Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Secretário de Esportes, Turismo e Lazer pede exoneração para disputar eleições 2016

Quinta, 31.Março.2016 | 21h40


Foto: Reprodução

O Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer Norberto Asevedo da Silva, que deve concorrer uma vaga ao Legislativo Municipal, foi exonerado do cargo que ocupava nesta quinta-feira (31). Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, a decisão de deixar a pasta visa atender o prazo de desincompatibilização exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Lei Complementar Nº 64/90 dispõe que ocupantes de cargos que desejam disputar o cargo de vereador devem se desincompatibilizar do cargo na administração pública municipal até seis meses antes do pleito eleitoral. O prefeito de Livramento deve nomear um novo substituto de Noberto para ocupar o cargo.

Livramentense estudante da UESB é condenada a prisão por fraude em cotas no curso de Medicina

Quinta, 31.Março.2016 | 14h33


Foto: Divulgação

Uma estudante do curso de Medicina da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), campus de Vitória da Conquista, foi condenada nesta quarta-feira (30) a dois anos de prisão em regime aberto (mais multa) por ter feito uma falsa declaração de endereço com o objetivo de ingressar no curso por meio das cotas reservadas a estudantes quilombolas — descendentes de escravos. Na decisão, o juiz Clarindo Lacerda Brito diz que a estudante Maiara Aparecida Olívia Freire “agiu com culpabilidade normal à espécie”. Ao avaliar os antecedentes da estudante, o magistrado decidiu substituir “a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direitos, quais sejam, a de prestações de serviços à comunidade e de prestação pecuniária, por se revelarem mais adequadas ao caso”. Maiara, que ainda pode recorrer da decisão e não foi localizada para comentar o caso, foi denunciada em 2014 pelo MPE (Ministério Público Estadual). Na declaração falsa, ela informou que morava no povoado da Rocinha, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Em Vitória da Conquista, já como estudante, ela residia no bairro Candeias, área nobre da cidade. O juiz negou o pedido do MPE, autor da denúncia contra a estudante, para que como efeito da condenação Maiara tivesse a matrícula anulada pela UESB. Cláudio Lacerda Brito achou por bem oficiar a própria universidade para que ela tome as providências. A UESB foi procurada e ainda não deu retorno ao blog. Maiara ainda continua como estudante da universidade.

Presidente do CEFORC ministrou palestra sobre preservação da água no CEEMB

Quinta, 31.Março.2016 | 11h39


Foto: Ascom/CEFORC

O Presidente do CEFORC, Hugolino Lima, através de convite feito pela direção do Colégio Estadual Edvaldo Machado Boaventura (CEEMB), em Livramento de Nossa Senhora, ministrou, no turno da manhã e noite desta terça-feira, 29, palestra sobre a importância da preservação da água. A instituição de ensino realizou atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. Na ocasião, os alunos expuseram pesquisas e reflexões sobre a água e as doenças causadas pela sua contaminação. Em sua palestra, Hugolino Lima destacou os trabalhos de políticas públicas realizadas pelo CEFORC, em parceria com o Governo Estadual e Federal, principalmente na implementação das tecnologias sociais de acesso à água, como as cisternas para o consumo e produção.
 


Foto: Ascom/CEFORC

Nota de esclarecimento da Embasa

Quinta, 31.Março.2016 | 10h43


Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), esclarece que, a água fornecida aos moradores de Livramento de Nossa Senhora é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Imediatamente após a reclamação, a empresa recolheu amostras de água em várias ruas da região central da cidade e, após a análise, foi constatado a conformidade com os padrões de potabilidade sem registrar quaisquer alterações na cor, sabor e odor da água distribuída. A Embasa ressalta ainda que não houve registros, em seus canais de atendimento, relacionados a qualidade da água distribuída no município.  A população pode entrar em contato com a Embasa pelo 0800 0555 195 ou no escritório da Embasa em Livramento para registrar solicitações.

