Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Aos gritos de 'Fora, PT', PMDB deixa governo em reunião de três minutos

Terça, 29.Março.2016 | 20h28


Foto:Reprodução/Facebook PMDB

Em menos de três minutos, o PMDB oficializou na tarde desta terça-feira (29) sua saída do governo. Aos gritos de "Brasil para frente, Temer presidente" e "Fora PT", o partido aprovou, em reunião presidida pelo vice-presidente do partido, Romero-Jucá, uma moção que determina a entrega de todos os cargos no Executivo e a punição de quem desobedecer isso. A votação ocorreu de forma simbólica. Nos bastidores, foi decidido que não haveria exposição dos peemedebistas que se posicionassem contrários à decisão. "A partir de hoje, nessa reunião histórica, o PMDB se retira da base do governo da presidente Dilma e ninguém no país está autorizado a exercer qualquer cargo em nome do partido do PMDB", afirmou Jucá. De acordo com a Folha de São Paulo, nos bastidores do partido, ficou combinado que as cadeiras ocupadas pelo partido na Esplanada dos Ministérios devem ser entregues até 12 de abril. Jucá reiterou, ao final, que cada caso será avaliado separadamente, podendo inclusive, serem avaliadas as reivindicações de alguns ministros, como Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde) de se licenciar do partido. Padilha disse, no entanto, que a licença não está prevista no estatuto da legenda. "Se houver o pedido, por óbvio vai ser avaliada essa possibilidade. Só devo antecipar que, pelo que analisei, não há essa previsão no estatuto da legenda", disse.

Rio de Contas: Claudinha poderá sair candidata pelo PSDB

Terça, 29.Março.2016 | 14h43


Foto: Divulgação

Texto produzido pelo Ascom

Nessa ultima semana, na cidade de Rio de Contas, a movimentação política foi intensa, principalmente em relação ao PSDB. Desta vez o tabuleiro político começou a se desenhar em torno de mais uma pré-candidatura feminina. Com o crescimento que o grupo de oposição vive em Rio de contas, o PSDB que hoje é a sigla com maior musculatura política na cidade recebeu esta semana mais uma importante adesão, a pedagoga e empresária Cláudia Trindade (Claudinha). Para Claudinha, a filiação ao PSDB representa um começo na vida pública. “É um momento de muita felicidade para mim, fui muito bem acolhida pelas lideranças do partido e estou chegando para somar aos projetos que a sigla tem para Rio de Contas”, afirmou. O médico Tiago Reis, um dos principais líderes da sigla, afirmou que o PSDB se fortalece ainda mais com uma possível candidatura de Claudinha. “Nós buscamos não somente a quantidade, mas a qualidade. Claudinha está dentro desse perfil, qualidade e capacidade, ou seja, tudo que o PSDB quer para os seus quadros. Nós estamos em festa com a chegada dela”, declarou. Cláudia Trindade se filiou na manhã de segunda-feira (28), ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e se articulando para uma possível candidatura ao legislativo em 2016.

Brumado: homem foi morto após confusão no Conjunto Residencial Bom Jesus

Terça, 29.Março.2016 | 14h28


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na noite de segunda-feira (28), um homem identificado com o prenome Marquinhos foi morto após uma confusão generalizada que ocorreu no Conjunto Residencial Bom Jesus, em Brumado. Informações preliminares indicam que a vítima é natural de Vitória da Conquista e a ação que resultou em sua morte teria se iniciado após ele ter agredido fisicamente uma mulher. Com isso, moradores teriam se revoltado contra o agressor, que acabou sendo linchado. Meio ao conflito, segundo testemunhas, tiros chegaram a ser disparados. A polícia investiga o caso para elucidar o crime.

H1N1: dia 30 de abril terá início a vacinação na rede pública

Terça, 29.Março.2016 | 14h22


Foto: Reprodução | EBC

De 30 de abril a 20 de maio acontece a campanha nacional de vacinação contra influenza. O período de vacina poderia ter sido antecipado, após uma solicitação do estado de São Paulo,  diante do aumento de casos de H1N1, mas o ministério afirmou, porém, que isso não é possível já que o produto só é entregue pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno. Na rede privada, a vacina já está disponível. De acordo com a pasta, até o dia 19 de março, já foram registrados 46 óbitos por H1N1 em todo o país, 10 mortes a mais do que no ano passado inteiro, quando 36 morreram pelo vírus. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

 

'Semana do Jovem Eleitor' convoca brasileiros de 16 e 17 anos para as Eleições 2016

