Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "05/2015"

Vereador Kinka quer que Licença-maternidade de 6 meses seja também concedida a servidores públicos municipais

Segunda, 11.Maio.2015 | 16h40


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O vereador Joaquim da Silva (Kinka) encaminhou indicação à mesa diretora pedindo ao poder executivo "conceder licença à gestante, servidora pública municipal de Livramento de Nossa Senhora, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 180 (cento e oitenta) dias”. Ele baseia-se na Lei Federal nº 11.770, de 09 de setembro de 2008, que prorroga o período de licença maternidade por mais 60 dias, perfazendo assim um total de 180 dias de benefício, como se depreende do artigo 1º, in verbis: "Art. 1º É instituído o Programa Empresa Cidadã, destinado a prorrogar por 60 (sessenta) dias a duração da licença-maternidade prevista no inciso XVIII do caput do art. 7º da Constituição Federal." A referida lei permite que a licença maternidade seja prorrogada para seis meses nas empresas privadas que, em caráter facultativo, aderirem ao Programa Empresa Cidadã em troca de benefício fiscal. Kinka quer que esse programa seja instituído também no âmbito do serviço público em Livramento, uma vez que é a administração pública, direta, indireta e fundacional, autorizada a institui-lo, o que garante prorrogação da licença-maternidade para suas servidoras. Além disso, o programa também já funciona na Bahia com a decisão da Assembléia Legislativa da Bahia aprovar, por unanimidade, o Projeto de Lei de nº 19.085/2011 (em 10/05/2011) ampliando a licença maternidade de servidoras públicas estaduais de 120 para 180 dias (seis meses). Em justificativa encaminhada à casa legislativa o vereador diz que a referida prática já vinha sendo adotada, mesmo sem regulamentação estadual ou municipal, vez que o Tribunal de Justiça (TJBa) já havia consolidado entendimento de considerar obrigatória a concessão da licença maternidade estendida por 180 dias na esfera do setor Público. Joaquim da Silva ressalva que em Livramento de Nossa Senhora falta a regulamentação para que as servidoras públicas consigam também o beneficio. Neste caso, sugere que deverá existir regulamentação legislativa, mediante Projeto de Lei de Iniciativa do Poder Executivo. “Os servidores públicos municipais podem ganhar mais tempo para ficar com seus filhos recém-nascidos ou adotados. Trata-se de um projeto de lei importante para nossos servidores públicos e eu estou confiante que o prefeito atenda ao nosso pedido”, conclui

Livramento: Homens são detidos portando arma da Polícia de São Paulo

Segunda, 11.Maio.2015 | 13h58


Foto: Divulgação

No último sábado (09), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) do município de Livramento de Nossa Senhora prendeu Edenilson Afonso de Souza e Marcos Paulo Conceição, que portavam um revólver calibre 38, com seis munições intactas. Segundo a polícia, os referidos foram abordados e detidos próximo a rodoviária – onde estariam agindo de maneira suspeita - e a arma em questão seria de propriedade da Polícia Civil de São Paulo. Os indivíduos estavam ainda com uma motocicleta de cor azul, com placa de Rio de Contas, veículo que também foi apreendido e encaminhado à delegacia local. Eles poderão responder por porte ilegal de arma de fogo.

