Livramento Hoje

Livramento Hoje



Homem é encontrado morto na garagem de casa em Caculé

  Segunda, 27.Maio.2019 às 08h00


Foto: Reprodução | Informe Cidade

Um homem de 54 anos foi encontrado morto na garagem de sua residência, na última sexta-feira (24). O imóvel fica localizado na Rua Marechal Deodoro, no centro da cidade de Caculé. De acordo com o Informe Cidade, Valderi Carolino de Souza, conhecido como Paraíba, era proprietário de um mercado localizado ao lado da Casa Lotérica. Era casado e tinha um casal de filhos. A polícia trabalha com a hipótese de que ele teria cometido suicídio. O caso está sendo investigado.

STF tem maioria a favor da criminalização da homofobia

  Sexta, 24.Maio.2019 às 08h00


Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (23) maioria de seis votos a favor da criminalização da homofobia como forma de racismo. Apesar do placar da votação, o julgamento foi suspenso e será retomado no dia 5 de junho.  Até o momento, a Corte está declarando a omissão do Congresso em aprovar a matéria e determinado que o crime de racismo seja enquadrado nos casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) até que a norma seja aprovada pelo Parlamento.  O julgamento começou em fevereiro e foi retomado nesta tarde com as manifestações da ministra Rosa Weber e do ministro Luiz Fux, também favoráveis à criminalização. Com os votos de Weber e Fux, ficou formada a maioria com os votos de Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, além do relator, Celso de Mello. Em seu voto, Rosa Weber entendeu que a Constituição obrigou o Congresso a aprovar medidas para punir comportamentos discriminatórios, que inclui as condutas direcionadas à comunidade LGBT. Segundo a ministra, o comando constitucional não é cumprido desde a promulgação da Carta Magna, em 1988. "A mora do Poder Legislativo em cumprir a determinação que lhe foi imposta está devidamente demonstrada. A existência de projetos de lei não afasta a mora inconstitucional, que somente se dá com a efetiva conclusão do processo legislativo", disse.  Em seguida Fux também concordou com a tese de morosidade do Congresso e afirmou que as agressões contra homossexuais não são fatos isolados. "A homofobia se generalizou, muito embora, quando o STF julgou a união homoafetiva, as cenas de violência explícita homofóbicas diminuíram", disse. O caso é discutido na Ação a Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº 26 e no Mandado de Injunção nº 4.733, ações protocoladas  pelo PPS e pela Associação Brasileiras de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e das quais são relatores os ministros Celso de Mello e Edson Fachin. As entidades defendem que a minoria LGBT deve ser incluída no conceito de "raça social", e os agressores, punidos na forma do crime de racismo, cuja conduta é inafiançável e imprescritível. A pena varia entre um e cinco anos de reclusão, de acordo com a conduta. Na abertura da sessão de hoje, por maioria de votos, a Corte decidiu continuar o julgamento mesmo diante da deliberação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que aprovou ontem (22) a mesma matéria, tipificando condutas preconceituosas contra pessoas LGBT.

Biometria: presidente do TRE-BA realiza audiência pública em Livramento de Nossa Senhora

  Quinta, 23.Maio.2019 às 16h38


Foto: Divulgação

Com o objetivo de divulgar a última fase da revisão biométrica no estado, o presidente do TRE da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, realiza, nesta sexta-feira (24/5), audiência pública em Livramento de Nossa Senhora. A cidade integra um conjunto de 22 municípios da região que, desde o último dia 13 de maio, estão em fase obrigatória do procedimento. O evento, marcado para 10h30, acontece na Câmara Municipal da cidade. Livramento de Nossa Senhora será o 6º município a receber as audiências públicas do TRE-BA relativas ao último ciclo da biometria no estado. Eventos do tipo já foram realizados em Barreiras, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Itaberaba e Cruz das Almas. O presidente do Eleitoral participou da cerimônia realizada em Barreiras, primeira da série de audiências. Em representação do desembargador Jatahy Júnior, os demais eventos foram presididos por Cláudio Gusmão, procurador regional (Itabuna e Itaberaba); pelo juiz substituto do Regional José Batista Santana Júnior (Santo Antônio de Jesus); e Pedro Godinho, juiz substituto da Corte Eleitoral (Cruz das Almas). Conforme o presidente do Eleitoral baiano, a realização das audiências tem como objetivo, além da divulgação do último ciclo, sensibilizar as autoridades e lideranças das cidades envolvidas para que auxiliem a Justiça Eleitoral no trabalho que tem como principal finalidade conferir ainda mais segurança ao processo de votação. “O nosso esforço é para nos aproximarmos do cidadão e sensibilizar as gestões públicas quanto à importância do recadastramento. Queremos ainda conclamar o eleitor para que realize, o quanto antes o agendamento, serviço prioritário neste ciclo, no intuito de evitar transtornos ao cidadão”, afirmou o desembargador Jatahy Júnior.    Além do eleitorado de Livramento de Nossa Senhora, estão convocados para realização do recadastramento biométrico os eleitores de Abaira, Barra do Estiva, Boninal, Caetanos, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Iramaia, Itiruçu, Ituaçu, Jussiape, Lajedo do Tabocal, Maracás, Paramirim, Piatã, Planaltino, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu. As 22 cidades estão inseridas em uma lista composta por um total de 281 municípios, que deverão concluir o recadastramento antes das Eleições de 2020.

