Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "05/2015"

Vem aí o ‘Arraiá da do Bairro Estocada’ começa neste sábado (30)

Segunda, 25.Maio.2015 | 15h52


Foto: Divulgação

Vem aí o ‘Arraiá da do Bairro Estocada’, em Livramento de Nossa Senhora, com muito forró para os livramentenses e toda a região. O evento acontece de  30 de maio a 12 de junho e , neste sábado, a abertura será com shows de Zé de salvador e  Renan Moreira. Confira a programação: dia 31 - Reinaldo Farias; 03 de junho - Germes da Era e Artur Coelho; dia 04 de junho  - Pedro José; dia 05 de junho -  Estrela de Prata e Rege de Anagé; dia 06 de junho - Banda Temporal e Caracas do Forró; dia 07 de junho - Nandão & Banda; dia 11 de junho  - Paulo Marques & banda e no encerramento – Dia dos Namorados  (12 de junho ) tem  Los Morenos e Banda Kabra da Peste.  Apoio: Associação dos Moradores do Bairro  Estocada. Realização: Prefeitura Municipal de Livramento.

Prefeito de Livramento diz ser contra a reeleição e que não será candidato em 2016

Segunda, 25.Maio.2015 | 13h21


Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em entrevista ao Brumado Agora no último sábado (23),  no município de Guajeru, durante inauguração da BA-148, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, o médico Paulo Azevedo (PRP) garantiu que não será candidato a reeleição no próximo ano. "Sou contra a reeleição, pois foi um desastre para o Brasil. Acho que reeleição tem que acabar urgentemente. Há 100% de chance que eu não vá para a reeleição, porque sou contra esse processo", enfatizou o prefeito. Questionando sobre quem seria o candidato para sucedê-lo, o gestor declarou que "provavelmente será o Dr. Emerson Leal, pois ele já prestou relevantes serviços para nossa cidade, se for observado, 90% do que existe em Livramento foi feito por mim e por ele", concluiu

Livramento: Distrito de Iguatemi celebra o dia da Padroeira Santa Rita

Segunda, 25.Maio.2015 | 13h04


Foto: Livramento Notícias

O distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, esteve em festa na última sexta-feira (22), em comemoração ao dia da Padroeira Santa Rita. O evento contou a celebração de uma missa às 11h, seguida de procissão que contou com as presenças do vereador Aparecido Lima, o ‘Cidão’, o Deputado Estadual Luciano Ribeiro e o ex-prefeito Carlão Batista. Segundo o site Livramento Notícias, após o evento religioso, o vereador Aparecido Lima recebeu os políticos em sua residência para um almoço e comentou sobre algumas especulações: “Meu grupo é o de oposição não sei de onde surgiu esta história que anda por aí, isso é coisa de alguém bem mentiroso”. Ainda durante o encontro, ainda segundo o site, o Deputado Luciano Ribeiro, reiterou a solicitação do edil para a instalação da telefonia celular no distrito.  “É um compromisso que tenho com este povo, tem uma possibilidade de conseguir e estou fazendo reivindicações, estou otimista que vamos conseguir até o final deste ano, se não vamos continuar com outras articulações para ver se trazemos”, disse Ribeiro. 

Inscrições para Enem começam nesta segunda

Segunda, 25.Maio.2015 | 08h07


Foto: Reprodução

Aqueles que tiverem interesse em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem se inscrever a partir desta segunda-feira (25). Segundo o Ministério da Educação (MEC), a previsão é de que o cadastro comece por volta das 10h, no site do Inep, e se encerre no dia 5 de junho. A inscrição só estará “confirmada” após o pagamento da taxa de R$ 63 até o dia 10 de junho – com exceção de alunos que cursam o último ano do ensino médio na rede pública, que estão automaticamente isentos, e daqueles que comprovarem carência ao Inep. Neste ano, o exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. O edital da prova está disponível para download.

