Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Livramento: Amado Batista e Edigar Mão Branca já estão confirmados para o São João de 2016

Quarta, 11.Maio.2016 | 20h11


Foto: Reprodução

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Azevedo (PMDB) confirmou na tarde desta quarta feira (11), que já está contratando atrações para o São João de 2016. O gestor antecipou duas atrações que já estão confirmadas no evento Livramentense. Segundo ele, os cantores Amados Batista e Edigar Mão Branca já estão na programação da festa junina deste ano. Nas próximas semanas novas atrações serão divulgadas, destacou o prefeito.

Começa sessão do Senado que decidirá futuro de Dilma Rousseff na presidência

Quarta, 11.Maio.2016 | 10h13


Foto: Karine Melo e Carolina Gonçalves – Repórteres da Agência Brasil

Começou com uma hora de atraso a sessão extraordinária do Senado que vai decidir sobre a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Se aprovado por metade mais um dos senadores presentes à sessão, ela será afastada do cargo por 180 dias e nesse período o vice-presidente, Michel Temer (PMDB) assume o comando do país. Segundo estabelecido ontem (10) pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, nesta primeira fase os oradores inscritos, contra e a favor do parecer da Comissão Especial do Impeachment, falarão alternadamente por até 15 minutos cada um e apenas uma vez. Não será permitida orientação da bancada pelos líderes e também não serão permitidos apartes.  Até o início da sessão, 68 dos 81 senadores já estavam inscritos para usar a palavra. A primeira será a senadora Ana Amélia (PP-RS), favorável ao impedimento de Dilma. Com base no número de inscritos, a expectativa é de que sejam mais de 17 horas de sessão, mesmo assim o presidente do Senado espera que a discussão termine ainda hoje.

 

Livramento: Cavalo vítima de maus-tratos é recolhido pela prefeitura

Quarta, 11.Maio.2016 | 10h00


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Magro, com várias feridas e extremamente debilitado, um cavalo vítima de maus-tratos foi recolhido na manhã de hoje (11), próximo ao ginásio de esportes, em Livramento de Nossa Senhora, pelo setor  municipal de apreensão de animais das ruas e encaminhado  ao antigo matadouro da cidade para tratamentos. Não há informações sobre o proprietário do animal, mas cabe lembrar que de acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, a prática  de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos prevê pena de  detenção, de três meses a um ano, e multa.  A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


 

Livramento: Enfermeira Nayane Caíres explica motivo de sua exoneração

Quarta, 11.Maio.2016 | 09h49


Foto: Reprodução

Em entrevista ao Livramento Hoje, a enfermeira Nayane Caíres explicou o motivo de ter solicitado sua exoneração, mesmo diante do apelo dos moradores da Comunidade de Rocinha, para que voltasse a atuar na unidade de saúde de Itaguaçu, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo a profissional de saúde, o pedido de exoneração foi de iniciativa própria, diante de uma série de contratempos. “Tudo se iniciou quando o secretário municipal de Saúde Tácio Machado me comunicou que eu seria transferida para o hospital ou SAMU, o que me deixou preocupada, pois vinha desenvolvendo um bom trabalho na comunidade, então, diante disso, eu não via motivos para a transferência e acabei resistindo. Como não houve resposta por parte dele, no dia seguinte foi realizada uma reunião com os agentes na qual foi anunciada a mudança e anunciado o nome de outra profissional de enfermagem que entraria em meu lugar. Como o quadro se mostrou irreversível, eu não tive outra coisa a fazer se não pedir a minha exoneração, já que não fazia parte dos meus planos profissionais ir trabalhar no hospital nesse momento”, explicou a enfermeira.
 

Luciano Ribeiro quer seguro contra falência e atrasos para empresas que vencerem licitações

Quarta, 11.Maio.2016 | 08h14


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

As empresas que vencerem licitações do governo do Estado podem ter que cumprir mais uma exigência para executar obras públicas. Um projeto do deputado Luciano Ribeiro (DEM) prevê a aquisição obrigatória de apólices de seguro no valor da proposta, tendo o ente público como beneficiário em caso de descumprimento do contrato e não realização da obra licitada. A cobrança visa evitar o abandono de obras públicas inacabadas ou atrasadas e valeria para as modalidades a partir da “Tomada de Preço”. Ao Bahia Notícias, o parlamentar explicou que a medida já existe em vários países. “Claro que a licitação vai ficar mais cara, mas é uma garantia de que vai haver a execução da obra. Além disso, a lei evitaria muitas coisas, inclusive a questão de aditivos”, justificou. Ribeiro sugeriu, ainda, um outro projeto que visa criar uma cláusula que beneficie empresas que desenvolvam projetos de ações afirmativas. O documento sugere a preferência por companhias que “tenham reconhecida e atestada conduta no incentivo as políticas afirmativas de combate ao racismo e de melhorias sociais e ambientais”. “Eu sou advogado e já fui gestor público. Eu entendo que a administração deve contratar a melhor proposta que, muitas vezes, não tem o melhor preço. A prática de adoção das ações afirmativas e o respeito às questões das minorias deve garantir uma preferência. Acredito que essa medida seria salutar para a administração pública”, defendeu o deputado.

