Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "06/2015"

MEC prorroga para 20 de julho o prazo para a renovação do Fies

Terça, 30.Junho.2015 | 21h50


O prazo para aditamento (renovação) dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até 20 de julho próximo, como estabelece portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicada nesta terça-feira, 30. É compromisso do governo federal garantir que todos os estudantes atendidos pelo fundo façam a renovação. O Fies, programa do Ministério da Educação, financia os estudos de alunos de instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento aqueles matriculados em cursos de educação superior que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Na sexta-feira, 26, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou que o Fies abrirá 61,5 mil vagas para a segunda edição do ano. Nessa fase, terão prioridade os cursos considerados de maior qualidade — com base nos conceitos de curso e preliminar de curso —, com notas 5 e 4, e as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal. “Os cursos de maior qualidade receberão particular ênfase, pois assim se garante que os estudantes estarão pagando, e o país estará financiando, cursos que serão melhores para a sua formação”, disse o ministro.

2ª Conferência Municipal de Saúde acontecerá em Rio de Contas

Terça, 30.Junho.2015 | 21h14


Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio de Contas, obedecendo aos preceitos constitucionais, tem a honra de convida-lo para participar da II Conferência Municipal de Saúde, que tem por tema: "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas, Direito do Povo Brasileiro" que acontecerá nesta quarta feira (01), das 08:00hs ás 17:00hs no Clube Riocontense, desde já contamos com sua presença!

Aviões quase se chocam próximo a Barreiras; controlador de tráfego é afastado

Terça, 30.Junho.2015 | 09h06


Foto: Reprodução

Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju quase colidiu um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras (BA) e Salvador no último domingo (28), após os aviões passaram a apenas 200 pés, ou 61 metros, um do outro. O controlador de tráfego aéreo que trabalhava na hora do quase acidente foi afastado preventivamente pela FAB (Força Aérea Brasileira), de acordo com a Folha de S. Paulo. A separação convencional entre aeronaves é de 1.000 pés, ou 300 metros. Em gravação disponível em um fórum de aviação e divulgada pelo R7, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego aéreo para a proximidade entre os aviões. “Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés [60 metros] passando aqui embaixo. Precisamos de algo imediato (...) tem que encontrar um eixo aqui pra gente livre de colisão, minha querida”, disse o piloto à operadora da torre de controle. A Gol disse não ter havido alerta dos sistemas de bordo quanto a uma possível colisão e que o Boeing 737-800 se manteve a distância segura de outros aviões. A empresa avalia que os aviões estavam a uma distância horizontal segura. Já a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos e negou o incidente com o Gol. Segundo a FAB, o afastamento do controlador de tráfego aéreo é preventivo e se dá até o final das investigações. Essa medida está prevista nas normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

Cristiano Cardoso desmente boato que poderá vir a ser o vice-prefeito do candidato de Márcio Farias

Segunda, 29.Junho.2015 | 21h15


Foto: Brumado Agora

Em tom bom humorado, Cristiano Cardoso - que teve 4.381 votos pela oposição -  desmentiu falsas notícias de que uma suposta aliança com o grupo do atual prefeito de Rio de Contas. “Não entendo o porquê e com qual intuito o grupo do prefeito espalhou esse boato, deve ser desespero. Um compromisso que tenho é o que foi firmado no dia 16 de maio com o meu grupo político, esse que faz oposição ao grupo do atual prefeito”, afirma o médico Cristiano Cardoso. As alianças que foram feitas no dia 16 de maio na casa do ex-prefeito ,Dr. Pedro. criaram muitas expectativas em relação ao novo cenário político que surgem em Rio de Contas. Dr. Cristiano, como é conhecido, falou ainda  sobre a possibilidade de ser o candidato a vice do grupo da situação. “ Não é verdade essa história de ser candidato a vice do grupo de Marcio Farias. Nós temos os melhores candidatos para disputar as próximas eleições e se for para eu ser candidato a vice será pela oposição o nosso povo que escolherá o melhor nome”, ressaltou. Segundo o médico, ele foi apenas educado e aceitou tirar fotos com os membros político do atual grupo da situação. “ Não me incomodei com isso, pois ele não é inimigo de ninguém, apenas não concordo com a forma que esse grupo administra o município. Em respeito aos meus  eleitores,  estou  respondendo sobre este boato criado por pessoas que vivem de mentira”, finalizou. 
 

