Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "01/2019"

Abaíra: Cidade completa cinco anos sem homicídio

Sexta, 11.Janeiro.2019 | 08h30


Foto: Reprodução

Localizado na região da Chapada Diamantina, o município de Abaíra, também conhecido como a Cidade da Cachaça, completou cinco anos sem registros de homicídio. A última ocorrência deste tipo de crime foi computada no dia 4 de janeiro de 2014. Em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), a 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) desenvolve atividades que visam a prevenção e redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). As rondas e abordagens em áreas rurais e urbanas são consideradas pelas polícias umas das principais ações que evitam delitos contra a vida. Desta forma, bares, pessoas e veículos são constantemente alvos de revistas preventivas. “Isso é resultado do trabalho integrado das unidades de defesa social que de foma unida buscam fortalecer as diversas atividades policiais que temos na região. Abaíra, além de ser produtora e fornecedora de aguardente é também uma cidade que atrai inúmeros turistas para o Festival da Cachaça’, que acontece a cada dois anos”, pontuou o comandante de Policiamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, coronel PM Valter Araújo. O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis, salientou ainda o trabalho de inteligência como outro fator preponderante na ausência de crimes contra a vida. “Conseguimos nos antecipar a alguns fatos e impedi-los. Agradecemos também à população que colabora com o trabalho das forças de segurança”, disse.

Livramento: Mesmo após EMBASA informar retorno da água; Moradores ainda relatam falta d'Água em alguns bairros

Sexta, 11.Janeiro.2019 | 08h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Na manha desta quinta-feira (10), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que concluiu uma manutenção emergencial para correção de um rompimento ocorrido na noite de terça (08) na principal tubulação de água tratada da cidade, seguido de problemas operacionais em equipamentos da rede distribuidora. Com a conclusão dos serviços, a estação de tratamento voltou a operar por volta das 11h e o abastecimento da cidade será restabelecido de forma gradativa ao longo das próximas horas. Diversos leitores do site Livramento Hoje, relataram a nossa redação que em seus bairros ainda falta água, uma moradora do Bairro Benito Gama indignada disse; "Eu acho uma pouca vergonha essa situação. A verdade que estamos a 4 dias sem água nem para consumo humano" outro morador do bairro barriguda disse; " Se aqui estou com um recém-nascido estou tendo que comprar água mineral para suprir as necessidades pela falta de água. Nossa redação falou com a Embasa que informou que todo problema já foi solucionado e solicita a compreensão recomenda que a população continue utilizando criteriosamente da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.

Baiana faz alerta após bebê ser infectado com herpes aos 17 dias

Sexta, 11.Janeiro.2019 | 07h30


Foto: Reprodução | Facebook

Rafaela resolveu publicar em suas redes sociais para alertar os pais sobre os riscos de beijos em recém-nascidos. "Não é frescura das mães. Parem de querer beijar bebê que não é seu", escreveu a manicure baiana Rafaela Moreira em seu Facebook, acompanhada da foto do filho, Gustavo, com o rosto cheio de bolhas. Ele foi infectado com herpes aos 17 dias de nascido por uma pessoa que o beijou durante uma visita. Moradora de São Paulo, Rafaela resolveu pulbicar em suas redes sociais para alertar os pais sobre os riscos desse tipo de contato com recém-nascidos. "Atualmente ele está bem, mas resolvi tornar isso público após ler um relato de uma mãe nos Estados Unidos num caso muito semelhante ao do Gustavo em que ela conta que a filha morreu. Ninguém fala sobre isso. Muita gente não reconhece esse tipo de doença", disse em entrevista ao jornal Extra. A baiana de Euclides da Cunha explicou que soube de uma menina americana que morreu aos 12 dias de vida após ter sido beijada e contraído o vírus da afta. “Quando o Gustavo nasceu eu fui para casa e em casa tive várias visitas seguidas, familiares, amigos, não tem como dizer de quem foi que pegou, não dá pra acusar ninguém”, afirmou em relato para o site Bebê Mamãe. Gustavo ficou internado por dez dias numa área de isolamento no Hospital Municipal M’Boi Mirim, em São Paulo. Depois da alta, o garotinho continuou, em casa, com o tratamento com cremes dermatologicos. "Um dia antes ele chorava muito, estava sem marcas. Achávamos que eram cólicas, mas no outro dia pela manhã, levei um susto. O rosto dele estava todo infeccionado, aí eu o levei de imediato ao hospital, onde a médica contou que a herpes foi contraída pelo beijo. Ela recomendou que nessa fase a gente tem que evitar visitas", lembrou. Hoje, Gustavo já está com quatro meses de vida, forte e saudável. No entanto, a mãe segue com os cuidados para evitar que o vírus volte a se manifestar.