Livramento: Coelba informa desligamento programado para sexta (01), terça (05) e quarta (06)

Quinta, 31.Março.2016 | 10h30


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima sexta-feira, dia 01/04, em parte do Centro de Livramento de Nossa Senhora. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Geofredo Chaves, Rua José Meira Tanajura, Rua Lagoa Grande, Rua Maria Idália Tanajura, Rua São Gonçalo, Rua Vavá Tanajura, Tv Nossa Senhora do Livramento, Tv São Gonçalo e Tv Vavá Tanajura. Na terça-feira, dia 05/04, serão atingidos os seguintes locais: Av Presidente Vargas, Rua A, Rua Alfredo Souza Machado, Rua Cel Zezinho Tanajura, Rua Durval Guimarães, Rua Juracy Magalhães, Rua Manoel Matias, Rua Marco Aurélio de Castro, Rua Ursino Tanajura Meira e Tv 2 Presidente Vargas. Já na quarta-feira, dia 06/04, serão atingidos os seguintes locais: Av Lourdes Vila Boas Pontes, Rua da Caixa d’agua e Rua Passa Quatro. Todos os desligamentos serão das 07:30h às 13:30h. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Agora é oficial, Carlão e Emerson Leal caminharão juntos nas eleições municipais de 2016

Quinta, 31.Março.2016 | 10h01


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Mais uma página na corrida eleitoral deste ano em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, acaba de ser escrita. Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 31, onde reuniu representantes de rádios, sites e blogs, os caciques da política livramentense, Dr. Emerson Leal (Priquitão) e Dr. Carlos Batista (Carlão), confirmaram a união para as eleições municipais. Questionado sobre o “pacto” realizado com Dr. Emerson, Carlão foi enfático em dizer que “continua sendo oposição, discordando da atual gestão de Paulo Azevedo”, mas que o atual momento o fez refletir a “tomar a melhor decisão para o meu partido e para o povo de Livramento”. Na ocasião foi formalizada a pré-candidatura de Emerson Leal, cabendo a Carlão indicar um vice-prefeito na mesma chapa, sendo que um dos nomes cogitados é o de seu filho Mário Spínola, mas que conversas serão realizadas a fim de se chegar a uma conclusão definitiva. Na coletiva, Dr. Emerson destacou a importância dessa união para o cenário político livramentense. Questionado sobre a possível candidatura do atual prefeito, “Priquitão” desconversou, alegando que Dr. Paulo ainda não o comunicou sobre essa decisão. Com essa notícia, a corrida eleitoral desse ano começa a ganhar forma, cabe agora ficarmos atentos às novas páginas que irão se desenrolar a partir de agora.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Funcionário de Funerária em Caetité pousa para foto ao lado de cadáver e causa revolta nas redes sociais

Quarta, 30.Março.2016 | 16h33


Foto: Folha do Vale

Um funcionário de uma empresa Funerária da cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, postou uma foto ao lado de um corpo e com uma faca na mão que vem causando muita revolta por parte dos internautas. Na foto o rapaz aparece sorrindo com uma faca na mão ao lado do corpo quase despido dentro de um caixão. De acordo com o Folha do Vale, internautas e população estão revoltados com a falta de respeito expor um corpo e ainda de forma como se fosse um animal qualquer e ainda aparecer feliz como se estive pronto para destrinchar o corpo. Diante da repercussão, o funcionário postou um áudio onde acusa a ex- mulher de ter postado a foto por vingança. 

Grupo de advogados estuda pedir impeachment de Temer

Quarta, 30.Março.2016 | 10h23


Foto: Romério Cunha/ VPR

Do Bahia Notícias

Um grupo de advogados integrantes de entidades da classe estuda apresentar pedido de impeachment contra o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o texto do documento deve ser igual ao que foi apresentado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta segunda-feira (30), para o impedimento da presidente Dilma Rousseff. O argumento do grupo é de que a lei que estabelece o impeachment pode ser aplicada por “analogia” aos vices e que as alegações do pedido da OAB valem especificamente para Temer, que também é citado na delação de Delcídio do Amaral e também assinou decretos de pedaladas fiscais. Os advogados citam ainda que o PMDB, que é presidido por Temer, foi apontado em delações da Lava Jato como beneficiário de propinas do esquema da Petrobras.

Brasil empata no fim com o Paraguai, mas cai para 6º nas Eliminatórias

Quarta, 30.Março.2016 | 08h43


Foto: AP Photo/Jorge Saenz

Com um cântico famoso pelos estádios da América do Sul, os paraguaios presentes no Defensores del Chaco, em Assunção, na noite desta terça-feira (29), revelaram o que seria preciso para os jogadores envolvidos em Paraguai e Brasil: raça. A Seleção Brasileira mostrou que tinha de sobra e conseguiu empatar o jogo, já nos acréscimos, depois de estar perdendo por 2 a 0. Lezcano e Benítez marcaram para os donos da casa, e Ricardo Oliveira e Daniel Alves balançaram a rede pelo Brasil. Com nove pontos, a Seleção Brasileira está na sexta colocação da tabela de classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo. A próxima partida oficial será diante do Equador, no dia 4 de junho, pela Copa América. Pelas Eliminatórias, o próximo confronto será somente no dia 2 de setembro, contra o mesmo adversário.