 

Ação da Defensoria e MPF pede ampliação de leitos em Hospital Geral de Conquista

Quarta, 11.Maio.2016 | 08h07


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e o Ministério Público Federal (MPF) impetraram uma ação civil pública para pedir a ampliação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. As instituições pedem que, em caráter liminar, a abertura de, pelo menos, 50 leitos de UTI adulto, 15 leitos de UTI neonatal e 3 leitos de UTI pediátrica dentro de um ano, o que representa 50% dos novos leitos necessários, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A partir de um óbito de um paciente que esperou 15 dias por uma vaga na UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista, as instituições começaram a investigar a falta de leitos. A ação pede que associações médicas manifestem interesse como amicus curiae (amigos da Corte) no processo.
 

Conquista: Homem é preso sob suspeita de aliciar e estuprar menino de 11 anos

Quarta, 11.Maio.2016 | 07h53


Foto: Reprodução

Um homem de 30 anos foi preso na segunda-feira (9), no município de Caatiba, região sudoeste da Bahia, sob suspeita de estuprar um menino de 11 anos, em Vitória da Conquista. Segundo informações da polícia, o homem também é suspeito de cometer outros estupros. Eles aliciava as crianças com brinquedos e dinheiro antes de cometer os abusos. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Iara Gardênia, o crime foi descoberto depois que a mãe da criança procurou a polícia. As investigações duraram cerca de um mês. Nesse período, a vítima passou por exames que comprovaram o crime e o homem foi localizado em Caatiba.Ainda de acordo com a delegada, o criminoso oferecia brinquedos para ganhar a confiança das crianças.

Morre jovem agredida por namorado em Vitória da Conquista, na Bahia

Terça, 10.Maio.2016 | 19h35


Foto: Reprodução

Do G1

Morreu na tarde desta terça-feira (10) a jovem Jéssica Nascimento, 21 anos, que foi agredida pelo namorado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da família da jovem, ela morreu por volta das 17h, no Hospital de Base do município, onde estava internada na UTI. Segundo informações da unidade de saúde, Jéssica teve falência de múltiplos órgãos. "Foram 16 dias lutando pela vida dela. Os órgãos vieram parando e hoje ela faleceu", disse Elma Augusta, tia da jovem. Nesta terça-feira, a mãe da jovem Jéssica Nascimento falou sobre a situação que a garota estava e sobre o medo de perder a filha por conta do estado de saúde delicado. “Eu entrei no hospital, lá na UTI, eu não consegui encostar de junto dela. Quando eu vi aquela cena, eu saí num desespero, chorando, com medo de perder a minha filha”, disse Jeane Augusta Silva. O delegado Gustavo Tortarelli, que investiga o caso, informou ao G1 que, com a morte de Jéssica, o suspeito da agressão, Américo Francisco Vinhas Neto, passa a responder por lesão corporal seguida de morte. Ele teve a prisão decretada na sexta-feira (6) e está foragido. "Muda a tipificação do crime. Agora ele vai responder por lesão corporal seguida de morte, artigo 129, parágrafo 3º doCódigo Penal. A pena é de 4 a 12 anos", disse. G1 tentou falar com o advogado de Américo, Gutemberg Macedo, no final da tarde desta terça-feira, mas até o fechamento desta reportagem não conseguiu contato. Enquanto Jéssica estava internada, o suspeito estava respondendo por lesão corporal gravísisma por conta da agressão e da morte do bebê de aproximadanete 4 meses que a vítima perdeu por causa das lesões sofridas no espancamento. O inquérito deve ser concluído até o dia 25 de maio.

BA-148: Ambulância do município de Jussiape tombou na Serra das Almas

Terça, 10.Maio.2016 | 09h23


Foto: Reprodução | Whatsapp

Uma ambulância do município de Jussiape  que estava sendo rebocada sentido a  Livramento de Nossa Senhora se envolveu em um acidente na tarde de ontem (09), na BA-148, trecho da Serra das Almas. Segundo informações passadas a reportagem do Livramento Hoje, o motorista perdeu o controle da direção do veículo em uma descida e a ambulância tombou na lateral da rodovia. Não houve feridos. 
 