Terça, 29.Março.2016 | 14h15


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convocam os jovens baianos que têm 16 e 17 anos para as eleições municipais que acontecerão em outubro deste ano. O convite integra a campanha “Semana do Jovem Eleitor”, que acontece entre os dias 28 de março e 1º de abril com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens, para quem o voto é facultativo. Na Bahia, dos 10.330.230 eleitores aptos a votar, 134.181 têm 16 e 17 anos e votam facultativamente. Já os 148.170 eleitores que possuem 18 anos compõe parte dos eleitores obrigados a votar. Simultaneamente à “Semana do Jovem Eleitor”, será promovida também a “Semana de Alistamento do Jovem Eleitor”, que visa aumentar a adesão dos jovens ao sistema eleitoral. A ideia é despertar para o voto aqueles que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro, data na qual será realizado o primeiro turno das Eleições Municipais. Até esta data, tais jovens poderão obter o título do eleitor e escolher o seu representante por meio da votação. O direito está previsto na Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições.

 

Homem é preso por estuprar e filmar abuso contra enteada no oeste da Bahia

Terça, 29.Março.2016 | 14h07


Foto: Ivan Gehlen/ Blog do Braga

Do G1

Um homem foi preso na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na tarde de domingo (27), suspeito de estuprar e filmar o crime contra a enteada de 13 anos. O caso foi denunciado à polícia pela mãe da criança, que contou que os estupros aconteciam há nove meses e era ameaçada de morte pelo marido. Segundo o delegado Leonardo Mendes, de Luís Eduardo Magalhães, o suspeito filmou os abusos pelo celular e enviou para outras pessoas. Ele apagou o vídeo, mas a polícia conseguiu recuperar a gravação. A mãe e a criança já foram ouvidas, assim como testemunhas, parentes e amigos. “A mãe conta que era ameaçada de morte e sofria agressões do marido. Ela disse que tomou coragem e resolveu denunciar. Foi encorajada pelos parentes”, diz o delegado. Conforme a polícia, mesmo com as imagens que comprovam a denúncia, o suspeito nega o crime. O homem está detido na delegacia de Luís Eduardo Magalhães nesta segunda-feira (28), à disposição da Justiça. Segundo o delegado, o suspeito deverá responder por estupro de vulnerável, por filmar e distribuir imagens dos abusos contra a criança, além de ameaçar de morte a mulher.

PMDB entregará 7 pastas e 600 cargos no rompimento com Dilma

Terça, 29.Março.2016 | 13h58


Foto: Reprodução

Em um raro movimento de união partidária na história do partido, o PMDB vai aprovar na tarde desta terça-feira (29) o rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff. De acordo com publicação da Folha,a decisão, que deve ser tomada por aclamação em convenção partidária e levará à entrega de sete ministérios e outros 600 cargos na máquina pública federal, tem por objetivo fortalecer o vice-presidente e presidente do partido, Michel Temer, beneficiário direto de um eventual impeachment de Dilma. A iniciativa do PMDB, maior partido da Câmara e do Senado e que preside as duas Casas Legislativas, reforça também o isolamento da presidente às vésperas da votação do pedido de abertura de processo de afastamento dela pelos deputados. Na conversa que teve em São Paulo no domingo (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou em vão dissuadir o presidente do partido de comandar um afastamento do partido em relação ao governo. Na ocasião, o vice deixou claro que o partido trabalhará pelo impeachment de Dilma.Na eleição de 2002, o PMDB seguiu rachado na eleição de Lula - naquela disputa, o partido participou com a ex-deputada Rita Camata (ES) como vice do então candidato tucano, José Serra. Em seguida, aproximaram-se aos poucos da gestão do petista, ganhando ministérios, compuseram a chapa à reeleição de Lula em 2006 e, nas eleições de 2010 e 2014, Temer foi vice na chapa de Dilma. Atualmente, só perde para o PT em participação no governo. 

Moradores reclamam da qualidade da água fornecida pela Embasa em Livramento

Segunda, 28.Março.2016 | 21h52


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Moradores de alguns bairros e centro de Livramento de Nossa Senhora estão reclamando da má qualidade da água que chega às casas. De acordo com informações enviadas ao site Livramento Hoje, a água está barrenta e com mau cheiro. Ainda com base nas informações dos próprios denunciantes, a Empresa Baiana de Água e Saneamento - Embasa já foi notificada a respeito do incidente, contudo, até o momento, não houve nenhuma melhora e a água continua chegando do mesmo modo nas residências, completamente inadequada para o consumo. “A gente paga a taxa mensal para receber água potável em nossas casas, mas infelizmente a Embasa nos fornece lama”, reclamou uma dona de casa em contato com a nossa redação. 


