Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Vacinação contra a febre aftosa terá início no próximo domingo

Sábado, 30.Abril.2016 | 16h55


Foto: Reprodução

Começa, no próximo domingo (1), a Campanha de Vacinação contra a febre aftosa em território baiano. A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), é vacinar 10.854.311 bovinos e bubalinos dos 384.393 criadores, já que nesta etapa todos os animais precisam ser vacinados, independente da faixa etária. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo. A campanha encerra no dia 31 de maio. Com o slogan “Gado Campeão é com Vacinação”, o governo do Estado reforça a obrigatoriedade de vacinar e está atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a Febre Aftosa. A gravidade da proliferação da doença não decorre apenas das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes criadores.  O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, chama a atenção para importância dos produtores vacinarem o rebanho, e ressalta os danos que podem ser causados no caso de perda de status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conquistado pela Bahia há 15 anos. “A Seagri, através da Adab, busca evitar reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio, visto que uma vez identificado o vírus no Estado, as fronteiras brasileiras são fechadas e os prejuízos são calculados em bilhões de dólares/ano”, destacou Bonfim, lembrando que “a enfermidade também provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico”. O último foco em território baiano foi identificado em 1997 e no Brasil, em 2005 e 2006, no Mato Grosso do Sul e Paraná, respectivamente, ocasionando a perda de 78 mil cabeças e custo financeiro direto superior a R$ 47 milhões nas ações apenas de saneamento.

População de Guanambi recebe creches e tratores do Governo do Estado

Sábado, 30.Abril.2016 | 16h47


Foto: Mateus Pereira/GOVBA

As famílias de Guanambi que possuem filhos pequenos contam agora com duas novas creches, inauguradas pelo governador Rui Costa na manhã de sexta-feira (29). Durante a entrega dos equipamentos, construídos por meio do programa federal Brasil Carinhoso, Rui também beneficiou os pequenos produtores de Rio do Pires, Rio do Antônio, Iuiú e Brumado com quatro tratores e implementos agrícolas. Na ocasião, o governador falou sobre o poder transformador da educação na vida das pessoas, especialmente na primeira infância. “As creches são importantes por causa dos estímulos que vão desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças. Nessa idade, nós estamos definindo, talvez, a capacidade das crianças para o resto da vida, a depender do desempenho da educação em uma creche”, explicou. As duas creches representam investimentos de R$ 3 milhões. A dona de casa Carolene do Carmo, 22 anos, tem duas filhas e matriculou a mais nova em uma das creches inauguradas. “Ter onde deixar minha filha é importante para eu poder cuidar da casa e também para o desenvolvimento das crianças, que vão conviver com as outras e aprender muita coisa”, avalia. A coordenadora da uma das unidades, Marileide Magalhães, esclareceu como o equipamento funcionará. “Estamos preparados para receber crianças de zero a cinco anos de idade. Elas chegam às 7h e saem às 17h, passando o dia em atividades lúdicas e pedagógicas”. Sobre as máquinas entregues, Rui afirmou que fazem parte de um trabalho mais amplo que está sendo realizado em toda a Bahia. “Nós avaliamos que o pequeno agricultor não pode ficar só na enxada, precisa ter equipamentos para melhorar sua produção, sua renda. Nossa meta é ir mecanizando as cooperativas, para que as terras sejam aproveitadas com tecnologias e o pequeno agricultor possa produzir mais e melhor”. Representante de uma das associações beneficiadas com os tratores, Judicael Pereira, do município de Brumado, conta que entidade da qual faz parte possui mais de cem associados, todos pequenos produtores rurais. “O serviço lá é feito na base da enxada. A máquina agrícola vai ser um avanço muito grande, vamos tratar a terra com mais eficiência”, disse.

