Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "10/2018"

Sudoeste: Em decisão emocionante, juiz baiano emancipa jovem que morava em galinheiro

Sexta, 19.Outubro.2018 | 10h30


Foto: Divulgação

“Em todo o referido tempo, não me recordo em ter prolatado uma sentença com tanto sofrimento e com lágrimas de tristeza saltando dos meus olhos. Impossível não se compadecer com a situação da autora”, afirmou o magistrado.
O juiz Luciano Ribeiro tomou decisão a favor da emancipação da jovem Naiane Santos Silva, 17 anos de idade, da cidade de Jequié, que vivia em situação de miserabilidade, morando em um galinheiro. Na sentença, que emocionou aos presentes, o juiz contou a história da menina, abandonada pelos pais aos 11 anos de idade e que teve que residir em um galinheiro às margens da BR-330, sendo alimentada por pessoas que trabalhavam na rodovia. Atualmente, a jovem é mãe, vive apenas com recursos do Bolsa Família e mora de favor em uma casa pequena, mas pode ser despejada. Naiane, recentemente, foi contemplada com uma casa do programa Minha Casa Minha Vida, mas foi impedida de assinar o contrato por ser menor de idade. Com isso, perdeu o direito à casa. A ação para emancipação foi proposta pela Defensoria Pública da Bahia, que alegou que a jovem já exerce atos de maioridade civil, sendo responsável pelo filho e por prover seu próprio sustento desde os 11 anos de idade. O parecer ministerial afirma que a história de vida da jovem “é a prova cabal da falência do Estado e de que o sistema muitas vezes não funciona”.  Na decisão, o juiz diz que, em 13 anos de magistratura, nunca imaginou julgar um processo como esse, e por isso, se viu obrigado a proferir a sentença em 1ª pessoa. “Em todo o referido tempo, não me recordo em ter prolatado uma sentença com tanto sofrimento e com lágrimas de tristeza saltando dos meus olhos. Impossível não se compadecer com a situação da autora”, afirma. “O juiz, como estamos exaustos de saber, não é Deus, e não há ser humano que consiga deixar de sofrer ao se deparar com a situação da autora. Todo Juiz (íza) por prevalência e anterioridade, é um ser humano. Aliás, no dia em que foi realizada a audiência de instrução, foi difícil conciliar a noite ao sono”, declarou o magistrado, o qual espera que com a decisão Naiane possa ter dignidade e acesso a educação, moradia e um trabalho.

Livramento: Presidente da Câmara de Vereadores comemora aprovação das contas de 2017 no TCM

Sexta, 19.Outubro.2018 | 10h15


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O Presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, Aparecido Lima da Silva "Cidão Aracatu", comemorou no começo da noite desta quinta-feira (18) aprovação com ressalvas das contas relativas ao ano de 2017 sob a sua gestão no TCM (Tribunal de Contas dos Municipios do Estado da Bahia). “Acabei de receber a notícia que as contas da Câmara Municipal, relativa ao ano de 2017, sob minha gestão, foram aprovadas nesta tarde de quinta-feira, 18. Aprovadas com ressalvas, como a grande maioria de outras contas públicas, mas nada que desmereça a licitude da minha administração. Transparência e legalidade são princípios da nossa administração com o dinheiro público”. Estou feliz e com a sensação de dever cumprido. Concluiu Cidão.

Justiça decreta prisão de criminosos responsáveis pelo roubo ao carro-forte da Prosegur em Boa Nova

Sexta, 19.Outubro.2018 | 10h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

