Livramento Hoje

Livramento Hoje




Enem será aceito em 27 universidades de Portugal

  Terça, 17.Outubro.2017 às 18h00


Foto: Reprodução | Curso Gregor Mendel

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou recentemente um convênio com o Instituto Politécnico da Maia (Ipmai), de Portugal, para que estudantes brasileiros possam usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso na instituição. Já são 27 as instituições de ensino superior lusitanas que aceitam o Enem. As instituições podem definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria. O primeiro convênio interinstitucional foi firmado em 2014, com a Universidade de Coimbra. Os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.(BA.ba)

Livramento: Maus tratos continuam!

Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra   Terça, 17.Outubro.2017 às 17h00


Foto: Reprodução

O recolhimento de cachorros de rua, sem qualquer ato regulatório, pela Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, criou problemas onde não existia e agravou os que já tínhamos. Foi uma ação desastrada, sem nenhum benefício para os animais, somente para atender comerciantes incomodados com a presença dos animais, principalmente no centro da cidade. Até o local escolhido para depósito dos bichos, é clandestino, pois não é da prefeitura e nem foi divulgado o nome do proprietário, muito menos há qualquer contrato regulando seu uso. Sabe-se, porém, extraoficialmente, que se trata de um galpão abandonado, onde se embalava manga, pertencente a um parente da vice-prefeita Joanina Sampaio, e cedido de maneira informal. O certo é que nenhum resultado positivo foi colhido até agora, perpetuando-se os maus tratos aos animais, prisioneiros e impedidos até de se defenderem, como faziam nas ruas. As autoridades municipais fizeram ouvidos de mouco para as rigorosas e precisas recomendações da Promotoria de Justiça, para que dispensassem ao assunto as regras legais de defesa dos animais. Em nota, a Associação Protetora dos Animais (APA) criticou duramente, ontem, a situação, denunciando, por exemplo, o suprimento deficiente e inadequado de água e alimentos aos cachorros. E que os animais estão sob risco de doenças, por falta de higienização do local. Os machos estão expostos ao sol e piso escaldantes, sem nenhuma sombra, e fêmeas segregadas em local sem ventilação. Também em nota, a gestão municipal rebateu as críticas, dizendo que mantém dois funcionários no local, que os cães são alimentados com ração de qualidade e água fresca e que há limpeza diária do galpão. Mas voluntários da APA afirmam que passaram várias horas no local e não viram nada disso por lá. A nota oficial conclui que os animais tratados, vacinados e ou castrados serão doados ou soltos, e o galpão fechado.
Clique abaixo para ler:
1. Nota da APA
2. Nota da prefeitura

J. Abreu Corretora de Seguros: Empresários participaram do 20° Congresso dos Corretores de Seguros e do 4° Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar

Por: Janine Andrade | Agora Sudoeste   Terça, 17.Outubro.2017 às 16h00


Foto: Reprodução

O empresário, José Abreu e sua esposa, Núbia Abreu, da J. Abreu Corretora de Seguros, participaram do 20° Congresso dos Corretores de Seguros e do 4° Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar. Os eventos aconteceram de 12 a 14 de outubro, em Goiânia /GO. "O mercado vem crescendo a cada  ano e novas modalidades de contração irão aquecer ainda mais o segmento", observou o empresário.

Itabuna: Enfermeiro é afastado após presenciar crise de idosa e ficar 'no computador'

  Terça, 17.Outubro.2017 às 15h00


Foto: Reprodução

Um enfermeiro do Hospital de Base de Itabuna, no sul baiano, foi afastado após se negar a atender uma idosa. Segundo o G1, parentes de Creuza Faustino, de 78 anos, filmaram o momento em que a mulher passava mal em um banco de cimento da emergência do hospital. Um filho da mulher disse que ela sofria com pressão alta. No mesmo instante em que a idosa aguarda socorro, o profissional usava um computador, se negando a fazer o atendimento. Após a repercussão do fato, ocorrido no dia 9 de outubro, o enfermeiro foi afastado. Ainda segundo a família, Creuza Faustino só foi atendida depois que várias pessoas começaram a filmar o fato. Após ser medicada, ela foi para casa e passa bem. Ainda sobre o enfermeiro, a direção do hospital informou um inquérito administrativo foi aberto para investigar o ocorrido. Caso fique comprovado que houve negligência, o profissional poderá ser exonerado do cargo.(BN)