Rony da Skymell traz para livramento a Cerveja Proibida, a preferida dos artistas

Sábado, 30.Abril.2016 | 16h28


Foto: Alan Rich | Blog Regional

Brasileiro é apaixonado por cerveja e os livramentenses são ainda mais, já que o clima propício da Chapada Diamantina é extremamente convidativo para se degustar a popular “loira gelada”. Agora os consumidores de Livramento e Região terão acesso a cerveja do momento, a Proibida, que já é conhecida como a “Cerveja dos Artistas” já que o malte e o lúpulo de sua fórmula exclusiva são importados e considerados um dos melhores do mercado mundial. Com seu sabor único e seu sabor inigualável a Proibida irá conquistar os livramentenses, resultado de mais uma ação empreendedora de sucesso de Rony da Skymell que mais uma vez vem comprovar sua excelência mercadológica. Vendida com o status de cerveja premium, ela será destinada ao mercado popular, promovendo uma nova concepção do setor. Então você não pode deixar de experimentar, porque, como diz o ditado, a Proibida é mais gostosa. Rony da Skymell é distribuidor exclusivo da Proibida, Você encontra a proibida em todos os Disk Cerveja de Livramento,  Peça a sua e entre nessa nova onda da cidade. Telefones: (77) 3444-2272 e (77)99997-2688.

 

Jovem agredida por namorado na Bahia perde bebê, diz família

Quinta, 28.Abril.2016 | 16h50


(Foto: Reprodução/ Facebook)

A jovem de 21 anos que foi internada no Hospital Base de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia,após ser espancadada pelo namorado, perdeu o bebê, segundo informou a família na manhã desta quinta-feira (28). O suspeito do crime, Américo Francisco Vinhas Neto, foi preso em flagrante, mas liberado após pagamento de fiança e responde por crime de lesão corporal em liberdade. Com base em informações de familiares do suspeito, o advogado Gutemberg Macedo afirma que os dois não eram namorados. Ele conta ainda que, no momento da agressão, ambos estavam em uma festa, quando Américo Francisco teve um surto psicótico e agrediu Jéssica Nascimento. A família da vítima diz que ambos tinham um relacionamento amoroso e afirma que a jovem foi agredida dentro de casa. De acordo com a mãe da jovem, Geane Augusta da Silva, o estado de saúde da filha é muito grave. Ela diz que, após perder o bebê, a jovem ainda não foi submetida a uma cirurgia para a retirada do feto.

Aplicativo permite denúncias de crimes durante eleições na Bahia

Quinta, 28.Abril.2016 | 16h40


Foto: Reprodução

Um aplicativo desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) vai permitir que a população faça, de forma gratuita, denúncias de crimes eleitorais em tempo real durante o pleito deste ano. Com a ferramenta “SAC MPF”, o usuário poderá denunciar irregularidades como abuso de poder político ou econômico, compra de votos e propaganda irregular, além de solicitar informações sobre processos. A instituição espera que a ferramenta seja bastante utilizada nas eleições, principalmente nas cidades do interior, onde geralmente o cidadão encontra dificuldade para se reportar à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) ou à Justiça Eleitoral. Para utilizar o serviço, o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com um relato da solicitação, sendo possível anexar documentos, fotos, áudios ou vídeos de até 12 MB para melhor identificar a situação descrita. As demandas enviadas através do aplicativo são direcionadas à Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF e, caso se tratem de temas eleitorais, serão remetidas à PRE/BA, para distribuição aos Promotores Eleitorais atuantes nos municípios, que apurarão os fatos e adotarão as medidas cabíveis.
 

Domingo (1º) é dia de se divertir no Bar e Restaurante Carro de Boi com a manhã de Sol do Forró do Mica

Quinta, 28.Abril.2016 | 16h27


Foto: Divulgação

Domingo é dia de relaxar e reunir familiares e amigos para um dia de lazer. Pensando nisso, o empresário Ney Trindade realiza no dia 1º de maio, no Bar e Restaurante Carro de Boi, a manhã de Sol do Forró do Mica. Venha desfrutar de momentos de lazer, em um ambiente diferenciado, com entrada gratuita, área vip, piscina e muito mais. Venha, divirta-se e tenha um dia especial. 