Livramento: Feira do Brás agrada população, mas é questionada por comerciantes

Segunda, 29.Junho.2015 | 20h26


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Aconteceu nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho, no Parque de Vaquejada Tio Dedé, em Livramento de Nossa Senhora, a denominada 'Feira do Bràs', conhecida em toda a região. Durante a feira, foram comercializados variados produtos - de confecções à eletrônicos - com preços inferiores aos praticados no comércio local. Além de atrair um grande número de consumidores - principalmente devido a proximidade das festas juninas -  a Feira do Brás gerou uma série de trabalhos temporários e, conforme apurado pelo Livramento Hoje, o Parque de Vaquejada, o alvará para o funcionamento e pagamento destes trabalhadores foram pagos conforme determinado. "Gostei muito da feira. Comprei roupas que queria para usar no São João com preços menores do que havia pesquisado no comércio. Amigos meus ainda conseguiram comprar eletrônicos e outras coisas muito baratos. Seria bom se em dezembro tivesse essa feira novamente", disse a estudante Rita de Cássia ao Livramento Hoje. Embora a feira tenha sido aprovada pela população - os principais beneficiados - os comerciantes locais questionaram o resultado que foi a baixa nas vendas e o fato de a feira não gerar renda para o município.

Livramento: João Cambuí se emociona ao falar de ex - professora durante entrega de titulo

Segunda, 29.Junho.2015 | 18h03


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na última sexta feira (26), durante a sessão solene para a entrega do titulo Cidadã Benemérita à professora Maria de Loures, o seu ex-aluno João Batista Miranda Cambuí se emocionou ao relatar as lembranças de convivência e de relação com a homenageada, a qual foi seu aluno e muito foi importante em sua vida para a formação acadêmica de engenharia mecânica e mais outras duas que conquistou. Ele também parabenizou ao vereador autor do decreto, Paulo Lessa, pela concessão da honraria a professora, confessando que a partir desta iniciativa o edil livramentense passaria a ocupar também um lugar no coração dele próprio.

Gerado Júnior (PT) não descarta a possibilidade de se unir a grupo de Emerson Leal

Segunda, 29.Junho.2015 | 17h47


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Em entrevista a um Site local, o vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, o odontólogo Gerado Júnior (PT) falou sobre as eleições municipais de 2016, possibilidade de candidatar-se ao executivo municipal e alianças políticas. Durante a entrevista, ele ainda revelou a  possibilidade de se juntar ao grupo do ex-prefeito do município, Emerson José Osório Pimentel Leal. “Emerson e o seu filho Nelson Leal tem uma boa relação com o governo do Estado, que é do meu partido, então existe a possibilidade sim. A gente nunca pode dizer dessa água não beberei. Por enquanto é muito cedo, estamos ainda a mais de ano do pleito, a gente por enquanto só está conversando”, disse. O petista ainda comentou sobre a agressão sofrida pelo atual prefeito de Livramento, o médico Paulo Azevedo, durante um evento no distrito de Itanajé. “Isso é lamentável, eu acho que independente de o prefeito estar bem avaliado ou mal avaliado não vem ao caso, mas qualquer atitude que venha para a violência e o desrespeito são reprováveis. Queira ou não ele é a autoridade principal do município, ele é o prefeito e todos têm que respeitá-lo. Uma agressão dessa pode ser fatal, então a gente não concorda de forma nenhuma com nenhum tipo de agressão física, principalmente a um prefeito”, declarou.

Animal solto na rodovia BA-148 causa acidente envolvendo eletricista livramentense

Segunda, 29.Junho.2015 | 17h17


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Na noite do último sábado (27), o eletricista livramentense Henrique Diogenes conhecido como "Sebinho" foi vítima de um acidente causado por um animal solto na BA-148, trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Brumado, próximo à comunidade de Lagoa Funda. De acordo informações obtidas pelo Livramento hoje, a vítima foi surpreendida por um cavalo quando seguia de Vitoria da Conquista para Livramento a caminho de um velório e acabou colidindo contra o animal que estava no meio da pista, quando passava pela localidade conduzindo um automóvel Fiesta Sedan, placa policial JSF-3295. Devido ao impacto, o carro ficou parcialmente destruído. O motorista teve ferimentos leves. No dia seguinte, o animal apareceu carbonizado nas proximidades da comunidade. 