Quatro comerciantes são presos e 122 armas apreendidas na Bahia

  Terça, 17.Outubro.2017 às 14h00


Foto: Divulgação

Quatro comerciantes foram presos e 122 armas de fogo de vários calibres foram apreendidas em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do estado, na quarta-feira (11). Além disso, também foram apreendidos mais de 1,2 mil munições e três quilos de chumbo na ação, batizada de "Senhores das Armas". A operação inicialmente teve como alvo os estabelecimentos Casa Morbeck e Juninho da Sanfona, suspeitos de vender armas de maneira ilegal. A polícia tinha mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal para investigar as duas lojas. Uma terceira loja, Oficina Confiança, foi identificada durante a ação e no local aconteceu um flagrante de venda ilegal. Foram presos na ação os comerciantes Oto Moreira Morbeques, da Casa Morbeck, Dourivaldo dos Santos, da Junhinho da Sanfona, e Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, da Oficina Confiança. Todos seguem detidos e à disposição da Justiça. As armas apreendidas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo a investigação, as vendas nas três lojas acontenciam sem nenhum controle. Qualquer pessoa que chegasse e se interessasse, podia comprar as armas, sem seguir a legislação da área.  (Correio24h)

Jovem mata namorada com furadeira por causa de mensagens do WhatsApp

  Terça, 17.Outubro.2017 às 10h00


Foto: Reprodução

Um homem foi preso no Bairro Gercino Coelho, zona leste de Petrolina, após ter matado a namorada utilizando uma furadeira. O fato, de acordo com o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), aconteceu por volta das 21h de ontem (14). O acusado é Jeidson Santos de Morais, de 27 anos, o qual confessou ter cometido o crime contra Vanderléia Carvalho Macedo, também de 27. A vítima foi encontrada sem roupa, já sem vida, com vários ferimentos provocados por furadeira e também com perfurações de golpes de faca. O acusado, após cometer o crime, ligou para a mãe da vítima e contou o que tinha feito, pedindo para que ela fizesse deslocamento até o local do crime, na Avenida das Nações, nº 517. À polícia, ele confessou que houve uma discussão por causa de mensagens enviadas ao WhatsApp do mesmo envolvendo a sua namorada, e que teria “perdido a cabeça”, agindo de maneira descontrolada até cometer o crime. No local do fato foi encontrada uma furadeira com vestígios de sangue. O acusado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, enquanto o corpo da vítima foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Mais uma cantora abandona Ximbinha: ‘Descumprimento do acordado’

Por: BA.ba   Terça, 17.Outubro.2017 às 09h30


Foto: Reprodução

A cantora Michele Andrade é a mais nova artista a abandonar Ximbinha que, desde que se separou de Joelma, não consegue emplacar um novo projeto. Ela fez o anúncio no Instagram, nesta segunda-feira (16). “Oi, gente, na data de hoje estou deixando de participar da BANDA X em decorrência de descumprimentos do que foi acordado para o projeto. Fico muito triste em dar essa notícia para todos os fãs, pois sei que já estavam com as melhores expectativas para que tudo desse certo; assim como eu”, escreveu. Desde a fundação, a banda de Ximbinha já foi abandonada por quatro cantoras: Thábata Mendes, Leya Emanuelly, Carla Maués e agora Michele. O guitarrista se pronunciou, por meio da sua assessoria de imprensa: “Ximbinha foi surpreendido hoje pela publicação da cantora Michele Andrade em seu perfil pessoal nas redes sociais, que informa sua saída da Banda X. Em nenhum momento a cantora pernambucana avisou previamente que pretendia sair da banda. A decisão foi unilateral e pessoal de Michele. (…)Ximbinha e sua produção tomarão as medidas cabíveis para contornar a situação causada pela saída inesperada de Michele Andrade da Banda X”. Veja:

Oi gente, na data de hoje estou deixando de participar da BANDA X em decorrência de descumprimentos do que havia sido estabelecido para o projeto. Fico muito triste em dar essa notícia para todos os fãs, pois sei que já estavam com as melhores expectativas para que tudo desse certo; assim como eu! Agradeço de coração a todas as pessoas que estiveram ao meu lado enquanto estive no projeto. Beijos no coração e fiquem atentos às boas novas.