Piçarrão é o time campeão da Copa Livramento

Segunda, 11.Maio.2015 | 13h03


Foto: Divulgação LDL

O Nado de Cima e o Piçarrão chegaram à Final invictos  e donos  das melhores campanhas da Copa Livramento, o que foi digno de um grande espetáculo do Futebol visto por centenas de torcedores que compareceram ao Estádio Dr. Edilson Pontes na noite deste sábado (09) de maio, na cidade de Livramento.  A Liga Desportiva parabeniza as dezesseis equipes participantes e em especial congratula as equipes do Nado de Cima e do Piçarrão pelo grande trabalho e pelo futebol apresentado durante a competição e por terem chegado a grande Final. A final foi de deixar o torcedor de pé, pois o equilíbrio também aconteceu neste último jogo do campeonato. Oportunidades para ambas as equipes, bolas na trave e algumas chances desperdiçadas pelos atacantes. O placar da final saiu do zero aos oito minutos da segunda etapa com Edson marcando para o Nado e aos 33 minutos Gil com um belo chute de fora da área empata o jogo para o Piçarrão. Esse placar persistiu até o apito final do árbitro.  E assim, o Campeão da primeira Copa Livramento foi conhecido pelas cobranças de pênaltis. Melhor para a equipe do Piçarrão que venceu  pelo placar de 3 a 1 e levantou o caneco da Copinha. A Copa Livramento teve como Artilheiro  Zé Boreta da equipe do Nado  com 8 gols. Apesar dos críticos acharem que Geovane foi o melhor goleiro, André arqueiro do Piçarrão ficou com o troféu  pois, tomou apenas 3 gols em todo o campeonato, além é claro de ter defendido três cobranças na grande final. A  LDL esclarece ao torcedor que ao escolher um atleta para fazer a entrega de um prêmio adota o critério da cautela e o retrospecto individual apresentado por  cada um em toda competição. A LDL agradece a Secretaria de Esportes, ao site Livramento Esportes,  aos amigos do Esporte:  Hugolino Lima e ao Vereador Kinka, a Pax Nacional, a Policia Militar, a todos os Árbitros e a todos que contribuíram e acreditaram em nosso trabalho. Agradecemos com  seriedade e humildade, a você Torcedor, que foi, é e sempre será o maior responsável pelo sucesso do esporte em nossa querida Livramento.

Campeão: PIÇARRÃO    

Vice: NADO DE CIMA

3º Colocado:  LAGOA COMPRIDA

4 Colocado: MONTEIRO

Artilheiro: ZÉ BORETA ( Nado )

Goleiro: ANDRÉ ( Piçarrão )

Resultados:

Disputa do 3º Lugar

MONTEIRO  1 X 2 LAGOA  COMPRIDA

Grande Final

NADO DE CIMA   1 X 1  PIÇARRÃO    Nos pênaltis o Piçarrão venceu por 3 a 1. 

DIA DA MÃES - HOMENAGEM ESPECIAL DO SITE LIVRAMENTO HOJE

Domingo, 10.Maio.2015 | 11h45


Foto: Reprodução

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar. Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir, amar, amar, amar... Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.

Eleições 2016: Bastidores da política indicam possíveis pré-candidatos a prefeitura de Livramento

Sábado, 09.Maio.2015 | 15h12


Foto: Composição | Livramento Hoje

Por: Alan Souza da Silva

A “corrida” para as eleições municipais de 2016 já começaram em Livramento de Nossa Senhora. As especulações nos bastidores da política livramentense indicam que a disputa pelo cargo de gestor municipal deve ocorrer entre Emerson José Osório Pimentel Leal - "Dr.° Emerson (PDT) ; José Ricardo Assunção Ribeiro - "Ricardinho" (PSD),  e Gerardo Junior (PT) , entre outros nomes. Embora as convenções ainda não tenham se iniciado, o que acontece somente em 2016, é grande a expectativa dos grupos políticos pela definição dos candidatos, para a formação de possíveis alianças. A população pode aguardar uma “competição” muito acirrada e inúmeros projetos e propostas a serem apresentados.

Brumado: Policial a paisana persegue ladrões; um foi preso com uma pistola 765

Sábado, 09.Maio.2015 | 14h59


Foto: Brumado Agora

Na noite de ontem (08), portando armas de fogo, dois indivíduos abordaram uma pessoa, nas proximidades do Colégio Estadual de Brumado, e subtrairam da vítima um aparelhos celulares. Um policial à paisana percebeu a movimentação, acionou uma guarnição da polícia, e iniciou-se uma perseguição pelas ruas da cidade. Na Praça do Jurema, os bandidos atiram contra o policial e pessoas que estavam nas proximidades se apavoraram por medo de serem atingidas. A perseguição continuou e próximo à Loja Maçonica, no Bairro Santa Tereza, o policial conseguiu capturar um dos bandidos, o qual portava uma Pistola 7.65, um aparelho celular e uma motocicleta preta. O outro criminoso conseguiu fugir, mas a polícia continua as investigações, a fim de capturá-lo.