Paramirim: adolescente de 12 anos é apreendido após abusar sexualmente de criança de 06 anos

Quinta, 28.Abril.2016 | 10h49


Foto: Reprodução

Uma criança de apenas 06 anos de idade foi abusada sexualmente por um adolescente de 12 anos de idade no município de Paramirim, na última terça-feira (26), em um matagal localizado nas mediações dos bairros Mãe Izabel e Espanha. Segundo a delegada de Polícia Maria Helena Tenório Cavalcante, em entrevista ao site Eco, outro adolescente presenciou o ato e alertou populares, os quais acionaram a polícia. Todas as testemunhas do ato infracional foram ouvidas e a vítima foi encaminhada para uma unidade hospitalar, onde exames confirmarão o abuso. O menor foi apreendido e encaminhado à cidade de Brumado, onde existem instalações adequadas à apreensão do adolescente, até que a justiça determine as medidas que serão aplicadas.
 

Sobre não estar filiado a nenhum partido, prefeito Paulo Azevedo disse que questão será resolvida em poucos dias

Quinta, 28.Abril.2016 | 10h39


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual  prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo César Cardoso Azevedo; o vereador e candidato à reeleição, Wilton Nunes Dourado, o 'Uga de Lafaiete'; Ginaldo Matias Luz, o Ginaldinho (possível candidato); os pré-candidatos a vereadores Juscelino Bonfim de Souza; o ex-secretário de esportes do município, Norberto Azevedo da Silva, o 'Norberto dos Patos' e  Vitalmir Moura Bittencourt, não poderão disputar cargos eleitorais nas eleições municipais deste ano, porque não estão “filiados a nenhum partido político". Em contato com o Livramento Hoje, porém, o prefeito Paulo Azevedo declarou que houve uma falha no sistema, o qual ficou sobrecarregado e a lista de filiados não foi remetida para o TSE “porém até  o dia 11 de maio estará tudo resolvido”, explicou. No entanto, o o advogado Ademir Ismerim, especialista em Direito Eleitoral da Bahia,  disse que o prazo de filiação já se encerrou no último dia 02 de abril e o prazo para envio da lista de filiados no dia 14. “A filiação foi até 2 de abril. Os partidos teriam até o dia 14 de abril para encaminhar a lista à justiça eleitoral. Aqueles que não encaminharam não vão pode ser candidatos, pois a lei exige que para ser candidato tem que estar filiado seis meses antes, a não ser se o indivíduo prove que o partido falhou com eles”, afirmou o advogado. Ainda de acordo com ele, os partidos não podem mais enviar a lista de filiação, já que um novo prazo precisa ser expedido pela justiça eleitoral.
 

Rio de Contas: município declara situação de emergência devido ao longo período de estiagem

Quinta, 28.Abril.2016 | 10h11


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Através do decreto municipal de nº 018/2016, de 27 de abril de 2016, o prefeito do município de Rio de Contas, Marcio de Oliveira Farias, declarou em situação anormal, caracterizada como “Situação de Emergência” as áreas do município atingidas por estiagem. Para tal decreto, o gestor considera a atual  situação do semiárido baiano e seus episódios de estiagem resultando em incêndios calamitosos, bem como que nos últimos anos os episódios de incêndio florestal e rural tem se expandido de forma cada vez mais agressiva causando danos ambientais permanentes, e também danos patrimoniais aos produtores rurais do município. Entre outros fatores, ele ressalta a  precariedade da Prefeitura em dispor de recursos financeiros para prestar socorro às famílias prejudicadas; já que houve o prolongamento da estiagem, coincidindo com o período de floração e frutificação das culturas típicas cultivadas no município, acarretando um grande prejuízo na produtividade dos principais produtos explorados pelos agricultores de economia familiar, conforme Relatório Técnico da EBDA.
 