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Em meio a tumulto, OAB protocola novo pedido de impeachment de Dilma na Câmara

Segunda, 28.Março.2016 | 21h01


Foto: Reprodução | G1

O Salão Verde da Câmara dos Deputados foi palco, na tarde de hoje (28), de manifestações contrárias e favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, com troca de palavras de ordem envolvendo as duas partes. A mobilização foi motivada pelo pedido de impeachment elaborado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que foi protocolado nesta segunda-feira na Câmara pelo presidente da entidade, Cláudio Lamachia. Advogados e manifestantes contrários ao pedido entoavam palavras de ordem, como "Não vai ter golpe". Os favoráveis ao afastamento de Dilma respondiam com "Fora, PT". Houve tumulto e empurrra-empurra dos dois lados. O Conselho Federal da OAB decidiu apresentar um novo pedido de impeachment, incluindo a delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). O posicionamento da entidade causou reação de inúmeros membros da Ordem e de juristas, que divulgaram um manifesto pedindo à instituição que faça uma ampla e direta consulta a seus filiados sobre a entrega do documento. O manifesto classifica a proposta da OAB de "erro brutal" e diz que "essa decisão, por sua gravidade e consequências, que lembra o erro cometido pela Ordem em 1964, jamais poderia haver sido tomada sem uma ampla consulta aos advogados brasileiros".

Exclusivo: Estudante de Medicina de Riacho de Santana que desapareceu no Rio de Janeiro é encontrado em Minas Gerais

Segunda, 28.Março.2016 | 18h58


Foto: Livramento Hoje

O estudante de Medicina Caio Fernandes de Carvalho, de 23 anos, natural de Riacho de Santana que estava desaparecido desde o início da tarde de quarta (23) no Rio de Janeiro, foi localizado no começo da tarde desta segunda-feira (28), na cidade de Manhuaçu em Minas Gerais. As informações foram passadas ao site Livramento Hoje por um colega de Caio, que estuda junto com ele. Caio foi localizado após fazer movimentação em sua conta bancaria na cidade Mineira, que fica próxima a Juiz de Fora. Investigadores da Polícia do Rio de Janeiro se deslocaram para Manhuaçu e localizou Caio que estava sentado em uma praça. Ele e a família nesse momento segue para o Rio, o motivo do desaparecimento ainda não foi divulgado.

3 milhões de alunos entre 4 e 17 anos estão fora da escola aponta Censo Escolar

Segunda, 28.Março.2016 | 17h56


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Os dados do Censo Escolar de 2015 mostram que as matrículas diminuiram em todas as etapas de ensino, menos na creche, que atende as crianças até os 3 anos de idade. Os números refletem a queda da população, em geral, que tem reduzido entre criança e jovens, mas, de acordo com especialistas ouvidos pela Agência Brasil, refletem também desafios para o sistema educacional. São 3 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora das salas de aula, e que, por lei, deverão ser incluídos até este ano. O censo foi divulgado nessa semana pelo Ministério da Educação (MEC). As idade mais críticas são 4 anos, 690 mil de crianças não são atendidas, e 17 anos, em que 932 mil adolescentes deixaram os estudos. O censo mostrou que a pré-escola, voltada para crianças de 4 e 5 anos, teve uma redução de 1% de matrículas em relação a 2014, passando de 4,96 milhões para 4,92 milhões, aproximadamente. Foi a primeira queda desde 2011. O ensino médio, que já  reduzia as matrículas pelo menos desde 2010, teve, desde então, a maior queda, entre 2014 e 2015, de 2,7%. O número de estudantes passou de 8,3 milhões para 8,1 milhões.

 

PRE divulgou balanço da Operação Semana Santa 2016

Segunda, 28.Março.2016 | 17h34


Foto: Divulgação | PRE

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária divulgou nesta segunda-feira (28) o resultado na Operação Semana Santa 2016, realizada nas principais rodovias da região. Durante as atividades, 698 pessoas foram abordadas e 199 autos de infrações foram aplicados. Foram um total de 51 veículos retidos, 176 autuados e 570 abordados, destes 35 documentos foram recolhidos. Foram registrados 5 acidentes, um deles com vítima fatal. Doze animais foram recolhidos das rodovias. Durante a operação, a PRE empregou um efetivo de 61 policiais, com a utilização de 7 viaturas.