Aninha Fernandes é a sortuda da promoção almoço dia das Mães no Restaurante Carro de Boi

Sábado, 09.Maio.2015 | 14h34


Foto: Reprodução | Facebook

Acontece neste domingo (10) -  Dia das Mães -  no restaurante Carro de Boi, Bairro Valérios, em Livramento de Nossa Senhora, saída para Rio de Contas, grande comemoração em homenagem as Mamães. As comemorações terão inicio a partir das 11 h. Haverá distribuição de brindes para todas as mães e taça de vinho. Traga sua mãe para se divertir. A homenagem contará ainda  com a participação de Thiago Ribeiro , tocando ao vivo e tem mais!  Para deixar o seu dia mais especial, o site Livramento Hoje sorteou na manhã deste sábado um almoço para uma mãe -  com acompanhante -  no restaurante Carro de Boi. E a sortuda é Aninha Fernandes, (Clique Aqui), Parabéns Aninha e um feliz dia das Mães.

Vereador Jorge Lessa Caiau prestou moção de aplausos e congratulações ao presidente do TRE

Sábado, 09.Maio.2015 | 14h07


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O vereador Jorge Lessa Caiau (PR) usou a Tribuna Livre do legislativo municipal, em Livramento de Nossa Senhora,  nesta sexta-feira(08), para prestar moção de aplausos e congratulacões ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o desembargador Lourival Almeida Trindade, pela Comenda 2 de Julho. Durante a sessão, foi ressaltada a  importância de Lourival para cidade de Livramento e para Bahia e o fato de ter escolhido o município para morar, já que Almeida é natural de Érico Cardoso. O Desembargador Lourival Almeida Trindade, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, foi homenageado, no dia 23 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, com a Comenda 2 de Julho, a mais alta condecoração do legislativo baiano. A distinção foi proposta pelo Deputado Marquinho Viana (PV), nos termos da Resolução nº 1.640/15. A Comenda 2 de Julho foi instituída para homenagear as pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil, ou seja, para pessoas com papel de destaque no cenário político e para a cidade e a sociedade de uma forma geral.

CMDCA de Dom Basílio lança edital para processo de escolha de Conselheiro Tutelar

Sexta, 08.Maio.2015 | 21h54


Foto: Divulgação

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Dom Basílio divulga o edital do Processo de Escolha Unificada dos membros dos conselhos Tutelares para o quadriênio 2016/2019. Os interessados poderão se inscrever na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, situado na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua Dom Hélio Pascoal, s/n – Centro, pelo período de: 01 de abril a 01 de junho de 2015, das 8:30 min às 17:00

Dia D: Postos de saúde abrem neste sábado para vacinação contra a gripe

Sexta, 08.Maio.2015 | 21h28


Foto: Reprodução

Postos de saúde em todo o país abrem neste sábado (9) para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças na faixa a partir de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Nesse caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica. A vacinação começou na última segunda-feira (4) e continua até o próximo dia 22. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Livramento: Prefeitura divulga programação oficial do São João 2015

Sexta, 08.Maio.2015 | 20h46


Foto: Divulgação

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora divulgou na noite desta sexta-feira (08), a programação oficial do São João 2015. Como aconteceu em 2013, esse ano não haverá o “São João na Praça”, somente nos bairros Estocada, Passa Quatro e Rua do Areião. Confira as atrações que irão animar todos os livramentenses e região.

ARRAIÁ DA ESTOCADA - DE 30 DE MAIO Á 12 DE JUNHO: CARACAS DO FORRÓ, KBRA DA PESTE, RENAN MOREIRA, REGE DE ANAGÉ, REINALDO FARIAS, NANDÃO & BANDA. 

E OS ARTISTAS DA TERRA: GERMES DA ERA, ESTRELA DE PRATA, ZÉ DE SALVADOR, PEDRO JOSÉ, LOS MORENOS.

ARRAIÁ DO AREIÃO - DE 13 DE JUNHO Á 24 DE JUNHO: EDU & MARAIAL, LAGOSTA BRONZEADA, FERNANDO FARIAS, RENAN MOREIRA, ZEZINHO DA PARAÍBA, ZÉ DE CHICO, CLEMENTINO MOURA, KALDO DE KANNA. 

E OS ARTISTAS DA TERRA: ALAN CRUZ, JOTA MÁRIO, COMPASSO DO FORRÓ, PEDRO JOSÉ, LOS MORENOS, OS BALLAS, ARTUR COELHO, OS BOYS NA PEGADA.