UNEB Campus XX - Brumado inicia inscrições para o Programa Universidade para Todos

Terça, 10.Maio.2016 | 09h14


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Estão abertas as  inscrições para o processo de seleção destinado ao preenchimento de vagas do Curso Preparatório Universidade para Todos, ano letivo de 2016. Não será cobrada taxa de inscrição para a seleção e antes de efetuar a inscrição o candidato deverá  certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. As inscrições serão realizadas no período de 17 a 24 de maio de 2016, exclusivamente por meio eletrônico, no sítio www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. Serão 100 vagas para Brumado, 50 para Livramento de Nossa Senhora  e 50 para Aracatu. Mais informações com a Coordenação local do UPT, pelo telefone 3441-3278

Waldir Maranhão revoga decisão de anular aprovação do impeachment na Câmara

Terça, 10.Maio.2016 | 07h29


Foto: Reprodução

Do Agência Brasil

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA) revogou, na madrugada de hoje (10) decisão tomada ontem (9) de manhã, de anular as sessões plenárias da Câmara em que foi aprovada a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. "Revogo a decisão por mim proferida em 9 de maio de 2016 por meio da qual foram anuladas as sessões do plenário da Câmara dos Deputados ocorridas dias 15, 16 e 17 de abril de 2016, nas quais se deliberou sobre a Denúncia por Crime de Responsabilidade nº 1/2015", diz o texto do ofício assinado por Maranhão. Em outro ofício, Waldir Maranhão comunicou a decisão ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara recebeu a decisão da revogação logo depois da meia-noite. Nessa segunda-feira, Renan decidiu ignorar a decisão do presidente em exercício da Câmara e determinou que o relator do processo na Comissão Especial do Impeachment do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), fizesse a leitura do parecer, favorável à admissibilidade do processo no plenário da Casa. Com isso, começou a contar o prazo de 48 horas para que os senadores votem a admissibilidade e o afastamento da presidenta por 180 dias, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (11).
 

Livramento: Polícias Civil e Militar prendem assaltantes e traficantes de drogas

Terça, 10.Maio.2016 | 07h02


Foto: Reprodução | Livramento Hoje | Polícia Civil

Em operação conjunta, as Polícias Civil e Militar conseguiram prender em flagrante, em Livramento de Nossa Senhora, dois traficantes de drogas, sendo um deles Sandro Silva de Jesus, vulgo TAM, de 29 anos e Manoel Messias Silva de Oliveira, de 47 anos. Ambos estavam de posse de certa quantidade de maconha e diversas embalagens de drogas. TAM já fora preso e condenado anteriormente pela prática do mesmo delito. Manoel também já fora condenado por roubo. Também foram presos Rainário Aguiar Santos Júnior, de 27 anos e Marcos Antônio da Silva, de 45 anos. O primeiro foi condenado pela Justiça por roubo com emprego de arma e o segundo por tráfico de drogas. Segundo o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, "as Polícias continuarão unidas e empenhadas no combate à criminalidade em Livramento e região".

 

 

Renan Calheiros não acata decisão de Maranhão e dá continuidade ao processo de impeachment

Segunda, 09.Maio.2016 | 20h49


Foto: Reprodução | TV Senado

Do Agência Brasil

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou há pouco a decisão de manter o trâmite do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Senado. Renan decidiu ignorar a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a sessão da Câmara que aprovou a continuidade do processo. Renan Calheiros disse que não procede a argumentação de Waldir Maranhão sobre a forma que a decisão da Câmara deveria ter sido comunicada ao Senado. “Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo. Ao fim e ao cabo, não cabe ao presidente do Senado Federal dizer se o processo é justo ou injusto”,disse o presidente do Senado. Com isso, Renan Calheiros determinou que o relator do processo na Comissão Especial do Impeachment do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), faça a leitura do seu relatório pela admissibilidade do processo no plenário da Casa. Após a leitura, começará a contar o prazo de 48 horas para que os senadores votem a admissibilidade e o afastamento imediato da presidenta, o que deve ocorrer na quarta-feira (11).

 

Feira de Santana recebe primeiro lote das 1,4 mil novas viaturas

Segunda, 09.Maio.2016 | 16h39


Foto: Manu Dias/GOVBA

A segurança pública em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, foi reforçada na manhã desta segunda-feira (9) com a entrega, pelo governador Rui Costa, de 30 novas viaturas para a Polícia Militar, em cerimônia realizada no pátio do antigo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Onze minivans, 14 caminhonetes, dois sedans, duas motocicletas e um ônibus observatório renovarão a frota da corporação no município.

Esse é o primeiro lote das 1,4 mil viaturas que serão entregues às polícias Civil e Militar em todo o estado. Segundo o governador, os veículos vão melhorar ainda mais o trabalho da polícia no município, que registrou uma redução de 20% nos crimes violentos letais intencionais no ano passado, quando comparado com 2014. “As novas viaturas buscam apoiar e estimular os policiais militares e civis para repetirem, em 2016, o excepcional resultado que tiveram em 2015. Feira de Santana foi a área que teve uma das maiores reduções nos índices de violência no ano passado”.