Prefeitura de Livramento inaugurará praça na comunidade de Várzea próximo sábado (25)

  Quinta, 23.Maio.2019 às 10h30


Foto: Divulgação

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora irá entregar no próximo sábado dia (25), a nova Praça da Várzea, que foi construida com recursos próprios do município. A solenidade de inauguração está prevista para acontecer às 20h na comunidade e contará com a presença do prefeito municipal Ricardinho Ribeiro. Vale ressaltar que a comunidade da Várzea está celebrando a festa do Imaculado Coração de Maria que acontece até o dia 26 de maio. No sábado após a novena terá um animado leilão e logo após festa dançante com Renan Moreira e Arthur Coelho.

Foto: Divulgação

Brumado: falta de bolsas para coleta no Hemoba prejudica doação de sangue

Por: Janine Andrade | Agora Sudoeste   Quinta, 23.Maio.2019 às 10h00


Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Brumado, está sem bolsas para coleta de sangue. Com a falta do material, não há como os doadores realizarem o procedimento, o que pode vir a prejudicar o estoque da unidade, principalmente se tratando de tipos sanguíneos específicos. A direção do Hemoba informou que o problema ocorre em todo o estado da Bahia. O material já foi solicitado a central em Salvador e a unidade aguarda a reposição.

Homicida é preso após ação conjunta da Polícia Civil da Bahia e PM de São Paulo

  Quinta, 23.Maio.2019 às 09h00


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia - envolvendo as Delegacias de Polícia de Brumado e Jânio Quadros-BA (20ª COORPIN) - e a Polícia Militar de São Paulo, culminou com a prisão Derrian Pires de Souza, de 25 anos de idade. Conforme apurado no inquérito policial presidido pelo Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Brumado, no dia 20/09/2014, Derrian, juntamente com outro comparsa, teria assassinado a tiros o jovem Paulo Sérgio de Jesus Silva, dentro de um bar no Bairro Urbis II, em Brumado. A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Jânio Quadros-BA, atuando em apoio à equipe da Delegacia de Brumado, conseguiu descobrir o paradeiro do autor na capital paulista e acionou a Polícia Militar daquele Estado, a qual conseguiu prender o foragido e cumprir o respectivo mandado de prisão preventiva. O preso foi apresentado na 55ª DP (São Rafael-SP) e deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.

Suspeito de roubar gado em cinco cidades é detido no interior da Bahia

  Quinta, 23.Maio.2019 às 08h30


Foto: Divulgação | SSP

Um homem suspeito de furtar gados nas cidades de Tucano, Ribeira do Pombal, Cipó, Nova Soure e Olindina, na Bahia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22), pela Polícia Civil, no entanto, a ocorrência foi registrada na última segunda (20). Conforme a polícia, o homem foi preso em flagrante com cinco animais, um revólver calibre 32, munições, um carro modelo Strada, uma motocicleta e um reboque para transporte de gado.

