Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "07/2016"

BA-148: Caminhão carregado com móveis tomba em Rio de Contas

Quinta, 14.Julho.2016 | 15h51


Foto: Reprodução WhattsApp

Um caminhão baú carregado com móveis tombou no começo da tarde desta quinta-feira (14), na BA-148. O veiculo trafegava sentido Marcolino Moura distrito Rio de Contas quando ocorreu o sinistro. De acordo com informações colhidas pelo Livramento Hoje, o motorista acabou perdendo o controle do veículo em uma curva e tombou logo em seguida. Ele e um ajudante tiveram ferimentos leves e passam bem. Ainda segundo informações da polícia, carga ficou espalhada no acostamento, por isso o tráfego não precisou ser interrompido no local do acidente.

Cinco pessoas da mesma família são executadas em Barreiras

Quinta, 14.Julho.2016 | 14h22


Foto:Blog Sigivilares

Cinco pessoas da mesma família foram executadas em um intervalo de aproximadamente uma hora e meia na quarta-feira (13), na Rua Anisio Teixeira, no bairro Novo Horizonte de Baixo, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. Os crimes chocaram a população que está assustada com a violência no município. Conforme informações do Blog do Sigi Vilares, por volta das 11h00, cerca três ou quatro indivíduos encapuzados em um carro que seria cor prata, teria interceptado um taxista que fazia corrida com um cliente, quando os autores dispararam diversos tiros em direção ao veículo. Assustado o cliente do táxi saiu correndo e acabou caindo já sem vida próximo um terreno baldio. Aproximadamente uma hora e meia depois da primeira ocorrência houve mais quatro homicídio no mesmo local, totalizando cinco assassinatos. Esta quatro vítimas, teriam sido alvejados também por pistolas e provavelmente espingarda calibre 12. As informações iniciais são de um possível crime de vingança. Conforme a major da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barreiras), Fábio Cruz, informações preliminares apontam que uma das vítimas foi confundida com o irmão, que seria traficante, e foi morta a tiros dentro do táxi.

 

Alunos da Fainor poderão estudar em universidade dos Estados Unidos

Quinta, 14.Julho.2016 | 14h01


Foto: Reprodução

Estudar nos Estados Unidos já não é mais uma realidade distante para os alunos da Faculdade Independente do Nordeste. A Fainor deu um importante passo rumo à internacionalização do ensino superior após firmar convênio com a Troy University – universidade pública dos Estados Unidos com 128 anos de existência. O convênio permitirá que alunos e professores da Fainor possam estudar nos Estados Unidos durante um período de seis meses a um ano. Esse tempo de estudo pode ser maior se os beneficiados pelo convênio decidirem estudar a língua inglesa e a cultura americana. 

Para os dirigentes da Fainor esse convênio alarga as fronteiras do ensino tanto para alunos quanto para os professores da faculdade. “Essa ponte que conseguimos com a Troy, vai transformar o cotidiano dos alunos, fazendo com que estudem mais ainda o inglês, e se aprofundem mais nos estudos do seu curso. Para assim, ter condições de estudar em um país tão importante no meio acadêmico e do conhecimento. Estou realmente muito contente e é um presente que nossa cidade acaba de ganhar com essa parceria da FAINOR com essa grande instituição nos Estados Unidos”, afirmou o professor e mantenedor da Fainor, Joseval Andrade.

Barreiras: Funcionário de banco é amarrado a explosivos durante assalto, diz PM

Quarta, 13.Julho.2016 | 14h17


Foto: Blog do Sigi Vilares

Do G1 Bahia

O funcionário de um banco foi amarrado a explosivos durante um assalto na manhã desta quarta-feira (13), no município de Barreiras, região oeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, o homem foi deixado dentro da agência, mas não consegue se movimentar devido ao risco de explosão. Os bandidos fugiram do local e até por volta das 11h não haviam sido localizados. Ainda de acordo com a polícia, os criminosos estariam fazendo a mãe do funcionário como refém em outro ponto da cidade. A mulher também estaria amarrada a explosivos.

As informações foram passadas pelo próprio funcionário. O banco fica no centro da cidade de Barreiras. Por volta das 9h desta quarta-feira, policiais militares e civis chegaram ao local e realizaram um cerco nas ruas que dão acesso a agência. O esquadrão anti-bomba foi acionado e é aguardado para desativar os explosivos utilizados para prender o funcionário. Por volta das 13h20 a polícia informou que a mãe do funcionário já havia sido libertada pelos bandidos. Os policiais seguiam sem informações do paredeiro dos criminosos e o homem continuava aguardando a chegada do esquadrão anti-bomba dentro da agência.

