Livramento Hoje

Livramento Hoje



Justiça irá avaliar pedido de anulação do julgamento de Kátia Vargas

Por: VN   Quinta, 14.Dezembro.2017 às 09h30


Foto: Reprodução

Após o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ter solicitado a anulação do resultado do júri popular, que inocentou a médica Kátia Vargas, a Justiça decidiu aceitar a solicitação na terça-feira (12), e o pedido será analisado.  A juíza Gelzi Maria Almeida Souza, do 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri, será a responsável em estudar o pedido. Gelzi também foi a juíza que conduziu o julgamento da oftalmologista. Na última quarta-feira (6), a Kátia foi inocentada da acusação de ter perseguido e assassinado os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, no bairro de Ondina, em 2013. Por quatro votos a três, a médica recebeu absolvição total. Após a decisão, a família dos jovens se revoltou dentro e fora do Fórum Ruy Barbosa, local onde aconteceu o julgamento. Uma das tias dos irmãos, por exemplo, chegou a ameaçar a ré de morte.

Saque do PIS/Pasep para nascidos em dezembro começa hoje

  Quinta, 14.Dezembro.2017 às 09h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Os trabalhadores nascidos em dezembro que têm direito ao PIS/Pasep (ano base 2016)podem sacar o benefício a partir desta quinta-feira (14). O abono salarial vai estar disponível a quem trabalhou por, pelo menos, um mês em 2016 com remuneração média de até dois salários mínimos. Para sacar, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica ou casa lotérica, até do dia 29 de janeiro. Após esse prazo, o valor vai voltar ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). De acordo com o Ministério do Trabalho, já foram liberados os recursos para os trabalhadores privados nascidos de julho a novembro e para o servidores públicos com finais de inscrição de 0 a 4, totalizando R$ 6,88 bilhões pagos a 9,35 milhões de trabalhadores. Dessa forma, 38,16% do total de beneficiários receberam o abono. Outros R$ 11,14 bilhões ainda serão pagos. O valor a ser recebido por cada trabalhador varia de acordo com o período trabalhado no ano-base. 

Verão Solidário está sendo aguardado com muita ansiedade e já é record de vendas em Livramento e na região

  Quarta, 13.Dezembro.2017 às 10h30


Foto: Reprodução

Está chegando o grande dia para que todos possam curtir o final de semana em grande estilo, e ter uma festa para recordar deste ano que será encerrado com chave de ouro. Corra, garanta já o seu ingresso ANTES DA VIRADA e faça parte desse evento maravilhoso em prol de uma causa ainda maior. O Terceiro Lote já está chegando ao fim e você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo?! Venha, traga sua família e seus amigos para curtir junto conosco no Clube de Campo Caiçara, em Livramento - BA a partir das 22:00 HS do próximo sábado (16/12). Verão Solidário, abraçando uma causa nobre, e trazendo a marca de qualidade corriqueira de Ney Eventos e Empreendimentos em pareceria com a CAASE, porque aqui é tudo diferente.

Livramento: CIPE Sudoeste realiza apreensão de armas de fogo em Itanagé

Por: 88FM   Quarta, 13.Dezembro.2017 às 09h00


Foto: Reprodução | 88FM

Na tarde desta terça-feira (12), a guarnição da CIPE Sudoeste realizando rondas pela região deparou-se com alguns indivíduos que ao avistarem a viatura empreenderam fuga a pé, os policiais de imediato iniciaram a perseguição e conseguiram lograr êxito em deter os homens que já se encontravam nas proximidades de uma residência no distrito de Itanagé. Segundo informações colhidas pela equipe de jornalismo da Rádio 88 Fm junto ao Sargento PM Freire, foi encontrado com dois dos suspeitos, duas armas tipo cartucheira. Ainda segundo informações, os outros elementos adentraram em uma casa que após a abordagem foram localizadas em um quarto mais duas armas e munições, totalizando assim quatro espingardas tipo cartucheira. Uma mulher assumiu que as armas eram guardadas por ela, a mesma juntamente com os envolvidos e todo material foram encaminhados a delegacia de Policia de Livramento, onde foi lavrado auto de infração pelo delegado titular Dr. Claudio Oliveiro. O delegado explicou a nossa equipe que um dos elementos estava portando munição restrita, ele irá responder por porte ilegal de munição e ficará detido a disposição da justiça. Para os demais foi estipulado fiança que após pagamento serão liberados.