PM da Bahia tem mulher promovida a tenente-coronel pela primeira vez em quase dois séculos

  Quinta, 23.Maio.2019 às 08h00


Foto: Divulgação

A Polícia Militar da Bahia teve, após 194 anos, neste mês, uma mulher promovida à patente de tenente-coronel. Ana Fernanda Dantas, de 54 anos, é médica pediatra, bacharela em direito e mestra em administração pública. Há 25 anos integra a corporação e agora ocupa o posto de maior autoridade feminina da Polícia Militar da Bahia. Nascida em Salvador, ela entrou no primeiro concurso em que foi permitido o ingresso de mulheres, em 1993. Por já ter ingressado na PM como médica, Ana nunca participou de operações nas ruas. A honraria – como ela mesma classifica a promoção –, foi concedida no dia 7 de maio, em uma solenidade liderada pelo comandante-geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, no quartel da corporação que fica no Largo dos Aflitos. “O coronel Anselmo fez essa solenidade. Foi simples, mas bastante significativa. Só estavam na minha frente quatro coronéis e, no meu grupo, dos que seriam promovidos a tenentes-coronéis, só tinha eu de mulher. Quando eu olhei para trás e vi tantos homens, eu percebi o quanto é significativo ser a primeira mulher”, lembra Ana Fernanda. Para a militar, junto com a promoção há o crescimento da responsabilidade. “A carreira militar tem isso, você vai subindo de acordo com seu amadurecimento e as responsabilidades e nossas atribuições vão aumentando”, disse. De acordo com Ana Fernanda, as promoções na carreira militar dependem de vários fatores. Para a patente de tenente-coronel no quadro de médicos, que era a área em que a militar concorria, só havia uma vaga que seria “disputada” entre ela – então major –, e um colega homem. “[A promoção] não depende só da gente estar habilitado. No meu caso, como eu sou médica, a gente concorre dentro do nosso quadro de médicos. Eu e o outro colega que estávamos habilitados para a promoção, então nós dois tínhamos expectativa. Quase não tinha nenhuma diferença entre a gente no termo de pontos e notas, então sabíamos que poderia ser um ou outro”, comentou.

Livramento: TRE-BA Realizará audiência pública na câmera de vereadores próxima sexta-feira (24)

  Quarta, 22.Maio.2019 às 11h30


Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, TRE-BA, realizará na próxima sexta-feira (24), na Cârama de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, às 10:30 horas, Audiência Pública para apresentação da nova logística para a revisão biométrica extraordinária nas cidades de Abaíra, Barra da Estiva, Boninal, Caetanos, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Iramaia, Itiruçú, Ituaçú, Jussiape, Lajedo do Tabocal, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Paramirim, Piatã, Planaltina, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçú. O Presidente da Corte, Desembargador Jatahy Júnior, presidirá a sessão.

Rio de Contas: Vereadores apoiam plano de carreira para educação

  Quarta, 22.Maio.2019 às 11h00


Foto: Reprodução | Site Mandacaru da Serra

Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra

A Câmara de Vereadores de Rio de Contas, Bahia, recebeu, na sessão de ontem (20), diretores da APLB-Sindicato, para falar sobre o projeto do Plano de Carreira dos trabalhadores na Educação, naquele município. A convite, por indicação do vereador Vinicius Costa, o diretor regional do sindicato, Gerlando Oliveira, falou da “Tribuna Livre” da Casa, respondendo a perguntas sobre o plano de carreira da categoria e precatórios do Fundef. Informou que o plano, na forma de projeto de lei, será encaminhado ao Executivo até o próximo dia 5 de junho. Reconheceu que há um grande atraso, pois deveria ter sido votado na Câmara desde 2018. A primeira minuta ficou pronta em outubro do ano passado e essa demora na finalização, pelo sindicato e prefeitura, está preocupando a maioria oposicionista do Legislativo, ansiosa para aprovar o plano. Para o vereador Célio Evangelista, na verdade, nada há ainda de concreto, pois a minuta do Executivo, em exame no sindicato, vai retornar ao Executivo, sem nenhuma certeza de que o gestor vai concordar. O vereador Vinicius Costa sinalizou que a categoria tem seu total apoio e alertou que os servidores estão sendo prejudicados, deixando de usufruir os benefícios e as garantias previstos no projeto. Outra preocupação dos edis rio-contenses é com o rateio de 60% dos precatórios do Fundef aos professores, lembrando que há gestores municipais que tentam burlar essa regra e desviam os recursos. Temendo que isso possa acontecer em Rio de Contas, Vinicius Costa alertou a diretoria da APLB-Sindicato, para examinar a possibilidade de medidas cautelares, na Justiça, que impeçam esse desvio. Desde o início deste ano, a Câmara de Rio de Contas, presidida por Luciano Pierote,  está em novo endereço.  Saiu do anexo ao prédio da Prefeitura (Largo do Rosário), para nova sede, na Praça Coronel Carlos Souto.