 

Livramento: Vereador situacionista diz que secretário de obras está realizando 'Operação Tartaruga'

Sexta, 08.Maio.2015 | 20h26


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Durante a sessão do legislativo, realizada na tarde desta sexta- feira (08), no Plenário Dona Didi Azevedo, em Livramento de Nossa Senhora, o vereador da bancada situacionista, José Roberto Souza Caires (PP) "Zé de Vital" declarou que o secretário de obras do município, Jorge Tanajura Requião está realizando em Livramento a 'Operação Tartaruga'. O comentário foi feito após ser questionada pelo vereador Jorge Lessa Caiau (PR) situação da estrada que liga o Bairro Estocada ao Povoado de Telha no mesmo município. Segundo Jorge Lessa, esta é a mesma estrada que o secretário transita diariamente, pois dá acesso a sua residência, está precária e intransitável. Lessa cobra melhorias na estrada.

Livramento de Nossa Senhora receberá SAC Móvel quinta feira (14) e sexta feira (15).

Sexta, 08.Maio.2015 | 13h26


Foto: Divulgação

Nos dias 14 e 15 de maio, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Itinerante estará no município de Livramento de Nossa Senhora, na Praça Zezinho Tanajura, centro da cidade. Oferecendo os serviços essenciais da rede - emissão carteira de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, recadastramento de inativos, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Os atendimentos serão realizados das 8h às 18h, onde estarão disponíveis 250 senhas (diárias) para a emissão do documento de identidade. 

Informativo Dr. Marcolino Souza Aguiar

Quinta, 07.Maio.2015 | 18h54


Foto: Revista EntreVip

O que é a colonoscopia?

A colonoscopia é um exame usado para o estudo e tratamento de doenças do intestino.

Como é feito a colonoscopia?

É um exame endoscópico em que uma câmera guiada visualiza internamente todo o intestino grosso e, em alguns casos, o final do intestino delgado. É um exame indolor, já que e feito sob sedação ou cuidados anestésicos, com riscos controlados.

Por qual razão deve ser feito esse exame?

A colonoscopia é um exame que pode servir para diagnosticar e também tratar doenças, lesões do intestino.

Quando deve ser feito?

A partir dos cinquenta anos todas as pessoas, tanto homens quanto mulheres, que tenham ou não alguma queixa intestinal devem passar por uma colonoscopia. Outros casos são em pessoas que tem parentes com história de doença intestinal como o câncer, que podem precisar desse exame até antes dessa idade. Também nos casos específicos em que se têm sintomas, como sangramento nas fezes, diarreia crônica, dor abdominal e constipação intestinal.

Mesmo sem sintomas é preciso realiza-lo?

A colonoscopia é feita em pessoas sem queixas para investigação de lesões chamadas de pólipos, são como verrugas, que crescem dentro do intestino e que, se não forem retiradas, podem se transformar em lesões malignas (câncer intestinal). Estudos publicados em junho de 2014 nos Estados Unidos comprovaram a diminuição dos casos de câncer de intestino com o aumento da realização da colonoscopia na população. Desse modo, caso se encaixe em alguma dessas situações ou tenha dúvidas sobre o exame procure um coloproctologista que é o médico especialista em doenças do intestinos e ânus.

Goiás: Sem veículos ou gasolina, delegado transfere presos a pé

Quinta, 07.Maio.2015 | 18h38


Fotos: Reprodução / Whatsapp

Sem veículos ou gasolina suficiente, um delegado de Planaltina de Goiás (GO), cidade próxima ao Distrito Federal, tomou uma decisão inusitada. Na manhã desta quarta-feira (6), ele transferiu 18 presidiários do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para a Cadeia Pública da cidade a pé. Escoltados por policiais e algemados, os presos andaram cerca de 2 km, passando pelo centro da cidade. Segundo o delegado Cristionário Medeiros, a equipe só tinha 3 carros, que não eram suficientes para fazer a transferência. “Nós só temos três Gols na delegacia e nós levaríamos o dia inteiro para transferir todos. Seriam necessárias umas nove viagens e nós não temos gasolina suficiente para fazer essas viagens porque estamos com problema de abastecimento”, justificou, de acordo com o R7. Ainda assim, Medeiros garante que a ação não representou um risco para a população. “Todos os agentes foram juntos, armados, nós colocamos uma situação sem riscos para a população e contamos com o apoio da Polícia Militar na operação. Todos estavam algemados de dois em dois, de três em três, não havia risco de fuga”, defendeu. A transferência dos presos foi autorizada pela Justiça após oito detentos fugirem e danificarem uma das duas celas da delegacia. A reforma do local deve ser concluída no dia 18 de maio, quando os presos devem ser novamente transferidos.


Fotos: Reprodução / Whatsapp