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Zeca Camargo se defende após polêmica, mas comete gafe ao trocar nome de sertanejo

Segunda, 29.Junho.2015 | 16h53


Foto: Reprodução

O apresentador Zeca Camargo participou do 'Video Show' nesta segunda-feira (29) e se pronunciou sobre a polêmica crítica que fez na Globo News, em que falava da comoção da morte do cantor Cristiano Araújo. Mas o que chamou atenção mesmo foi a gafe que o jornalista cometeu ao chamar o sertanejo de Cristiano Ronaldo. "Acabei sendo talvez mal interpretado pelas pessoas. Eu, imagina, tenho a maior admiração por qualquer artista, sobretudo o Cristiano Araújo. Uma pessoa tão simples, tão honesta. Eu queria talvez me desculpar com quem tenha entendido mal". Zeca Camargo fez uma declaração polêmica sobre a morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo, na quarta-feira (24). Em entrevista ao Jornal das Dez, da 'GloboNews', o apresentador participou de uma crônica e falou sobre o fato das pessoas que não faziam ideia de quem era o artista terem se comovido com o ocorrido. "Muita gente estranhou a comoção nacional diante da morte trágica e repentina do cantor Cristiano Araújo. A surpresa maior, porém, vem do fato de ser tão famoso e tão desconhecido. O Brasil, felizmente, tem um punhado de artistas que não passam pelo radar da grande mídia, nem são um consenso popular, mas que levam multidões para seus shows. [...] O que realmente surpreende neste evento triste da semana foi a comoção nacional. De uma hora para outra, fãs e pessoas que não faziam ideia de quem era Cristiano Araújo partiram para o abraço coletivo, como se todos nós estivéssemos desejando uma catarse assim, um evento maior que nos unisse pela emoção", disse ele. Ainda na declaração, Zeca comentou sobre os grandes funerais públicos, que existem, segundo ele, para "expulgar nossas dores, como se tivessem uma capacidade purificador: “É só lembrar as despedidas de Cazuza, Ayrton Senna, Kurt Cobain, Lady Diana, Michael Jackson, Mamonas Assassinas. Mas Cristiano Araújo? Sim. Eles sim eram, guardadas as proporções, ídolos de grande alcance. Como fomos, então, capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida? A resposta está nos livros para colorir! Sim, eles mesmos! Os inesperados vilões do nosso cenário pop, acusados de destacar a pobreza da atual alma cultural brasileira. Não vale a pena discutir os verdadeiros valores desses produtos, se é que eles existes. Mas eles vem bem a calhar para fazermos um paralelo com a ausência de fortes referências culturais que experimentamos no momento".

Críticas

Famosos como Israel Novaes, Henrique e Juliano, Munhoz e Mariano, Bruno Belutti e Sorocabaficaram indignados com as palavras de Zeca e soltaram o verbo nas redes sociais. Eles usaram seus perfis no Instagram para responder a declaração do apresentador usando a hastag #QuemÉZecaCamargo.

 

Ibicoara: Viatura da Polícia Militar capota na BA-142; ocupantes passam bem

Segunda, 29.Junho.2015 | 16h10


Foto: Divulgação | Polícia Civil

No último domingo (28), um acidente envolvendo uma viatura da Polícia Militar da 34ª CIPM foi registrado na BA 142, no município de Ibicoara. Segundo informações da polícia, a viatura capotou no trecho, após se desviar de uma motocicleta, que apareceu repentinamente frente ao veículo e com os faróis apagados. Testemunhas afirmam que o motociclista fugiu do local do acidente sem prestar socorro, mas parou em uma empresa e informou sobre o incidente, no entanto, sem mencionar que o teria causado. Apesar da gravidade do impacto, os dois policiais que estavam no veículo passam bem. Eles foram socorridos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados a uma unidade de saúde. 


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Bastidores da política riocontense já movimenta as eleições de 2016

Segunda, 29.Junho.2015 | 15h45


Foto: Reprodução

Os bastidores da política riocontense andam bastante movimentados. O Livramento Hoje recebeu no último domingo (28), fotos que compravam um laço de amizade entre o grupo do prefeito da cidade – Márcio Farias (PSD) - com o seu opositor, o médico Cristiano Cardoso (PDT). Nas eleições de 2012, os dois ‘travaram um duelo ‘onde Márcio Farias venceu o médico Cristiano com 51,72% de votos válidos, um total de 4.693 votos, contra 48,28%, o que equivale a 4.381 votos. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, uma possível conversa poderia ter acontecido entre o prefeito Márcio Farias, ex presidente da câmara Hudson Pita, o presidente da câmara, Luciano Pierote e demais pessoas do grupo com o médico Cristiano Cardoso, com um convite para compor a chapa da situação. Segundo apuramos, o médico poderá vir a ser o vice-prefeito do candidato de Márcio Farias. Falta algum tempo para as eleições de 2016, este cenário pode mudar ou ainda trazer outras novidades. 