O PT de Livramento deverá ter candidatura própria ou fazer alianças com os partidos da base de Rui Costa, afirma presidente estadual

Quarta, 13.Julho.2016 | 13h37


Foto: Reprodução | PT Bahia

Por meio de nota encaminhada hoje (13) pela assessoria de imprensa do partido, Everaldo Anunciação, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, afirmou que o partido em Livramento poderá ter candidatura própria ou fazer alianças com os partidos da base do governador Rui Costa. O posicionamento do presidente está respaldado na resolução aprovada pela executiva estadual, orientando que “as alianças partidárias se darão no marco do que representou o programa e a aliança que construímos para as vitórias de Rui e Dilma. Só faremos aliança com os partidos, cujos deputados federais do estado não votaram a favor da admissibilidade do processo de Impeachment”. Everaldo Anunciação declarou que “o PT não apoia golpistas” e enfatizou que propostas de apoio a golpistas sequer serão debatidas. A posição da executiva estadual do PT é contrária a movimentação de Gerardo Júnior (PT) em Livramento, pois a aliança costurada pelo prefeito Paulo Azevedo (PMDB) com partidos como o PMDB, o REDE Sustentabilidade, o DEM e o PPS é vedada pela resolução partidária, já que os mesmos não fazem parte da base do governador Rui Costa e também foram favoráveis a admissibilidade do impeachment. Com a impossibilidade de aliança com o PT, o prefeito Paulo Azevedo (PMDB) deverá ir em busca de uma nova alternativa para o posto de vice na chapa situacionista capitaneada por Ricardinho Ribeiro (REDE Sustentabilidade). Clique aqui para ler a nota encaminhada pela assessoria de imprensa do PT Estadual na íntegra.

Morador de Dom Basílio está desaparecido

Quarta, 13.Julho.2016 | 10h08


Foto: Divulgação

Encontra-se desaparecido desde o último domingo (10), o senhor Raimundo Aparecido Pessoa, de 33 anos, morador da comunidade de Morro Velho em Dom Basílio. O homem é galego, magro, alto, careca e usa bigode. Foi visto pela ultima vez em Brumado. A família pede encarecidamente quem tiver alguma noticia sobre o paradeiro de Raimundo, entrar em contato pelos telefones: 9 9941-0390 ou 9 9987-1092. Pois o mesmo sofre de problemas mentais.

Os desafios da vida em sociedade

Quarta, 13.Julho.2016 | 09h54


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Por Irlando Oliveira

O instinto gregário naturalmente nos impulsiona a viver em grupo. Ninguém há que consiga viver tal qual um ermitão, um eremita, insulado de tudo e de todos. Afinal, precisamos uns dos outros! Mas... como viver em grupo sem conflitos?

A vida em sociedade impõe condutas que vão desde o respeito ao próximo, até o cumprimento de todas as regras e normas que nos são apresentadas, como forma de fruirmos uma convivência pacífica e harmoniosa. Desta forma, não cabem atitudes individualistas, egoísticas, as quais apenas atendem aos anseios próprios. Assim, a vontade individual jamais poderá se sobrepujar à coletiva. Infelizmente, nem todos são dotados desse nível de entendimento e consciência, e disso resultam os problemas, as intrigas, os conflitos, enfim.

A grande maioria de nós ainda precisa de polícia, a fim de fiscalizar as nossas atitudes. A sós, tendemos a infringir, a violar! Obviamente, não podemos generalizar, mas o nosso nível evolutivo ainda não está suficientemente avançado de modo a possibilitar-nos condutas retas, probas e dignas, em todos os aspectos.

Como o nosso orbe está sempre apresentando uma densidade demográfica exorbitante, pois atualmente já somamos mais de sete bilhões de seres humanos, urge a necessidade de uma mudança de atitude comportamental, de todos nós, a qual nos levará a uma convivência agradável, minimizando os inúmeros conflitos sociais.