Livramento: Mulher relata ser vitima de novas agressões após término com ex-namorado

Sexta, 11.Janeiro.2019 | 07h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Na manhã desta quinta-feira (10), a policia militar foi acionada via central para atender uma ocorrência, onde um homem identificado como Anélito da Silva Ribeiro foi conduzido a Delegacia de Polícia de Livramento de Nossa Senhora, suspeito de ter praticado violência doméstica contra a ex-namorada Jaine Oliveira Caíres Pereira. Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, Jaíne Oliveira Caíres voltou a acionar a polícia, alegando estar sendo agredida fisicamente pelo seu ex-namorado e mais dois filhos, na residência da vítima que fica localizada no Bairro Beira Rio. Em um áudio que circula nas redes sociais que possivelmente possa ser da senhora Jaine, ligando para policia militar alegando que estava sendo agredida pelo ex-namorado acompanhado dos filhos dele. O agressor e os filhos evadiram se da residência da vítima para não serem flagrados pelos policiais acionados. Mas em diligência, Anélito foi detido em frente a sua residência no Bairro Taquari por uma guarnição da Policia Militar. Os envolvidos no caso foram conduzidos a Delegacia local, onde foi registrado o boletim de ocorrência. Esta é a segunda vez que Jaine Oliveira é agredida, em outubro de 2018, ela foi espancada a socos pelo filho de Anélito, o fato também gerou ocorrência policial. A policia militar emitiu uma nota dizendo; "Referente ao áudio da chamada telefônica para a sede da 46ª CIPM que circula em grupos de WhatsApp, Informo que devido ao nervosismo da vítima que não conseguia dizer de onde estava falando diligência foram necessários alguns minutos até que ela viesse até a sede e a viatura realizasse com sucesso a diligência. O autor foi conduzido à delegacia e apresentado a autoridade polícia. Repudiamos qualquer forma de violência contra a mulher, e o combate à esse tipo de violência tem sido uma das metas da PMBA. E repudiamos mais ainda a divulgação irrestrita do momento de aflição da vítima como forma de escárnio da pessoa humana."  O autor do crime infringiu o Art. 7° incisos I e V da lei 11.340 Lei Maria da Penha. Lesão corporal: Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena – detenção, de três meses a um ano.

Governo vai fazer pente-fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Quinta, 10.Janeiro.2019 | 10h30
Por: Agência Brasil


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregularidade. O anúncio foi feito pelo secretário Especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, após reunião, no Palácio do Planalto, para tratar da medida provisória de combate a fraudes no INSS, que deve ser editada pelo presidente Jair Bolsonaro até segunda-feira (14). Marinho se reuniu com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) para avaliar o texto da medida provisória. "Há mais de 2 milhões de benefícios que precisam ser auditados, porque têm algum indício de ilicitude. Por isso há necessidade de fazer uma espécie de mutirão para zerar esse estoque", disse Marinho. Segundo o secretário, o mutirão poderá gerar "uma economia significativa", aos cofres públicos. "Há relatórios de ações anteriores, inclusive convalidados pelo TCU [Tribunal de Contas da União], que demonstram uma incidência de 16% a 30% de fraude nesse tipo de benefício".

Brumado: Gari tem perna cortada por cacos de vidro durante coleta de lixo; empresa solicita atenção da população

Quinta, 10.Janeiro.2019 | 10h00
Por: Janine Andrade | Agora Sudoeste


Foto: Reprodução | Wilker Porto - Agora Sudoeste

Um gari que presta serviços para a prefeitura de Brumado acabou sofrendo um corte na perna, causado por vidro, enquanto realizava a coleta de lixo em ruas da cidade. De acordo com a empresa que realiza a coleta, acidentes como este tem sido comuns e alerta a população para que fique atenta e não descarte no lixo comum materiais perfurocortantes, como vidros, que podem causar sérios acidentes aos garis. Confira a melhor forma de acondicionar o seu lixo: descarte os perfurocortantes de forma separada. Seringas, agulhas, palito de churrasquinho e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo, seja ele reciclável ou não. Até mesmo as lâmpadas exigem atenção especial, ainda que não estejam quebradas. O ideal é que esses itens sejam colocados separados, em um recipiente resistente que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com o material. Coloque dentro de um recipiente resistente. Se possível, coloque os perfurocortantes dentro de um recipiente resistente. Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão podem ser utilizados como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma latinha de achocolatado vazia. No caso das latinhas de conserva apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes. Esteja atento sobre do que se trata o material perfurocortante a ser descartado. Em alguns casos, é possível colocá-lo no lixo reciclável, desde que sinalizado e separado dos demais. Este é o caso dos cacos de vidro e das lâmpadas, por exemplo. Lâminas de barbear devem ser colocadas no lixo comum, ainda assim devidamente separadas e sinalizadas. Já seringas e suas agulhas devem ser entregues ao lixo hospitalar, pois também oferecem possibilidade de contaminação.