Operação Rio Pardo: Dois homens presos por roubo de gado na região Sudoeste

  Terça, 12.Dezembro.2017 às 12h00


Foto: Reprodução

Na manhã de segunda-feira (11) deu-se incio a operação batizada de Rio Pardo, em alusão a um rio que nasce em Minas Gerais e deságua na Bahia. A operação policial teve como o objetivo de combater o roubo de gado no sudoeste baiano e em parte do estado de Minas.As prisões ocorreram nos municípios baianos de Itapetinga e Itambé. Em Itapetinga, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra Diego de Almeida Souza, o “Diegão”, acusado de roubo e furto de gado nos dois estados. Outros dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Fazenda Jiboia, na cidade de Itambé, a acerca de 43 Km de Itapetinga. No cumprimento dos mandados, equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itapetinga, prenderam em flagrante o proprietário do imóvel, identificado como Maurício Santos Ferraz Filho, o “Mauricinho”. do VN

Itabuna: Criança de 8 anos é atacada e mordida por capivara

  Terça, 12.Dezembro.2017 às 11h30


Foto: Reprodução | TV Santa Cruz

Uma criança de 8 anos foi atacada e mordida por uma capivara no último sábado (9). O fato inusitado aconteceu em Itabuna no sul da Bahia. A menina caminhava com um parente nas margens do Rio Cachoeira quando foi surpreendida pelo ataque. Moradores relatam que é comum a presença desses animais na localidade. A menina atacada teve ferimentos nos braços. "Elas pararam para poder observar alguns filhotes e ela [a criança] foi puxada pelo braço pelo animal, o maior que tinha no local. Por conta das garras, ou das presas grandes, machucou a mão dela. Foi necessário suturar, pegou 11 pontos, mas está bem", destacou Alana Dias, mãe da criança. Segundo os órgãos de proteção, a orientação é que as pessoas não cheguem perto, não tirem fotos e nem alimentem esses animais. 

Barbosa se reúne com deputados e admite que pode ser candidato em 2018

  Terça, 12.Dezembro.2017 às 11h00


Foto: Reprodução | Reuters

Apontado como possível candidato à Presidência da República em 2018, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se reuniu na tarde desta segunda-feira, 11, com deputados federais do PSB para discutir o cenário político-eleitoral. O encontro aconteceu no escritório dele em São Paulo e contou com a presença de oito dos 33 integrantes da bancada na Câmara. A reunião foi pedida pelos parlamentares, com aval do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. De acordo com relatos dos deputados, nas quase duas horas de conversa, Barbosa admitiu que cogita ser candidato a presidente e prometeu anunciar uma decisão até março do próximo ano, prazo final exigido pela legislação eleitoral para que ele se filie a um partido político para poder participar da disputa. "Ele (Barbosa) disse que ainda está refletindo sobre a candidatura. Ponderou que hoje está com uma vida estabilizada com a advocacia, palestras e aulas que dá", contou o líder do PSB na Câmara, Júlio Delgado (MG), ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. Delgado era um dos presentes no encontro. Segundo o deputado, a bancada reforçou o convite para o ex-ministro ser candidato pela sigla. "Ele não falou nem que sim, nem que não. Disse que está analisando o cenário", afirmou. Delgado ressaltou que o ex-ministro se mostrou atento ao cenário político e ao comportamento do PSB no Congresso Nacional. Barbosa teria questionado a opinião dos deputados sobre como será disputar eleições sem a doação empresarial, proibida pelo STF desde 2015. "Ele perguntou como será enfrentar candidatos de grandes oligarquias, com alto poder econômico. Dissemos que isso não era o principal desafio", relatou o parlamentar. No encontro, o ex-ministro ainda se colocou à disposição para novas conversas com os deputados. De acordo com o líder do PSB, Barbosa disse aos parlamentares que deve chegar a Brasília na próxima sexta-feira, 15, para passar as festas de fim de ano com a família e que estava aberto para conversar nesse período. "Ele não está desligado como muitos pensam. Ele está acompanhando tudo", declarou Delgado. A reportagem não conseguiu contato com Barbosa. O ex-ministro, que deixou o Supremo em 2014, vem travando conversas com integrantes do meio político há algum tempo. Recentemente, se encontrou no Rio de Janeiro com o apresentador de TV Luciano Huck, que já negou que será candidato a presidente em 2018. Barbosa também mantém diálogo com a Rede, da ex-ministra Marina Silva.