Homenagem marca um mês da morte de Thamires Silva e José Marcos

Segunda, 29.Junho.2015 | 14h42


Foto: Déborah Dias | Livramento Hoje

No último dia 27 de junho completou um mês, que os jovens Thamires Silva e José Marcos, naturais do município de Dom Basílio, morreram carbonizados em um grave acidente, na BA-148, próximo ao ‘4 Mata-Burro’ do perímetro irrigado, em Livramento de Nossa Senhora. Na ocasião do acidente, as vítimas  trafegavam em um veículo Golf de cor prata, placa AFO 8300- São Paulo. O carro seguia sentido Livramento e suspeita-se que o motorista possa ter dormido ao volante, perdido o controle da direção e saído da pista, pois no local não existia marcas de frenagem. O veículo colidiu contra uma parede de concreto, destruindo-se parcialmente e vindo a pegar fogo em seguida. Após a perícia realizada pela Polícia Técnica de Brumado no local, os  corpos foram removidos para o IML (Instituto Médico Legal), onde exames foram realizados para comprovar a identidade dos envolvidos e ainda quem deles estaria conduzia o veículo. Em homenagem a jovem Thamires Silva, no último dia 19 de junho, uma homenagem foi realizada. Em Dom Basílio, várias pessoas trajando roupas brancas e fotos da jovem estampada nas camisas promoveram uma caminhada e uma pomba branca foi solta, simbolizando a  amizade e saudade. "Sei que você estava neste momento no nosso lado,  que saiu nesta pomba e acompanhou toda nossa caminhada de cima do muro", escreveu a amiga da jovem, Débora Dias. Uma celebração de 'Trigésimo Dia' aconteceu na cidade de Dom Basilio na noite do último domingo dia (28) em memória  Thamires Silva e Josê Marcos.

Classificados: Vende-se uma moto Honda Bros 150

Sábado, 27.Junho.2015 | 09h06


Foto: Divulgação

Vende- se uma moto Honda NXR150 BROS , ano 2013 -  modelo 2014 - de cor vermelha. O Ipva está pago  até agosto 2015. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (77) 9983-9643.


Professora aposentada Maria de Loures da silva é foi homenageada com o Título de Cidadã Benemérita livramentense

Sexta, 26.Junho.2015 | 19h52


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A professora aposentada Maria de Lourdes da Silva foi homenageada com o Título de Cidadã Benemérita livramentense em sessão que aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (26). A solenidade aconteceu com a entrega do titulo feita pelo presidente da casa, o vereador Paulo Lessa, autor do decreto legislativo, o ex-prefeito de Livramento Ulisses Cambuí Lima, pelo sobrinho da professora Benedito Rufino e o ex vice-prefeito de Livramento João Cambuí. A dona Maria de Lourdes da Silva nasceu e vive até hoje na Rua do Fogo, onde mora com a família desde 1920, saindo dali apenas para estudar na cidade de Caetité, onde se formou professora de ensino do Primário na Escola Normal, única existente na região sudoeste para alunos do ensino ginasial, na época. Ao retornar foi dar aulas no distrito de Mucambo, onde também morou algum tempo já que a escola em que lecionava ficava a sessenta quilômetros da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Algum tempo depois foi ensinar em uma escola na comunidade de Barrinha, na sede, a seguir na escola da Rua do Areião e por lá ficou até o dia que se aposentou. Hoje, aos 90 anos de idade, a professora Maria de Lourdes lembra com saudades dos tempos em que lecionava a muitas crianças que hoje são pessoas adultas formadas em várias atividades profissionais. 

Audiência Pública discutiu alteração da Lei de criação da Casa dos Estudantes em Salvador e Vitória da Conquista

Sexta, 26.Junho.2015 | 19h42


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na tarde desta sexta-feira (26), uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora propôs  a alteração na Lei de criação da Casa dos Estudantes em Salvador e Vitória da Conquista espaços estes destinados a estudantes oriundos do município. Durante a audiência, os estudantes apresentaram vídeos mostrando às situações de ambas as casas já existentes. De acordo com informações obtidas pelo Livramento Hoje, houve uma audiência no Ministério Público -  entre a promotoria, estudantes da residência de Salvador e o Secretário de Educação do município - para verificar a possibilidade dos estudantes permanecerem na casa localizada no Bairro do Garcia. Os vereadores Uilton Nunes Dourado e Joaquim Bitencourt não participaram da audiência. Audiência contou com a participação do vice-prefeito do município,  Gerardo Júnior (PT) vereadores, e estudantes das casas em Salvador e Vitória da Conquista.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje