Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Necessidade de delegado em Livramento é ressaltada em ofício enviado pelo presidente da OAB/Brumado ao Secretário de Segurança Pública da Bahia

Quarta, 04.Maio.2016 | 15h36


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A fim de dinamizar as atividades da Polícia Civil no município de Livramento de Nossa Senhora,  presidente da 21ª Subseção da OAB/ Brumado, Dr. Osvaldo L.L. Bastos Júnior, solicitou ao Secretário de Segurança Pública da Bahia,  Maurício Teles Barbosa, através do ofício nº 011/16, de 03 de maio,a designação de Delegado para o município. No documento, é observado que  “o município se vê diante de crescente e estarrecedora violência e, agora, com o afastamento do seu delegado titular, sua população, de aproximadamente 50.000 (cinquenta mil) habitantes, encontra-se extremamente preocupada com tal situação; destaque-se, apenas para exemplificar, que no último final de semana a Polícia Militar, após efetuar prisão em flagrante na referida cidade, teve que se deslocar ao Município de Brumado, demonstrando não apenas os prejuízos trazidos à população em geral - por não contar com atendimento durante todos os dias da semana, mas também econômicos com o deslocamento de viaturas e policiais - que poderiam, inclusive, promover o necessário policiamento na própria cidade. Diante de uma exceção - mas que levará um considerável período (de abril até as eleições), necessário se faz a designação de Delegado (s) para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, durante todos os dias da semana, prestando a assistência necessária e imprescindível à toda população."
 

Durante entrevista, Major Irlando Lino Magalhães Oliveira sobre o trabalho da PM no caso da morte do promotor de vendas e problemas com o 190

Quarta, 04.Maio.2016 | 15h22


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Durante entrevista em uma emissora de rádio Local, o comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), Major Irlando Lino Magalhães Oliveira, falou sobre a morte do promotor de vendas Romilson Mesquita, na tarde de terça-feira (03), e também da manifestação que ocorreu em frente a sede da companhia, em Livramento de Nossa Senhora, onde os manifestantes cobraram mais segurança diante da violência no município e a reativação do 190 que, segundo eles, está inativo e é um canal importante de comunicação entre a população e a Polícia Militar.  “É inquestionável que caminhamos a passos largos para um colapso total no setor de segurança pública em nosso país, tendo como vetores principais para isso a insensibilidade dos governantes e a impunidade que campeia de forma galopante em todos os cantos da nação. Em circunscrição de Livramento não é diferente, pois estamos presenciando sim um aumento considerável da criminalidade, mas garanto que estamos dando o melhor de nós para garantir a segurança da população”. Quanto aos pedidos de mais ações da polícia, o caso que envolveu o promotor de vendas e o sistema de comunicação 190, o Major ressaltou que “nossas ações são pautadas no policiamento preventivo e repressivo, então, dentro disso, temos realizado blitz na região onde ocorreu o crime, tanto que já encontramos a moto que foi roubada pela dupla de assaltantes, os quais deverão ser presos logo, já que toda a polícia está empenhada nesse sentido. Quanto ao 190, esse é um problema não só de Livramento, mas de vários municípios baianos, como em Dias d’Ávila, onde trabalhei antes de vir para cá.  Sabendo deste problema criamos, como solução alternativa, uma linha direta com a população pelo número 9.9974-3896”, explicou.
 

Homem de Livramento tenta atualizar título de eleitor em Brumado, mas é preso

Quarta, 04.Maio.2016 | 15h10


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Um homem que reside em Livramento de Nossa Senhora foi preso em Brumado quando tentava  atualizar o título de eleitor. Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, o referido agiu normalmente tentando regularizar o documento, mas  ao ser entendido, devido ao cruzamento de dados, o sistema detectou que ele possuía mandado de prisão em aberto por roubo. A unidade acionou a polícia e o homem  foi encaminhado  à delegacia de Livramento.
 