Sócrates (370 a. C.), o eminente filósofo grego, já nos convidava à viagem interior, através da qual analisaríamos não os fatores externos que permeiam nossas vidas, mas a nossa essência espiritual, possibilitando o descobrimento das nossas mazelas morais para as trabalharmos, num eterno processo de burilamento do nosso caráter, da nossa personalidade. Diante do Oráculo de Delfos, o referido filósofo se deparou com uma frase inquietadora: "Homem, conhece-te a ti mesmo!" Isso nos levaria a essa auto-análise, ao auto-descobrimento para, a partir daí, buscarmos seguir o valioso ensinamento de Santo Agostinho: sermos hoje melhores do que fomos ontem, e amanhã melhores do que estamos sendo hoje!

Sabemos que qualquer mudança no campo social se dá a longo prazo, porque envolve hábitos e costumes, os quais, via de regra, necessitam de tempo para serem alterados. Contudo, que possamos encetar os primeiros passos, buscando fazer a nossa parte, acreditando que estaremos semeando não para nós, mas, quiçá, para nossos descendentes, a fim de contribuirmos para um mundo melhor.


Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, Aspirante a Oficial da Turma de 1986, tendo ingressado nas fileiras da Corporação no ano de 1984. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES). É autor do Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC), tendo proferido mais de 160 (cento e sessenta) palestras no Oeste e Sudoeste baiano, abordando temas sobre Segurança Pública, violência em meio escolar, segurança nas escolas, drogas, bullying, dentre outros.
Email: irlandooliveira@gmail.com

Paramirim: Dupla assalta agência dos Correios

Terça, 12.Julho.2016 | 21h34


Foto: Reprodução | Focado em Você

Uma agência dos Correios da cidade de Paramirim, no Vale do Paramirim, foi assaltada na tarde da última segunda-feira (11). Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, dois homens armados teriam adentrado ao estabelecimento e anunciado o assalto. Após a ação, a dupla fugiu pela BA-156 sentido Livramento de Nossa Senhora abordo de uma motocicleta CB300 de cor preta. A guarnição da Polícia Militar local juntamente com PETO - Pelotão de emprego tático operacional realizaram diligencias com intuito de localizar a dupla, mais até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso.

Bahia é o segundo estado em número de mortes nas rodovias federais

Terça, 12.Julho.2016 | 21h16


Foto: Reprodução

Segundo levantamento realizado pela empresa Volvo, com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Bahia foi o segundo estado com o maior número de mortes em acidentes nas rodovias federais em 2015. De acordo com a pesquisa, 641 baianos perderam a vida nas estradas no ano passado, sendo apontada a falta de atenção como a principal causa de morte nas rodovias federais. Em todo o Brasil, 1.203 pessoas morreram por conta de distrações ao volante. O excesso de velocidade e a ultrapassagem indevida também são causas frequentes de acidentes. Os casos mais violentos, envolvem motoristas que dormiram no volante, estavam acima da velocidade, embriagados ou com problemas no veículo. A assessoria da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF-BA) informou que a BR-324 é a campeã no número de acidentes, mas que as BRs 101 e 116 têm o histórico de acidentes mais violentos. A razão é o número maior de veículos de carga e carros pesados que circulam nessas vias. A PRF-BA acredita que a Bahia ficou na liderança do ranking porque possui malha viária maior que a de outros estados.

Frigorífico inicia abate de jumentos no interior da Bahia

Terça, 12.Julho.2016 | 21h11


Foto: AnB

Um abatedouro em Miguel Calmon, no Piemonte da Diamantina, deu início ao abate de jegues na última segunda-feira (11), com autorização da Secretaria de Agricultura do Estado através da Portaria n° 255, e não prevê a destinação para consumo humano. Para acompanhar o procedimento, quatro veterinários do Estado foram até o frigorífico que fará o abate exclusivo dos equídeos – que incluem jumentos, burros e cavalos – nas segundas-feiras. Conforme a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a maioria dos animais abatidos é errante, abandonados pelos donos, e a carne será direcionada para locais como zoológicos para alimentar animais de grande porte. No primeiro dia de abate cerca de 300 animais foram abatidos. Ainda segundo a Adab, o couro dos animais será exportado para a China, como parte do acordo com aquele país que usa a pele do jumento para ser curtido e transformado em produtos como sapatos, bolsas ou similares, além de medicamentos e cosméticos. Segundo a Adab, o abate de jegues, que deve ser feito sem dor, é feito ainda nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Livramento: Veículo com placa adulterada é apreendido próximo a Rodoviária

Terça, 12.Julho.2016 | 11h35


Foto: Reprodução

Na manhã da última segunda-feira (11), foi encontrado abandonado próximo a rodoviária de Livramento, um veículo Ford Fiesta, placa JOV 7413 licenciado em Livramento de Nossa Senhora. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, após consulta através do sistema MOP foi constatado que a placa que o veículo ostentava pertencia a uma motocicleta. Diante da irregularidade, o carro foi levado a Delegacia para tomada de providências cabíveis.