Desafio Ranchão da Porteirinha: Evento ciclístico será realizado em Livramento dia 02 de Junho

  Quarta, 22.Maio.2019 às 10h30


Foto: Divulgação

Será realizado em Livramento de Nossa Senhora no dia 02 de Junho o Desafio Ranchão da Porteirinha, o evento está sendo realizado pela equipe Evolution Bike nas pessoas do empresario Thiago Lima Berlarmindo e Elias Junior da Silva Lucena. As inscrições podem ser feitas na Loja Evolution Bike com 2 kg de alimentos não perecível. O evento contará com o percurso de 34 km, onde contará com o total apoio de voluntários. Segundo o empresario Thiago Lima Berlarmindo "A ideia é fazer que a cada vez mais cresça o nosso esporte ajudar a quem necessita". O Desafio Ranchão da Porteirinha contará com 6 categorias sendo elas:  PRÓ MASC, SPORT MASC, INFANTIL, PRÓ FEM, SPORT FEM e PESO PESADO. A chegada será na Telhas Lith onde os 5 primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e brindes. Apoio: Polícia Militar, Central das Carnes, MAXXNET Internet Fibra Optica, Ismatec, Portal Link, Nem do Ônibus, Evolution Bike, Marcenaria Neves, Mecânica Nossa Senhora, Posto São Cristóvão e Site Livramento Hoje.

Comunidade brumadense se solidariza e menina Naiara consegue recurso para medicamento

Por: Janine Andrade | Agora Sudoeste   Quarta, 22.Maio.2019 às 10h00


Foto: Divulgação

Nos últimos dias, a comunidade brumadense se mobilizou para ajudar a menina Naiara, 11 anos de idade, residente no bairro Ginásio Industrial, em Brumado, que tem uma doença rara e precisava com urgência de um medicamento que custa R$ 1.000,00 cada dose. Para conseguir comprar o medicamento, pais, familiares e amigos da criança se uniram em campanha para arrecadar o valor e o movimento ganhou grande repercussão, contando com o apoio da população. O objetivo  foi alcançado: as doações contabilizaram R$ 11.000,00.

Mega-Sena pode pagar até R$ 12 milhões nesta quarta

  Quarta, 22.Maio.2019 às 09h30


Foto: Divulgação

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.152 realizado na noite do último sábado (18) em São Paulo. O prêmio acumulou e pode pagar R$ 12 milhões no próximo sorteio, marcado para esta quarta-feira (22). Já a quina teve 28 acertadores; cada uma levará R$ 77.547,60. Outras 2.420 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 1.281,77. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Homem de 51 anos tem pedra de 1,3Kg e 18cm retirada da bexiga após cirurgia

  Quarta, 22.Maio.2019 às 09h00


Foto: Reprodução

Um lavrador de 51 anos passou por uma cirurgia em um hospital de Jacobina, na região norte da Bahia, para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento que estava na bexiga. O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20). O médico que realizou o procedimento, o cirurgião João Cleber Coutiunho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo. O médico afirmou que o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia. O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h e, além do médico João Cleber, outros cinco especialistas participaram da operação. O paciente, que não teve nome divulgado, ainda está internado, mas segundo os médicos, está bem e falando. O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inflamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.

Conta de luz vai subir com ajuste de até 50% da bandeira tarifária

  Quarta, 22.Maio.2019 às 08h30


Foto: Reprodução

O maior reajuste no valor das bandeiras tarifárias, anunciados nesta terça-feira, 21, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi aplicado na bandeira amarela, que passou de R$ 1,00 para R$ 1,50 por 100 KWh, o que representa um aumento de 50% na comparação com o praticado atualmente. Hoje, o Brasil opera exatamente com bandeira amarela e nova decisão será anunciada no fim do mês. A agência reguladora também ajustou os preços da bandeira vermelha patamar 1, que passou de R$ 3,00 para R$ 4,00 por 100 KWh, um aumento de 33%. Já o patamar 2 da bandeira vermelha foi elevado de R$ 5,00 para R$ 6,00 pelo mesmo consumo de referência, alta de 20%. O sistema de bandeiras foi adotado pela Aneel para indicar se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final. A decisão é tomada pela Agência em função das condições de geração de eletricidade. A bandeira verde indica “condições favoráveis de geração de energia” e a tarifa não sofre nenhum acréscimo. A bandeira amarela mostra “condições de geração menos favoráveis”, enquanto a vermelha mostra “condições mais custosas de geração” ou “ainda mais custosas”. Segundo informou a Aneel mais cedo, a atualização incorporado um avanço metodológico para a regra de acionamento que atualiza o perfil do risco hidrológico (GSF, no jargão setorial).