Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "11/2017"

Senado libera compra de arma de fogo por morador de área rural

Quinta, 30.Novembro.2017 | 11h30
Por: Estadão Conteúdo


Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 29, projeto de lei que altera o Estatuto de Desarmamento e autoriza a aquisição de arma de fogo por moradores de áreas rurais. A medida ainda precisa passar pela Câmara antes de ser enviada para sanção presidencial. A proposta, do senador Wilder Morais (PP-GO), tem como justificativa a segurança de moradores de áreas afastadas dos grandes centros urbanos. “É nessa esteira que propomos este Projeto de Lei, visando a assegurar aos residentes em áreas rurais o direito de adquirir uma arma de fogo de uso permitido para utilização em suas propriedades, as quais, não raro, encontram-se a centenas de quilômetros de um posto policial, o que coloca inúmeras famílias à mercê do ataque de criminosos ou, até mesmo, de animais silvestres, não assistindo a elas quaisquer meios de defesa de sua vida e de sua propriedade”, afirma o senador ao justificar a proposta. O projeto, porém, prevê apenas a posse da arma de fogo, não liberando o porte. Ou seja, o morador de área rural que comprar uma arma de fogo poderá mantê-la em sua casa, mas não poderá carregá-la quando se deslocar para outros locais. A condição para que a arma seja adquirida é de que a pessoa tenha mais de 21 anos. Esta não é a primeira vez que um projeto que cria exceções ao Estatuto do Desarmamento é aprovado no Senado. No mês passado, proposta que autorizava o uso de armas por agentes de trânsito foi vetada pelo presidente Michel Temer. Na ocasião, Temer argumentou “contrariedade ao interesse público”.

Coreia do Norte será totalmente destruída se insistir em provocações, diz EUA

Quinta, 30.Novembro.2017 | 11h00
Por: Agência Brasil


Foto: Reprodução

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, disse que a Coreia do Norte será totalmente destruída se ocorrer uma guerra. Harley participou de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, nesta quarta-feira (29), depois que o governo norte-coreano lançou um míssil balístico intercontinental no mar japonês, no dia anterior. “Nós nunca buscamos guerra com a Coreia do Norte e, ainda hoje, não a buscamos. Se ocorrer uma guerra, será por causa dos atos de agressão contínuos, como o que testemunhamos ontem”, disse Haley. A reunião foi convocada pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Durante a reunião, os Estados Unidos pediram novas sanções contra a Coreia do Norte. A embaixadora Nikki Haley também solicitou que todos os países rompam relações com Pyongyang. "Ninguém pode duvidar que o ditador da Coreia do Norte está se tornando mais agressivo em sua obsessão pelo poder nuclear", disse.

Grêmio vence o Lanús e é tricampeão da Libertadores

Quinta, 30.Novembro.2017 | 10h30
Por: G.L


Foto: Reprodução | Reuters

A América foi 'pintada' de azul, preto e branco nesta quarta-feira (29). Na Argentina, o Grêmio fez por merecer, venceu o Lanús por 2 a 1 e se sagrou tricampeão da Libertadores. Fernandinho e Luan, com dois golaços garantiram o título. No jogo de ida, em Porto Alegre, o tricolor gaúcho já havia vencido, mas por 1 a 0. O título foi o segundo da Libertadores na carreira de Renato Gaúcho. Como jogador, ele levantou a taça em 1983, pelo próprio Grêmio. Agora, chega à sua primeira conquista como técnico, após ter batido na trave como o Fluminense. Agora, o Grêmio, que também conquistou a edição de 1995 da competição continental foca suas atenções no Mundial de Clubes da FIFA, que será iniciado no dia 12 de dezembro, em Abu Dhabi, onde terá como principal concorrente o Real Madrid.
 