Eleições 2016: partidos podem escolher candidatos a partir do dia 20 deste mês

Terça, 12.Julho.2016 | 11h27


Foto: Composição Livramento Hoje

Os candidatos que pretendem disputar as eleições de outubro devem ficar atentos as datas que estão no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. Nestas eleições, serão aplicadas as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015), aprovada no ano passado pelo Congresso. Com a nova norma, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuição na duração da propaganda no rádio e na televisão e a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. A partir de agora, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário. Do próximo dia 20 de julho até 5 de agosto, os partidos estão autorizados a promoverem as convenções para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e a vereador. O primeiro turno da eleição municipal será no dia 2 de outubro. No mesmo dia, candidatos, partidos e coligações poderão pedir direito de resposta a órgãos de imprensa por contestarem afirmações e imagens que considerem caluniosas.A partir do dia 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão, por serem concessões públicas, estão proibidas de veicular opinião favorável ou contrária a candidatos e partidos políticos. As tevês também não podem dar tratamento privilegiado a candidatos de forma dissimulada em novelas ou filmes. O prazo para registro de candidatura nos tribunais regionais eleitorais termina no dia 15 de agosto, às 19h. No dia seguinte, a propaganda passa a ser permitida na internet e nas ruas. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8h às 22h. Também estão permitidos comícios das 8h às 24h.  A propaganda eleitoral no rádio e na televisão está prevista para começar no dia 26 de agosto. A reforma aprovada no ano passado reduziu de 90 para 45 dias o período de campanha.

Descarga elétrica mata três cavalos e deixa três pessoas feridas durante cavalgada na Bahia

Terça, 12.Julho.2016 | 09h17


Foto: Reprodução/Mapele News

Na tarde de domingo (10), três cavalos morreram e três pessoas ficaram feridas após serem atingidas por uma descarga elétrica em via pública em Cotegipe, zona rural de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na ocorrência, a jovem Íris Cintra, de 23 anos, foi internada em estado grave.  Segundo informações de testemunhas, durante uma Cavalgada, um trio elétrico que acompanhava os participantes teria encostado e partido um fio da rede, que teria caído e, após uma das vítimas ter contato, provocar o acidente. De acordo com o portal Mapele News, os cavalos morreram de imediato, enquanto que as pessoas foram socorridas para o Hospital Municipal de Simões Filho e depois transferidas ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Por causa do acidente, os distritos de Cotegipe, Santa Luzia e Mapele ficaram sem energia elétrica por cerca de 5 horas.

Estado gasta quase 3x mais com alimentação de presos do que com refeição de policiais

Terça, 12.Julho.2016 | 09h00


Foto: Reprodução

O governo estadual desembolsa mais recursos para bancar a alimentação dos apenados nas unidades prisionais do estado do que ganham os policiais civis por meio de tickets de alimentação. De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o gasto diário com os internos chega a R$ 30,08, referentes ao desjejum (R$ 6,10), almoço (R$ 11,99) e jantar (R$ 11,99). A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) não respondeu, até o fechamento desta reportagem, de quanto é o vale-refeição dos agentes da Polícia Civil. Mas o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Marcos Maurício, informou que a categoria recebe benefício de R$ 11 por dia. "Se for plantão, recebe R$ 22 para duas refeições, geralmente almoço e janta", acrescentou. De acordo com Maurício, o sindicato já colocou o reajuste na pauta de reivindicação, mas o governo atribui a responsabilidade à federação de servidores, que tem que negociar com o Conselho Permanente de Recursos Humanos do estado. Seria este órgão, também chamado de Cope, o responsável por direcionar os reajustes. "Tem cinco anos que não foi alterado. Os valores dos presos é alterado todo ano. A situação é crítica. Todos os policiais civis, além de ganhar pouco, tem que complementar o valor para almoçar. A situação piora a cada dia que passa", reclamou.