Mulher morre eletrocutada enquanto estendia roupa no varal em Belo Campo

Por: Redação   Terça, 12.Dezembro.2017 às 10h30


Foto: Reprodução

Uma Mulher identificada por Ivete Santos Ferraz, de 48 anos, morreu após sofrer um choque elétrico enquanto estendia roupa no varal na cidade de Belo Campo, no sudoeste do estado. Segundo informações passadas ao site Livramento Hoje, dona Ivete tomou choque quando um varal de roupas despencou sobre uma fiação elétrica que havia na laje, onde ela estava. O fato trágico aconteceu na tarde do último domingo (10), segundo informações havia uma criança no local, mas a menor não ficou ferida. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada para prestar socorro mais a mulher não resistiu. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista para levantamento cadavérico.

Aposentados e pensionistas do INSS podem ter o menor reajuste no benefício desde 1995

  Terça, 12.Dezembro.2017 às 10h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

As quedas nos índices oficiais de inflação este ano jogarão para baixo o reajuste anual — a partir de 1º de janeiro de 2018 — dos segurados do INSS que ganham acima de um salário mínimo. Com isso, esses aposentados e pensionistas deverão ter a menor correção desde a implantação do Plano Real (1994). Isso porque, o indicador oficial usado para corrigir os benefícios — o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) — acumulou em 12 meses, até novembro, alta de apenas 1,95%. A variação do custo de vida de dezembro ainda não saiu, mas a expectativa é que não haja grande alteração. Portanto, o aumento anual deverá ficar mesmo em torno de 2%. Este ano, por exemplo, o governo concedeu aos aposentados que ganham acima do mínimo um reajuste de 6,58%, equivalente ao INPC acumulado até dezembro de 2016, sem ganho real (acima da inflação). Em tese, considerando o INPC até novembro (1,95%), o teto do INSS (de R$ 5.531,31) passaria para R$ 5.638,85, por exemplo. Antes, com a projeção do governo de que a inflação de 2018 seria de 3,1%, esse valor máximo poderia chegar a R$ 5.702,78. Segundo a série histórica dos reajustes concedidos aos aposentados e pensionistas que ganham mais, desde que o Real passou a moeda oficial do país, o menor reajuste aplicado foi de 3,30 %, em abril de 2007. No caso dos mais de 22 milhões de segurados do INSS que ganham apenas um salário mínimo, a regra é diferente. O aumento dos benefícios dependerá da correção do piso nacional (pois ninguém pode ganhar menos). No Orçamento de 2018, o governo prevê que o mínimo vai subir de R$ 937 para R$ 965. Inicialmente, as projeções de inflação eram maiores e indicavam que passaria a R$ 979. Mas, com as constantes quedas na inflação, o valor foi revisto para baixo. E, segundo especialistas, pode cair mais (R$ 958). Em 2016, o reajuste dos benefícios mais altos foi de 11,28%. Os que ganham apenas um mínimo levaram 11,68%.