PF detém grupo em AL por fraude de R$ 220 milhões contra a Caixa

Quinta, 28.Abril.2016 | 08h47


Foto: Reprodução | Alagoas Web

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) em Alagoas desarticulou um grupo de criminosos suspeito de fraude contra a Caixa Econômica Federal que deu prejuízo de R$ 220 milhões a instituição. Vinte pessoas suspeitas de envolvimento no esquema foram conduzidas, na manhã desta quinta-feira (28), para a sede da PF, em Jaraguá. A operação, denominada Cabala, conta com cerca de 200 policiais federais de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte. Eles cumprem 27 mandados de busca e apreensão, 27 de sequestro, com inquirição de 4 pessoas suspeitas de envolvimento nas fraudes. Segundo as investigações, os envolvidos construíram quase duas mil casas no município de Teotônio Vilela e as venderam, utilizando-se do subsídio oferecido pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Os donos de construtoras ofereciam dinheiro para que as pessoas comprassem as casas, fazendo incluir essa vantagem indevida no valor real destes imóveis.

Ponte não suporta peso de caminhão e desaba na Bahia

Quarta, 27.Abril.2016 | 16h45


Foto: Caetité Notícias

Do G1

Uma ponte de ferro desabou após não suportar o peso de um caminhão, na zona rural do município de Caetité, localizado no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu na noite de segunda-feira (25), próximo à comunidade de Juazeiro, no distrito de Maniaçu. Até a manhã desta terça-feira (26), o caminhão permanecia no local. De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do veículo, que não teve nome divulgado, não se feriu e foi até a delegacia da Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência, após o desabamento. Com o acidente, a carroceria do veículo caiu no vão que fica abaixo da ponte, enquanto a cabine ficou suspensa. O motorista alegou, segundo a PM, que a ponte desabou com o veículo porque estava danificada. O caminhão transportava uma carga de blocos de cerâmica. O acidente ocorreu a cerca de 60 quilômetros da sede da cidade. A PM não informou para onde a carga seria levada pelo condutor.

Carroceiro é preso por morte de cavalo em Vitória da Conquista

Quarta, 27.Abril.2016 | 16h38


Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Do Blog do Anderson

A morte de um cavalo em via pública revoltou dezenas de pessoas em Vitória da Conquista. De acordo com populares, o carroceiro seria o autor do ato que aconteceu na rua Joaquim Nabuco no início da tarde desta quarta-feira (27). “O cavalo estava morrendo e o cara queria terminar de matar com uma faca”, dizia uma testemunha ocular que preferiu manter-se no anonimato.  Uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar chegou logo em seguida e efetuou a prisão em flagrante do suspeito de maus tratos ao animal.O cadáver do quadrupede foi retirado da via através de um trator e levado ao lixão. A PM conduziu o acusado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) onde prestou depoimentos à Polícia Civil.

Livramento: MP promove audiência pública para tratar de poluição sonora

Quarta, 27.Abril.2016 | 16h23


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Para tratar sobre a temática ‘poluição sonora causada por veículos automotivos e estabelecimentos comercias’, foi realizada na terça-feira (26), no Plenário D. Didi Azevedo, da Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual, resultado de procedimento investigatório preparatório para inquérito civil, instaurado pelo Promotor de Justiça, Millen Castro. Na ocasião, estiveram presente  o Major Irlando Lino Magalhães Oliveira, comandante da 46ª CIPM; o presidente do legislativo, vereador Paulo Lessa; o secretário municipal do meio ambiente, Lafaiete Nunes Dourado; o promotor de justiça aposentado, Dr. Ivan Queiroz; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Artur Fernando Tanajura de Cássia; o Presidente da Ceforc, Hugolino Lima, do coordenador da APLB-sindicato Jânio Soares e representantes da sociedade civil organizada e populares da zonas urbana e rural. Durante seu pronunciamento, o promotor Millen Castro citou os danos que podem ser causados a saúde devido a exposição continua a sons em alto volume:  perda da audição, estresse, insônia, úlceras no estômago, dores de cabeça, pressão alta, aborto, além de consequências sociais, como possibilidade de discussões, violência e incidência de crianças nervosas e agressivas. Segundo o comandante da 46ª CIPM, a polícia vem realizando um trabalho incisivo neste  combatendo o  uso abusivo de som automotivo, tanto em residências como estabelecimentos comerciais. Durante a audiência, foi cobrado a administração municipal que fiscalize também os eventos realizados na cidade, os carros volantes e todas as atividades que possam está contribuindo para o aumento da poluição sonora no município. 
 