A Polícia Civil, por intermédio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado – DRACO, representou pelas prisões de seis integrantes da quadrilha que explodiu um carro-forte da empresa Prosegur, nas proximidades do entroncamento da BR-116 com o acesso à cidade de Boa Nova, ocorrido em 17/09/2018, quando o vigilante Aelson Oliveira Santos foi covardemente assassinado pelos bandidos. Durante as diligências iniciadas imediatamente após o roubo um grande aparato policial que contou com a presença de Unidades Especializadas da Polícia Militar, Grupamento Aéreo, Unidade de repressão a roubos a bancos do DRACO, entre outras unidades, localizou parte do bando criminoso em uma fazenda na cidade de Livramento de Nossa Senhora, distante cerca de 260 km do local do roubo. Toda a cidade foi cercada pelo policiamento e na madrugada de 19/09/2018 houve confronto com a CIPE Central, tendo um dos criminosos sido morto. Durante as buscas pelo restante do bando, Policiais Militares do GRAER identificaram uma área que estava sendo utilizada como local de armazenamento de uma tonelada de maconha, aproximadamente. O homem responsável pela guarda da droga, assim como pela assistência aos criminosos que se acamparam na fazenda, foi preso. Outras três pessoas foram presas quando chegavam em Livramento para tentar resgatar criminosos que se evadiram da fazenda durante as incursões da polícia.  Todos os envolvidos no cultivo da maconha, tiveram suas prisões preventivas representadas pelo DRACO e deferidas pela Justiça Criminal de Livramento de Nossa Senhora. Foragidos, pai e filho tiveram os mandados de prisão revogados pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Outros quatro criminosos envolvidos no roubo ao carro-forte foram identificados pela investigação do DRACO e juntamente com os acusados, tiveram suas prisões representadas também na Comarca de Poções – já que Boa Nova atualmente é Distrito Judiciário – e a justiça decretou a prisão dos seis investigados. Todos se encontram foragidos atualmente e são procurados pela polícia baiana. As investigações continuam para identificação de outros integrantes da quadrilha que atua tanto no tráfico de drogas, quanto em crimes contra instituições financeiras.

Ex-vereador e comparsa são condenados a mais de 10 anos por jogar ácido em ex-cunhada

Sexta, 19.Outubro.2018 | 09h30
Por: G1


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Um ex-verador baiano e um comparsa dele foram condenados, nesta quinta-feira (18), a mais de 10 anos de prisão por atirar ácido em uma vendedora de lanches, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi divulgada pela Justiça. O crime ocorreu no dia 30 de maio de 2017. O ex-vereador, identificado como Roberto das Neves, foi o mandante da ação. O comparsa dele, Edson Eduardo Sales Guimarães, é apontado como autor. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a vítima, identificada como Maria José de Oliveira Souza, é ex-cunhada de Roberto e teria sido atacada porque o acusado culpava a mulher pelo fim do relacionamento com a irmã dela, Noemi de Oliveira Souza. A vítima foi ferida no momento em que estava a caminho do trabalho, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana. Maria teve queimaduras graves nos braços e tórax. O ex-vereador e o comparsa dele estavam presos desde a época do crime, quando tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. Nesta quinta, os dois passaram por júri popular. A audiência foi realizada no Fórum Desembargador Filinto Bastos, no centro de Feira. O júri durou mais de dez horas. Conforme a Justiça, Roberto das Neves foi condenado a 11 anos de prisão. Já Edson Eduardo deverá cumprir 10 anos e 4 meses. Ambas as condenações são em regime fechado. Após o julgamento, os acusados foram levados para o Conjunto Penal de Feira de Santana, local onde estavam desde a prisão.

Paramirim: Homem morre em acidente de carro com ônibus da Novo Horizonte

Sexta, 19.Outubro.2018 | 09h00


Foto: WhatsApp | Leitor - Livramento Hoje

Por volta das 22:00h desta quinta-feira (18), um acidente com vitima fatal foi registrado na BA-156 na cidade de Paramirim, próximo a um posto de combustíveis. Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, populares informaram que um homem com sinais de embriagues colidiu o veiculo no qual conduzia conta um ônibus da empresa Novo Horizonte, vindo a óbito no local a vitima foi identificada pelo pre nome de Silvado do Gesso. O corpo foi encaminhado pela Policia técnica para o IML da cidade de Brumado para levantamento cadavérico. 