Livramento: Delegacia de Polícia Civil está em fase final de reforma

  Terça, 12.Dezembro.2017 às 09h30


Foto: Divulgação

A delegacia de Livramento estava funcionando de forma precária, sem condições de receber detentos, tanto que, por ordem judicial, os presos foram transferidos para cidades vizinhas, até mesmo o atendimento burocrático acontecia apenas em alguns dias da semana. O prefeito Ricardinho Ribeiro procurou o governo do estado e juntos, através da Secretaria de Segurança Pública da Estado, firmaram um convênio visando a manutenção dos serviços de segurança pública do município. O prédio da delegacia está passando por uma grande reforma, que já está em fase final, foram feitos os serviços de limpeza de toda a área, removendo mais de 180 motos e 50 veículos; pintura; troca e manutenção do telhado e paisagismo, tudo com recursos próprios do município. 


Foto: Divulgação

Causa do entrave na abertura da Retran

Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra   Terça, 12.Dezembro.2017 às 09h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

A Retran (Regional de Trânsito) é a mais baixa esfera de trânsito da Secretaria de Segurança Pública. Subordina-se à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), órgão do Detran (Departamento de Trânsito). Parece insignificante no contexto administrativo governamental, mas executa a indispensável função de controlar o trânsito e fiscalizar o uso dos veículos, emitir e renovar a carteira nacional de habilitação. Na Bahia, os exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica, impostos pela legislação, são feitos por clínicas credenciadas, conforme regulamento aprovado pela Portaria Detran nº 1.267/2014. Livramento de Nossa Senhora é sede da 2ª Retran, subordinada à 18ª Ciretran, de Brumado. Encontra-se em estado muito precário, obrigando os usuários da cidade e região a se deslocarem até Brumado. Em maio deste ano, o estado, através do Detran, comprometeu-se a recuperar a unidade, supostamente a pedido do deputado estadual Marcos Aguiar Viana (PSB) e do federal João Carlos Bacelar Batista (PODE) Parceira no projeto, a prefeitura disponibilizou as novas instalações, prontas há meses, em prédio adaptado no bairro Taquari. O ex-vereador Ronilton Carneiro Alves, vulgo Batata, é o dono da clínica credenciada. Tudo estava pronto, mas o projeto entravou, sem explicações. Só recentemente, vazou a informação de que o governador Rui Costa virá em Livramento, pela primeira vez, em janeiro, e vai reinaugurar o órgão.

Tiririca anuncia que lançará livro com histórias da Câmara de Deputados

  Segunda, 11.Dezembro.2017 às 19h00


Foto: Reprodução

De acordo com publicação da Revista Época, o deputado federal Tiririca (PR-SP), irá lançar um livro contando todas as histórias que envolvem a sua passagem durante 07 anos pela Câmara de Deputados, em Brasília.  O deputado anunciou recentemente a sua saída da política. Confira trecho do discurso de despedida: “Subo pela primeira vez e a última (à tribuna). Estou saindo triste para caramba, estou muito chateado mesmo com o Parlamento. Não fiz muita coisa, mas pelo menos fiz o que fui pago para fazer. O que vi nestes sete anos saio com vergonha. Mas gostaria que vocês – só um pedido de gente, de povo – olhassem mais para o povo”, pediu. Tiririca foi eleito como deputado pela primeira vez em 2010, e na época foi o mais votado entre todos os deputados do Brasil. Em 2014 ele voltou a ser eleito e foi novamente muito bem votado.