Rebelião em presídio de Feira de Santana deixa 7 presos mortos

Segunda, 25.Maio.2015 | 07h56


Detentos do pavilhão 10 do presídio de Feira de Santana mantém parentes como reféns (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

Uma rebelião que ocorre na tarde deste domingo (24), no pavilhão 10 do Presídio Regional de Feira de Santana, cidade localizada a cerca de cem quilômetros de Salvador, deixou ao menos sete detentos mortos e cinco feridos. As informações são do major Moraes, da Companhia de Policiamento de Guarda, que é a responsável pelo policiamento ostensivo da parte externa do presídio. Dentre os mortos, pelo menos um foi decapitado. Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções. Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, muitas famílias foram feitas reféns na rebelião. Entre os reféns há mulheres e crianças. Ainda segundo o policial, as mortes e ferimentos foram causadas em brigas entre os próprios presos. Os cinco feridos foram liberados pelos presos e encaminhados para o hospital Clériston Andrade. Os detentos exigiam a presença de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana, para encerrar a rebelião. Por volta das 19h, a comissão chegou ao local, entretanto os presos mudaram a posição e disseram que só vão começar a liberar os reféns e se entregar na manhã desta segunda-feira (25). Por volta das 22h, o comandante da Polícia Militar de Feira de Santana, coronel Adelmário Xavier, informou que encerrou as negociações neste domingo, e que as conversas serão retomadas a partir das 7h desta segunda. Ainda segundo o coronel, o clima é de tranquilidade dentro do presídio. O fornecimento de água foi cortado no local, entretanto o abastecimento de energia será mantido. G1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), mas não foi atendido. De acordo com informações disponíveis no site da Seap, o presídio de Feira de Santana abriga 1.467 detentos, mas só possui capacidade para 644.

Livramento: População de Tamboril se emociona e se diverte com exibição de filme na comunidade

Segunda, 25.Maio.2015 | 07h52


Foto: Divulgação

Dando prosseguimento ao projeto “Esperança: Educar com Motivação”, dessa vez o seu idealizador Roberto Amaral, com o apoio do vereador Paulo Lessa, levou a magia do cinema até a comunidade de Tamboril, na zona rural do município. A sessão aconteceu na sexta-feira (22), na escola local, às 20 horas. O filme exibido foi “Gonzaga de Pai pra Filho” drama brasileiro de 2012, dirigido por Breno Silveira, escrito por Patrícia Andrade e estrelado por Chambinho do Acordeon e Júlio Andrade. Inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho respectivamente, o longa foi lançado nos circuitos nacionais em 26 de outubro de 2012. Esta foi a segunda vez que o filme é contemplado pelo projeto. O projeto Educar com Motivação, idealizado pelo piloto de aviação Roberto do Amaral Modesto, tem como objetivo principal levar a sessão de cinema para a população da zona rural com exibição de filmes nacionais e produções de outros países, gratuitamente, buscando, com isso, possibilitar o acesso da população ao universo cinematográfico e valorizar a cultura de cada uma das comunidades. Durante a exibição dos filmes são distribuídos gratuitamente pipocas e refrigerantes, tudo como manda o figurino para a satisfação do público, fazendo principalmente a alegria das crianças. O projeto conta com o apoio do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Lessa e incentivo cultural da Coordenação Municipal de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Livramento de Nossa Senhora.

Livramento: Secretario de educação concede entrevista a uma emissora de rádio

Segunda, 25.Maio.2015 | 07h43


Foto: Divulgação

Em entrevista de 1 hora para um programa de uma emissora comunitária na última sexta-feira (22), o secretário de Educação e Cultura, professor Sebastião Fernandes Oliveira (Tiãozinho), revelou que a gestão educacional do município não se faz só entre escola e alunos, mas, também, com  a participação direta da família e da população de um modo geral, as quais devem se fazer mais presentes no âmbito escolar. “Pais de alunos precisam acompanhar o dia a dia da vida escolar dos filhos e a população deve ajudar a preservar e conservar a unidade de ensino onde esta se localiza”, destacou. Tiãozinho afirmou que na atual realidade a gestão escolar está muito distante da sociedade, por isso quer incentivar em Livramento de Nossa Senhora a participação mais direta de todos para que o modelo de uma educação pública não fique só no papel e nas boas intenções. Ressaltou que em pouco tempo que assumiu a pasta da Educação vem fazendo visitas surpresas nas escolas e creches para conhecer in locoas demandas de cada uma delas. “O nosso objetivo e o de mudar a realidade de hoje e focar mais no aluno. Educação não é só responsabilidade da escola e seu conjunto de docentes e discentes, pais de alunos e o governo. Toda a sociedade deve estar agregada com este objetivo para melhorar o ensino em nosso país”, afirmou. Revelou ainda que a rede é grande, precisa ter uma gestão mais centrada. Por isso é preciso qualificar os gastos públicos no setor. Ao responder pergunta sobre a complexidade de uma secretaria com muitos problemas e quais projetos teria para realizar uma administração eficiente para melhorar a educação no município, Tiãozinho disse que é preciso desmontar o aparelho partidário que, geralmente, existe em setores da gestão pública e que promove muitas interferências. “Isto não é bom porque com a partidarização as coisas não acontecem, não evoluem, e isto em nada contribui para melhorar a educação de nossas crianças e jovens”. Considera a melhoria da qualidade do ensino, a expansão das vagas em creches e a alfabetização de todas as crianças de até oito anos como as prioridades da pasta. Disse que Livramento é um dos poucos municípios que paga o salário de acordo o piso nacional e que em seu quadro de docentes pelo menos 80% da rede são ocupados por professores de nível superior. Sobre as casas dos estudantes em Salvador e Vitória da Conquista disse que a gestão de Paulo Azevedo tem tomado as medidas possíveis para cumprir as recomendações e garantir aos estudantes o direito ratificado pela Lei Municipal nº 1.008/2005, assegurando com essas medidas o alojamento de todos os residentes e a construção de um arquivo na Secretaria Municipal de Educação para prestar contas à sociedade sobre o valor social da manutenção da casa estudantil e dos benefícios oriundos desse investimento público realizado pela Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Apesar de poucas semanas como titular da secretaria, Tiãozinho não foi poupado pelo radialista Alberto Lopes que fez perguntas duras baseadas em supostas denúncias veiculadas em seu programa. Mas com clareza e objetividade o professor aposentado não deixou de responder a nenhuma delas, inclusive respondendo também a perguntas encaminhadas elos ouvintes da emissora. Sebastião Fernandes Oliveira ocupava antes o cargo de Diretor de Tributos e Arrecadação da Prefeitura, assumindo a pasta da Educação no dia 4 de maio deste ano.