Sérgio Moro pede desculpas ao STF por divulgar conversa de Lula e Dilma

Quarta, 30.Março.2016 | 08h32


Foto: Reprodução

O juiz federal Sérgio Moro admitiu hoje (29) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki que lamenta e pede "escusas" por ter autorizado a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Ao ministro, Moro também disse que não teve intenção de provocar polêmicas, conflitos ou constrangimentos. "Diante da controvérsia decorrente do levantamento do sigilo e da decisão de vossa excelência, compreendo que o entendimento então adotado possa ser considerado incorreto, ou mesmo sendo correto, possa ter trazido polêmicas e constrangimentos desnecessários. Jamais foi a intenção deste julgador, ao proferir a aludida decisão de 16 de março, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal", disse Moro. Moro enviou as informações a pedido de Zavascki após a decisão do ministro que determinou a suspensão das investigações da Operação Lava Jato que envolvem Lula e envio dos processos ao Supremo.

Rio de Contas: Márcio Farias rebate críticas do seu adversário politico Cristiano Azevedo

Quarta, 30.Março.2016 | 08h11


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na noite de terça-feira (29), o prefeito de Rio de Contas Márcio Oliveira Farias (PSD), em nota enviada ao Site Livramento Hoje, rebateu uma entrevista (Clique aqui) do seu atual adversário politico, o médico Cristiano Cardoso de Azevedo concedida ao Blog do Anderson de Vitória da Conquista e reproduzida aqui nesse meio de comunicação. Leia a nota na íntegra.

“A campanha eleitoral desse ano ainda nem começou e meu adversário já começou soltar suas pérolas. Mente ou Demonstrou em sua fala ao blog que não conhece nada de orçamento público, sobretudo o de Rio de Contas, já que pretende ser perfeito. Nesse caso mostrando-se totalmente despreparado para assumir o executivo municipal. Me deu nota zero e tomou como referência seu irmão prefeito, que não cabe a mim avaliá-lo, mas os fatos atuais em Livramento dizem por si já que o referido prefeito não chega a 10% nas pesquisas de intenção de votos e não vai pra reeleição por absoluta falta de apoio popular, enquanto eu tenho sondagens internas de meu partido em que apareço muito bem avaliado e altíssimas intenções de votos para minha indicação. Aliás, como pode me dá zero se o próprio me chamou em conversas me pedindo apoio? Mentiu também ao falar que o piso dos professores em Livramento começou a ser pago agora. É pago desde 2011 quando Carlao era prefeito, porém sem plano de carreira definido. Pagar o piso sem cumpri as gratificações do plano de carreira é muito fácil. Rio de Contas foi um dos primeiros municípios da BAHIA a fazer o plano de carreira dos professores. Infelizmente não pagamos o piso nacional como 80% dos municípios e 21 Estados do Brasil também não pagam. A saúde em Rio de Contas ao que se refere às obrigações do município são cumpridas e nunca houve tanta assistência à saúde como agora: ambulâncias, SAMU, carros transportando doentes, medicamentos, farmácia básica, academia de saúde, NASF, melhor em casa (equipe médica na casa das pessoas, Só Rio de Contas tem). Quanto a partos no hospital, estes ocorrem quando é natural (temos uma enfermeira obstetra pra isso) e os cesários são encaminhados pra Paramirim. Partos cesários no hospital de Rio de Contas como pretende meu adversário não passa de falácia, pois não cabe no orçamento de Rio de Contas instalar um centro cirúrgico como não cabe no orçamento de Livramento instalar UTI. Menti pra que? Melhor Falar a verdade que depois quebrar a cara com mentiras. Mas tudo isso é desespero de quem já enxerga mais uma derrota de longe. De 2012 para cá seu grupo político só fez diminuir e as principais lideranças que o acompanhava de perto agora estão comigo. E sabe Por que? Porque que conhece Cristiano não vota em Cristiano”.