Lula está deprimido, chateado e muito preocupado, diz amigo do petista

Quarta, 04.Maio.2016 | 14h55


Foto: Reprodução

Folha de São Paulo


O ex-presidente Lula está deprimido, chateado e muito preocupado. A descrição é de um de seus melhores amigos, que prefere dizer que o petista está "deprê". Lula não teve orientação oficial de médicos para faltar ao ato da CUT no 1º de Maio, como foi divulgado. Ele estava mesmo rouco e abatido. Mas poderia ter comparecido à celebração ao lado de Dilma Rousseff, ainda que não fizesse discursos. Ele já não estava animado, mas o fato de Dilma ter se atrasado ajudou na decisão de Lula de ficar em casa. Dona Marisa, que não gosta da presidente, fez forte pressão para que ele não fosse ao Anhangabaú. Lula, na opinião de interlocutores próximos, estaria "de saco cheio" de  Dilma, apesar de solidário em muitos momentos. 
 

Jovem natural de Vitória da Conquista morreu em acidente na BR-030

Quarta, 04.Maio.2016 | 14h49


Foto: Reprodução | Whatsapp

Wilian Damasceno, de 26 anos, natural de Vitória da Conquista,  mas que atualmente residia no Bairro Olhos D’ água, em Brumado, morreu  de um acidente na Curva do Peri-Peri, na  BR-030, no município de Caetité, na tarde de hoje (04). Ele conduzia um caminhão carregado com tomates, mas perdeu o controle da direção do veículo, o qual capotou e bateu contra um barranco. Willian ficou presos nas ferragens e morreu no local do acidente. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. O local onde ocorreu este acidente já foi palco de vários outros e é pouco sinalizado, o que requer atenção redobrada dos motoristas. 
 

Suzane von Richthofen deixa prisão em saída temporária de Dia das Mães

Quarta, 04.Maio.2016 | 13h52


Foto: Reprodução

Interna da penitenciária feminina de Tremembé, no interior, Suzane Von Richthofen deixou a unidade na manhã desta quarta (4). A saída temporária ocorreu em razão do Dia das Mães. Suzane foi condenada a 39 anos de prisão por matar os pais, Manfred e Marísia, em 2002. O benefício dura até as 18h de terça (10).  As demais internas autorizadas poderão ir para suas casas a partir das 8h desta quinta (5). Suzane deixou o local antes das outras por uma medida de segurança, para evitar confusão. Trata-se da segunda saída temporária concedida à criminosa e a primeira no Dia das Mães. Em março, por conta da Páscoa, ficou pelo menos quatro dias longe do encarceramento. Em dezembro de 2015, a Justiça negou pedido de Suzane para passar o Natal fora da prisão. A justificativa foi de que a detenta não apontou o endereço de familiares em que ficaria alojada durante o período natalino. Não se sabe onde Suzane ficará no período do Dia das Mães.

Grupo se manifesta em frente a 46ª CIPM contra violência e morte do promotor de vendas Romilson Mesquita

Quarta, 04.Maio.2016 | 11h16


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na manhã desta quarta-feira (04), um grupo com cerca de 50 integrantes se manifestaram pacificamente em frente à sede da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, lembrando a morte do promotor de vendas Romilson Mesquita – assassinado a tiros durante assalto na tarde de ontem (03) -, a fim de chamar a atenção para a violência que acomete o município e solicitar a reativação do 190, canal importante de comunicação entre a comunidade e a polícia que, segundo os manifestantes, não está ativo. Na ocasião, prepostos da Polícia Militar conversaram com familiares e amigos da vítima – presentes no protesto – informando que os procedimentos referentes ao crime estão sendo realizados e todo o material será encaminhado a Polícia Civil, responsável pela investigação. Ainda segundo a polícia, a moto roubada pelos criminosos após crime foi localizada próximo a Fazenda Campo Alegre.

 

O deficit de efetivo nas Corporações PM e seu impacto no combate ao crime

Quarta, 04.Maio.2016 | 10h51


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

* Por Irlando Lino Magalhães Oliveira

Temos acompanhado, através dos vários grupos de "WhatsApp" que participamos, as inúmeras ações policiais-militares postadas pelos integrantes das Unidades Operacionais da Briosa Polícia Militar da Bahia, postagens essas conduzidas às vezes até em detrimento de um requisito essencial da atividade policial: segurança, considerando o fato de o registro fotográfico ser feito por componente da própria guarnição PM. É evidente o empenho de todas essas Unidades, quer na capital, quer no interior do Estado. Contudo, paradoxalmente, isso não tem sido suficiente para fazer frente à criminalidade infrene que grassa e medra no Estado berço do Brasil.