Uma publicação compartilhada por Michele Andrade (Oficial) (@micheleandradeoficial) em

Caso Adson: Novas vítimas denunciam o ex-vereador que se passava por policial para estuprar mulheres

  Terça, 17.Outubro.2017 às 09h00


Foto: Reprodução

Em nenos de uma semana após a prisão de Adson Muniz dos Santos, de 35 anos, que usava disfarces para atacar mulheres na região do Jardins, na zona sul da capital paulista, ao menos 21 vítimas procuraram a delegacia para prestar queixas contra o suspeito. Ele é acusado de roubo, estupro, estelionato e falsidade ideológica. Nesta segunda-feira, 16, Adson alegou problemas mentais e pediu tratamento. Pelo menos 12 vítimas foram ontem até a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, na região central, para prestar depoimento e fazer o reconhecimento formal do agressor. Por causa da alta demanda, a Polícia Civil remarcou a oitiva de cinco delas para esta terça-feira, 17. A reportagem apurou que a delegacia recebeu ligações de vítimas de Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas. Adson, diz a Polícia Civil, agia há pelo menos cinco anos. Para abordar as mulheres, começou se passando por produtor de um programa de TV. Mais recentemente, assumiu o disfarce de policial. "O número expressivo de vítimas diz muito sobre o caráter dele", afirmou a delegada Cristine Nascimento, da 1ª DDM.

Chapada Diamantina: Criminosos rendem seguranças e explodem carro-forte

  Terça, 17.Outubro.2017 às 08h30


Foto: Reprodução | Central de Notícias

Criminsos explodiram um carro-forte no município de Souto Soares, localizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia, na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com informações passadas pela Polícia Militar, os seguranças do veículo foram rendidos em um trecho da BA-122, por volta das 17h. Não há registro de feridos. A polícia não soube informar se alguma quantia foi roubada. O carro-forte ficou completamente destruído com a explosão. Os suspeitos, que ainda não foram identificados, fugiram após a ação e estão sendo procurados por equipes das polícias Civil e Militar. (G1)

Prazo para emplacamento de 'cinquentinhas' termina nesta terça

  Terça, 17.Outubro.2017 às 08h00


Foto: Reprodução

O Detran-BA alerta os proprietários de motos 'cinquentinhas', fabricadas antes de 31 de julho de 2015, que os veículos devem ser emplacados até esta terça-feira (17), como determina a legislação de trânsito. Os ciclomotores vão passar a constar na Base de Índice Nacional (BIN), onde ficam cadastrados os dados de todos os veículos que circulam no país. As 'cinquentinhas' fabricadas em outros períodos começaram a ser comercializadas já cadastradas. Para regularizar a moto, o proprietário deve se dirigir a uma das unidades do Detran-BA, portando a nota fiscal do veículo, original e cópia autenticada do documento de identificação e CPF, além de efetuar o pagamento das taxas. Quem for flagrado pilotando moto de 50 cilindradas sem o devido emplacamento estará cometendo infração gravíssima, com sete pontos na carteira, remoção do veículo e multa de R$ 293,47. Para dirigir ' cinquentinhas', é preciso ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou habilitação categoria A.

Ubatã: Após ser agredida, mulher mata esposo e manda chamar a PM

  Segunda, 16.Outubro.2017 às 17h30


Foto: Reprodução

Um homem identificado como João Matos dos Santos, de 42 anos, foi morto a golpes de faca por volta das 14h:20 deste domingo (15), na Rua C, próximo ao antigo ‘Sítio Show’, em Ubatã. O crime foi cometido pela companheira da vítima, identificada como Luciene Bispo Santos, de 42 anos, com quem João Matos mantinha uma relação amorosa há 1 ano e 9 meses. Segundo o site Ubatã Notícias, a Mulher foi presa em flagrante por uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã. Segundo informações da suspeita Luciene Bispo, ela era agredida constantemente pelo companheiro, que neste domingo voltou a agredi-la com socos e pontapés. A suspeita então teria se apoderado de uma faca de serra e teria desferido golpes contra a vítima, que morreu ainda no local. Luciene teria ido à casa da irmã, informado o ocorrido e pedido para que acionasse a PM, que a conduziu à Delegacia Territorial  de Ubatã, onde permanece à disposição das autoridades. O corpo da vítima ainda permanece no local e deve passar por levantamento cadavérico realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié. Em tempo, este é o terceiro homicídio ocorrido em 2017 no município. (Ubatã Notícias)