TCM aprova contas de Dom Basílio; prefeito é multado em R$ 1.500,00

Sexta, 19.Outubro.2018 | 08h30


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (18/10), aprovou com ressalvas as contas da prefeitura Dom Basílio, da responsabilidade do prefeito Roberval Meira, relativas ao exercício de 2017. Os prefeito foi punido com multa por irregularidades apuradas durante a análise técnica das contas. Dom Basílio, o relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, apontou como ressalvas o atraso em pagamentos de remuneração de servidores, pagamentos a servidores temporários contratados sem processo seletivo simplificado, irregularidade no pagamento dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, nos meses de setembro, outubro e novembro e falhas nas peças contábeis apresentadas. O prefeito Roberval Meira foi multado em R$1.500,00. Cabe recurso da decisão.

Livramento : Mulheres usam golpe de falsas agentes de saúde para roubar aposentada

Sexta, 19.Outubro.2018 | 08h00
Por: 88FM


Foto: Reprodução

De acordo informações da Polícia Civil de Livramento, duas mulheres de nomes não revelados, se passaram por agente de saúde, entraram na residência da aposentada Ana Ramos, de 84 anos, e roubaram a quantia em dinheiro de quatro mil reais. Segundo o delegado titular, Claúdio Oliveira, falou para a reportagem da Rádio 88 FM,  a idosa sacou a quantia num banco e foi seguida pelas golpistas. “A idosa foi seguida pelas mulheres que se passaram por agentes de saúde para subtrair a quantia da vítima. Elas entraram na casa, uma das mulheres distraiu a vítima, enquanto a outra procurava a quantia”, informou Claúdio. Ainda segundo o delegado, o dinheiro foi tomado a força. “A senhora descobriu que estava sendo vítima de um roubo. Foi então que, a idosa segurou a bolsa contra o peito, que foi violentamente arrancada”, relatou o delegado. Dona Ana Ramos cuida de uma irmã de 86 anos em sua casa e as duas moram sozinhas. O fato de as irmãs estarem fragilizadas fisicamente, deve ter motivado a ação das golpistas. Por isso, a senhora fez questão de alertar as pessoas no intuito de preveni-las sobre uma ação desse tipo.“Não abra sua casa para pessoas que você não conhece. É muito importante ter certeza se as pessoas são quem dizem ser. Infelizmente, no mundo de hoje, não podemos mais confiar mais ninguém”, lamentou dona Ana.

Livramento: Homem quebra o pênis durante relação sexual

Quinta, 18.Outubro.2018 | 11h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Um homem de identidade ainda não revelada quebrou o pênis durante relação sexual com uma mulher na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato ocorreu no último dia 06 de outubro. De acordo com pessoas próximas ao homem, ele teria tomado um remédio para manter a ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório. Devido a isso, durante o ato, o mesmo teria fraturado o órgão genital. A vítima, que perdeu muito sangue devido à gravidade da lesão, foi encaminhada para o Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, sendo transferido para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, onde realizou três cirurgias para corrigir a fratura. Ele segue internado na unidade de saúde sob os cuidados de médicos especializados no quadro. Ainda não há previsão de alta. O caso teve grande repercussão na cidade, que tem 45.388 habitantes.

Paramirim: Incêndio destrói parte da vegetação na Serra de Maria Roxa

Quarta, 17.Outubro.2018 | 13h56
Por: 97 News


Foto: Divulgação

Um incêndio que começou na manhã da última segunda-feira (15) na Serra de Maria Roxa, na cidade de Paramirim destruiu boa parte da vegetação do local. Ainda no mesmo dia, no início da noite, equipes de brigadistas da Chapada Diamantina se deslocaram ao local atingido para analisar os danos e posteriormente traçar as estratégias de combate às chamas. Os bombeiros receberam o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal. Uma equipe do INEMA também esteve no local. Já no fim do dia de terça-feira (16), os Bombeiros informaram que o incêndio na serra Maria Roxa estava controlado. Segundo a equipe, foram extintos sete pontos quentes que ofereciam risco de novos focos. As atividades de vigilância, combate e rescaldo continuam na amanhã desta quarta-feira (17), para se ter a certeza da extinção do incêndio.