Macaúbas: Governador Rui Costa Rui inaugura UPA24h, entrega equipamentos e autoriza convênios para agricultura familiar

  Segunda, 11.Dezembro.2017 às 18h30


Foto: Foto: Manu Dias | GOVBA

Em visita ao município de Macaúbas, neste sábado (9), o governador Rui Costa levou mais reforço para a agricultura familiar e para a saúde, no centro Sul baiano. O governador entregou uma Unidade Pública de Atendimento (UPA) tipo II para a qual anuncia a contratação de 18 mil procedimentos mensais. Com atendimento 24h, a unidade ofertará serviços de consultas de urgência e emergência, exames laboratoriais, pequenas cirurgias, dentre outros. Além da UPA, foi entregue à população a reforma do Hospital Antenor Alves da Silva, que contou com um investimento de mais de R$ 1,6 milhão, entre obras e equipamentos.  “É uma alegria enorme ajudar o prefeito a melhorar o desempenho do hospital fazendo mais cirurgias, possibilitando a abertura da UPA, que vai atender Macaúbas e municípios vizinhos. Nós encontramos uma equação entre equipamentos e obras de reforma de mais de R$ 3 milhões”, afirmou o governador. O Hospital possui 8 pavimentos, com 50 leitos, almoxarifado, administração, salas de radiologia, ultrassonografia, gesso e eletrocardiograma; e funciona com pronto socorro, centro cirúrgico e laboratório. O governador celebrou o contrato entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Fundo Municipal de Saúde para que a unidade possa executar ações e serviços de média complexidade hospitalar aos Usuários do Sistema único de Saúde (SUS) na Bahia. Serão oferecidas mensalmente 195 internações distribuídas em 14 leitos de clínica cirúrgica, com capacidade de oferta de 114 cirurgias e 10 leitos de clinica obstétrica com oferta de 81 internações. O investimento anual é de mais de R$ 1,5 milhão. Ainda para o reforço da saúde, Rui também entregou uma ambulância tipo A, no valor de cerca de R$ 80 mil.

Livramento: Atrações oficiais do Réveillon da Paz é divulgada pela Prefeitura Municipal

  Segunda, 11.Dezembro.2017 às 18h00


Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (11), a Prefeitura de Livramento divulgou oficialmente, as atrações que farão a festa dos livramentenses no Réveillon da Paz 2018 na Praça Cel. Zezinho Tanajura - Praça Pôr do Sol. Para comemorar a chagada de 2018, as bandas Nairê e Polentinha do Arrocha foram contratadas. Em Livramento todos os anos o  Réveillon da Paz é prestigiado por milhares de pessoas da nossa região.

Dom Basílio: Cidade 'à base de carro pipa' recebe verba para construir adutora

Por: BN   Segunda, 11.Dezembro.2017 às 17h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Um dos municípios mais castigados pela estiagem na Bahia em 2017, Dom Basílio, no sudoeste, recebeu um alento. As obras de uma adutora que pode resolver o problema da falta de água na cidade foram autorizadas. Uma portaria do Ministério da Integração Nacional, publicada na última sexta-feira (8), destinou a quantia de mais de R$ 1,8 milhão e estabeleceu prazo de 180 dias para a conclusão dos trabalhos. Se sentindo aliviado pelo anúncio da verba, o prefeito Roberval Meira disse que a ideia é concluir o trabalho até abril do ano que vem. "A gente quer concluir tudo até abril. Nossa expectativa é essa", declarou ao Bahia Notícias. Segundo Roberval, durante os últimos três meses a cidade ficou abastecida apenas por carros pipa. "Ou era o Exército ou era o serviço local que levava os carros pipa até as casas", conta. Dom Basílio é uma das cidades do estado onde o fornecimento é feito por uma empresa municipal e não pela Embasa. Ainda segundo Meira, em novembro eram esperados 120 milímetros de chuva e só caíram 10 mm. Em dezembro, a previsão é de 160 mm, mas até o momento apenas 20 mm foram registrados. Com decreto de emergência em vigor, Dom Basílio tem quase toda a população de 12,6 mil habitantes afetada.