Avião que levava Angélica e Luciano Huck faz pouso forçado em Mato Grosso

Segunda, 25.Maio.2015 | 07h38


Foto: Reprodução

Dois dos maiores nomes da TV Globo tomaram um grande susto no ar, neste domingo. De acordo com a Coluna de Ancelmo, no O Globo, o avião que levava os apresentadores Luciano Huck e Angélica teve de fazer um pouso forçado em Campo Grande, no Mato Grosso. Além dos apresentadores - que são casados - estavam no avião os três filhos deles, além das babás. Segundo a assessoria da Santa Casa de Campo Grande, Angélica sofreu escoriações. Todos passam bem e seriam submetidos a exames de raio-X. Nas redes sociais, o casal registrou a viagem. Angélica publicou em sua conta no Instagram que estava a caminho de gravações no Pantanal na terça-feira (19). "Partiu!", escreveu. Acompanhando Angélica, Luciano Huck publicou fotou da apresentadora no Pantanal na sexta-feira (22). "Minha pantaneira", brincou. E no sábado (23), o apresentador colocou no ar um vídeo da paisagem do local. "Que lugar lindo", afirmou.

Dom Basílio: Realizada primeira conferência municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Segunda, 25.Maio.2015 | 07h27


Foto: Divulgação

“Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, foi o tema da Primeira Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dom Basílio, realizada nesta quinta-feira, 14 de maio, no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Organizadora, Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Dom Basílio. Entre as atividades desenvolvidas estavam a elaboração e apresentação de propostas a serem enviadas ao Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e eleição de delegados para a conferência territorial. Foi apresentado ainda o PMPI – Plano Municipal pela Primeira Infância. Participaram da abertura oficial do evento a Secretária de Governo, Rebeca Tanajura, representando o Prefeito, a Secretária Municipal de Assistência Social e Presidente do CMDCA Maria José Barbosa, o Bispo Diocesano Dom Armando Bucciol, o Secretário de Saúde João Batista Caires, o Advogado e palestrante Dr. Rodrigo Luiz Araújo, além da Polícia Militar representada pelo Tenente Oliveira, dos membros do CMDCA, do NUCA – Núcleo da Cidadania de Crianças e Adolescentes, Equipes da Atenção Básica, Diretores, Coordenadores Pedagógicos e professores das redes municipal e estadual, alunos de todos os núcleos de ensino e alunos do SCFV com uma bonita e contagiante participação. Na parte da tarde aconteceu a Palestra Magna com o Promotor de Justiça Dr. Millen Castro, momento de muita informação que conduziu um envolvimento e interação com todos, especialmente com as crianças e adolescentes que formavam o maior e mais interessado público no assunto.