Posto de combustíveis é assaltado em Livramento de Nossa Senhora

Terça, 29.Março.2016 | 22h05


Foto: Reprodução

O posto de combustíveis ‘Auto Posto 2 Irmãos’ localizado na Avenida Lindembergue Cardoso, Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora, foi assaltado na noite desta terça-feira (29). Segundo Informações passadas pela Polícia Militar, um homem armado usando capacete chegou andando e anunciou o assalto. Após pegar todo o dinheiro disponível, o assaltante fugiu pelo fundo do posto, local de acesso aos Bairros Benito Gama e Taquari. A Polícia foi acionada, mas não conseguiu localizar o suspeito.

Suspeito de estuprar enteada é achado morto em cela no oeste da BA

Terça, 29.Março.2016 | 20h56


Foto: Ivan Gehlen/ Blog do Braga

Do G1 Bahia

O homem que foi preso na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, suspeito de estuprar e filmar o crime contra a enteada de 13 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (29), na cela da delegacia da cidade. Segundo o delegado  titular da unidade policial, o preso foi achado morto por um policial civil durante a entrega do café da manhã. A polícia suspeita de suicídio. "De manhã mais cedo, bem antes do café ser servido, eu abri a cela para conversar com ele, mas ele contiuava negando o crime, apesar das provas serem irrefutáveis. As imagens mostram o ato [estupro]. Depois, na hora do café, o policial o encontrou morto. Desconfiamos que ele tenha se pendurado nas grades da cela e depois pulado com o lençol no pescoço. Ninguém das celas vizinhas ouviu nada e ele estava em uma cela separada, sozinho", explicou o delegado. O corpo do preso foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Não há informações sobre o sepultamento. Segundo a polícia, o suspeito foi preso no domingo (27), após ser denunciado pela mulher dele e mãe da vítima. A polícia informou que ele estava à disposição da Justiça e ia responder por estupro de vulnerável, por filmar e distribuir imagens dos abusos contra a enteada e também por ameaçar a mulher dele. Segundo o delegado Leonardo Mendes, o suspeito filmou os abusos pelo celular e enviou para outras pessoas. Ainda de acordo com o delegado, o suspeito apagou o vídeo, mas a polícia conseguiu recuperar a gravação.

Idoso teve infarto e morreu dentro de ônibus da Novo Horizonte

Terça, 29.Março.2016 | 20h44


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na manhã desta terça-feira (29), Juvelino Pereira de Oliveira, de 68 anos, morreu vítima de infarto dentro de um ônibus da Viação Novo Horizonte, quando retornava de Salvador, onde fazia tratamento de saúde. O fato ocorreu em um coletivo que fazia a linha Salvador – Bom Jesus da Lapa e a vítima seguia para  o município de Licínio de Almeida, onde residia. O óbito foi percebido por passageiros  por volta das 6h, quando o ônibus parou na agência de Ibitira, município de Rio do Antônio.

Política: Saída do PMDB chega em boa hora para repactuar governo, diz Jaques Wagner

Terça, 29.Março.2016 | 20h34


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, disse hoje (29) que pelo Palácio do Planalto recebeu com naturalidade a notícia do rompimento do PMDB com o governo. Para o ministro, o anúncio chega em "boa hora" e abre a oportunidade de "repactuar" o governo com outras forças políticas. Segundo ele, ao mesmo tempo em que perde um "parceiro importante", a presidenta Dilma Rousseff já promove conversas no sentido de abrir espaço para novos aliados. "O governo recebe com naturalidade a decisão interna do PMDB, agradece todo esse tempo de colaboração que tivemos ao longo desses cinco anos e meses com o governo da presidenta Dilma", disse Jaques Wagner. Nesta terça-feira (29), o Diretório Nacional do PMDB decidiu deixar a base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff e anunciou que os ministros do partido deverão deixar os cargos. Ontem (28), Henrique Eduardo Alves, que ocupava uma das sete pastas do partido no governo, deixou o comando do Ministério do Turismo. Jaques Wagner informou que a presidenta terá uma reunião nesta noite com o núcleo duro do seu governo, da qual poderá participar o ex-presidente da República e indicado para chefiar a Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, e que até sexta-feira (1º) deve haver novidades sobre o que chamou de repactuação. Segundo Wagner, a agenda do governo nesta nova fase será conquistar votos para conseguir barrar o processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional contra Dilma, classificado por ele de golpe. "Impeachment sem causa é golpe", disse. Sobre quais ministros da legenda devem permanecer no governo, Jaques Wagner disse que não sabe ainda, e que a presidenta não conversou com ele após a decisão do PMDB.