Casal de idosos e filho de 23 anos são mortos a tiros dentro de casa

Quinta, 10.Janeiro.2019 | 09h30


Foto: Reprodução

Um homem de 65 anos, a mulher dele, também de 65, e o filho do casal, de 23, foram mortos a tiros, dentro de casa, na noite desta terça-feira (8), no povoado de Fuchico Martezona, zona rural da cidade de Pé de Serra, a 220 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil,  vizinhos informaram  que dois carros chegaram na localidade  pela estrada que dá acesso ao município de Ipirá, que faz divisa com Pé de Serra. As  investigações apontam que o filho do casal, que já foi preso em São Paulo e teve o irmão morto na mesma época, seria o alvo dos criminosos. O casal de idosos teria sido morto para não testemunhar o crime. Ainda conforme a polícia, o crime foi comunicado às autoridades na madrugada desta quarta-feira (9). Os três corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. O caso é investigado na delegacia de Pé de Serra.

Animais soltos na pista representam sério risco aos motoristas que trafegam pela BA-148

Quinta, 10.Janeiro.2019 | 09h00


Foto: Reprodução | Livramento Manchete

Quatro cavalos foram flagrados no final da tarde da última segunda-feira (07), nas proximidades do Riacho do Bonito, na BA-148. Os animais circulavam livremente às margens da rodovia, oferecendo sério risco aos condutores. O fato acontece com frequência, pois não há nenhum tipo de fiscalização nas estradas. As curvas sinuosas de um trecho de 9 km entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, o mais perigoso do trajeto, na Serra das Almas, se tornou uma armadilha para os motoristas. De acordo com o Livramento Manchete, no local, está situada a “Curva do S”, onde já foram registrados diversos acidentes.

Carga de 700 kg de carne transportada de forma irregular e sem refrigeração é apreendida na Bahia

Quinta, 10.Janeiro.2019 | 08h30


Foto: Divulgação | PRF

Um motorista foi flagrado transportando cerca de 700 kg de carne em uma caminhonete sem refrigeração, no início da noite de quarta-feira (9). A apreensão ocorreu em frente à unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Km-677 da BR 116, em Jequié, sudoeste da Bahia. Além do transporte indevido da carne, a caminhonete foi retida no pátio da PRF, pois possuía mais de R$ 10 mil em infrações de trânsito e estava com licenciamento atrasado. Com relação à apreensão da carne, a PRF detalhou que, no veículo, os policiais encontraram diversas caixas de papelão contendo os mais variados tipos de carnes e derivados, sem qualquer refrigeração e condição de consumo. À polícia, o motorista relatou que foi ao munícipio de Vitoria da Conquista, no sudoeste da Bahia, para buscar a carne, que seria revendida em Jaguaquara, a cerca de 54 km de Jequié. A PRF informou que o motorista foi encaminhado para a delegacia de Jequié, pela prática de crime contra as relações de consumo, que é inafiançável.

Brumado: homem morre em confronto com a Caesg e PM no Bairro Irmã Dulce

Quinta, 10.Janeiro.2019 | 08h00


Foto: Divulgação | Caesg

Por volta das 23h30 da última terça-feira (08), a guarnição Caesg efetuava rondas ostensivas na cidade de Brumado, quando recebeu informações do policiamento local que um indivíduo de apelido  “Chorão”, costumeiro na prática de assaltos na área do Anel Viário, trevo de Sussuarana, se encontrava escondido  em uma residência no Bairro Urbis IV, naquela cidade. A guarnição empreendeu diligência no sentido de localizar o citado, quando ao chegar ao endereço efetuou o cerco no local e anunciou a presença policial. Neste momento, o indivíduo  empreendeu fuga evadindo-se pelos muros de residências circunvizinhas. Ao realizarem varredura no quarteirão, os policiais localizaram “Chorão” em uma residência, momento em que foram surpreendidos por disparos de arma de fogo, comprometendo a  integridade dos mesmos, que para salvaguardarem suas vidas revidaram para fazer cessar a injusta agressão. Cessados os disparos, foi encontrado ao lado do indivíduo um revólver calibre 38, sem numeração aparente, municiado com 04 munições deflagradas e 02 percutidas e não deflagradas. Foi prestado socorro ao agressor, o qual foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde não resistiu aos ferimentos e veio à óbito. De acordo com informações da polícia, “Chorão” não era morador daquela localidade, porém era conhecido no bairro por coagir as pessoas à lhe darem guarida.