Demissão por Justa causa; vigilante que atuou como árbitro sob atestado é mantida

Quinta, 30.Novembro.2017 | 10h00
Por: G1


Foto: Reprodução

A Justiça do Trabalho na Bahia manteve a demissão por justa causa a um vigilante que foi desligado da empresa em que trabalhava, após atuar como árbitro de um jogo de futebol, mesmo sob licença médica. Ele apitou a partida entre Flamengo de Guanambi e Vitória, na cidade de Guanambi, sudoeste da Bahia, em 19 de março do ano passado, dentro do período que deveria estar em repouso. O atestado apresentado por ele três dias antes da partida era de 15 dias, por conta de uma artrose no joelho. Ainda assim, o trabalhador entrou com uma ação questionando a demissão por justa causa e pedindo verbas indenizatórias. A empresa se defendeu alegando que promoveu a dispensa por justa causa porque o autor estava de licença médica com salário pago às suas custas. Na decisão, o juiz da 20ª Vara do Trabalho de Salvador Hugo Nunes de Morais entendeu que o vigilante promovia outra atividade profissional incompatível com a recomendação médica. “A atividade de árbitro de futebol demanda grande esforço físico, o profissional precisa ter preparo de atleta, inclusive passa por testes de aptidão física, sendo absolutamente incompatível com o atestado médico apresentado à época”, afirma. Assim, o magistrado declarou válida a dispensa por justa causa aplicada pela empresa. Depois de um recurso por parte do vigilante, a decisão foi confirmada pelos desembargadores da 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), no dia 21 de novembro.

Bandidos armados explodem agência do Banco Bradesco em Piatã

Quinta, 30.Novembro.2017 | 09h30


Foto: WhatsApp | Livramento Hoje

Uma Agência Bancária do Bradesco foi explodida por um grupo de homens fortemente armados e encapuzados, na cidade de Piatã. Para intimidar a população e policiais, os criminosos deflagraram vários tiros aleatórios e ainda contra  casas de militares. A ação começou por volta das 01:00h da manhã. O prédio da agência bancária ficou bastante danificado e há informações ainda não confirmadas que a quadrilha também invadiu e furtou objetos dos Correios.A última vez que a mesma agência sofreu um ataque em que foi parcialmente destruída foi em maio de 2014. Não há informações se os assaltantes conseguiram subtrair valores do banco.

Livramento: andarilho é detido pela policia com moto irregular e maconha

Quinta, 30.Novembro.2017 | 09h00


Foto: Reprodução

Na noite desta quarta-feira (29), o andarilho Francisco Eliomar Marrocos de 58 anos, natural de Santana do Mato – Rio Grande do Sul, foi conduzido para delegacia por uma guarnição da Policia Militar em Livramento. De acordo com a polícia, o suspeito costuma transitar nas imediações de um posto de combustíveis na BA-148, no Bairro Piçarrão. O andarilho estava de posse de a uma motocicleta Honda NXR-150 Bros, e no momento da condução foi encontrado com ele uma trouxinha de maconha. Ainda, segunda a polícia, o andarilho não portava documentos pessoais nem a CNH, sendo inabilitado para conduzir o veiculo, ao consultar a procedência da moto foi constatada com restrições. O veículo ficou apreendido. 

Leandro Hassum recorreu a cirurgia bariátrica por ‘medo de morrer’

