Guanambi: Pegadas de onça são vistas por moradores

Por: BN   Quinta, 02.Agosto.2018 às 09h00


Foto: Camilo Sócrates | Secretaria de Agricultura de Guanambi

Sinais de uma onça por bairros de Guanambi, no Sertão Produtivo, tem causado apreensão. Pegadas do animal já foram vistas nos bairros Alto Caiçara e Floresta. Nesta terça-feira (31), a secretaria de agricultura do município solicitou apoio ao Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] para capturar o animal. “A gente já tem conhecimento do fato. Depende agora desse apoio. O que eles pedem que a gente faça o cerco para eles capturarem a onça”, disse ao Bahia Notícias o engenheiro ambiental Camilo Sócrates, da secretaria de agricultura. Sócrates acredita que a onça da espécie “suçuarana” “ou onça-parda” está de passagem pelo município. O engenheiro considera que obras de construção de ferrovia [a Fiol, Ferrovia Oeste-Leste] e de energia eólica podem ter causado a migração do animal para área urbana. Camilo também informou que já comunicou a população sobre o risco do animal. “Já comunicamos o fato para que as pessoas informem qualquer coisa referente ao animal”, completou.  Os trabalhos de captura são feitos pela equipe da secretária, que conta também com  veterinário e fiscais de meio ambiente.