 

Seis presos fogem da delegacia de Brumado um é de Livramento

Domingo, 24.Maio.2015 | 10h16


Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Utilizando um macaco hidráulico, seis presos que estavam custodiados na delegacia de Brumado fugiram. Segundo a polícia, os detentos danificaram o teto da custódia, criando espaços entre as vigas, e utilizando serras quebraram os cadeados de quatro celas. Apesar de toda a articulação, apenas quatro presos fugiram e 23 deles permanecem na delegacia. Encontram-se foragidos: Cláudio Novaes Lima, vulgo Ratinho; Gilmar Alves da Silva, vulgo Gilmazinho; Marcos Pereira dos Santos, vulgo Pezão; Leones Ferreira Costa de Livramento de Nossa Senhora; Valtemário Carlos Ferreira Oliveira de Tanhaçu, e Welinton Danilo Brandão. Qualquer informação sobre os fugitivos pode ser comunicada a polícia através do 190.

Banda Ponto de Equilíbrio é assaltada após show em Camaçari

Sábado, 23.Maio.2015 | 14h17


Foto: Divulgação/Assessoria

A banda carioca de reggae Ponto de Equilíbrio foi assaltada na madrugada deste sábado (23) após uma apresentação na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A van onde os integrantes seguiam depois do show foi abordada por cerca de cinco homens no quilômetro 614 da BR-324, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda de acordo com a PRF, foram levados todos os pertences dos integrantes como celular, documentos e dinheiro. Não há detalhes se as vítimas sofreram agressões, mas a PRF informou que ninguém foi ferido. A banda tem um show marcado na cidade de Feira de Santana, neste sábado (23), mas não há informações se a apresentação está confirmada. Até às 11h delegacias especializadas de Camaçari e Salvador ainda não tinham registro do caso. O G1 tentou contato com a banda através do empresário, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.

PF vai investigar ataques a bancos; Bahia registra 91 ocorrências em 2015

Sexta, 22.Maio.2015 | 16h48


BB de Rio de Contas sofreu ataque em março / Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (22) uma lei que vai permitir que a Polícia Federal investigue casos de roubos a bancos no país. Na Bahia, o número de ataques a instituições financeiras já chegou a 91 neste ano, com o último ocorrido na madrugada desta sexta-feira (22) em Canudos, no Sertão do São Francisco. Os bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil e fugiram com o cofre. Ninguém ficou ferido na ação. Segundo a lei, serão investigados "furto, roubo ou dano contra instituições financeiras, incluindo agências bancárias ou caixas eletrônicos".  Ainda segundo o texto, a ação da PF ocorrerá sempre quando houver indícios da atuação de quadrilhas em mais de um estado da federação. A lei, publicada no Diário Oficial da União desta sexta, passa a vigorar imediatamente.

Hoje tem som ao vivo e rodízio de carnes no Bocas Grill

Sexta, 22.Maio.2015 | 16h10


Foto: Divulgação

Quer reunir a sua família ou amigos em um espaço agradável e com um cardápio diversificado? Conheça o Bocas Grill, localizado na Praça Zezinho Tanajura, no centro de Livramento de Nossa Senhora. E tem novidade! O restaurante traz para os seus clientes, a partir desta sexta - feira (22) a opção de  rodízio de carnes. Aproveite ainda para curtir som ao vivo. Bocas Grill, agora com disk entrega. Ligue para os fones:  77 3444 - 2082, 9928 - 2505 e 9126 - 5407

Ibotirama: Carreta carregada de combustível tomba ao desviar de veículo na BR-242

Sexta, 22.Maio.2015 | 15h53


Foto: Reprodução | Blog do Sigi Vilares

Uma carreta carregada de combustível tombou à margem da rodovia BR 242, próximo ao Posto Fiscal de Iborirama. De acordo com informações do Sigi Vilares, o condutor perdeu o controle da direção ao desviar de outro veículo para evitar a colisão. Não houve feridos no acidente, somente danos materiais. Não há informação de vazamento do combustível, que foi recolhido por outro veículo. Uma equipe do Corpo de Bombeiro esteve no local. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência. 

Campanha de Vacinação contra a gripe na Bahia seguirá até 5 de junho

Sexta, 22.Maio.2015 | 11h40


Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) será prorrogada até o dia 5 de junho em todo o estado. A medida foi adotada porque não foi alcançada a meta de vacinação que é de imunizar 80% da população alvo, além disso, a chuva também foi um fator complicador para que as pessoas comparecessem a uma sala de vacinação. Na Bahia, a população a ser vacinada é de 3,3 milhões e até hoje (21) o total de imunizados é 1.096.675 pessoas, dando um percentual de cobertura de 37,23%. A orientação da Sesab é que todos os municípios devem intensificar as ações estratégicas, com a finalidade de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e idosos a partir de 60 anos, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A principal forma de prevenção em saúde pública para a influenza é a vacinação.