Presidente da Câmara de Vereadores de Livramento convida a todos para uma audiência pública nesta sexta feira (19)

Quarta, 17.Outubro.2018 | 12h50


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O Presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, Aparecido Lima da Silva "Cidão Aracatu", convida a população em geral, para participar da Audiência Pública a ser realizada no dia 19 de outubro de 2018, sexta-feira, às 8:00 horas, para discutir sobre o Projeto de Lei Nº 21/2018 de autoria do Executivo Municipal, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Livramento de Nossa Senhora para o exercício de 2019.

Livramento: Comerciante faz apelo por quebra-molas na Avenida Leônidas Cardoso devido a frequência de acidentes

Quarta, 17.Outubro.2018 | 12h00


Foto: Reprodução | Radio 88FM

O comerciante conhecido popularmente como Kelinho da madeireira fez uso de uma faixa com a mensagem “precisamos de um quebra-molas nessa avenida urgente” para chamar atenção das autoridades municipais sobre a necessidade de instalação de um quebra-molas nas intermediações de seu comércio por conta dos acidentes frequentes na Avenida Leônidas Cardoso. De acordo com Kelinho, a sua queixa é antiga, mas até hoje ninguém se manifestou a respeito. “Já conversei com muitos vereadores, mas até agora nada foi feito. Se um quebra-molas não for colocado aqui, muitos acidentes poderão acontecer. Não tem muito que uma pessoa morreu atropela aqui. Por isso, eu peço as autoridades que se sensibilizem para que outras pessoas não se acidentem”, pede o comerciante. Kelinho fez questão de reforçar que a faixa será retirada somente quando o quebra-molas for colocado. “Essa faixa só será retirada daqui quando o quebra-molas for instalado. No mais espero que meu apelo seja atendido o quanto antes”, finalizou. 

Brumado: Acusado de mandar matar motorista, César de Lim pode ir a júri popular

Quarta, 17.Outubro.2018 | 10h00
Por: Achei Sudoeste


Foto: Divulgação

Passado mais de um ano do assassinato do motorista Sidney Meira, conhecido como Camarão, que teve o corpo queimado e, possivelmente, foi vítima de tortura, o caso ainda repercute em Brumado. Os principais acusados do crime, o empresário Cézar Paulo Ribeiro, o César de Lim, e Pedro Augusto Araújo, foram recambiados para Bahia depois de ficarem custodiados no Paraná. A dupla foi presa na divisa com o Paraguai tentando escapar do país. Segundo o delegado titular de Brumado, Samuel Paz, César de Lim está em uma unidade prisional de Vitória da Conquista. O delegado informou que o trabalho da polícia judiciária foi concluído e o próximo passo é o Ministério Público fazer a denúncia para que os acusados possam ir a júri popular.

Jornalista Gil Gomes morre aos 78 anos em São Paulo

Quarta, 17.Outubro.2018 | 09h30
Por: Agência Brasil


Foto: Divulgação

O jornalista e radialista Cândido Gil Gomes Júnior, conhecido como Gil Gomes, morreu na madrugada de hoje (16) em São Paulo, aos 78 anos. Ele sofria há mais de dez anos de Mal de Parkinson. Gil Gomes deixa quatro filhos e nove netos. Ele será enterrado hoje à tarde, no Cemitério Memorial Vertical de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Famoso na crônica policial, Gil Gomes começou sua carreira aos 18 anos como locutor esportivo. Nos anos 90, fez parte da equipe do jornal popular “Aqui Agora”, no SBT, reforçando sua imagem de repórter policial com a entonação marcante de suspense em suas reportagens. Ficou afastado da TV após ter a doença diagnosticada em 2005, tendo como última participação em um programa de TV feito por uma rede de farmácias em 2016.