No último dia 22 de abril, empós a data em que se comemora o dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil - O Tiradentes -, em pleno "feriadão", ficamos um tanto perplexos com o que sucedeu na cidade de Barrreiras, extremo Oeste baiano, 900 Km da capital. Na madrugada, inúmeros assaltantes isolaram alguns quarteirões da cidade, por ocasião da investida que fizeram contra a empresa de segurança Prosegur, havendo, inclusive, troca de tiros contra a PM local. O que nos causou espanto foi o fato de aquela cidade dispor de uma razoável estrutura de defesa social, voltada à Segurança Pública, e, ainda assim, foi alvo de tal ação criminosa.

Sabemos, perfeitamente, que a impunidade tem seus cruéis reflexos em qualquer sociedade, concorrendo para o substancial aumento dos delitos. Aliado a isso, percebe-se que os criminosos estão desafiando aqueles que mourejam na seara da Segurança Pública, investindo contra as forças policiais, destemidamente, numa intrepidez sem precedentes, exigindo, cada vez mais, posturas de inteligência e reativas da ação policial, de modo a fazer frente ao combate beligerante incessante.

Campanha: Por mais Corações Aquecidos

Terça, 03.Maio.2016 | 21h22


Foto: Divulgação

Trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas surgem também às oportunidades de fazer o bem e ajudar o próximo. Foi pensando nesta causa, que os jovens Gleisia Silva Santana (Estudante Ciências Biológicas - UESB), Willian Silva (Estudante de Direito - FTC), e Edinei Mafra da Silva (Estudante Cursinho Pré-vestibular Probo) realizarão uma ação de forma direta e voluntaria no município de Livramento de Nossa Senhora – BA, na Campanha: Por mais Corações Aquecidos (P. C. A). Os jovens pensando nas pessoas moradoras de rua e nas famílias mais vulneráveis sentiram-se sensibilizados e resolveram tomar a iniciativa de liderar essa campanha. A PCA tem como objetivo ajudar pessoas que moram nas ruas e as famílias verdadeiramente carentes do município. Aquecer os corações das pessoas vulneráveis é tentar diminuir o sofrimento que carregam dia pós dia, é tentar deixar esses corações menos sólidos, frios e entristecidos. A campanha necessitará de apoio, apoio este que advirá da população com doações de cobertores e agasalhos (Que estejam bem conservados).  Uma vez requerida à população esse apoio e recolhido o material os jovens estudaram os casos mais necessitados, após analisarem o nível de carência distribuirão de forma proporcional todo o material doado.

CEFORC promoveu reunião na Comunidade Quilombola de Jatobá

Terça, 03.Maio.2016 | 19h32


Foto: Iago Ramos | CEFORC

Foi promovida na Comunidade Quilombola de Jatobá, no Distrito de São Timóteo, em Livramento de Nossa Senhora, uma reunião onde se explanou no último sábado (30) sobre o Sistema de Cotas Raciais e o encaminhamento de demandas relacionadas à agricultura familiar. O evento foi uma realização do Centro de Formação e Organização Comunitária – CEFORC, com o apoio do presidente da Associação Quilombola de Jatobá e Região, Edimar, o qual ressaltou a importância do acesso da população daquela comunidade e região ao ensino superior, para o enriquecimento pessoal e profissional, e a necessidade de desenvolvimento da agricultura para fortalecimento da comunidade.
 