Eleições 2016: Ricardinho pode desistir da candidatura e Gerardo Júnior assumir a pré-candidatura

Segunda, 28.Março.2016 | 10h33


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Ricardo Assunção Ribeiro (PSD), o ‘Ricardinho’, pré-candidato pela oposição a prefeitura de  Livramento de Nossa Senhora, pode desistir da disputa. A informação foi passada ao Livramento Hoje na noite de domingo (27), após reunião que aconteceu na  casa de um ex-vereador do grupo político que Ricardinho faz parte.  De acordo com a fonte, o grupo teria negociado a vinda do vice-prefeito do município Gerardo Júnior ( PT) para a oposição, sendo proposto ao petista que ele deixasse o atual partido. Ainda segundo informações, este já seria um desejo de Gerardo, o qual vem analisando o cenário político nacional. “Ricardinho está na capital baiana, onde ele e demais pessoas do grupo tem reunião marcada com o Gerardo Júnior. Ainda não foi confirmado oficialmente, mas caso Ricardinho  desista de ser candidato pelo grupo da oposição, Gerardo Júnior pode vim a ser pré-candidato pelo grupo da oposição”, disse a fonte ao Livramento Hoje. Outro nome que foi cogitado para sair como cabeça de chapa pelo grupo da oposição é do empresário Clarismundo Pires, que foi candidato a vice-prefeito pelo mesmo grupo nas eleições de 2012. Uma coletiva com a imprensa deve acontecer nos próximos dias para um possível pronunciamento oficial do grupo que é liderado por Carlos Roberto Souto Batista , o ‘Carlão’.
 

Pneu colocado propositalmente em estrada causa morte de jovem de 23 anos

Segunda, 28.Março.2016 | 10h27


Foto: Reprodução | Facebook

Mailson Nunes Oliveira, de 23 anos, morreu após acidente com moto na noite último domingo (27), na comunidade de Itapicuru dos Batista, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o jovem trafegava em uma motocicleta sentido a comunidade de Lagoa do Daniel, quando foi surpreendido por um pneu que estava na estrada. Ele não conseguiu desviar, chocou-se contra o obstáculo, caiu e teve ferimentos na cabeça. Ele chegou a ser socorrido por uma unidade do Samu 192, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Segundo testemunhas, o pneu foi colocado na via, evitando assim que condutores de veículo passassem próximo a uma propriedade causando poeira. O jovem foi sepultado no Cemitério do distrito de Iguatemi.
 

Livramento: Atestado falso de entidade quilombola é denunciado

Segunda, 28.Março.2016 | 10h18


Foto: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra

A associação que congrega a dita comunidade quilombola da Rocinha, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, é suspeita de vender atestados falsos a estudantes que almejam ingressar em curso de nível superior. O mais visado é Medicina, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que tem reserva de vagas para afrodescendentes, nos termos da Resolução nº 37/2008, do seu Conselho de Ensino, e da Lei nº 12.711/2012. A entidade denomina-se Associação do Desenvolvimento Comunitário Cultural, Educacional e Social do Quilombo Rocinha e Região, presidida pela moradora Maria Regina Bonfim, e já teria emitido várias dessas certidões. No documento, supostamente vendido a R$5.000,00 cada, é declarado que o beneficiado e sua família, mesmo nunca tendo morado naquela comunidade, são quilombolas e residem no local. Com tal declaração falsa, alguns estudantes de Livramento teriam conseguindo ingressar em cursos superiores, como Medicina da UESB, usurpando vagas reservadas aos verdadeiros quilombolas. Suspeita-se de vários casos, mas só um, de 2013, foi denunciado, até agora, junto ao Ministério Público Estadual, que instaurou ação penal pelo uso de documento falso, na Vara Criminal de Vitória da Conquista. No processo, a presidente da Associação Quilombola, Maria Regina Bonfim, que não é acusada, e a parte beneficiada com a fraude reconhecem a falsidade da declaração, mas alegam que não agiram de má fé. Segundo o MP, essa forma ilícita de acessar a reserva de cotas raciais prejudica os verdadeiros quilombolas. Em razão disso, solicitou o cancelamento da matrícula da pessoa referida no caso sub judice. Então, todos os casos suspeitos deveriam ser investigados, a começar pela presidente da entidade quilombola. Inclusive, na peça de defesa da citada ação penal, é indagado por que só um caso foi investigado? O Mandacaru teve acesso ao processo, mas optamos por só divulgar nomes e outros detalhes após a decisão final do juiz, com quem os autos já se encontram conclusos para sentença. Tentamos ouvir Maria Regina Bonfim, na Rocinha, mas a sede da associação estava fechada e ela não foi encontrada em sua residência, onde deixamos recado, mas não houve retorno, nem atendeu nossos telefonemas. Informações do Mandacaru da Serra.