Cadastramento biométrico na Bahia terá atendimento restrito até o dia 4 de maio

Terça, 26.Abril.2016 | 10h57


Foto: Alan Rich | Blog Regional

Diante da proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio, e o aumento da procura dos eleitores, o Corregedor Regional Eleitoral em exercício, Juiz Marcelo Junqueira Ayres Filho, publicou provimento, nesta segunda-feira (11/4), restringindo, de 25 de abril até 4 de maio, o atendimento para o cadastramento biométrico. Com a medida, portanto, não serão atendidas neste período as solicitações de eleitores, em situação regular,  que busquem atendimento apenas para fazer a coleta dos dados biométricos. Vale o lembrete de que não há necessidade de pressa para a realização da biometrização, pois o procedimento continuará a ser feito após as Eleições 2016 em caráter ordinário, isto é, à medida que o eleitor procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral. Devem buscar a regularização neste momento, no entanto, os eleitores que estão com os títulos cancelados, inclusive aqueles que tiveram o documento cancelado porque deixaram de fazer o recadastramento biométrico nas 43 cidades onde o procedimento foi obrigatório. O objetivo da medida, divulgada no Diário da Justiça Eletrônico de 11 de abril, é amenizar as longas filas que já começam a se formar nos cartórios eleitorais de todo o estado, já que 4 de maio é o prazo final para o eleitor buscar atendimento. Após esta data, e até 10 dias antes das eleições, o único serviço que poderá ser solicitado é a emissão da segunda via do título eleitoral.

EJE Incorporadora e Construtora, “Construindo seu sonhos mais elevados”

Terça, 26.Abril.2016 | 10h45


Foto: Divulgação

Fundada em Junho de 2012 pelo empresário Eriomar Freire Pessoa e pelo Engenheiro Civil Eriomar Freire Pessoa Júnior, a EJE Incorporadora chega ao mercado com um novo conceito, não apenas para construir casas e edifícios, mas sim para transformar sonhos em realidade, construindo qualidade de vida, pois isso sim é importante para as pessoas. Entender a importância de um imóvel na vida de uma família é o que faz com que todos os detalhes sejam importantes, isso faz com que a escolha dos nossos clientes seja mais segura. Construir confiança é a nossa filosofia de trabalho. Formado aos 21 anos pela Universidade Católica do Salvador, tendo ingressado posteriormente no Mestrado de Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia, Eriomar Júnior tem experiência no mercado, trabalhando em grandes empresas, dentro e fora do estado. Buscando novos desafios, decidiu se desligar do cargo de coordenador de Engenharia de uma grande empresa, após concluir uma das suas mais belas obras, para lançar o seu primeiro empreendimento que foi o Residencial Bem Querer, em andamento o Residencial Mário Quintana. Com o sucesso de vendas e aceitação no mercado, a EJE Incorporadora e Construtora já projeta seu terceiro empreendimento, O Residencial São Francisco de Assis, que seguirá o mesmo padrão de qualidade, com previsão de lançamento no início de 2015, localizado no Loteamento Jardim Candeias. EJE Incorporadora e Construtora, “Construindo seu sonhos mais elevados”. Acesse: http://www.ejeincorporadora.com/