Palmas de Monte Alto: Preso serra grade e foge da cadeia pública

Por: Vilson Nunes | Rádio Visão FM   Segunda, 16.Outubro.2017 às 17h00


Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Palmas de Monte Alto (BA) registrou na manhã da última sexta-feira (13/10) mais uma fuga na cadeia pública do referido município. Segundo informações obtidas pelo programa Giro de Notícias, da Rádio Visão FM, o fugitivo dessa vez foi Lázaro Alves da Silveira, vulgo ‘Pietra’, 21 anos, preso no dia 2 de setembro deste ano, acusado de tráfico de drogas, durante abordagem de rotina feita pela Caesg, na Rua Augusta Porto Castro, Bairro Nova Palmas, nesta cidade. No momento da prisão, Lázaro e sua comparsa Ana Cláudia Freire, vulgo ‘Aninha’, 23 anos foram flagrados de posse de 55 (cinquenta e cinco) trouxinhas de maconha, pesando 135 gramas, acondicionada em papel alumínio pronta para ser comercializada e uma pequena quantidade de semente da mesma droga. Além dos entorpecentes, os policiais apreenderam a quantia de R$ 195,00 (Cento e noventa e cinco reais) em espécie e um aparelho celular, marca Samsung, cor branca. A polícia não deu detalhes da fuga, mas relatos indicam que o preso aproveitou a madrugada para serrar a grade de ferro da cela. O objeto utilizado não fora encontrado. Não se sabe também como a ferramenta entrou na cela. Até o fechamento desta matéria, o meliante ainda não tinha sido recapturado. Há alguns anos, devido as constantes fugas ocorridas nas antigas celas feitas de adobão, o Poder Judiciário construiu novas celas, porém apesar disso, os fatos continuam sendo registrados, mostrando a fragilidade do sistema prisional da cidade.

Queda no sistema da Justiça Eleitoral afetou todo o país

  Segunda, 16.Outubro.2017 às 16h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclarece que os transtornos ocorridos na manhã desta segunda-feira (16/10) no atendimento ao eleitor foram provocados por uma instabilidade no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que precisou ser desligado durante o fim de semana em razão de manutenção da rede elétrica do órgão superior. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE buscou, desde o início do dia, uma solução para o problema. O sistema começou a ser normalizado a partir das 11h30 e o seu funcionamento vem sendo monitorado tanto pela STI do TSE quanto pela STI do TRE baiano.  Os serviços informatizados mantidos pelo TSE precisaram ser suspensos desde a noite da última sexta-feira (13/10) para realização de testes na rede elétrica do órgão. A interrupção atingiu todo o país.

Colégio Probo COC apresenta a Feira de Ciências e Arte – FaciArte

  Segunda, 16.Outubro.2017 às 16h00


Foto: Divulgação

O Colégio Probo COC apresenta para sua comunidade a Feira de Ciências e Arte – FaciArte. E o tema escolhido para a 1ª edição é “Ciência Alimentando a Vida”. A motivação para escolha do tema e realização do evento baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O projeto está pautado na sustentabilidade e tem o intuito de aproximar a ciência e a tecnologia da educação, como também promover eventos inovadores em seus stands, acessíveis à população. A ideia do projeto é estimular a curiosidade e motivar o visitante a discutir implicações sociais entre ciência e tecnologia. A abordagem do tema, “Ciência Alimentando a Vida” fomenta assuntos inerentes ao cotidiano brasileiro e faz o estudante repensar o papel da ciência aliada à tecnologia na escola. Estão abertos para visitação, quatro stands no espaço Institucional Probo COC. Stand 1: Origem da Vida, Stand 2: Agricultura, Stand 3: Experiências Químicas e Stand 4: Tecnologia 3D.

Menino de 6 anos morre após comer bolo envenenado; tia é suspeita do crime

  Segunda, 16.Outubro.2017 às 15h30


Foto: Reprodução | Aldo Matos | Acorda Cidade

O corpo de uma criança de 6 anos de idade foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana sob suspeita de morte por envenenamento. Segundo a polícia, Luis Felipe Moura Teixeira Conceição, que morava no condomínio Viva Mais Papagaio, na Avenida Ayrton Senna, em Feira, morreu após comer um pedaço de bolo envenenado com chumbinho. O fato ocorreu na Fazenda Paulista, na zona rural de Santo Estevão. O pequeno Luis Felipe chegou a ser socorrido para o Hospital Dr. João Borges de Cerqueira, em Santo Estêvão, após começar a se sentir mal, mas não resistiu. Ainda segundo a polícia, o envenenamento tem como suposta responsável a tia do garoto, Tereza Moura Teixeira, que é esquizofrênica e já foi internada diversas vezes para fazer tratamentos. Na semana passada, ela teria tentado envenenar o próprio pai colocando o mesmo tipo de veneno no leite. Ele ficou internado e está se recuperando. A polícia está investigando o caso. O levantamento cadavérico foi realizado pela delegada Dorean dos Reis Soares. A delegada informou que outras pessoas comeram o mesmo bolo e não passaram mal.  (AC)