Malhada de Pedras: MP e PF iniciam investigação sobre superfaturamento nos serviços de transporte escolar

Terça, 03.Maio.2016 | 19h09


Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Vereadores do município de Malhada de Pedras denunciaram o prefeito Valdecir Alves Bezerra, o ‘Ceará’, por superfaturamento nos serviços de transporte escolar, o que pode ser apresentado  como crime de responsabilidade fiscal. A representação foi encaminhada ao Ministério Público e a Polícia Federal, acatada e iniciada uma investigação no município na última segunda-feira (02). Os motoristas que prestam serviço a prefeitura foram intimados a depor na sede da Polícia Federal, em Vitória da Conquista,  bem como os responsáveis pela Transportadora Paca, apontada como principal beneficiada. Toda a documentação referente ao contrato, planilhas e relatórios deve ser apresentada a polícia, a qual reunirá todas as informações necessárias  e verificará se há a fraude denunciada.
 

Polícia Militar impede arrombamento de bar, após denúncia anônima

Terça, 03.Maio.2016 | 19h04


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Uma denúncia anônima impediu que um bar situado na Rua Caiçara, em Livramento de Nossa Senhora, fosse arrombado, na noite de ontem (02). Segundo a polícia, ao chegar ao local indicado, um homem apelidado de ‘Felipinho’ tentava arrombar o estabelecimento comercial. Ele foi preso em flagrante e, ainda de acordo com a polícia, o referido é acusado de outros delitos e já possui passagem pela delegacia.
 

Livramento: Promotor de vendas é morto a tiros durante tentativa de assalto

Terça, 03.Maio.2016 | 18h46


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na tarde desta terça-feira (03) o promotor de vendas, Romilson Mesquita, 34 anos foi morto à tiros em uma estrada vicinal que liga Livramento de Nossa Senhora a comunidade de Várzea de Dentro. Segundo informações apuradas pelo Livramento Hoje, dois bandidos deram ordem para que ele parasse, mas não obedeceu, com isso um dos bandidos disparou contra a vítima que foi atingida com um tiro nas costas. Romilson tentou ainda seguir viagem, mas não resistiu e caiu vindo a falecer em seguida. O Samu 192 foi até o local e constatou a morte. A Polícia Militar preservou o local do crime até a chegada da Polícia Técnica. Ainda segundo informações, a dupla criminosa tomou uma outra moto de assalto no mesmo trecho após o crime.

Justiça de Sergipe revê decisão e libera WhatsApp em todo o país

Terça, 03.Maio.2016 | 15h13


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O WhatsApp conseguiu no início da tarde desta terça-feira (3) derrubar a decisão que bloqueou o aplicativo por 72 horas. A empresa pediu reconsideração da decisão após determinação da Justiça de Lagarto (Sergipe). O tempo para que o WhatsApp volte a funcionar depende de cada operadora. Ainda segundo a publicação, a decisão favorável é do relator no tribunal, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. Durante a noite, o desembargador Cezário Siqueira Neto negou recurso apresentado pouco antes pelo Facebook, dono do WhatsApp, para que o embargo ao aplicativo fosse revogado. Em sua decisão, ele não aceitou a alegação da empresa de que necessita proteger a privacidade de seus usuários. Mesmo com a proibição, um furo no bloqueio do Whatsapp permitiu que usuários recebessem e pudessem enviar mensagens através do aplicativo na manhã desta terça-feira (3). A permissão foi detectada por usuários que se conectaram ao app através de uma rede wi-fi empresarial. A suspensão do WhatsApp passou a valer às 14h desta segunda-feira (2)  após decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe.

Casal natural da Comunidade de São Timóteo foi vítima de grave acidente automobilístico no interior do estado de São Paulo

Terça, 03.Maio.2016 | 15h03


Foto: Reprodução / Matão Net

Um casal natural da Comunidade de São Timóteo, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, foi vítima de grave acidente automobilístico na tarde do último sábado (30), no interior do estado de São Paulo. De acordo com informações obtidas pelo Livramento Hoje, Roberto Carlos Santos e Zemaura Santos estavam em um veículo Chevrolet Corsa, que era ocupado por mais três pessoas – entre eles os filhos gêmeos do casal -  e veio a capotar na Vicinal Carlos Fernando Malzoni. As crianças chegaram a ser arremessadas  para fora do automóvel, mas  sofreram apenas escoriações leves. O casal ficou preso nas ferragens, foi socorrido por uma Equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital. Uma jovem que ocupava o veículo sofreu fraturas e também foi encaminhada a uma unidade de saúde.