Quinta, 30.Novembro.2017 | 08h30
Por: Estadão Conteúdo


Foto: Reprodução

Durante participação no “Conversa com Bial” desta terça-feira, 28, o ator Leandro Hassum contou sobre os motivos que o levaram a fazer cirurgia bariátrica há três anos e como foi a recuperação do procedimento. Segundo o ator, o medo de morrer por alguma doença relacionada à obesidade foi o principal fator que o fez decidir pela intervenção. “Eu era muito feliz, emagreci por metabolismo, por medo de morrer. Você começa a ouvir que a obesidade é um perigo, um risco, que gordo é uma bomba-relógio, que dorme bem e acorda diabético. Chegou uma hora que me senti à vontade para fazer (a cirurgia), disse no programa da Globo. Hassum também explicou o processo de reeducação alimentar pelo qual vem passando para não voltar a engordar. “Muitos acham que a gente é sem vergonha na cara. Mas a gente não precisa sentir fome, basta ver comida. Faço trabalho psicológico até hoje. Durante esses três anos de operado, tomei muita surra do meu corpo achando que poderia comer mais”, revelou. “Eu era gordinho e me achava lindo. Falaram: ‘você vai perder a graça, é bonito gordo’. Se eu acreditasse que meu talento está num pedaço de carne, não teria 30 anos de carreira”, desabafou Hassum quando perguntado sobre as críticas que recebeu de colegas e fãs quando decidiu fazer a cirurgia.

Barra da Estiva: Preso homem acusado de atirar em criança de 6 anos

Quinta, 30.Novembro.2017 | 08h00


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Após várias diligências efetuadas na última terça-feira (28), pelas Polícias Civil e Militar com a finalidade de prendê-lo, apresentou-se hoje na Delegacia de Polícia de Barra da Estiva o nacional GUILHERME SOUZA DOS SANTOS, vulgo "GORDINHO", brasileiro, de 19 anos, ocasião em que foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva em seu desfavor. O Delegado Marco Antônio Torres foi quem presidiu o Inquérito Policial e representou pela decretação da prisão preventiva de Guilherme, em razão do referido ter atingido a tiros uma menina de 6 anos de idade e agredido brutalmente a avó da garota, fato ocorrido no dia 10/06/2017, por volta das 05:00 horas, no Bairro das Nações, em Barra da Estiva/BA. O fato ocorrera após Guilherme, juntamente com mais dois comparsas, terem se desentendido com o pai da criança durante os festejos juninos deste ano. A criança foi atingida no abdômen e o projétil ficou alojado em seu fêmur, sendo que sua avó paterna fora barbaramente agredida à coronhadas por GORDINHO. O pai da criança conseguiu fugir e nao foi atingido pelos tiros deflagrados por Guilherme. Ambos os comparsas de Guilherme acabaram morrendo depois da prática do referido crime. Um deles foi assassinado pelo avô paterno da criança baleada e o outro meliante morreu em confronto com uma guarnição da CIPE Sudoeste. Guilherme permanecerá custodiado na carceragem da DT de Barra da Estiva à disposição da Justiça.

Conquista: Imprensa é impedida de apurar denúncia em posto de saúde municipal

Quarta, 29.Novembro.2017 | 11h30
Por: BN


Foto: Reprodução

Uma equipe da TV Sudoeste foi impedida de trabalhar quando apurava denúncias de falta de água em uma unidade de saúde local. Segundo o Blog do Anderson, o fato ocorreu nesta terça-feira (28) durante uma visita a um posto de saúde da localidade de Miro Cairo. Um vigilante teria proibido o trabalho da reportagem, chegando a colocar a mão na câmera do cinegrafista Taniel Carlos. O jornalista Edson Nunes também estava no local. Imagens do fato foram registradas por moradores que viram a cena. Em nota, a prefeitura disse que “repudia veementemente todo e qualquer ato de violência” e lamentou “o ocorrido”. Também afirmou que o “tratamento dado pelo funcionário à equipe de reportagem não reflete de forma alguma a conduta de respeito e diálogo defendida pela atual gestão”. A prefeitura também prometeu apurar o caso. Sobre a falta de água, a secretaria de saúde do município informou que o abastecimento de água foi restabelecido por volta das 15h, da mesma terça. O fato contra os dois profissionais da imprensa foi registrado no Distrito Integrado de Segurança Pública da cidade.