Vereador Dr. Vinícius Costa diz que prefeito usa de ‘meias verdades’ para enganar a população e que câmara não é contra suplementação

Quarta, 17.Outubro.2018 | 08h59
Por: Leonardo Oliva | Sertão Hoje


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Na sessão desta segunda-feira (15), em Rio de Contas, o vereador e advogado Dr. Vinícius Costa criticou o prefeito Cristiano Azevedo. Segundo o Vereador, o prefeito concedeu entrevista na rádio para dizer que já havia conversado com os vereadores e estes haviam concordado com a suplementação de 20%. “O Prefeito usou de meias verdades em sua entrevista e talvez a rádio não tenha lhe dado tempo suficiente para explicar que nós concordamos em dar a suplementação, desde que ele preste contas de como foram usados os recursos da suplementação de 20% que já havia sido dada antes e como ele pretende usar esta nova suplementação”, afirmou Dr. Vinícius Costa. O Vereador ainda fez um breve histórico da ‘novela’ envolvendo esta questão da suplementação orçamentária. Segundo Dr. Vinícius Costa, o prefeito Cristiano Azevedo administrou em 2017 um orçamento de R$ 28 milhões e teve 100% de suplementação, ou seja, pode manejar livremente os recursos da forma que achasse mais conveniente. “Eu até concordo com a suplementação de 100% no primeiro ano de mandato, porque o prefeito entra e tem que administrar com um orçamento feito pelo seu antecessor. No entanto, para esse ano de 2018, o prefeito reuniu a sua equipe, elaborou um orçamento de R$ 30 milhões e o mesmo foi aprovado por unanimidade pela câmara”, afirmou. Ainda Segundo Dr. Vinícius Costa, em 2017, o prefeito solicitou uma suplementação de 10%, que equivale a R$ 3 milhões e a Câmara aprovou. Em junho de 2018, o prefeito pediu mais 10% de suplementação, que equivale a R$ 3 milhões e a câmara mais uma vez aprovou. “Em setembro de 2018, o prefeito pediu 40% de suplementação, que equivale a R$ 12 milhões e a câmara disse chega. Os vereadores não são contra a suplementação, mas sim contra a forma como o executivo está querendo fazer, sem prestar contas do que já foi autorizado e sem dizer onde os recursos serão usados. Se não for para fiscalizar o executivo, para que existe a câmara de vereadores? Então, é melhor fechar”, disparou.

Gol de Miranda garante vitória do Brasil sobre a Argentina nos acréscimos

Quarta, 17.Outubro.2018 | 08h30


Foto: Reprodução

Em duelo marcado pela pouca produtividade, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 1 a 0 pelo segundo jogo do Chevrolet Brasil Global Tour, no Estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita. O zagueiro Miranda marcou o gol do triunfo somente aos 47 do segundo tempo. O resultado ampliou a vantagem brasileira no histórico envolvendo as equipes. Os dois times buscaram se conhecer melhor no início do jogo. A primeira jogada de perigo aconteceu aos 6 minutos, com Lo Celso. O argentino recebeu passe da esquerda e desviou. A bola passou ao lado do gol. Apesar das investidas, a primeira oportunidade clara do Brasil aconteceu somente aos 27. Miranda recebeu cruzamento na área, dominou e chutou cruzado. A bola passou pelo goleiro, mas Ottamendi afastou de cabeça. Aos 30, os hermanos chegaram novamente. Dybala bateu falta com estilo e a bola passou ao lado da trave. O segundo tempo começou com superioridade dos argentinos, que construíram três oportunidades nos primeiros quinze minutos. Apesar do postura agressiva, a Argentina não chegou com perigo e viu o Brasil assustar aos 23 minutos. Após boa jogada de Neymar, Richarlison apareceu livre para desviar, porém mandou para fora. Aos 31 foi a vez de Casemiro. O volante bateu uma falta com força, a bola desviou e assustou o goleiro Romero. Aos 47, o Brasil finalmente abriu o placar. O camisa 10 cobrou escanteio para Miranda, que ganhou de Marquinhos e Romero e mandou para o gol. Um a zero. Os comandados de Tite ampliaram ainda mais a vantagem sobre os argentinos. Em 102 anos de confronto, foram 42 triunfos do Brasil, 37 da Argentina e 25 empates em 104 jogos.