Prazo para pagar IPVA começa a vencer nesta quarta; veja o calendário

Quarta, 09.Janeiro.2019 | 10h00


Foto: Reprodução

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começa a vencer nesta quarta-feira (9) para proprietários de veículos com placa final 1 que queiram quitar o imposto à vista, com desconto de 3%, ou parcelar em três vezes, sem o abatimento. O calendário segue até o próximo dia 22, quando termina o prazo para placas final zero. Quem perder a data-limite ainda tem a possibilidade de quitar o IPVA em fevereiro, mas, nesse caso, o imposto não poderá ser parcelado e não haverá o desconto. A economista-chefe do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil, Marcela Kawauti, ressalta que o pagamento à vista só compensa para quem tem a grana para pagar de uma vez só. "Se não tiver o dinheiro, é melhor parcelar do que se enrolar tentando pagar à vista." Além do IPVA, o motorista tem que pagar o Dpvat (seguro obrigatório), junto da primeira parcela do imposto ou da cota única. Quem quiser consegue antecipar também o licenciamento, que só começa a vencer a partir de abril. Para quitar os valores, o dono do carro deve ir a um banco com o número do Renavam (Registro de Veículo Automotor). O pagamento também pode ser feito em casas lotéricas ou pela internet.

Homem com passagens pela polícia de Brumado é morto a tiros em Irecê

Quarta, 09.Janeiro.2019 | 09h30
Por: 97 News


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Um homem de 25 anos foi assassinado na noite de segunda-feira (07), em Irecê, no Centro Norte da Bahia, após ser alvejado por vários tiros. Segundo as primeiras informações da Polícia Civil, a vítima tinha passagens por roubo em Brumado. A motivação do crime é desconhecida. O crime aconteceu por volta das 22h30 na Rua Zeca Batista, área central da cidade. O suspeito do crime efetuou vários disparos contra a vítima e fugiu em seguida. O corpo de William Abreu dos Santos foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML). O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, em Irecê. 

Resíduo eletrônico pode ser trocado por desconto na conta de luz, diz Coelba

Quarta, 09.Janeiro.2019 | 09h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O projeto Vale Luz da Coelba, que concede descontos na fatura de energia em troca de materiais recicláveis, acaba de ganhar mais uma novidade. Agora, é possível trocar, também, resíduos eletrônicos como celular, DVD e aparelho de som para obter o benefício. Os interessados podem entregar os materiais nos containers do Vale Luz localizados no Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping. Entre os requisitos para a entrega do material, o aparelho precisa estar com a placa de circuito eletrônico completo dentro do equipamento e, no ato da troca, os objetos devem estar separados, limpos e secos. São aceitos materiais como monitor, CPU, notebook, televisão, carregador de celular, máquina de cortar cabelo, câmera fotográfica, ventilador, etc. A bonificação do resíduo eletrônico será de R$ 0,40 por cada quilo do material coletado. A inclusão de resíduos eletrônicos passou a ser aceita após um convênio firmado entre a Coelba e a empresa Sucatex Brasil, que ficará responsável por receber o material e dar a destinação correta. Também são aceitos no projeto Vale Luz itens como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene), além de óleo vegetal (de cozinha).

Mulher morre após receber por telefone noticia de que filha e genro foram assassinados

Quarta, 09.Janeiro.2019 | 08h30


Foto: Reprodução

Uma mulher de 67 anos morreu de infarto ao receber a notícia do assassinato da filha e do genro por telefone, em Brasília, na última segunda-feira (07). Segundo a Polícia Civil, a cozinheira Rosilia Alves Pinto tinha 44 anos e morreu com um tiro na testa. Seu marido, o ajudante de pedreiro Manuel Pereira Matos, 42 anos, foi baleado três vezes. Segundo o site Metrópoles, dona Hilda Alves Pinto soube da morte da filha por telefone e não resistiu à notícia.

77% das mortes violentas de mulheres envolveram agressão física

Quarta, 09.Janeiro.2019 | 08h00


Foto: Reprodução | iStock/Getty Images

A agressão física foi o principal fator responsável pela morte de mulheres por causas ligadas à violência. Estudo do Ministério da Saúde com base em registros de óbitos e atendimentos de saúde na rede pública mostra que de um total de 6.393 mortes registradas entre 2011 e 2016, em 4.930 (77%) houve agressão. Em 1.417 desses casos foi empregada força corporal do agressor ou espancamento. Em 28,5% do total de casos registrados, as mulheres já tinham sofrido atos de violência no mínimo uma vez antes da morte. A residência da vítima foi o principal local de ocorrência e há registro do uso de álcool pelo agressor em 33% dos casos. Nas mulheres adultas (30 a 59 anos), o espancamento (19,4% dos casos) e agressões com objetos perfurocortantes (15,1%) foram os principais meios de violência. O uso de arma de fogo foi o principal meio de agressão em 25,8% das agressões contra adolescentes (10 a 19 anos) e 21,1% contra jovens (20 a 29 anos). (Estadão Conteúdo)