Brumado: comerciante é agredido em seu comércio na Praça do Mercado; bandidos deixaram arma cair no chão

Quarta, 29.Novembro.2017 | 11h00
Por: Janine Andrade | Agora Sudoeste


Foto: Reprodução | Youtube

No início da manhã desta quarta-feira (29), as câmeras do circuito de monitoramento (veja vídeo abaixo) de um estabelecimento comercial situado na Praça Teófilo Alves de Lima (Praça do Mercado), nas imediações da feira livre, em Brumado, mostram o momento em que um comerciante é agredido. Dois homens ainda não identificados  surpreendem o proprietário, que está sentado em frente ao local. Eles agarram o comerciante, levam-no para dentro e desferem vários socos. A dupla foge em seguida. Conforme apurado pela reportagem do Agora Sudoeste através da vítima, um dos bandidos estava portando uma arma de fogo, mas quando entraram em luta corporal a arma caiu no chão. Neste momento, os bandidos fugiram. A arma foi entregue a polícia.

Pesquisa de intenção de voto para senado deixa Jacques Wagner em primeiro lugar

Quarta, 29.Novembro.2017 | 10h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O ex-governador da Bahia, Jacques Wagner lidera a intenção de votos para o senado no Estado. O estudo foi divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas e mostrou que Wagner está com 40,6% dos votos. Depois do ex-governador, aparecem a deputada Alice Portugal (26%) e Antonio Imbassahy (19,3%) em terceiro O levantamento ainda mostrou que os eleitores que não votariam em ‘nenhum’ foram 20,2% dos votos e ‘não sabe’ foram 4,6% dos participantes. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 21 de novembro, com 1.576 eleitores de 72 cidades baianas.
Veja a lista:
– Jacques Wagner – 40,6%
– Alice Portugal – 26%
– Antonio Imbassahy – 19,3%
– Zé Ronaldo – 14,1%
– João Leão – 11,3%
– Márcio Marinho – 8,4%

Rio de Contas: Homem é preso com 2.200,00 em notas falsas no distrito de Marcolino Moura

Quarta, 29.Novembro.2017 | 09h30


Foto: Reprodução

No último final de semana a Policia Militar de Marcolino Moura após abordar um individuo identificado como Lucas Pereira da Silva Quaresma, encontrou em posse do mesmo uma quantia em dinheiro no valor de R$ 2.200,00, em notas falsas. A equipe de jornalismo da Rádio 88FM esteve na Delegacia de Policia e conversou com Delegado Titular Dr. Cláudio Oliveira, “este crime é da esfera federal e o detendo será transferido para Guanambi”, ressaltou o Delegado. Na oportunidade nossa equipe também entrevistou o detento que falou sobre sua ação delituosa.

Confusão em Belo Campo: Professora flagrou aluna com marido e tirou satisfações

Quarta, 29.Novembro.2017 | 09h00
Por: Blog do Ricardo Nolasco


Foto: Reprodução

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma briga protagonizada entre uma professora e uma aluna. As duas entraram em confronto e foram para às vias de fato na porta de uma escola na cidade de Belo Campo, situada na região sudoeste. A professora, que acabou sendo identificada disse à imprena que ela estava atravessando uma fase bem díficiel em sua vida, o que corroborou para que ela perdesse facilmente o controle das suas ações. A causa foi provocada por uma aluna, a qual estaria “ficando” com seu marido. Após a luta, a adolescente foi encaminhada à Delegacia para fazer exame de corpo de delito. A Polícia Civil e a NRE20 (Direc) já estão investigando o caso. A professora, pode, provavelmente ser afastada de suas funções e responder criminalmente, por lesão corporal. Veja vídeo: 

Conquista: Mortos em acidente eram parentes; irmão segue no hospital

Terça, 28.Novembro.2017 | 09h30
Por: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

O grave acidente na estrada Conquista-Anagé no início da manhã de segunda-feira (27), chocou toda a Bahia e teve repercussão nacional. As vítimas foram identificadas: João Paulo Oliveira Araújo, 34 anos, Elisângela Oliveira Araújo, 40 anos e Manoel Cordeiro de Araújo, 66 anos, infelizmente, não resistiram aos ferimentos e morreram. A outra vítima, Romero Souza, foi encaminhado ao Hospital de Base e segue internado. João Paulo e Romero faziam dupla sertaneja, eram naturais de Itabuna, mas residiam em São Paulo. A caminhonete, modelo L200, trafegava sentido Conquista, quando teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o caminhão. Os dois homens e a mulher que estavam a bordo do veículo morreram no local. O condutor e o carona do caminhão sofreram escoriações e ferimentos leves.

Perímetro Irrigado do Brumado: o oásis pode virar sertão

Terça, 28.Novembro.2017 | 09h00
Por: Lucas Spínola: Livramentense, economista e mestre em desenvolvimento regional


Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

A história demonstra que a dinâmica de nossa cidade se transformou a partir da instalação do Perímetro Irrigado do Brumado no final dos anos 1980. Uma nova guinada foi dada no setor agrícola no município, impulsionada pela fruticultura irrigada, gerando emprego e renda. Esta ascensão obteve nova força quando a manga, nosso principal produto, ganhou espaço no comércio internacional. Douglass North, em sua Teoria da Base de Exportação, explica em grande medida o fenômeno vivenciado em nosso município. Num período em que o pensamento dominante era o de que o desenvolvimento só manifestaria com o processo de industrialização, North defendeu que a evolução econômica poderia ser explicada por um produto de exportação - ressalta-se que a exportação pode ser entendida como comercialização além das fronteiras regionais -. No caso de Livramento, foi à produção agrícola que garantiu incremento na renda e suas externalidades foram percebidas nos demais segmentos, em especial, no comércio e nos serviços que cresceram muito como efeito desdobramento da renda oriunda do setor agrícola. A derrocada do setor agrícola tem como principal ilustração o estado de abandono do Perímetro Irrigado do Brumado. Com a queda da renda em consequência ao mau desempenho do setor agrícola, o comércio e o setor de serviços passaram a enfrentar dificuldades e cresceu a dependência econômica do setor público. Rosivaldo Romão, presidente da Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (ADIB), em resposta a um questionário enviado por mim meses atrás, confirmou a triste realidade do Perímetro Irrigado do Brumado, cujo volume de produção que superava 51 mil toneladas em 2010, foi de aproximadamente 4.500 toneladas em 2016, significando uma redução de mais de 90%, com uma perspectiva de piora para este ano. O perímetro é obra inacabada desde a sua inauguração e clama pela regularização fundiária, pelo sistema de pressurização, pela aquisição de válvulas de controle de pressão e vazão dos hidrômetros e pela revitalização de sua infraestrutura. Além das deficiências internas do perímetro enfrenta-se um grande problema com a irrigação às margens da bacia de capacitação da Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas. As condições desfavoráveis em Livramento provocou a migração do investimento de muitos produtores para outras cidades. Se o Perímetro Irrigado do Brumado já foi oásis, agora caminha para tornar-se sertão. Para tentar explicar a situação de abandono e a falta de investimento ao longo dos anos no perímetro recorrerei a outro teórico, Sergio Boisier, que fala da importância da confluência de forças políticas na atração dos investimentos governamentais, já que os recursos são escassos e objeto de disputa entre as mais diversas regiões. Infelizmente, a política em nossa região, muito especialmente em nossa cidade, limita-se às questões eleitorais, que se estende nos ciclos de quatro anos entre uma eleição e a subsequente, com interesses pessoais sobrepondo aos interesses comuns. A sociedade livramentense precisa abraçar essa causa. O interesse e a luta pelos investimentos necessários a recuperação do Perímetro Irrigado do Brumado não é apenas dos irrigantes, tampouco apenas da classe política, mas de toda cidade. O perímetro foi por anos o principal elemento da economia de nossa cidade e há condições para que ele volte a cumprir este papel. Aceitar o fim do perímetro é nos colocar num ciclo vicioso de ruína, que reduzirá significativamente nossa condição de vida.